A minha Zara.. Preciso de ajuda!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Sacara
Membro Júnior
Registado: segunda out 29, 2007 4:24 pm
Localização: Zara (cadela) + Indie (Tartaruga missisipi) + Pimpinela (Tartaruga Hieroglifica)

domingo abr 19, 2009 11:39 am

Olá a todos!

Através do “adopta-me.org”, tive conhecimento, que uma Boxer deu a luz, 8 bebezinhos e que todos estavam no canil em muito mau estado..
Encontravam-se todos muito emagrecidos e malnutridos, apaixonei-me imediatamente pelos bebes, e trouxe uma menina para casa, tinha apenas 3 mesinhos.. uma verdadeira doçura, logo nos primeiros dias era muito complicado tocar-lhe, fazer festas, porque ela fugia sempre de nós, dei-lhe o espaço todo que necessitava e aos pouquinhos foi-me aproximando com mimos. Fez inúmeros tratamentos no veterinário.

Chegou a estar internada, devido ao sistema imunitário estar muito comprometido. Mas tudo passou, e com o tempo, esta princesa ficou muito reguila, como era de esperar, e como é normal num cachorro.

Imagem

(Na semana em que veio para minha casa, após internamento, com uns 3 messes. Como da para ver na foto, era uma bebezinha tímida, e com muito medo de tudo, e anoréctica)

O tempo foi passando, os messes voando e ela cresceu, (e muitoooo :D), o “problema” é que ela adquiriu um habito horrível, que é ferrar, ela não magoo-a, mas esta constantemente a atirar-se tipo como se fosse a “atacar”, eu sei que é a brincar, mas incomoda imenso, principalmente porque por vezes aleija, e tem também o habito de saltar-nos, e tentar ferrar-nos na cara, o que como calculam, é muito desagradável.. já tentei falar-lhe mais alto a dizer “não”, já a coloquei de castigo, mas nada adianta.. Não sei o que fazer.. Isto já vem, desde os 5 messes, mais ou menos, agora com 7 messes tem muito mais força (como é normal) e é muito complicado afasta-la quando tenta ferrar..

Imagem

(agora com 7 messes, a minha princesa mais linddddddddddddaaaaaaaaaaaaa :D)

Alguém me pode ajudar? Tipo.. o que é que eu faço, quando ela tem essas atitudes?
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo abr 19, 2009 3:24 pm

Isso agora vai ser bastante difícil de desabitua-la. O meu cão com 2 anos também ganhou o vicio de fazer xixi em todo o lado, faço o mesmo que tu ralho e ponho de castigo mas sem grande sucesso. Continua a tentar pode ser que ela se desabitue.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 20, 2009 2:00 pm

Vai ser dificil... pffff... :roll:

Que difícil o quê, qualquer cão pode ser ensinado ou treinado em qualquer altura da vida. O problema somos nós, os donos, que na maior parte dos casos não temos nem a paciência nem a consistência necessária para treinar o animal.

Tem que fazer com que ela perceba que esses comportamentos não são desejáveis. Sempre que ela saltar, tem que a repelir e ignorá-la, só lhe dando atenção quando estiver calma, sempre ela morder puxe-lhe a língua ou feche-lhe a boca para que ela comece a associar a sensação desagradável com o facto de a tentar morder. Há várias técnicas que pode fazer, sempre com consistência e com muita paciência tudo se consegue.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sacara
Membro Júnior
Registado: segunda out 29, 2007 4:24 pm
Localização: Zara (cadela) + Indie (Tartaruga missisipi) + Pimpinela (Tartaruga Hieroglifica)

sexta jun 12, 2009 8:09 pm

dinodane Escreveu:Tem que fazer com que ela perceba que esses comportamentos não são desejáveis. Sempre que ela saltar, tem que a repelir e ignorá-la, só lhe dando atenção quando estiver calma, sempre ela morder puxe-lhe a língua ou feche-lhe a boca para que ela comece a associar a sensação desagradável com o facto de a tentar morder. Há várias técnicas que pode fazer, sempre com consistência e com muita paciência tudo se consegue.
Obrigado pelas dicas! :)
Snoopana
Membro Júnior
Registado: terça dez 23, 2008 10:07 pm

quinta jun 18, 2009 11:17 pm

dinodane Escreveu:Vai ser dificil... pffff... :roll:

Que difícil o quê, qualquer cão pode ser ensinado ou treinado em qualquer altura da vida. O problema somos nós, os donos, que na maior parte dos casos não temos nem a paciência nem a consistência necessária para treinar o animal.

Tem que fazer com que ela perceba que esses comportamentos não são desejáveis. Sempre que ela saltar, tem que a repelir e ignorá-la, só lhe dando atenção quando estiver calma, sempre ela morder puxe-lhe a língua ou feche-lhe a boca para que ela comece a associar a sensação desagradável com o facto de a tentar morder. Há várias técnicas que pode fazer, sempre com consistência e com muita paciência tudo se consegue.
Exactamente!
Eu tive uma pendurinha que tinha exactamente os mesmo hábitos que essa linda. E tirei-a da rua com 2 anos e eduquei-a!
Faça isso que a Dinodane disse, ignore-a quando ela saltar pra si, vire-lhe as costas. Ela vai começar a perceber que não tem qualquer tipo de atenção da sua parte quando faz isso. Porque muito provavelmente ela faz isso para brincar e para ter a sua atenção. Ora, se ela começar a perceber que só tem a sua atenção quando faz coisas que você gosta... então vai deixar de fazer o que você ignora. :D
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”