Animais ilegais...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Native, a atitude foi boa, mas seja quem for, só pode entrar em nossa casa com mandato! Até lá temos tempo de fazer muita coisa...! Em minha casa não entravam!
Correu bem, mas podia ter-te custado uma iguana...

<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Não sei se a pergunta vem um pouco off-topic, mas...
Porque é que este post está na secção de répteis? Não são apenas os répteis que estão a ser discutidos, mas a atitude discriminatória ou não face à posse de diferentes espécies animais ilegais, que podem ser ou não répteis, quase num tema réptil vs mamífero.
Quanto ao tema, concordo a discriminação no caso dos répteis está relacionada com o factor habituação, mas também com o preconceito que ainda existe de que uma cobra é "bicho do diabo", símbolo de pecado, relacionado com seitas satânicas... ou simplesmente que é um bicho nojento.
Atenção, esta não é a minha opinião pessoal, mas apenas mais um exemplo de ignorância do Tuga Vulgaris como referiu o Native.
No entanto, parece-me também que será mais acessível, em termos monetários, manter um furão que um pitão?... Eu não sei, nunca tive nenhum. Mas penso que o "dar na cabeça" dos donos de cobras inexperientes que se põem a mostrar bichos ilegais pode ser também no sentido de "mas tu sabes do que uma cobra precisa?"
Não percebo nada desses bichos, mas já vi por aí pessoal que tem iguanas, cobras e até tartarugas sem lhes proporcionar as condições básicas, muitas vezes nem sequer aquecimento...
Porque é que este post está na secção de répteis? Não são apenas os répteis que estão a ser discutidos, mas a atitude discriminatória ou não face à posse de diferentes espécies animais ilegais, que podem ser ou não répteis, quase num tema réptil vs mamífero.
Quanto ao tema, concordo a discriminação no caso dos répteis está relacionada com o factor habituação, mas também com o preconceito que ainda existe de que uma cobra é "bicho do diabo", símbolo de pecado, relacionado com seitas satânicas... ou simplesmente que é um bicho nojento.
Atenção, esta não é a minha opinião pessoal, mas apenas mais um exemplo de ignorância do Tuga Vulgaris como referiu o Native.
No entanto, parece-me também que será mais acessível, em termos monetários, manter um furão que um pitão?... Eu não sei, nunca tive nenhum. Mas penso que o "dar na cabeça" dos donos de cobras inexperientes que se põem a mostrar bichos ilegais pode ser também no sentido de "mas tu sabes do que uma cobra precisa?"
Não percebo nada desses bichos, mas já vi por aí pessoal que tem iguanas, cobras e até tartarugas sem lhes proporcionar as condições básicas, muitas vezes nem sequer aquecimento...
Mariana, este tópico tem como base (corrijam-me se estiver a dizer alguma coisa errada) um outro tópico aqui na ala dos repteis mais acesso, o facto de ser furão (mamifero) o animal escolhido como exemplo, é que na nossa ala dos exóticos não existe as picardias que muitos users têm, é só para fazer uma distinção, tal como falaram sobre tartarugas de faces rosadas são ilegais mas também ninguém levanta grande polémica.
É só um aparte visto que penso que não terás percebido o porquê deste tópico.
Pai Indio
É sim, a forma carinhosa como te chamo, Native duma figa
Nicasxi, também não deixa de ser carinhoso
Relativamente ao tópico, e á arca, são os users com cobras e repteis que mandam essas 500 pedras que a texuga falou...é aquela história da bicicleta que o Pai Indio referiu...
É só um aparte visto que penso que não terás percebido o porquê deste tópico.
Pai Indio

