Construção de aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos

Qual dos Filtros preferem ou o melhor?

- Filtro EHEIM 2028
2
13%
- Filtro EHEIM Profissional3 - 2075
11
69%
- Filtro EHEIM Classic 2217
3
19%

Total de votos: 16
mfaria
Membro
Registado: terça dez 04, 2007 5:49 pm
Aquario 250 L
Aquario 600 L

quinta jun 18, 2009 10:43 am

Boas 8) ,

Caros colegas, vou evoluir um pouco e construir um aquario de 540 L dimensão 150x60x60 vidro 10 mm.

Tenho uma duvida na sua construção principalmente nos travamentos para esta dimensão, estava a pensar em dois de 5 cm no fundo e dois de 10 cm no topo será que é suficiente?

Agradeço a quem me puder ajudar e claro se tiver alguma dica esteja a vontade.

Já agora aproveito e deixo a votação para que me possam ajudar na aquisição do(s) filtro(s) para o novo aquario.

Cumprimentos
Marco Faria
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quinta jun 18, 2009 2:15 pm

Quanto mais potente. e quanto maior (mais espaço para esponjas, materias filtrantes, etc) melhor.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta jun 18, 2009 6:35 pm

Boas

Vidro de 10mm para essas medidas é muito pouco, aconselho-te no minimo vidro de 12mm e mesmo assim tens de estudar bem as travessas a colocar.

Tens pm.

cumps.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta jun 18, 2009 10:28 pm

podes por vidro de 10mm sem problemas tens de ter é os travamentos ou as travessas como lhes queiram chamar. quanto ao filtro estou com o Jaime, no entanto a corrente nao pode ser forte demais diz a litragem por hora que cada um debita para te aconselhar melhor
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta jun 18, 2009 11:06 pm

Cris, no que é que te baseias para dizer "...vidro de 10mm sem problemas" ?
Sabes que factor de segurança dá o vidro de 10mm para aquelas medidas?
mfaria
Membro
Aquario 250 L
Aquario 600 L

sexta jun 19, 2009 11:26 am

Boas 8) ,
Obrigado a todos pelas vossas sugestões, mas infelizmente vou ter mesmo de usar vidro de 10mm porque o de 12 mm só por encomenda e teria de comprar uma chapa completa o que me iria sair carissimo é uma das desvantagens de viver numa ilha :wink:
De qualquer das formas penso reforçar os travamentos pondo mais um no topo ficando dois perto das extremidades e um ao centro penso que assim irá reforçar mais .
Quanto a questão do filtro estive a ver um da FLUVAL o FX5 se não estou em erro, mas penso ser demasiado para este aquario (discus) irá ter muito fluxo L/h, que acham?
Cumprimentos :)
Marco Faria
<p><strong>O meu&nbsp;250L -&nbsp; <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4</a>&nbsp;- desactualizado</strong></p>
<p><strong>O meu de 600 L - <a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 5</a>&nbsp; </strong></p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sexta jun 19, 2009 6:23 pm

Desde que consigas que não se crie uma grande corrente, por exemplo virando a flauta contra o vidro, não existe fluxo L/h a mais, quanto mais melhor. Cumps
cris17
Membro Veterano

sábado jun 20, 2009 1:25 pm

element Escreveu:Cris, no que é que te baseias para dizer "...vidro de 10mm sem problemas" ?
Sabes que factor de segurança dá o vidro de 10mm para aquelas medidas?
baseio me na minha experiencia..o meu pai é um grande aquarofilo e faz aquarios ele la sabe...alem disso ja vi aquario com mil litros num revendedor e o vidro tinha 10mm. desde qe leve os travamentos bem feitos nao ha azar
cris17
Membro Veterano

