Animais ilegais...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jun 15, 2009 7:27 pm

Native Escreveu:Depois também á as espécies que são ilegais porque são da nossa fauna e por isso faz todo o sentido a critica a quem as mantém ou vem pedir conselhos sobre como o fazer....No caso de boides e furões sabe-se que Portugal é o único ou dos poucos países da Europa em que é proibida a sua manutenção em cativeiro por particulares...quanto á reacção discriminatória do pessoal daqui acho que é mesmo Tuguisse pura...se trabalhas muito para deixar de andar de bicicleta e compras com o teu esforço um carro, o Tuga vizinho em vez de trabalhar muito para ter uma carro melhor quer o teu...prefere furar os pneus do teu carro para voltares a andar de bicicleta 8)
a verdadeira mentalidade tuga !!! :) :twisted: :twisted:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
exopets
Membro Júnior
Registado: domingo abr 18, 2004 9:29 pm

segunda jun 15, 2009 7:53 pm

Penso que seja , por ser uma cobra.
Na televisao não é mto normal morrerem por uma tartaruga ou um furao, é sempre uma cobra , que por norma é uma corn ..
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

segunda jun 15, 2009 8:02 pm

pois, as tais autoridades competentes não sabem distinguir uma cobra de um tubo :twisted: hipoteticamente posso tem uma piton em casa que ninguem dá por nada! há uns meses atras tive cá a gnr para ver se tinha os mus cães legais e em meio de conversa disse-lhes que tinha cobras, quiseram dar uma espreitadela, era eu a tentar abrir os faunarios e eles a dizerem para os fechar :lol: :lol: lá ligaram para a sepna a confirmar se eram legais mas não as viram porque queriam que estivessem fechadas portanto se tivesse uma cobra ilegal não sabiam mesmo :roll:
mus =meus
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 15, 2009 8:20 pm

Pronto, já jantei, já arrumei a cozinha e já posso responder 8)

Antes de mais obrigado pelas vossas respostas :wink:

Agora por partes:

A parte do furão ser mais conhecido e ser mais habitual vê-lo em cativeiro: sim é verdade, talvez seja uma condicionante para a maior tolerância das pessoas. No entanto acho que aqui não se trata de tolerância mas sim do que referiu o Native, o Tuga no seu esplendor...

Referiram aí atrás a questão de um principiante ter uma Ball e darem na cabeça por ser ilegal e ser uma ball... Que dêem na cabeça com o propósito de chamar a atenção para a ilegalidade, ok, agora se vamos aqui começar a falar em manutenção e em animais para principiantes, então não concordo. Mas isso é assunto para outro tópico :wink:

Psynapse, falaste em aves, pois mesmo nas aves eu vejo muita tolerância com ALGUMAS aves, como melros, corvos e afins, que julgo serem de detenção ilegal, e no entanto não vejo a hostilidade que se vê nos répteis...

As espécies autóctones, aí sim, estou plenamente de acordo que se critique com toda a razão, pois há muitas espécies em extinção e se não dermos o exemplo e na cabeça a quem merece, então estamos mal.

As tartarugas de faces rosadas, é das poucas espécies que foram "ilegalizadas" muito recentemente, e daí também a maior tolerância na sua manutenção.

Mas continuem que eu tou a gostar 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 15, 2009 8:23 pm

anasnake Escreveu:pois, as tais autoridades competentes não sabem distinguir uma cobra de um tubo :twisted: hipoteticamente posso tem uma piton em casa que ninguem dá por nada! há uns meses atras tive cá a gnr para ver se tinha os mus cães legais e em meio de conversa disse-lhes que tinha cobras, quiseram dar uma espreitadela, era eu a tentar abrir os faunarios e eles a dizerem para os fechar :lol: :lol: lá ligaram para a sepna a confirmar se eram legais mas não as viram porque queriam que estivessem fechadas portanto se tivesse uma cobra ilegal não sabiam mesmo :roll:
mus =meus
Nem comento... 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jun 15, 2009 9:52 pm

Este assunto é, a meu ver, bastante mais complexo do que a maioria das vezes vemos ser tratado.... Isto porque existem várias razões para determinada espécie ser de manutenção proibida, para a maioria das pessoas e/ou entidades, ou de aquisição controlada, muitas das quais profundamente (mais uma vez minha opinião) correctas e fundamentadas. Em muitos dos casos as proibições ou exigência da verificação e preenchimento de determinados requisitos prende-se com a protecção e preservação da espécie no seu meio natural, por se encontrar em risco, nomeadamente ao abrigo da CITES, que penso que todos concordamos ser uma razão mais do que atendivel que por todos devemos pugnar.

