Caturra com bico muito grande

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
VB75
Membro
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am

quinta jun 18, 2009 8:27 pm

Olá,

hoje notei que a minha caturra de 8 meses tem o bico muito grande chega-lhe à parte de baixo junto às penas, passei no vet a perguntar e disseram-me para ir lá cortar mas achei estranho pois a algum tempo o srº de uma loja disse-me que por vezes é preciso limar o bico, agora a minha duvida é se se pode cortar ou se deve ser limado até ter o tamanho normal.
Obrigada.

Cumps.
FÁCIL é ferir quem nos ama....DIFÍCIL é curar essa ferida!
Fabluis
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:42 pm

sexta jun 19, 2009 12:12 am

leva-o ao veterinário que ele vê o que é melhor, tanto quando deu a entender não tens muita experiência na área e o vet dirá o que é melhor, mas eu acho que o melhor é cortar a ponta. Posta uma foto para ver como é que está esse bico.

Cumps
VB75
Membro

sexta jun 19, 2009 8:48 pm

Olá,
eu fui ao vet perguntar pois não sabia se cortavam vou lá na 2ªfeira, só fiquei na dúvida se era melhor cortar ou limar como já me tinham dito à algum tempo, ainda ela não precisava.
É claro que não sou eu que vou fazer mas queria uma opinião antes de lá ir para depois poder falar caso seja necessário.
Fica as fotos.

Imagem
Imagem

Cumps.
Soniia
Membro
Registado: sexta mai 29, 2009 6:19 pm

sexta jun 19, 2009 9:25 pm

Olá ,
Ui é mesmo grande ! :o nunca tinha visto nada igual estou :o
Bem eu acho que o melhor é mesmo leva-la ao vet para ver o que ele diz :?
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jun 19, 2009 9:57 pm

Vet imediatamente. Parece-me grande demais para limar.
Deve ter imensa dificuldade para se alimentar.
Após ter isso normalizado, se ainda não tiver arranje-lhe osso de choco ou bloco mineral para ela ter algo duro onde gastar o bico.

Não tenho a certeza mas isso podem ser problemas alimentares. Já tive um periquito com algo semelhante, mas neste caso ele tinha também as pernas atrofiadas.
VB75
Membro

domingo jun 21, 2009 5:58 pm

Zahn Escreveu:Vet imediatamente. Parece-me grande demais para limar.
Deve ter imensa dificuldade para se alimentar.
Após ter isso normalizado, se ainda não tiver arranje-lhe osso de choco ou bloco mineral para ela ter algo duro onde gastar o bico.

Não tenho a certeza mas isso podem ser problemas alimentares. Já tive um periquito com algo semelhante, mas neste caso ele tinha também as pernas atrofiadas.
O vet já está marcado para amanhã.
O estranho é que o bico cresceu derrepente seria dum produto que lhe dei pois ela estava sempre cansada e tinha corrimento numa narina parecia constipada(milagrex- composição, enrofloxacina-100mg e excipiente q.b.p. 1ml).
Ela sempre foi doente, quando veio tinha uma patita magoada a qual melhorou com fisioterapia mas nunca ficou 100% tanto que essa pata parece ser mais gorda que a outra e nuca a acenta muito bem.
Em relação à comida dou-lhe o proprio para ela mas sem girassol que ela não come, ela está gordita por isso acho que continua a comer mas de qualquer maneira amanhã já vou com ela para o vet.

Cumps.
Zahn
Membro Veterano

domingo jun 21, 2009 8:42 pm

VB75 Escreveu:Em relação à comida dou-lhe o proprio para ela mas sem girassol que ela não come, ela está gordita por isso acho que continua a comer mas de qualquer maneira amanhã já vou com ela para o vet.
:D

Ao menos na alimentação é saudável e não é gulosa. Girassol (e amendoim) tem muita gordura para animais enjaulados. Como goluseima não faz mal e está bem assim, mas como alimentação não é nada bom.
VB75
Membro

segunda jun 22, 2009 7:41 pm

Olá,
a minha menina já cortou o bico, pensei que faziam o corte para o bico ficar tipo seta mas não agora a ponta está direita, será que fica bem ou devia de ser limado para ficar bicudo.

Cumps.
Zahn
Membro Veterano

segunda jun 22, 2009 8:01 pm

Se o vet deixou assim não lhe mexa. E se limar demais pode magoá-la.
Ponha-lhe osso de choco ou bloco mineral e ramos de salgueiro, por exemplo, à disposição para ela poder roer e gastar o bico.
;)
VB75
Membro

segunda jun 22, 2009 9:08 pm

Zahn Escreveu:Se o vet deixou assim não lhe mexa. E se limar demais pode magoá-la.
Ponha-lhe osso de choco ou bloco mineral e ramos de salgueiro, por exemplo, à disposição para ela poder roer e gastar o bico.
;)
Já tem o osso de choco mas não lhe liga nenhuma :(
Fabluis
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:42 pm

quarta jun 24, 2009 8:00 pm

foi a melhor opção :)
off-topic:
o meu nao gosta de sementes de girassol. :P
o vet nao disse qual/is possam ter sido as causas desse crescimento "estranho"?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jun 24, 2009 8:26 pm

Esse cresciment foi repentino? E as unhas como estão?
VB75
Membro

quarta jun 24, 2009 9:59 pm

PauloC1 Escreveu:Esse cresciment foi repentino? E as unhas como estão?
Sim, o bico cresceu muito rápido e as unhas só tinha uma muito grande.
O vet não me soube dizer qual o motivo, agora vou ter de estar mais atenta para não voltar a acontecer.
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta jun 25, 2009 1:01 pm

Além do osso de choco e/bloco de cálcio, deixe-lhe à disposição brinquedos de madeira onde possa desgastar o bico. As caturras podem ser bastante desconfiadas, pelo menos, no meu caso, mas depois de algum tempo habituam-se aos novos elementos na gaiola. Também pode colocar um poleiro de cimento na gaiola para as unhas, principalmente.

A única coisa em que não consegui "domesticar" a minha foi na alimentação. Detesta granulado e depois de 2 meses de insistência, muito barulho por parte dela e greve de fome, acabei por desistir. Mas também não tem direito a girassol :D, e contrabalanço com verduras e frutas diárias. Além das vitaminas mensais e dos probióticos, claro.

A minha tem cerca de 5 meses e em termos de bico e unhas está tudo impecável. Assim como no resto, felizmente :lol:
Cumprimentos
VB75
Membro

sábado jun 27, 2009 10:56 pm

Obrigada a todos pelas dicas.

Ela já começou a beliscar o osso de choco :D
Responder

Voltar para “Aves”