Criar infusorios
-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2003 12:03 pm
Como posso criar infusorios?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
- Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente
basta fazer uma infusao....desculpa a redundancia, vou passar a explicar:
infusorios e o nome dado a protistas que aparecem quando se faz uma infusao....as paramecias sao as mais comuns, e como sao das maiores creio que que é praticamente de paramecias que os alevinos se alimentam...
para fazer uma infusao, basta juntar água velha (mas limpa! agua do aquario é uma boa ideia) com algumas ervas, palhas ou qualqueer vegetal e colocar o recipiente contendo-os num lugar onde haja pouca luz, para evitar uma invasao de algas...
para colectar infusorios (nunca fiz esta parte, estou apenas a dizer o k li), junta-os com um foco de luz numa pequena zona do recipiente(supostamente eles seguem a luz) e colecta-os com uma seringa...
quando a água começar a cheirar mal (a podre) deita-a fora, pois já está cheia de bactérias...
infusorios e o nome dado a protistas que aparecem quando se faz uma infusao....as paramecias sao as mais comuns, e como sao das maiores creio que que é praticamente de paramecias que os alevinos se alimentam...
para fazer uma infusao, basta juntar água velha (mas limpa! agua do aquario é uma boa ideia) com algumas ervas, palhas ou qualqueer vegetal e colocar o recipiente contendo-os num lugar onde haja pouca luz, para evitar uma invasao de algas...
para colectar infusorios (nunca fiz esta parte, estou apenas a dizer o k li), junta-os com um foco de luz numa pequena zona do recipiente(supostamente eles seguem a luz) e colecta-os com uma seringa...
quando a água começar a cheirar mal (a podre) deita-a fora, pois já está cheia de bactérias...
-
- Membro
entao posso iniciar uma cultura de infusorios a partir da agua do meu proprio aquario? sem ter outros infusorios pra começar?
-
- Membro Veterano
- Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente
se vir a água do seu aquario com um microscópio, o mais provável é encontrar até bastantes infusórios....eu ja fiz isso!:)....dando-lhes alimento, eles desenvolvem-se mais....não sei ao certo se as folhas que se põem na infusão levam infusórios ou não, mas creio que sim....aliás...agora que me lembro, fiz uma vez duas infusoes com a água da torneira mas com ervas diferentes e quando fui ver ao microscópio, os infusorios eram diferentes...
-
- Membro
Obrigadicimo pela ajuda, por acaso ainda ontem tive a observar algas ao microscopio, aproveito e vou ver se encontro infusórios... 

-
- Membro Veterano
BOAS!
de nada! sempre às ordens!
boa sorte para encontrar infusórios! é muito giro observá-los!
uma vez encontrei uma carrada de stentores (k parecem um funis que se agarram a bocadinhos de terra e às plantas, com um "pelinhos" (chamam-se cílios) a puchar para dentro deles alguns das carradas de outros infusórios que andavam à volta deles a nadar! foi muita giro!

de nada! sempre às ordens!
boa sorte para encontrar infusórios! é muito giro observá-los!

-
- Membro
N consigo ver nada...
Que ampliação é que acha que da pra velos?
eu tirei agua duma zona com poucas plantas, será que é disso?
N é preciso juntar-se nenhum corante pra se ver melhor?

Que ampliação é que acha que da pra velos?
eu tirei agua duma zona com poucas plantas, será que é disso?
N é preciso juntar-se nenhum corante pra se ver melhor?
-
- Membro Veterano
boas
um dos melhores sitios é o fundo onde existe menos corrente ou raspando as folhas das plantas....quanto à ampliação, depende do tamanho...alguns ate se vêm uns pontinhos a olho nu...outros só com microscopio...
de 150x - 200x para cima vê-se a maioria!
um dos melhores sitios é o fundo onde existe menos corrente ou raspando as folhas das plantas....quanto à ampliação, depende do tamanho...alguns ate se vêm uns pontinhos a olho nu...outros só com microscopio...
de 150x - 200x para cima vê-se a maioria!
-
- Membro
O meu microscopio vai de 90 a 900 por isso n deve ser esse o problema.
Vou experimentar no fundo e continuar a procurar, obrigadao.
Vou experimentar no fundo e continuar a procurar, obrigadao.