Este assunto é, a meu ver, bastante mais complexo do que a maioria das vezes vemos ser tratado.... Isto porque existem várias razões para determinada espécie ser de manutenção proibida, para a maioria das pessoas e/ou entidades, ou de aquisição controlada, muitas das quais profundamente (mais uma vez minha opinião) correctas e fundamentadas. Em muitos dos casos as proibições ou exigência da verificação e preenchimento de determinados requisitos prende-se com a protecção e preservação da espécie no seu meio natural, por se encontrar em risco, nomeadamente ao abrigo da CITES, que penso que todos concordamos ser uma razão mais do que atendivel que por todos devemos pugnar.
Por outro lado existem de facto espécies que pelo risco que representam devem ser no mínimo de aquisição controlada, e algumas proíbidas mesmo, salvo raras excepções (pelo menos até se mostrar que a nossa mentalidade tenha evoluído). O risco de que falo não tem que ser necessáriamente de morte mas sim de ofensa à integridade física grave ou relevante, quer pelo facto de possuírem veneno (clinicamente relevante), por apresentarem um porte demasiado grande (que implica riscos inerentes quanto à perda de controlo) ou por serem espécies muito agressivas e aptas a provocar dano significativo.
Existem também proibições que têm por base salvaguardar as nossas espécies contra espécies agressivas e invasoras, que possam representar um perigo real para o nosso ecosistema, que tenham sido introduzidas de forma artificial, e que tenham capacidade para se adaptar e se manter.
Podemos encontrar outras tantas razões para se proibirem determinadas espécies, o problema aqui prende-se que muitas vezes são proibidads espécies sem razão alguma, ou minimamente justificável...
Mas uma coisa é certa parece de facto haver ainda um certo parolismo vigente em muitos users que visitam fóruns nacionais.... típico do Tuga que consegue racionalizar hipocrisias e/ou dor de cotovelo.
Depois parece que existe a ideia pré-concebida de que quem fala sobre determinada espécie é porque os mantém ou manteve, o que é de todo uma racio falaciosa e intelectualmente pouco séria. Eu pessoalmente pesquiso informação sobre N espécies, porque as acho interessantes, sem me passar sequer pela cabeça vir a tê-las, sejam elas proibidas ou não. Não é por eu pesquisar info. sobre eunectes murinus ou estar a discutir aqui no fórum, ou colocar uma foto, que eu ALGUMA vez iria ter uma, aínda que o fosse legal. O mesmo poderia dizer de uma bitis gabonica ou de Crocodylus porosus. Temos que mudar a nossa mentalidade e aprender a discutir e partilhar informação pelo simples facto que informação é conhecimento, é saber... Será que por eu participar num post sobre dogue de bordéus ou old english mastiffs eu os tenho em casa (que neste caso até adoraria ter

)?!?!
Por outro lado também temos a tendência centrar esta discussão em determinadas espécies que parecem estar mais na moda, e que aparentemente gozam de uma maior desculpabilidade face a outras espécies, que fácilmente se poderiam enquadrar na mesma situação.... Todos falam das regios.... mas então e as Charina bottae ou trivirgata? ou uma Eryz elegans? e o que dizer de uma super dwarf retic?