Urgente - Carraça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pintas86
Registado: sexta jul 18, 2008 11:19 am

quarta jun 17, 2009 12:50 pm

Boa tarde,

A minha cadela Dálmata tem uma carraça perto do olho esquerdo. Alguém me sabe dizer como posso removê-la? É necessário levá-la ao vet?

Obrigada pela atenção,
Os melhores cumprimentos.
<p><a href="http://dalmatasepintas.blogspot.com">http://dalmatasepintas.blogspot.com</a></p>
<p>Adoro animais porque eles s&atilde;o os nossos melhores amigos!</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 17, 2009 12:53 pm

Olá,

Embeba um algodão com azeite e coloque sobre a carraça. Com uma pinça, ou mesmo com os dedos vá tentando puxar a carraça, só a retire quando ela se soltar sózinha, não puxe nem force a saída da carraça. Algumas saíem num instante, outras levam o seu tempo.

Boa sorte :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Pintas86

quarta jun 17, 2009 1:10 pm

Muito obrigada pela rápida resposta!

Pois eu tinha lido esse processo com álcool, mas como é ao pé do olho podia fazer mal. O azeite não faz mal?
<p><a href="http://dalmatasepintas.blogspot.com">http://dalmatasepintas.blogspot.com</a></p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta jun 17, 2009 1:45 pm

Olá
Pintas86 Escreveu:Muito obrigada pela rápida resposta!

Pois eu tinha lido esse processo com álcool, mas como é ao pé do olho podia fazer mal. O azeite não faz mal?
Já pensaste em utilizar pipetas para pulgas e carraças ou coleira, (recomendo "scalibor") à venda no veterinário, para o mesmo efeito ?

Um abraço
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta jun 17, 2009 1:47 pm

A água oxigenada faz com que elas se sintam tontas e acabem por se largar. Mas de facto água oxigenada é mais invasiva neste aspecto do que o azeite. Experimente com o azeite. Se não resultar tente a água oxigenada. Mas sempre com muito cuidado.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jun 17, 2009 1:51 pm

O azeite sufoca-as e fá-las desferrar logo. Mas em vez de um algodão embebido nele, eu deitaria mesmo uma gota sobre o ponto da ferradela.

O azeite não ataca o olho, ao contrário dos outros produtos.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta jun 17, 2009 1:58 pm

Por acaso não sabia que o azeite tinha essas propriedades. É uma boa informação! Estamos sempre a aprender :D
Pintas86

quarta jun 17, 2009 6:02 pm

Um muito obrigado a todos! :wink:

Jofelix o vet da minha cadela recomendou dar pipetas e é o que tenho feito sempre... é a primeira vez que ela apanha uma carraça e achei estranho isto ter acontecido :? . Mas obrigada pela ajuda :) .

Os melhores cumprimentos.
anasnake
Membro Veterano
Registado: terça mai 27, 2008 4:00 pm

quarta jun 17, 2009 9:52 pm

nunca arranques uma carraça de um cão pois pode ficar a boca da dita cuja e ser prejudicial para o cão, podes também pegar numa cotonete deitar uma gota de alcool e aplicar directamente na cabeça da caraça faz com que esta largue a pele e ai sim a podes retirar.
jofelix
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 11:30 pm

Olá,
anasnake Escreveu:nunca arranques uma carraça de um cão pois pode ficar a boca da dita cuja e ser prejudicial para o cão, podes também pegar numa cotonete deitar uma gota de alcool e aplicar directamente na cabeça da caraça faz com que esta largue a pele e ai sim a podes retirar.
Retirado de um artigo de um Hospital Veterinário:
"Carraças - Os cães apanham constantemente carraças nos passeios ao campo. As carraças sugam o sangue do animal e podem ser confundidas com verruga. Para tirar as carraças, deitam-se umas gotas de óleo ou álcool sobre o parasita e extraí-se depois a carraça cuidadosamente, de preferência com movimento rotativo. Se a cabeça da carraça ficar agarrada ao cão, pode causar infecção".

Um abraço
LucNun
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 11:46 pm

Admira-me que um hospital veterinário recomende o movimento rotativo, que é a melhor maneira de separar a cabeça do corpo... :roll:

As carraças puxam-se com cuidado, em linha recta, sem torções nenhumas. Pode-se usar uma pinça caso se tenha repugnância em agarrar o parasita com os dedos nus, ou mesmo calçar umas luvas finas.
jofelix
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 12:21 am

Olá,
LucNun Escreveu:Admira-me que um hospital veterinário recomende o movimento rotativo, que é a melhor maneira de separar a cabeça do corpo... :roll:

As carraças puxam-se com cuidado, em linha recta, sem torções nenhumas. Pode-se usar uma pinça caso se tenha repugnância em agarrar o parasita com os dedos nus, ou mesmo calçar umas luvas finas.

Isto não conhecia! Mas é mais um que diz para rodar:

http://petness.pt/loja/product_info.php ... 963fa2b7cd

Um abraço
LucNun
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 10:00 am

jofelix Escreveu:Olá,
LucNun Escreveu:Admira-me que um hospital veterinário recomende o movimento rotativo, que é a melhor maneira de separar a cabeça do corpo... :roll:

Isto não conhecia! Mas é mais um que diz para rodar:

http://petness.pt/loja/product_info.php ... 963fa2b7cd

Um abraço
Neste caso, é diferente, pois está a indicar como usar um gancho com um formato específico.

Pelo que me é dado ver - a imagem não é muito clara -, é uma espécie de pé-de-cabra que vai encaixar por baixo da maior parte da cabeça, e aí talvez se justifique o movimento rotativo.

Mas a verdade é que a maioria das pessoas desconhece os instrumentos que existem e retiram as carraças à mão. E neste caso elas devem ser puxadas sem torções, para que a cabeça não se separe do corpo e fique agarrada à pele, causando infecções.

Aliás, os próprios veterinários que tenho conhecido recomendam sempre que se faça assim, eles retiram as carraças com uma pinça vulgar e puxam sem torcer. Por isso me admirei ao ver a recomendação do hospital veterinário, que deve usar algum instrumento mais sofisticado.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta jun 18, 2009 11:55 pm

Um mini pé de cabra! :lol: :lol: :lol:

Não desmerecendo a importância da carraça. Pegue-a suavemente, controlado o cão, vá puxando devagar, puxe como um anzol, bem delicadamente. Respire, calma, muita calma nesta hora, e ela sai. Resquício de carraça não afeta tanto um cão saudável.

É melhor prevenir do que remediar.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sábado jun 20, 2009 8:23 pm

Outra dica secalhar ate mais eficaz que o azeite (que é uma gordura e faz com que os poros por onde a carraça respira fiquem tapados impedindo a sua respiração com consequente morte do parasita) é a Vaselina... a vaselina por ser uma substancia gordurosa com maior consistencia do que o azeite permite que tenha o mesmo efeito mas provavelmente com maior eficácia por se poder aplicar uma camada mais grossa em toda a carraça diminuindo a probabilidade desta respirar, o que provoca a sua aspixia e mais facil remoçao sem partir a cabeça da mesma!

;)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”