e se um dia o seu cão precisa de sangue para sobreviver e não há ?...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lupi
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2002 5:46 pm

segunda ago 04, 2003 3:41 pm

olá a todos:

A Suzy é dadora de sangue no Hospital Veterinário do Porto.

É preciso pensarmos que os nossos animais podem precisar de sangue um destes dias e se não ajudarmos a que exista sempre um banco de sangue para as urgências os nossos animais podem partir... :cry:

De qualquer modo, é muito simples, é preciso levarmos o nosso animal a fazer um exame para saber se pode ou não ser dador e se for aceite terá de doar sangue de 4 em 4 meses ou no caso de haver uma urgência!! :)

E temos a vantagem de o sangue ser análisado 1 vez por ano, caso exista algum problema de saúde somos avisados :o

Todos podemos contribuir...nós e os animais :oops:

Lambidelas carinhosas a todos ;)
lupi
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2002 5:46 pm

segunda ago 04, 2003 3:43 pm

olá a todos:

A Suzy é dadora de sangue no Hospital Veterinário do Porto.

É preciso pensarmos que os nossos animais podem precisar de sangue um destes dias e se não ajudarmos a que exista sempre um banco de sangue para as urgências os nossos animais podem partir... :cry:

De qualquer modo, é muito simples, é preciso levarmos o nosso animal a fazer um exame para saber se pode ou não ser dador e se for aceite terá de doar sangue de 4 em 4 meses ou no caso de haver uma urgência!! :)

E temos a vantagem de o sangue ser análisado 1 vez por ano, caso exista algum problema de saúde somos avisados :o

Todos podemos contribuir...nós e os animais :oops:

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 04, 2003 3:45 pm

lupi Escreveu: De qualquer modo, é muito simples, é preciso levarmos o nosso animal a fazer um exame para saber se pode ou não ser dador e se for aceite terá de doar sangue de 4 em 4 meses ou no caso de haver uma urgência!! )

E temos a vantagem de o sangue ser análisado 1 vez por ano, caso exista algum problema de saúde somos avisados o

Todos podemos contribuir...nós e os animais oops

Nem mais.

A tipagem também é efectuada.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda ago 04, 2003 3:51 pm

CasadeAnaval Escreveu:
lupi Escreveu: De qualquer modo, é muito simples, é preciso levarmos o nosso animal a fazer um exame para saber se pode ou não ser dador e se for aceite terá de doar sangue de 4 em 4 meses ou no caso de haver uma urgência!! )

E temos a vantagem de o sangue ser análisado 1 vez por ano, caso exista algum problema de saúde somos avisados o

Todos podemos contribuir...nós e os animais oops

Nem mais.

A tipagem também é efectuada.
Mais uma vantagem na doação de sangue! A tipagem é feita cá?

Têm conhecimento de onde fazem as recolhas?

Miau
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 05, 2003 3:36 pm

Passo a transcrever a resposta ao meu email por parte do Hospital Veterinário (autorizada, evidentemente!):

----------------------------------
Boa tarde.

Agradecemos antes de mais a sua questão e disponibilidade.
O nosso serviço foi criado com parceria e formação em bancos de sangue já existentes pelo que temos o know how e o material necessário para o nosso trabalho da forma mais profissional possível..
A possibilidade de complicações com uma primeira transfusão é praticamente nula, Esse risco acresce com o numero de transfusões efectuado no mesmo animal..
No que se refere à sua questão sobre os animais dadores acompanhados
em
outra clinica, claro que pode e DEVE recorrer ao nosso banco de sangue
para ser utilizado na clinica do seu veterinário assistente. Um dos nosso
objectivos é a cedência de material a colegas que o necessitem, porque o mal da escassez afecta-nos a todos nós Se possível receberá do seu próprio sangue, caso exista em stock. Tem as mesmas prioridades que todos os outros animais em urgência sendo a avaliação feita caso a caso.
As doações se tudo correr como até agora, limitar-se-ão a duas vezes
anuais, que pensamos ser mais concorrente com a vida agitada que todos temos e de forma a ser o menos incómoda possível para o dono e o seu animal. A unica incomodidade para o cão/gato será o facto de raparmos o pelo na zona da jugular, não será muito e em pouco tempo cresce e não se nota.
Em termos de vantagens para os seus animais é efectuado sempre que se efectua a doação um exame fisico prévio para atestar do bom estado de saúde e efectuadas análises clinicas para verificar do bom estado do material colectado e dos rins e fígado do doador. Será um check up mais completo do que é normal ser efectuado e que faz com que os cães e gatos doadores sejam de facto mais controlados em termos de saúde do que o que se efectua na revacinação anual. Estes exames são suportados por nós. No caso de existir algum problema que impeça a doação será alertada parta o facto e reencaminhada para o seu médico-veterinário assistente.

As recolhas são efectuadas no nosso Hospital por marcação, de forma a ser o mais rápida possivel e lhe causar o minimo transtorno.
Mais quaisquer questões não hesite em nos contactar, use
preferencialmente o email, se possivel.

-----------------------------------

Eu vou tentar marcar para a ultima semana de Agosto, gatos por agora que a Shiva ainda não tem idade.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça ago 05, 2003 3:50 pm

O meu cão é um Samoyedo... vai-se notar imenso a falta de pêlo no pescoço... uma vez que é um cão de pêlo longo que não deve ser tosquiado haverá problemas????

Lupi, como tem uma cadela doadora já tem conhecimento do tipo de sangue do seu cão?

