Bigodes de gatinho cairam?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta jun 17, 2009 3:14 pm

Boa tarde,

Nestas 1as semanas, as dúvidas tem sido mais que muitas e ultimamente temos reparado em algumas situações no Osky que nos deixam um pouco apreensivos:

- Quando ronrona, por vezes, faz um ruído de fundo, tipo metálico muito baixinho que mal se nota. Ele está constipadito e a tomar antibiótico. Aparentemente está melhor mas o ruído persiste...

- O pêlo está "ralinho" (sempre esteve, desde que o acolhermos) mas o mais estranho é que ele tinha uns grandes bigodes e agora tem apenas 1 grande no lado direito e os restantes estão pequeninos... Parece que foram cortados... Ou terão simplesmente caído? Ele ainda só tem um mês e meio, será normal? :?

Antes: http://fotos.sapo.pt/Z0pcOUW64MS0MDtSeJmH/
Depois: http://fotos.sapo.pt/w1IuueIpEI3ylW9vKQge/

- Tem 2 manchinhas negras/acastanhadas na planta de 2 patas (almofadinha maior). Uma delas já está a desaparecer mas não conseguimos perceber a causa...

Ele está a ser seguido pelo vet e para já, a opinião deste é de nos mantermos atentos durante 2 a 3 semanas e levá-lo lá apenas caso haja alguma alteração... Confiamos no vet mas não deixamos de ficar apreensivos... :?

Alguém tem ideias / opiniões que queira partilhar?

Obrigada uma vez mais!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jun 17, 2009 3:20 pm

O que é que ele está a comer?

Toma algum suplemento vitaminico?

Esconde-se em sitios muito pequenos que lhe possam cortar os bigodes?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 17, 2009 3:27 pm

Quanto ao pêlo ralo, já me passaram gatitos por cá com esse tipo de pêlo e o que a Vet sempre me explicou é que quando estão subnutridos o pêlo leva mais tempo a desenvolver-se e é até mais áspero que o norma além de sem brilho. Portanto, se isto acontece a gatinhos apanhados da rua, em que não se sabe o que esteve por detrás do desenvolvimento e alimentação do gatinho, pelo menos nos que cá passaram, era normal estarem assim. Após umas semanas de boa alimentação, tudo passou ao normal... :wink:

Sobre os bigodes, já colocou a questão ao Vet? Não estará associado ao mesmo problema do pêlo...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jun 17, 2009 3:52 pm

Isso do pêlo ralo e esquisito, também se passou com a minha Rita, quando a trouxe... vinha doente, maltratada e subnutrida... Também a minha vinha constipada, com diarreia imensa, cheia de lombrigas e ainda por cima com uma conjuntivite...

Penso que depois de umas semanas de bom tratamento você vai começar a notar algumas diferenças :wink: continue a fazer o que o seu vet aconselhou!

A minha também perdeu os bigodes e depois nasceram outros... hoje está uma gatona :wink: :lol:

Não desespere... mantenha-se calma que depressa terá um gatito todo lindinho e de saúde.
Nita77
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 4:22 pm

Quanto ao estranho caso dos bigodes, por mais voltas que dê à cabeça, não imagino nenhum sítio onde o pequenito os possa ter perdido...

Como ele estava em muito mau estado quando foi encontrado, a questão dos bigodes pode efectivamente estar relacionada com o problema do pêlo. Segundo o vet teremos que aguardar mas já fico mais descansada em saber que não é caso inédito :)

Em relação à alimentação estamos a dar-lhe RC weaning e não está a tomar nenhum suplemento.

O que ainda nos preocupa é o som que ele faz ao ronronar.
Ele ontem tomou a última dose de antibiótico para a constipação e, à excepção do som que persiste, está realmente melhor...

Vamos seguir o conselho do vet e aguardar. Esperemos que seja apenas uma mania dele ou do "excesso" de mimo que lhe dão os donos :D
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jun 17, 2009 4:30 pm

Essa ração é muito boa e está lá tudo o que ele precisa.
Vai ver que ele se vai tornar num gatão bigodudo e grande num instante. :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 17, 2009 4:40 pm

Nita77 Escreveu:
O que ainda nos preocupa é o som que ele faz ao ronronar.
Ele ontem tomou a última dose de antibiótico para a constipação e, à excepção do som que persiste, está realmente melhor...

Vamos seguir o conselho do vet e aguardar. Esperemos que seja apenas uma mania dele ou do "excesso" de mimo que lhe dão os donos :D

O gatito já terminou o tratamento para a coriza?
:oops: já percebi que terminou ontem.. :wink: assim sendo, claro que há que esperar mas, de qualquer forma, normalmente por volta do 5º dia de tratamento, começam a ficar melhores. Mas, faça como o Vet indicou...espere uns dias, não muitos! E, volte à carga com o Vet sobre esse eco.... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 17, 2009 5:52 pm

Nita77 Escreveu:O que ainda nos preocupa é o som que ele faz ao ronronar.
Pergunte à veterinária se lhe detectou algum sopro cardiaco. Como tem apenas 2 meses pode nem ter tocado no assunto para já. A minha veterinária, só me informou por volta das 10 semanas que a Jade tinha um sopro que ao contrário do que ela esperava, não passou, portanto havía problemas.

Os bigodes, ou melhor, a falta de bigodes e as manchas na pata não poderão indicar que terá ido fazer uma viagem ao fogão e meter o nariz onde não era chamado?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Nita77
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 9:02 am

Vou perguntar ao vet se já detectou alguma coisa.
De qualquer forma acho que ele está a melhorar e pelo menos ontem já não notámos o tal ruído ao ronronar.

