Lampropeltis vs Elaphes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

GraduatedF
Membro
Registado: sábado out 27, 2007 2:31 am

terça jun 16, 2009 1:14 am

Olá a todos!

Tenho lido, lido e lido horas a fio o máximo que consigo sobre a aquisição e manutenção saudável de uma cobra. Sempre quis ter uma mas desconhecia as condições essenciais, a vários níveis, para ter uma menina esguia. Tenho aprendido muito e muito aqui neste fórum. Por isso, desde já, agradeço aqui aos experts frequentadores.
Estou prestes a adquirir os equipamentos fundamentais para, posteriormente, adquirir o que mais se pretende... a moça ou moço.
Fica-me ainda a dúvida: uma elaphe ou uma lampropeltis?
Leio, um pouco por todo o lado, que a cobra do milho é a ideal para principiantes (mais sossegada, mais calma, menos agressiva, mais fácil "de boca" na hora da refeição), mas também já li que uma lampropeltis (mais agitada, mexida, mais agressiva, às vezes difícil para comer) pode, perfeitamente, ser uma excelente aquisição.
Qual é a vossa opinião aqui para o ainda meio leigo neste maravilhoso mundo das cobras?

Obrigado :)
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça jun 16, 2009 1:46 am

Na minha opinião, para te iniciares, uma corn sem dúvida. Mas uma lampropeltis também é acessível. Acho que o mais importante é escolheres a que gostares mais. Convém é teres a certeza que a cobra está a comer bem antes de a comprar. Já agora, as cobras do milho já não são incluidas no género elaphe, mas no pantherophis. Cumps
GraduatedF
Membro
Registado: sábado out 27, 2007 2:31 am

terça jun 16, 2009 1:57 am

Obrigado Jaime!

Estás a ver... ainda confundo umas quantas coisas, nomeadamente a questão dos nomes. Eu achava que as Elephe guttata guttata eram as cobras do milho, corn snakes.

Pois, de facto eu estava decidido a adquirir uma corn, mas tenho visto umas lampropeltis que são qualquer coisa de espectacular... :roll:
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça jun 16, 2009 2:07 am

E eram, mas essa nomenclatura já está desactualizada, faziam parte do género elaphe, mas fez-se o género pantherophis em que estão incluidas as guttata, obsoleta e mais umas quantas. Isto é só a titulo de curiosidade. Cumps
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça jun 16, 2009 2:12 am

E eu que sou da ala dos exóticos e não entendo nada de cobras, é só aprender por aqui.
Obrigada a todos ;)

Depois vai dando novidades do terrario e da corbinha ;)

Beijinhos
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 16, 2009 8:11 am

GraduatedF Escreveu:Obrigado Jaime!

Estás a ver... ainda confundo umas quantas coisas, nomeadamente a questão dos nomes. Eu achava que as Elephe guttata guttata eram as cobras do milho, corn snakes.

Pois, de facto eu estava decidido a adquirir uma corn, mas tenho visto umas lampropeltis que são qualquer coisa de espectacular... :roll:
Eu já lhe respondi noutro local, mas como já lhe disse a minha 1ª. cobra foi uma lampro, uma splendida que nunca me deu problemas nem para comer, nem em mudas, nem em agressividade (de vez em quando lá largava musk, mas muito raramente).
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça jun 16, 2009 9:05 am

Tal como a Kitten também o meu primeiro ofídio foi uma Lampropeltis, mais precisamente uma L. getula holbrooki, que nunca me deu problemas. Quer dizer isto que comeu sempre no calendário que eu estabeleci?!?! Não, mas nunca me deu razão para me preocupar.... quanto muito faltou uma refeição, mas na maioria das vezes tratou-se apenas de uma questão de 2 ou 3 dias, coisa que já nem acontesse há já vários meses.

Em termos de temperamente e comportamento de facto são tendencialmente um pouco mais nervosas e mexidas, e potencialmente mais agressivas do que as corns mas essa questão tende a ser ultrapassada com a idade, aliás como acontece em várias espécies. É preciso ter calma e paciência mas quando deres por isso ela em vez de fugir no faunário para não ser agarrada quer sair assim que abre a porta do faunário... :twisted:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jun 16, 2009 11:13 am

Uma de cada 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça jun 16, 2009 11:25 am

GraduatedF Escreveu:Olá a todos!

Tenho lido, lido e lido horas a fio o máximo que consigo sobre a aquisição e manutenção saudável de uma cobra. Sempre quis ter uma mas desconhecia as condições essenciais, a vários níveis, para ter uma menina esguia. Tenho aprendido muito e muito aqui neste fórum. Por isso, desde já, agradeço aqui aos experts frequentadores.
Estou prestes a adquirir os equipamentos fundamentais para, posteriormente, adquirir o que mais se pretende... a moça ou moço.
Fica-me ainda a dúvida: uma elaphe ou uma lampropeltis?
Leio, um pouco por todo o lado, que a cobra do milho é a ideal para principiantes (mais sossegada, mais calma, menos agressiva, mais fácil "de boca" na hora da refeição), mas também já li que uma lampropeltis (mais agitada, mexida, mais agressiva, às vezes difícil para comer) pode, perfeitamente, ser uma excelente aquisição.
Qual é a vossa opinião aqui para o ainda meio leigo neste maravilhoso mundo das cobras?