É sim, a forma carinhosa como te chamo, Native duma figa

Nicasxi, também não deixa de ser carinhoso

Relativamente ao tópico, e á arca, são os users com cobras e repteis que mandam essas 500 pedras que a texuga falou...é aquela história da bicicleta que o Pai Indio referiu...
-
- Membro Veterano
Percebi sim Kath, só que parece-me não é só sobre répteis que se está a falar, não é?
Pelo menos foi o que percebi a partir do que a Texuga disse no início, de posts anteriores não sei...
Pelo menos foi o que percebi a partir do que a Texuga disse no início, de posts anteriores não sei...
Sim tens razão, mas a "troca de ideias" começou aqui, e é sobre a discriminação que fazem entre animais ilegais, os quais as cobras são mais penalizadas, por assim dizer.
Apesar de se estar a falar de furões, aqui a questão principal é porque existe uma maior discriminação dos users em relação ás cobras se são ambos ilegais (epah, a esta hora possivelmente baralhei-me toda...)
Apesar de se estar a falar de furões, aqui a questão principal é porque existe uma maior discriminação dos users em relação ás cobras se são ambos ilegais (epah, a esta hora possivelmente baralhei-me toda...)
-
- Membro Veterano
Sim Kathamina, eu já tinha percebido...
É só que o tema interessa-me e agrada-me a maneira civilizada como está a ser discutido (que peço desculpa, não é algo frequente na Arca). Mas vim aqui ter por puro acaso, já que não costumo frequentar muito esta categoria. Parece-me que esta discussão não se refere apenas a répteis, mas é antes uma comparação entre o nível de discriminação que há entre donos de animais ilegais répteis ou mamíferos (e outros grupos). Acho que é uma boa questão e que pode ter interesse "além répteis", se percebem o que quero dizer.
Mas vá, assim estamos a dissertar um bocado e a desviar muito do tema, voltemos às pitão e aos furões que são todos bichos bonitos
É só que o tema interessa-me e agrada-me a maneira civilizada como está a ser discutido (que peço desculpa, não é algo frequente na Arca). Mas vim aqui ter por puro acaso, já que não costumo frequentar muito esta categoria. Parece-me que esta discussão não se refere apenas a répteis, mas é antes uma comparação entre o nível de discriminação que há entre donos de animais ilegais répteis ou mamíferos (e outros grupos). Acho que é uma boa questão e que pode ter interesse "além répteis", se percebem o que quero dizer.
Mas vá, assim estamos a dissertar um bocado e a desviar muito do tema, voltemos às pitão e aos furões que são todos bichos bonitos

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Eu já tive a visita da GNR (ICNB) por um dos meus vizinhos ter visto numa reportagem na tv uma apreensão de exóticos na MADEIRA (onde talvez não saibam mas uma simples chinchila é proibida) não sei se com medo (se com vontade
) que alguma das minhas cobras lhe entrasse pela sanita, resolveram ligar para a GNR. Foram muito educados e correctos, não entraram porque eu não os autorizei a entrar, viram uma das minhas lampros, (que esteve na mão de um deles) eu disse-lhes que animais tinha, e eles limitaram-se a sair.
Como já foi dito Portugal é dos poucos, senão o único, pais da Europa onde há tantos exóticos proibidos, em relação aos furões o que me parece é que apesar de serem ilegais gozam de uma "ilegalidade legal", ou seja as autoridades sabem que os há (cada vez mais) mas fecham os olhos ao ridiculo da proibição.
Em relação aos répteis, bem, têm escamas, rastejam e são pouco afectuosos e ainda há o tal "estigma" da cobra que mete a cauda na boca do bebé e mama do peito da mãe, ou da osga que caiu na cafeteira do café e matou a familia toda
, infelizmente os tempos mudam mas as mentalidades não.
Por aqui o que se vê, pelo menos o que eu tenho visto, é que se algum incauto abre um tópico sobre uma regius, há os que avisam que as regius são ilegais e há os outros, que por estarem cheios de "dor de cotovelo" só não lhes chamam pais, ou mães, conforme o caso
.
Em relação às tartas de faces rosadas a proibição não é assim tão recente, vamos esperar que o Fang por aqui apareça para nos esclarecer de quando data a proibição, mas também não tem comparação possível, visto já ter sido legal a sua compra apesar de neste momento estar proibida a sua venda.
Concordo em absoluto que se atirem, eu sou a 1ª. a fazê-lo, a quem vem fazer publicidade por possuir um animal da nossa fauna, seja ele cobra, lagarto ou mamifero, mas isso são outros 500.

Como já foi dito Portugal é dos poucos, senão o único, pais da Europa onde há tantos exóticos proibidos, em relação aos furões o que me parece é que apesar de serem ilegais gozam de uma "ilegalidade legal", ou seja as autoridades sabem que os há (cada vez mais) mas fecham os olhos ao ridiculo da proibição.
Em relação aos répteis, bem, têm escamas, rastejam e são pouco afectuosos e ainda há o tal "estigma" da cobra que mete a cauda na boca do bebé e mama do peito da mãe, ou da osga que caiu na cafeteira do café e matou a familia toda