Miau
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 05, 2003 4:00 pm

Miau...o pelo cresce rápido :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 4:09 pm

nynf Escreveu: Miau...o pelo cresce rápido :roll:
Não me estou a querer desculpar , mas o vet diz que se tosquiarmos o pêlo dele não volta a crescer como antes! :roll:

Miau
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 4:22 pm

Miau Escreveu:
nynf Escreveu: Miau...o pelo cresce rápido :roll:
Não me estou a querer desculpar , mas o vet diz que se tosquiarmos o pêlo dele não volta a crescer como antes! :roll:

Miau
Olá

Acho que essa questão deve ser colocada a um cabeleireiro canino profissional, um veterinário não tem grande experiência em grroming ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

terça ago 05, 2003 4:41 pm

casa de anaval:

por acaso algum dos seus cães é dador de sangue???

por acaso à 4 meses atrás a minha cadela foi dar sangue não por iniciativa minha mas porque me pediram urgentemente, porque um cocker estava com uma anemia crónica, infelizmente acabou por falecer.
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 4:51 pm

Pajo Escreveu: casa de anaval

por acaso algum dos seus cães é dador de sangue???

por acaso à 4 meses atrás a minha cadela foi dar sangue não por iniciativa minha mas porque me pediram urgentemente, porque um cocker estava com uma anemia crónica, infelizmente acabou por falecer.
Olá

De todos os nossos cães, 23 ou 25 ( não me lembro agora) são dadores de sangue duas a três vezes por ano. Aliás acho que dava para ver mais atrás onde eu escrevi:

Posso dizer que os meus cães são dadores de sangue na medida do possivel e que as pessoas que receberam sangue dos mesmos só raramente me agradeceram por disponibilizar um dador.
Tenho muitos cães mas não posso estar sempre a fazê-los doar sangue.... Faço o papel de vinte e tal pessoas com os meus cães....

E o triste é que todos os que receberam sangue dos meus dogues não devolveram a dádiva.

Enfim é como a historia da pessoa que se está a afogar e que promete mundos e fundos ao nadador salvador e no fim quando se vê na praia aperta-lhe a mão e pôe-se na alheta ;)

:|
Miau
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 4:54 pm

E porque as minhas perguntas ficaram no ar e eu acho que este assunto é bastante importante fui pesquisar e acreditem é fácil encontrar algo relacionado com os dadores, mas muito dificil falarem sobre receptores.

No campo da informação acho que os brasileiros estão muito à frente!

E se um dia o seu cão precisa de sangue para sobreviver??????

Como já tinha referido, o grupo sanguíneo dos cães é diferente do nosso e a sua tipologia não é tão simples de se achar, ao ponto de, se tiver que recorrer à segunda transfusão, o paciente acabar por morrer por não dar tempo de achar o seu grupo sanguíneo.

Ora leiam com atenção:

"Receber o sangue através de uma transfusão acontece quase sempre em caso de vida ou morte. "A transfusão é geralmente o último recurso para salvar o animal", explica o médico veterinário Rômulo Caldas Braga, que coordenou durante cinco anos os serviços de transfusão do CAD (Centro de Apoio Diagnóstico Veterinário) do Rio de Janeiro e hoje oferece consultoria sobre o assunto a outras clínicas. "Como receber sangue pela segunda vez traz grande risco de reação e, portanto, de vida ao animal, adia-se ao máximo a primeira transfusão".

A tipagem sangüínea dos cães é muito mais difícil de ser estabelecida que a dos humanos. Mas, mesmo assim, o risco de uma reação provocada por incompatibilidade é muito pequeno numa primeira transfusão. "Somente 15% da população total de cães apresenta aglutininas para reagir numa primeira transfusão, o que dá uma margem de segurança relativamente grande", conta Montoni, da Provet. Sendo assim, o cão pode receber o sangue de qualquer doador - saudável, claro -, desde que nunca tenha passado pela experiência.

Para garantir o sucesso da operação, o médico pode fazer um teste de compatibilidade, misturando amostras do doador e do receptor para esperar uma reação como a coagulação. "Muitas vezes o teste de reação não é feito porque o animal já está muito debilitado e não pode esperar o resultado", completa a médica Moretti. Quando o teste não é feito, a transfusão é iniciada de forma bem lenta, observando o comportamento do animal. O processo pode levar horas e não é, sozinho, sinônimo de cura. "Não se deve se enganar pela melhora repentina após a transfusão, pois esse estado pode ser provisório se a causa do problema e suas conseqüências não forem tratadas", afirma o médico Montoni, do Rio de Janeiro. "

O ideal é sabermos o grupo sanguíneo do nosso cão, no caso de emergência. O que não é fácil nem barato!

E volto a colocar a mesma pergunta: Quando um cão se torna doador é identificada a tipologia? Todo o sangue recolhido é identificado? Ou serão estas recolhas usadas apenas na primeira transfusão de emergência?

Não estou a criticar os bancos de sangue, muito pelo contrário. De certeza que irei com o meu cão para que este possa doar o seu sangue, podendo assim salvar a vida a outro cão! Mas continuo cheia de dúvidas :roll:

Miau
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 4:57 pm

Miau, uma boa ideia será fazer a pergunta à Lupi que tem um animal dador. Sempre se tem uma visão de fora ;)
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça ago 05, 2003 5:00 pm

Gostava só de saber se os cães são anestesiados para tirar sangue?
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 5:09 pm

xabita Escreveu: Gostava só de saber se os cães são anestesiados para tirar sangue?
Não, se reparares pedem animais dóceis, senão todos os cães que arrumam cães no Martim Moniz lá iam ter.
Responder

Voltar para “Cães”