Andorinha bebe caida do ninho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
dddrv
Registado: quarta jun 17, 2009 3:44 pm

quarta jun 17, 2009 4:03 pm

Boa tarde, gostava de saber alguns conselhos, pois todos os anos por volta de Junho caem-me sempre andorinhas no mesmo sitio da rua, julgo que caiam do telhado, geralmente morrem pois ainda e uma altura bastante grande, mas por vezes as mais desenvolvidas ficam vivas, mas nao as posso colocar de volta no ninho. Ha 3 dias caiu-me uma, ja com bastantes penas, de vez em quando abre os olhos, nao me parecia ter patas ou asas partidas, pois esta sempre a rastejar e a bater as asas no chao. O problema e alimenta-la pois ela nao abre o bico sozinha, tenho que lhe forcosamente abrir o bico, e comecou a ficar torto e agora nao o consegue fechar totalmente. A unica coisa que come e graos de arroz e carne picada cozida e agua, migalhas de pao e alpista deita sempre para fora. Eu sei que e practicamente um caso perdido, pois as vivas morrem me sempre, para alem de serem animais dificieis de domesticar, mas mesmo assim gostava que um dia podesse aprender a voar e solta-la. Como faço para que ela abra o bico sozinha, e o que se lhe deve dar?
exopets
Membro Júnior
Registado: domingo abr 18, 2004 9:29 pm

quarta jun 17, 2009 7:25 pm

Boas,
acabei de soltar uma cm sucesso.
abres o bico devagar e das-lhe tenebrio.
primeiro dia tens k introduzir com uma pinça.
ao segundo ja tira da pinça e terceiro ja te como da palma da mao.

a minha ontem ja vou e esta livre .
é mto gratificante ...

pedro
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quarta jun 17, 2009 8:58 pm

mas tem de se matar os tenebrios primeiro senão mordem o animal por dentro e mata-o
exopets
Membro Júnior
Registado: domingo abr 18, 2004 9:29 pm

quinta jun 18, 2009 3:35 am

Nao é necessario, morrem ao serem comidos, ela qd eram grandes vomitou e vinham mortos.

pedro
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quinta jun 18, 2009 5:53 am

tang Escreveu:mas tem de se matar os tenebrios primeiro senão mordem o animal por dentro e mata-o
Isto é mais aconselhado nas zoophobas, pois sao bem maiores :wink:
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quinta jun 18, 2009 7:21 am

Uma vez achei uum melro bebe e tb dei tenebrios vivos a ele um pouco depis estava morto. E o melro estava bem vivo e mexido qd o encontrei, por isso acho que os tenebrios mataram-no
Catraia
Registado: terça jun 28, 2011 8:19 am

terça jun 28, 2011 4:04 pm

exopets Escreveu:Boas,
acabei de soltar uma cm sucesso.
abres o bico devagar e das-lhe tenebrio.
primeiro dia tens k introduzir com uma pinça.
ao segundo ja tira da pinça e terceiro ja te como da palma da mao.

a minha ontem ja vou e esta livre .
é mto gratificante ...

pedro

O que são tenebrios e onde se apanham?
Tenho uma andorinha bébe em casa que foi encontrada junto ao pneu de um carro, perto do ninho donde terá caido. Estou aflita pois a andorinha rasteja. tenho-lhe metido no bido papa feita com pão, água e vitaminas. O bico consigo abrir com ajuda de um palito, sem esforço, mas com cuidado encostando a cabecinha e o bico ao meu dedo indicsdor esquerco. de moite arranjo uma espécie de ninho quentinho e fica no meu quarto.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jun 28, 2011 4:25 pm

duvido que a andorinha consiga levantar voo se estiver no chão...
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça jun 28, 2011 9:39 pm

Dando-lhe arroz, pão, carne e outras coisas que o sistema digestivo da ave não está preparado dará mau resultado...

É possível alimentá-la, e mantê-la viva, mas... uma reintrodução com sucesso não me parece muito real... como é que ela vai aprender a voar como uma andorinha tem de voar e... aprender a procurar água e saber e apanhar mosquitos...
PassarilReal
Membro
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

quarta jun 29, 2011 8:02 am

As andorinhas são insectívoras, não comem alpista ou outras sementes e muito menos pão. A dar papa que seja papa insectívora ( das que se compram para melros ou aves similares) misturada com água.

Os tenébrios não se apanham! Normalmente compram-se em lojas de animais e depois mantêm-se em casa e podem mesmo reproduzir-se e criar-se. Trata-se da larva de um besourinho (tenebrio molitor).
Em alternativa, se não conseguir encontrar tenébrio, ou complementarmente, pode também tentar comprar asticot numa loja de pesca. Mas atenção ao manuseamento a armazenamento do asticot, porque tem de estar no frigorífico, sob pena de encher a casa de varejeiras. Pode também cozer o asticot, se não o quiser manter vivo, e depois congelá-lo, e ir desconjelando aos poucos para dar á ave.
Catraia
Registado: terça jun 28, 2011 8:19 am

quarta jun 29, 2011 11:57 am

Muito obrigada, pela informação. :idea:
Responder

Voltar para “Aves”