Por aqui o que se vê, pelo menos o que eu tenho visto, é que se algum incauto abre um tópico sobre uma regius, há os que avisam que as regius são ilegais e há os outros, que por estarem cheios de "dor de cotovelo" só não lhes chamam pais, ou mães, conforme o caso

Em relação às tartas de faces rosadas a proibição não é assim tão recente, vamos esperar que o Fang por aqui apareça para nos esclarecer de quando data a proibição, mas também não tem comparação possível, visto já ter sido legal a sua compra apesar de neste momento estar proibida a sua venda.
Concordo em absoluto que se atirem, eu sou a 1ª. a fazê-lo, a quem vem fazer publicidade por possuir um animal da nossa fauna, seja ele cobra, lagarto ou mamifero, mas isso são outros 500.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
marianamar, penso que já foi explicado o porquê do furão, mas também usei o exemplo da tartaruga de faces rosadas
Kitten, relativamente ao teu último parágrafo, isso é a TUA postura, mas é a excepção que confirma a regra
Nicas nunca me tinha ocorrido a dor de cotovelo
Mas deixa estar que quando eu tiver a minha anaconda verde ali na banheira, eu convido-te para jantares em minha casa
Depois podes levá-la contigo para curtir o fim de semana 

Kitten, relativamente ao teu último parágrafo, isso é a TUA postura, mas é a excepção que confirma a regra

Nicas nunca me tinha ocorrido a dor de cotovelo

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Pessoalmente, se percebesse que tinhas qualquer cobra, ilegal ou não, só para te gabares (e gabar do quê pergunto eu) não te preocupando com o bem estar do animal irias levar na cabeça certamente, independentemente de ser uma regius, uma Bitis g. ou uma Crotalus atrox, a única diferença é que no caso dos últimos dois exemplos para além de estares a demonstrar uma deficiente personalidade estarias também (salvo se demonstrasses a experiência exigida para manter, em segurança, um animal desses) a demonstrar uma enorme inconsciência que para além de te colocar em risco (mas quem corre por gosto não cansa) poderias colocar em risco a segurança de terceiros em caso de fuga...limao Escreveu:Eu vou colocar a coisa doutra maneira para fazer ver o meu ponto de vista no porquê dessa distinção entre ilegais.texuga Escreveu:Thor,
Obrigado pela tua resposta![]()
Eu não estou a pôr em causa o porquê as proibições, estou apenas a falar nos julgamentos de bancada que se fazem à cabeça neste, e outros fóruns. o comum utilizador de fóruns, que na sua maioria nada sabe sobre o porquê das legislações, se é que há um porquê lógico, mas isso é assunto para outro tópico, só sabe que é proibido, mas há distinções entre por exemplo um user deter uma régius ou um furão... são ambos proibidíssimos, mas nos exóticos atgé oajudam com o furão, e aqui chacinam-no pela régius, entendes?
É esta distinção que eu não consigo entender, não acho lógica nem justa, para ambos os lados... ou se condena ou não se condena, agora fazer como alguns que atiram 500 pedras a um dono de uma cobra qq ilegal, e se for preciso em casa têm um furão... quem diz furão diz outro qualquer animal ilegal
Imaginando que apareço aqui eu com uma eryx colubrinus e uma python regius e dou a entender que me estou marimbando para elas só as queria exibir enquanto era fixe. Agora imagina a mesma situação mas tendo uma Bitis gabonica e uma eunectes murinus. Qual das duas davas mais na cabeça ao moço?
Eu acho que passa pelas razões que levam a um determinado animal a ser ilegal
Claro que o caso do furão e da regius é diferente, essa distinção já parte da ignorância que a maioria das pessoas tem no que toca a répteis, piton=cobra grade feia e má= mata pessoas... por ai.
Em relação à dualidade de critérios a verdade é que a ideia da manutenção de furões está muito mais enraizada, e apesar de proíbida já há bastante tempo a verdade é que sempre esteve presente, quer no interior, para efeitos de caça (the crux of the issue), quer como pet, e isto tanto nos grupos que os mantêm como nas restantes pessoas... O estranho no caso das cobras é que a "censura" principal e mais aguerrida parte na esmagadora maioria das vezes de pessoas que possuem répteis.
Creio também que esta maior censurabilidade passa mesmo pelo desconhecimento não só das espécies em si, para além das mais conhecidas, mas sobretudo o desconhecimento e compreensão das fundamentações ou falta delas que deram origem a essas mesmas proibições.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
Acho que ninguém percebeu a minha pergunta...texuga Escreveu:marianamar, penso que já foi explicado o porquê do furão, mas também usei o exemplo da tartaruga de faces rosadas![]()

Marianinha, pode-se transpôr este assunto a muitas outras espécies, sim.marianamar Escreveu:Percebi sim Kath, só que parece-me não é só sobre répteis que se está a falar, não é?
Embora seja muito mais comum ver-se estes " linchamentos" , nestes foruns de repteis. Daí a Texuga o ter postado aqui.
Que bom , Texuga !!!!! Só por causa disso não te vou dar na cabeça por causa da anaconda que tens na banheira.... só mesmo por dizeres que ma emprestas...