Bigodes e patitas: As patas já estavam assim quando o acolhemos. A diferença é que numa delas quase já nem se nota, na outra está também a melhorar.
Os bigodes, não fazemos mesmo ideia, já nos estamos a convencer que terão mesmo caído.... Ele ainda não é capaz de saltar para o fogão, nem mesmo para o forno que fica por baixo.

Curiosamente ontem soubémos que no mesmo sítio onde o encontraram, estavam 3 irmãozinhos mortos :( . Aparentemente ele foi mesmo o único sobrevivente e estas mazelas poderão apenas ser o reflexo do que passou... De qualquer forma, por precaução, vamos manter-nos atentos ;)
pathelen
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 9:07 am

Bom dia...

Vai ver que tudo vai ficar bem... :wink:

O ruído da respiração vai passar... é dar tempo ao antibiótico de actuar!

As manchinhas nas patinhas pode até ser alguma tinta ou mesmo aquele tipo alcatrão das estradas, onde o gatinho possa ter estado quando nasceu... basta estar atenta!

Boa sorte!
Nita77
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 3:44 pm

Embora saiba que os bigodes do gatito não crescem da noite para o dia, o que é certo é após 1 semana, continuam do mesmo tamanho... Mínimos.

Relativamente às patitas, as manchas parece que são mesmo para ficar, visto que não há meio de desaparecerem.

Hoje por um breve segundo voltei a denotar o tal "ruído estranho" no ronronar...

Ele brinca, corre, pula, dorme, come, tudo com a normal energia de um gatinho de 2 meses...

Ontem até houve sessão de mordidelas lá em casa, com direito a ralhete ao pequeno por estar a pendurar-se nos braços dos donos à dentada :lol:

Já sei que me vão dizer... Vet :!: Claro que sim, se a situação se mantiver levo-o logo lá :wink:

Mesmo assim... O que vos parece?
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta jun 24, 2009 4:14 pm

Quanto aos bigodes... a doida da minha Cacau é super curiosa, certa noite resolvi dar um jantar cá em casa e acendi uma vela para aromatizar o ambiente... pois, fiz mal, nunca pensei que a sô dona fosse cheirar a vela e como tem uns bigodes que dá para por rolos, queimou-os (eu ia tendo um colapso)! Demorou umas semanas valentes a voltar a ficar com a bigodaça de sempre!
Filipa Costa
pathelen
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 4:27 pm

Nita77, se eu fosse o Osky dizia-lhe assim: "Dona, deixa os meus bigodes em paz... não vês que eu sou muito pequenino e eles têm tempo de crescer!!! :evil: :wink: "

Pois... tadinho! Agora preocupada com os bigodes... :lol: :lol:

Agora quando ao ruído na respiração, fique atenta... isso já é diferente! E se persistir então sim, deve voltar ao vet... pode precisar de mais medicação...

E acho muito bem que ele se pendure nos braços dos donos... :twisted: :lol: :lol: é vingança por não lhe deixarem os bigodes em paz!

O gatinho está muito bonito... atendendo em como ele vinha!
Nita77
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 4:53 pm

Ahahaha pathelen :lol:
Realmente... Gatinho sofre...Nem os bigodes escapam :lol:

Não tinha a menor ideia de quanto tempo levam os bigodes de um gato a crescer, por isso fico mais informada ao saber que com a Cacau foram umas semanas valentes :)

Confesso que o que mais me preocupa é o ronronar... Espero que seja apenas um ronronar mais agudo e mais intenso quando está mais mimado :) mas se se mantiver, passo pelo Vet.

Realmente, o Osky tá mesmo lindinho e traquinaaaaaaaaaaa...

O actual lema de vida do pikeno é "Morder, morder, morder" (e algum miminho e brincadeira à mistura) :)

Há dias que nem com "Nãos" melhora... Onte fartei-me de fazer figurinhas tolas. Se o "não" não resolve vamos fazer figuras felinas...Gatices... :oops:
Era eu a imitá-lo enquanto estava virado para a loucura... Ora dá cá a patinha, toma lá um dedido, ora dá cá uma dentada, ora toma lá uma patadinha... Ora S. Exa. arqueia as costas, ora a dona tenta fazer o mesmo... Foi um filme que só visto :lol: Resultado, depois de um olhar estranho e curioso, esqueceu-se das mordidelas...

Mas foi sol de pouca dura, hoje de manhã, depois do habitual cumprimento mantinal (em que ele estica as almofadinhas para a minha cara e lambe)...Pimba!Toma lá uma dentadinha de amor para te lembrares durante o dia... E deixares os meus bigodes em paz :lol: :lol:

(Agora percebo porque é que ele anda a morder tanto... É por causa dos bigodes!) :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 03, 2009 6:25 pm

Se ele estivesse com a mãe resolvia-se já o mistério dos bigodes: as mães muitas vezes cortam-nos, não se sabe bem porquê.

O meu vet diz que não há nenhuma prova científica, mas para ele as mães fazem isso numa tentativa de lhes moderarem a capacidade de movimentação. Digamos que é uma tentativa, desde logo vã :lol: , de os manterem mais perto delas.

Talvez ele tenha uma certa razão, porque esta coisa dos bigodes acontece quando eles começam a quererem explorar o mundo que os rodeia.
Responder

Voltar para “Gatos”