Por outro lado existem de facto espécies que pelo risco que representam devem ser no mínimo de aquisição controlada, e algumas proíbidas mesmo, salvo raras excepções (pelo menos até se mostrar que a nossa mentalidade tenha evoluído). O risco de que falo não tem que ser necessáriamente de morte mas sim de ofensa à integridade física grave ou relevante, quer pelo facto de possuírem veneno (clinicamente relevante), por apresentarem um porte demasiado grande (que implica riscos inerentes quanto à perda de controlo) ou por serem espécies muito agressivas e aptas a provocar dano significativo.

Existem também proibições que têm por base salvaguardar as nossas espécies contra espécies agressivas e invasoras, que possam representar um perigo real para o nosso ecosistema, que tenham sido introduzidas de forma artificial, e que tenham capacidade para se adaptar e se manter.

Podemos encontrar outras tantas razões para se proibirem determinadas espécies, o problema aqui prende-se que muitas vezes são proibidads espécies sem razão alguma, ou minimamente justificável...

Mas uma coisa é certa parece de facto haver ainda um certo parolismo vigente em muitos users que visitam fóruns nacionais.... típico do Tuga que consegue racionalizar hipocrisias e/ou dor de cotovelo.

Depois parece que existe a ideia pré-concebida de que quem fala sobre determinada espécie é porque os mantém ou manteve, o que é de todo uma racio falaciosa e intelectualmente pouco séria. Eu pessoalmente pesquiso informação sobre N espécies, porque as acho interessantes, sem me passar sequer pela cabeça vir a tê-las, sejam elas proibidas ou não. Não é por eu pesquisar info. sobre eunectes murinus ou estar a discutir aqui no fórum, ou colocar uma foto, que eu ALGUMA vez iria ter uma, aínda que o fosse legal. O mesmo poderia dizer de uma bitis gabonica ou de Crocodylus porosus. Temos que mudar a nossa mentalidade e aprender a discutir e partilhar informação pelo simples facto que informação é conhecimento, é saber... Será que por eu participar num post sobre dogue de bordéus ou old english mastiffs eu os tenho em casa (que neste caso até adoraria ter :( )?!?!

Por outro lado também temos a tendência centrar esta discussão em determinadas espécies que parecem estar mais na moda, e que aparentemente gozam de uma maior desculpabilidade face a outras espécies, que fácilmente se poderiam enquadrar na mesma situação.... Todos falam das regios.... mas então e as Charina bottae ou trivirgata? ou uma Eryz elegans? e o que dizer de uma super dwarf retic?
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda jun 15, 2009 10:03 pm

Thorgarth Escreveu:Este assunto é, a meu ver, bastante mais complexo do que a maioria das vezes vemos ser tratado.... Isto porque existem várias razões para determinada espécie ser de manutenção proibida, para a maioria das pessoas e/ou entidades, ou de aquisição controlada, muitas das quais profundamente (mais uma vez minha opinião) correctas e fundamentadas. Em muitos dos casos as proibições ou exigência da verificação e preenchimento de determinados requisitos prende-se com a protecção e preservação da espécie no seu meio natural, por se encontrar em risco, nomeadamente ao abrigo da CITES, que penso que todos concordamos ser uma razão mais do que atendivel que por todos devemos pugnar.

Por outro lado existem de facto espécies que pelo risco que representam devem ser no mínimo de aquisição controlada, e algumas proíbidas mesmo, salvo raras excepções (pelo menos até se mostrar que a nossa mentalidade tenha evoluído). O risco de que falo não tem que ser necessáriamente de morte mas sim de ofensa à integridade física grave ou relevante, quer pelo facto de possuírem veneno (clinicamente relevante), por apresentarem um porte demasiado grande (que implica riscos inerentes quanto à perda de controlo) ou por serem espécies muito agressivas e aptas a provocar dano significativo.

Existem também proibições que têm por base salvaguardar as nossas espécies contra espécies agressivas e invasoras, que possam representar um perigo real para o nosso ecosistema, que tenham sido introduzidas de forma artificial, e que tenham capacidade para se adaptar e se manter.

Podemos encontrar outras tantas razões para se proibirem determinadas espécies, o problema aqui prende-se que muitas vezes são proibidads espécies sem razão alguma, ou minimamente justificável...

Mas uma coisa é certa parece de facto haver ainda um certo parolismo vigente em muitos users que visitam fóruns nacionais.... típico do Tuga que consegue racionalizar hipocrisias e/ou dor de cotovelo.