( Ninguem tem um furão para me emprestar tambem ?????? )
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Se te emprestarem trá-lo contigo, sempre poupo uma refeiçãonicasxi Escreveu:Marianinha, pode-se transpôr este assunto a muitas outras espécies, sim.marianamar Escreveu:Percebi sim Kath, só que parece-me não é só sobre répteis que se está a falar, não é?
Embora seja muito mais comum ver-se estes " linchamentos" , nestes foruns de repteis. Daí a Texuga o ter postado aqui.
Que bom , Texuga !!!!! Só por causa disso não te vou dar na cabeça por causa da anaconda que tens na banheira.... só mesmo por dizeres que ma emprestas...![]()
( Ninguem tem um furão para me emprestar tambem ?????? )

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Mas ó Texuga, e reentrando na tua questão, estive aqui a pensar ( não, o fumo que viste não era meu ...
) e se por um lado acho que quem mais reclama o faz por inveja por outro tambem acredito que seja por advertência.
É que não se pode comparar as consequências de um mau manuseamento, por exemplo, de um furão, que morde e deve ter uma dentadinha bem dolorosa, diga-se de passagem, mas não passará muito alem disso... e uma pitão, com 3 m de comprimento que antes de morder te dá um abraço tão carinhoso ...
E as consequências de uma possivel fuga?
Quero acreditar que alguns avisos sejam precisamente para combater a ignorancia de muitos que fazem dos animais pano de amostras das suas... vá lá, chamemos-lhes vaidades...
sem saberem sequer um minimo sobre aquilo que têm.

É que não se pode comparar as consequências de um mau manuseamento, por exemplo, de um furão, que morde e deve ter uma dentadinha bem dolorosa, diga-se de passagem, mas não passará muito alem disso... e uma pitão, com 3 m de comprimento que antes de morder te dá um abraço tão carinhoso ...

Quero acreditar que alguns avisos sejam precisamente para combater a ignorancia de muitos que fazem dos animais pano de amostras das suas... vá lá, chamemos-lhes vaidades...

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
-
- Membro Veterano
nicasxi Escreveu: É que não se pode comparar as consequências de um mau manuseamento, por exemplo, de um furão, que morde e deve ter uma dentadinha bem dolorosa, diga-se de passagem, mas não passará muito alem disso... e uma pitão, com 3 m de comprimento que antes de morder te dá um abraço tão carinhoso ...![]()
Quero acreditar que alguns avisos sejam precisamente para combater a ignorancia de muitos que fazem dos animais pano de amostras das suas... vá lá, chamemos-lhes vaidades...sem saberem sequer um minimo sobre aquilo que têm.
Também me parece uma das razões!
Além disso, depois há a tendência a generalizar, e achar que todas as cobras são mortíferas, quando algumas acredito que não façam muito mais estragos que um "agrafador"

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm
doi mais uma dentada de furão ou de ratazana do que uma bite de cobra (as mais comuns, corns , lampros etc)marianamar Escreveu:nicasxi Escreveu: É que não se pode comparar as consequências de um mau manuseamento, por exemplo, de um furão, que morde e deve ter uma dentadinha bem dolorosa, diga-se de passagem, mas não passará muito alem disso... e uma pitão, com 3 m de comprimento que antes de morder te dá um abraço tão carinhoso ...![]()
Quero acreditar que alguns avisos sejam precisamente para combater a ignorancia de muitos que fazem dos animais pano de amostras das suas... vá lá, chamemos-lhes vaidades...sem saberem sequer um minimo sobre aquilo que têm.
Também me parece uma das razões!
Além disso, depois há a tendência a generalizar, e achar que todas as cobras são mortíferas, quando algumas acredito que não façam muito mais estragos que um "agrafador"
<p> <strong>Quanto mais rápido cresce, mais rápido morre</strong></p>