Obrigado :)
há imensas care sheets nos inamoviveis é uma questao de veres qual gostas mais.
aconselho a começares por uma corn, eu tambem tenho uma corn e de certeza nao vai ser a ultima :twisted:
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

terça jun 16, 2009 11:51 am

Lampropeltis abrange uma catrefada de espécies mas não tens de te ficar por elas e pelas panterophis guttatus.
Há muitas espécies disponiveis no mercado que com estudo qualquer iniciante consegue manter, vem-me agora a cabeça as lamprophis (fuliginosus e lineatus) as elaphe schrencki schrencki/ elaphe anomala, as heterodon nasicus...
Depois da espécies e, dependendo da que escolhas, vais encontrar o dilema das morphs :lol:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 16, 2009 11:57 am

Eu acho que depende talvez da idade e paciencia de cada um, um miudo de 14 ou 15 anos tem mias dificuldade em ser paciente e esperar pelo tempo de ambientação da cobra quandochega a casa, quer logo pegar, quer logao alimentar e "brincar" com o novo brinquedo...nesse aspecto a corn é mais tolerante e menos stressada, mais calma e como o seu alimento natural são os roedores, tolera mais essa falta de paciência ou a inicial pica do "puto" sem risco de recusar alimento, a lampropeltis neste caso sendo a sua alimentação natural outros repteis, tendo de ser habituada ou ensinada a comer roedores, sendo mais sensível ao stress e tendo um comportamento mais defensivo com uma dentada ou musk, deve ser mais respeitado o tempo de ambientação á nova casa e acho que a dificuldade é mesmo só a falta de paciência e experiência de alguém muito jovem que torna a lampropeltis mais difícil que uma corn...sendo alguem paciente e que não tenha a pica toda para andar logo a manusear desde o inicio, acho que ambas podem ser indicadas para principiantes. No teu caso e pela idade que mostras no perfil, por teres dito que leste algumas horas procurando informação antes de adquirir o animal arisco a dizer que podes escolher das duas a que mais gostares e nós aqui vamos dando as dicas no que precisares...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça jun 16, 2009 12:38 pm

Na mesma linha de pensamento, a minha primeira cobra também foi uma lampropeltis. Apesar de ter andado a pesquisar bastante, os padrões das lampros sempre me suscitaram maior interesse (bem como o seu comportamento) do que as corn mais propriamente. Acho que como o Jaime e o Native disseram, é uma questão de interesse, gosto e paciência. Não é que as lampros sejam cobras difíceis, mas têm potencial para poderem ser mais stressadas e mais tímidas e normalmente um iniciado não é isso que procura na primeira cobra (no meu caso, foi isso que decidiu a minha escolha ) 8)

Atenção, tem como o limao disse outras opções bastante interessantes. Tudo depende do gosto e do interesse.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

terça jun 16, 2009 5:54 pm

Thorgarth Escreveu:Tal como a Kitten também o meu primeiro ofídio foi uma Lampropeltis, mais precisamente uma L. getula holbrooki, que nunca me deu problemas. Quer dizer isto que comeu sempre no calendário que eu estabeleci?!?! Não, mas nunca me deu razão para me preocupar.... quanto muito faltou uma refeição, mas na maioria das vezes tratou-se apenas de uma questão de 2 ou 3 dias, coisa que já nem acontesse há já vários meses.

Em termos de temperamente e comportamento de facto são tendencialmente um pouco mais nervosas e mexidas, e potencialmente mais agressivas do que as corns mas essa questão tende a ser ultrapassada com a idade, aliás como acontece em várias espécies. É preciso ter calma e paciência mas quando deres por isso ela em vez de fugir no faunário para não ser agarrada quer sair assim que abre a porta do faunário... :twisted:
bem eu não percebo muito de cobras , mas aqui já ouvi dizer que quando as cobras recusam o alimento deve-se esperar pela proxima data prevista de alimentação para tentar outra vez que ela coma..
foi apenas o que eu li, e só estou a dizer isto para que depois as pessoas que irão adquirir uma cobra não forcem a cobra todos os dias a comer.. podendo stressar as cobras...

edit: tinha ai umas frases que não se percebiam bem
<p><strong></strong></p>
RubenX
Membro Júnior
Registado: quinta mai 21, 2009 2:36 pm

terça jun 16, 2009 7:18 pm

Eu tambem estava a pensar em adquirir uma dessas mas nao entendo kual a medida de Lampropeltis nuns sitios vejo ke o maximo é 1.50m noutros 1.85m e ate 2m, qual esta correta?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça jun 16, 2009 7:41 pm

RubenX Escreveu:Eu tambem estava a pensar em adquirir uma dessas mas nao entendo kual a medida de Lampropeltis nuns sitios vejo ke o maximo é 1.50m noutros 1.85m e ate 2m, qual esta correta?
Lampropeltis é o género tal como elaphe, depois tens várias espécies e subespécies, cada uma atinge tamanhos diferentes. No caso das lampropeltis, tens umas que não passam 1/1.2 m e outras que podem chegar aos 1.8/2m.

Eu ando a namorar um lampropeltis guetulus californiae fase costeira há uns meses, mas o preço :cry:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”