Depois parece que existe a ideia pré-concebida de que quem fala sobre determinada espécie é porque os mantém ou manteve, o que é de todo uma racio falaciosa e intelectualmente pouco séria. Eu pessoalmente pesquiso informação sobre N espécies, porque as acho interessantes, sem me passar sequer pela cabeça vir a tê-las, sejam elas proibidas ou não. Não é por eu pesquisar info. sobre eunectes murinus ou estar a discutir aqui no fórum, ou colocar uma foto, que eu ALGUMA vez iria ter uma, aínda que o fosse legal. O mesmo poderia dizer de uma bitis gabonica ou de Crocodylus porosus. Temos que mudar a nossa mentalidade e aprender a discutir e partilhar informação pelo simples facto que informação é conhecimento, é saber... Será que por eu participar num post sobre dogue de bordéus ou old english mastiffs eu os tenho em casa (que neste caso até adoraria ter :( )?!?!

Por outro lado também temos a tendência centrar esta discussão em determinadas espécies que parecem estar mais na moda, e que aparentemente gozam de uma maior desculpabilidade face a outras espécies, que fácilmente se poderiam enquadrar na mesma situação.... Todos falam das regios.... mas então e as Charina bottae ou trivirgata? ou uma Eryz elegans? e o que dizer de uma super dwarf retic?
Quanto a mim, uma das respostas mais completas e sensatas ;)
texuga
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 11:52 pm

Thor,

Obrigado pela tua resposta :wink:

Eu não estou a pôr em causa o porquê as proibições, estou apenas a falar nos julgamentos de bancada que se fazem à cabeça neste, e outros fóruns. o comum utilizador de fóruns, que na sua maioria nada sabe sobre o porquê das legislações, se é que há um porquê lógico, mas isso é assunto para outro tópico, só sabe que é proibido, mas há distinções entre por exemplo um user deter uma régius ou um furão... são ambos proibidíssimos, mas nos exóticos atgé oajudam com o furão, e aqui chacinam-no pela régius, entendes?
É esta distinção que eu não consigo entender, não acho lógica nem justa, para ambos os lados... ou se condena ou não se condena, agora fazer como alguns que atiram 500 pedras a um dono de uma cobra qq ilegal, e se for preciso em casa têm um furão... quem diz furão diz outro qualquer animal ilegal :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 16, 2009 12:03 am

texuga Escreveu:alguns que atiram 500 pedras a um dono de uma cobra qq ilegal, e se for preciso em casa têm um furão... quem diz furão diz outro qualquer animal ilegal :wink:
Oh querida... sabe o significado da palavra INVEJA ??????
Pois é isso mesmo. Inveja pura! Porque todos , ou quase todos, gostariam de ter uma anaconda em casa. Se têm corns e afins .... não venham cá com histórias.... Eu gostava de ter uma regius, confesso , e se há lindas, meu Deus :roll: ..... Mas não tenho. Nem me faz diferença que outros tenham. Mas eu não sou invejosa....Agora não venham é gabar-se.... isso é um caso à parte. Porque Texuga, tambem concordarás que muitas vezes a postura é " eu sou o maior... não percebo nada desta m***** , mas tenho aquilo que vocês não têm tomates para ter. " Esta postura é errada.... Nos furões como é curriqueiro , já ninguem se gaba de os ter... têm-nos e pronto....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

terça jun 16, 2009 12:05 am

Para mim e como ja se disse lá mais para trás, o problema é mesmo ser um réptil...com muita pena minha, a maior parte das denúncias que são feitas é no caso dos repteis; "ai que nojo, x ou y tem um bicho horrivél e perigoso em casa, capaz de comer pessoas!"; são animais que por norma chamam a atenção das pessoas precisamente por serem bem diferentes daquilo a que estão habituadas a ver! Se for um furão (que se for preciso se olha e se diz qué um gato), passa-lhes ao lado!
A verdade é que vivemos num país de atrasados...porque é que os furões são proibidos em portugal? Em espanha não são legais e não há centenas de lojas que os vendem e fazem criação? Se eu tiver um furão em casa e o mantiver como mantenho os meus repteis, que não saem de casa e que em principio não vão fugir, qual é o problema? É uma espécie ameaçada?!!! Enfim...temos que viver com aquilo que temos!
Por acaso gosto bastante de furões e até ja me passou pela cabeça comprar um, só fiquei de pé a trás por causa do seu caracteristico cheiro almiscarado e como não sou muito a favor das operações para remoção das glandulas odoriferas, deixei-me estar quieto! Uma coisa vos garanto, se quisesse mesmo ter um furão, tinha! Vão ao google e vejam a quantidade de anuncios que há de venda de furões...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

terça jun 16, 2009 12:09 am

texuga Escreveu:Thor,

Obrigado pela tua resposta :wink:

Eu não estou a pôr em causa o porquê as proibições, estou apenas a falar nos julgamentos de bancada que se fazem à cabeça neste, e outros fóruns. o comum utilizador de fóruns, que na sua maioria nada sabe sobre o porquê das legislações, se é que há um porquê lógico, mas isso é assunto para outro tópico, só sabe que é proibido, mas há distinções entre por exemplo um user deter uma régius ou um furão... são ambos proibidíssimos, mas nos exóticos atgé oajudam com o furão, e aqui chacinam-no pela régius, entendes?
É esta distinção que eu não consigo entender, não acho lógica nem justa, para ambos os lados... ou se condena ou não se condena, agora fazer como alguns que atiram 500 pedras a um dono de uma cobra qq ilegal, e se for preciso em casa têm um furão... quem diz furão diz outro qualquer animal ilegal :wink:
Eu vou colocar a coisa doutra maneira para fazer ver o meu ponto de vista no porquê dessa distinção entre ilegais.
Imaginando que apareço aqui eu com uma eryx colubrinus e uma python regius e dou a entender que me estou marimbando para elas só as queria exibir enquanto era fixe. Agora imagina a mesma situação mas tendo uma Bitis gabonica e uma eunectes murinus. Qual das duas davas mais na cabeça ao moço?

Eu acho que passa pelas razões que levam a um determinado animal a ser ilegal

Claro que o caso do furão e da regius é diferente, essa distinção já parte da ignorância que a maioria das pessoas tem no que toca a répteis, piton=cobra grade feia e má= mata pessoas... por ai.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 16, 2009 12:22 am

Acho que é mesmo fobia á palavra cobra...
Sei de casos de gente aqui do forum que ja teve visitas do sepna apenas porque os vizinhos souberam que a pessoa tinha cobras e as pessoas ouvem cobra a têm receio, eu também uma manhã há bem pouco tempo, estava calmamente em casa, quando tive uma dessas visitas, julgava que era por causa dos meus cães, que também aproveitando a ocasião pediram a identificação deles, licença da junta de freguesia e boletim de vacinas, mas a razão da visita foi que alguém disse ou denunciou que eu tinha cobras, foram muito educados, perguntaram se tinha cobras, se podiam entrar, explicaram a razão da visita, vieram acompanhados de um entendido em espécies, que identificou as espécies das cobras, e o unico animal que me ia dando problemas era a iguana de 5 anos por não ter factura de compra...mas devido á minha conduta, e condições de segurança e boas condições de manutenção, me pouparam da multa ou aborrecimentos.
Última edição por Native em terça jun 16, 2009 1:12 am, editado 1 vez no total.
nicasxi
Membro Veterano

terça jun 16, 2009 12:55 am

texuga Escreveu:há distinções entre por exemplo um user deter uma régius ou um furão... são ambos proibidíssimos, mas nos exóticos atgé oajudam com o furão, e aqui chacinam-no pela régius, entendes?
Há os ignorantes inocentes ( ou não ) como os teus vizinhos , Velho Indio ( :lol: adorei esta ) e há os ignorantes invejosos. Penso que é a estes que a Texuga se refere....
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 16, 2009 1:01 am

nicasxi Escreveu:
texuga Escreveu:há distinções entre por exemplo um user deter uma régius ou um furão... são ambos proibidíssimos, mas nos exóticos atgé oajudam com o furão, e aqui chacinam-no pela régius, entendes?
Há os ignorantes inocentes ( ou não ) como os teus vizinhos , Velho Indio ( :lol: adorei esta ) e há os ignorantes invejosos. Penso que é a estes que a Texuga se refere....
:roll: :roll: Vai lá ler...é pai Indio 8) e é uma maneira carinhosa que a minha filhota mãos de fada usa para se dirigir a mim....
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nicasxi
Membro Veterano

terça jun 16, 2009 1:08 am

Native Escreveu:
nicasxi Escreveu:
:roll: :roll: Vai lá ler...é pai Indio 8) e é uma maneira carinhosa que a minha filhota mãos de fada usa para se dirigir a mim....
Peço desculpa ! :oops:
Mas como já sou muito velha para te chamar pai, chamo-te Velho Indio.... e não deixa de ser carinhoso tambem.... :lol: :lol: :lol:

— Emily Dickinson

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”