sábado jun 20, 2009 1:27 pm

mfaria Escreveu:Boas 8) ,
Obrigado a todos pelas vossas sugestões, mas infelizmente vou ter mesmo de usar vidro de 10mm porque o de 12 mm só por encomenda e teria de comprar uma chapa completa o que me iria sair carissimo é uma das desvantagens de viver numa ilha :wink:
De qualquer das formas penso reforçar os travamentos pondo mais um no topo ficando dois perto das extremidades e um ao centro penso que assim irá reforçar mais .
Quanto a questão do filtro estive a ver um da FLUVAL o FX5 se não estou em erro, mas penso ser demasiado para este aquario (discus) irá ter muito fluxo L/h, que acham?
Cumprimentos :)
Marco Faria
vou me tentar fazer entender. podes usar esse vidro á vontade tens de por como travamentos:
-uma barra de vidro ao longo do vidro da frente por dentro e cima como é obvio
-atras a mesma coisa
-depois tens de por uma travessa dum vidro ao outro ou seja que cola o vidro frontal ao traseiro.
isto é o minimo que recomendo
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo jul 12, 2009 8:34 pm

Um profissional faz com 10mm e travamento em cima ao meio e laterais aproveitando para colocar as tampas.

Colocava 2 filtros 2217
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda jul 13, 2009 3:02 pm

Não sei se já montaste, mas com 10mm parece-me que estás a correr riscos desnecessários. O vidro de 12mm é mais caro (bem mais caro), mas é o aconselhado e mesmo no contnante :oops: é necessário encomendar, pois vem cortado de fábrica. Pensa bem, principalmente se tiveres putos em casa.
Quanto aos filtros trabalho com FX5 e para mim é domelhor que pode haver, no entanto para discus se calhar tem força a mais.
Exprimenta um Eheim Profissional 3 Electronico.

Luís Guerreiro
cris17
Membro Veterano

segunda jul 13, 2009 8:05 pm

eu tenho esta bestinha feita pelo meu pai, vidro 10mm tem 150*50*50 e tem 5 travamentos mas 2 ou 3 chegávam.
filtragem tenho um hydor prime 20 e um prime 30.
um debita 600l por hora e o outro 900

Imagem
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda jul 13, 2009 9:29 pm

cris17 Escreveu:eu tenho esta bestinha feita pelo meu pai, vidro 10mm tem 150*50*50 e tem 5 travamentos mas 2 ou 3 chegávam.
filtragem tenho um hydor prime 20 e um prime 30.
um debita 600l por hora e o outro 900

Imagem
Viva Cris!
Estás a esquecer-te que o aquário que o teu pai fez usa vidro de 10mm, mas tem 50cm de altura levando 375 litros brutos. O aquário em questão tem 60cm de altura e leva 540 litros de água. Esses 10cm a mais de altura de vidro permitem um volume de água maior, aumentando consequentemente a pressão que é exercida sobre os vidros. Não digo que as travas vão descolar, mas é uma bomba relógio à espera para rebentar. Já o do teu pai, utiliza a medida de vidro recomendada para a altura que tem, sendo recomendado 12mm apenas se não usasse travamentos.
Não queiram poupar dinheiro na segurança, compravam um porsche se o vendedor vos garantisse que os travões da frente eram suficientes para parar o carro?

Luís Guerreiro
mfaria
Membro
Aquario 250 L
Aquario 600 L

terça jul 14, 2009 4:28 pm

Boas,
Agradeço a todos a vossa atenção.
Mas o aquario ja foi construido e foi com vidro de 10 mm, reforcei com mais travas em cima e em baixo :roll: vamos a ver como se porta.

Já agora aproveito para perguntar qual a melhor maneira de preparar o fundo, estava pensando fazer da seguinte maneira:
1ª camada humus tratado cerca de 3cm
2ª camada cascalho (do tipo pedra pomos) cerca de 4cm há quem chame de (AKADAMA)
3ª e ultima camada de ADA SOIL AMAZONIC cor preta cerca de 4cm

Se por acaso tiverem alguma sugestão melhor já sabem como é "bota" cá para fora.

Quanto aos filtros tenho um colega que me aconselhou a comprar o JEBO de 1500 l/h ele disse-me que em relação preço qualidade que está muito bom.
Por acaso alguem ja teve alguma experiencia com esses filtros?

Desculpem lá a seca :wink:
Cumprimentos
Marco Faria
cris17
Membro Veterano

terça jul 14, 2009 5:33 pm

a marca JEBO é bem porreira essa filtro parece-me bom eheh
Responder

Voltar para “Peixes”