Andorinha coberta de óleo??

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pikie
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 10, 2007 12:51 am

segunda jun 15, 2009 7:12 pm

Boa tarde a todos! Ontem a noite encontrei uma andorinha "aos tombos", que não conseguia andar...Pensei que estivesse com alguma coisa partida e coloquei-a numa gaiola, para não ficar ali a servir de petisco aos gatos ca da rua.
Hoje apercebi-me que ela está coberta com qualquer coisa que me parece ser óleo ou petróleo... O que fazer? de momento não tenho possibilidades de a levar a um veterinário...
Ela come, bebe e pendura-se na gaiola, mas não voa. Não ha nada que eu possa fazer pa remover aquele óleo?
Se alguém me puder dar uma ajuda...
Bjs
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 15, 2009 7:20 pm

O que é que lhe está a dar de comer?
Já experimentou contactar o sepna?
Shiller
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda mar 02, 2009 7:27 pm
Localização: Grey, Hattor, Ísis e Shiller

segunda jun 15, 2009 7:23 pm

Pode tentar lavar com água e detergente da loiça para retirar o óleo (pelo menos é o que eles fazem no Hospital dos Animais).
Rute Teixeira
«A melhor forma de conhecer a anatomia humana e salvar vidas humanas é estudar seres humanos, não animais. Imagine o seu cirurgião, de bisturi na mão, dizendo: não se preocupe, já realizei esta operação em cabras e porquinhos da índia.
                                             Dr. Jerry Vlasak, cirurgião chefe»
pikie
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 10, 2007 12:51 am

segunda jun 15, 2009 8:15 pm

Estou a dar-lhe uma papa para aves insectívoras... e pequenos insectos.
Já tinha pensado no banhito com água morna e um pouco de detergente para dissolver aquilo, que forma mesmo uma papa nas asas, mas pensei que pudesse fazer-lhe mal. Já tinha visto na televisão, mas era com patos, que são maiores...

Obrigada pelos conselhos.. vou enviar agora um registo de denuncia para o sepna....
Espero que a pequenina sobreviva... pelo menos está a tentar...:)
pikie
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 10, 2007 12:51 am

segunda jun 15, 2009 8:31 pm

Estou a dar-lhe uma papa para aves insectívoras... e pequenos insectos.
Já tinha pensado no banhito com água morna e um pouco de detergente para dissolver aquilo, que forma mesmo uma papa nas asas, mas pensei que pudesse fazer-lhe mal. Já tinha visto na televisão, mas era com patos, que são maiores...

Obrigada pelos conselhos.. vou enviar agora um registo de denuncia para o sepna....
Espero que a pequenina sobreviva... pelo menos está a tentar...:)
pikie
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 10, 2007 12:51 am

terça jun 16, 2009 12:31 pm

Ela hoje de manhã estava aninhada num cantinho e descobri que os olhitos se tinham colado, durante a noite... estive a pesquisar e descobri um site de uma fundação americana que diz os procedimentos a realizar nas aves cobertas com óleo... Já lhe limpei os olhos e as narinas com soro fisiológico e limpei apenas as asas com água e detergente, mas assim que ela estiver mais forte vou-lhe dar o banhito que eles aconselham...


Eles também aconselham a dar "Charcoal" para limpar o estômago, pois pode conter restos de óleo... Alguém me sabe explicar o que é isso?


se quiserem dar uma vista de olhos, aqui ficam os procedimentos, para o caso de mais alguem vir a precisar:


"Step 1
Make sure the bird is medically stable before trying to remove the oil. Washing a stressed bird possibly suffering from dehydration and hypothermia can be fatal.

Step 2
Give the bird oral fluids and nutrition first. Check with a vet or local animal rescue operation about what he should eat. Clean oil and dirt from his eyes, nasal and oral cavities with a damp, soft cloth and apply eye saline solution.

Step 3
Wash the bird once she's stable in a tub with clean water and one percent of Dawn dishwashing liquid. Continue with several tub washes using clean solutions each time until you carefully remove all oil from the bird.

Step 4
Place the bird in a net bottom cage with a warm air dryer.

Step 5
Put the bird in a warm water tub, where he must preen himself to restore his natural waterproofing. Then move him to a cold water tub to get him acclimated to the temperature change.

Step 6
Check the bird to make sure she is waterproofed, hydrated and a healthy weight before releasing her." (desculpem não ter traduzido)

Bjs
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 16, 2009 1:12 pm

Charcoal é carvão, agora como é administrado desconheço.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Acaldeira
Membro Veterano
Mensagens: 1375
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jun 16, 2009 3:44 pm

dinodane Escreveu:Charcoal é carvão, agora como é administrado desconheço.
É carvão duma forma liquida, pelo menos foi assim quando tentaram neutralizar o veneno do estômago do meu cão....

Já as doses exactas não sei dizer.
JoaoFran
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sexta abr 10, 2009 1:54 pm

quarta jul 01, 2009 9:52 pm

Boa noite, há novidades da andorinha?
João Lourenço

http://cantinhodabicharada.blogspot.com/
pikie
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 10, 2007 12:51 am

domingo jul 12, 2009 11:03 pm

Boas noites... peço desculpa por não ter actualizado o estado da andorinha... Infelizmente não sobreviveu..ainda aguentou 4 diazitos e comeu t tudo mais, mas não se mexia, estava sempre a um canto e os olhitos estavam sempre colados com óleo... estava bastante mal, o óleo formava uma pasta por todo o corpo e o mais certo foi ter engolido óleo também... Na altura pedi ajuda a "agir pelos animais", que me reencaminhou para um veterinário, que disponibilizou-se logo para ajudar, mas já não foi a tempo...
De qualquer das maneiras fica o alerta, para o caso de encontrarem alguma ave (ou outro animal) nesta situação. COntactem um veterinário logo e se não o puderem fazer tentem seguir os passos que aqui indiquei.. o carvão realmente era para limpar o organismo das impurezas...

Obrigada a todos pela ajuda

Ana Carvalho
Responder

Voltar para “Aves”