Afinal adopta-se ou não ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda ago 04, 2003 12:05 pm

Apenas o investimento inicial escusa de ser todo de uma vez. Por exemplo uma esterilização custa cerca de 150€, uma ida de rotina ao vet 20/25 €, o que pode ser facilmente comportado como despesa extra para um família, mas a entrada de um cachorrinho acompanhada de uma despesa de 1500 € para além de acessórios comida vet pode ser impensável ..... será razão para essas pessoas não concretizarem o seu sonho de ter um cachorro de determinada raça??????????????????????[/quote]

Concordo inteiramente consigo, eu considero que levo uma vida normal, pago casa, carro, trabalho o meu marido também tenho o que comer mas não tenho luxos, no entanto tenho dois cães que trato bem. Dou-lhe uma boa ração, trato bem deles, dou-lhes as vacinas e todos os cuidados de higiéne necessários, banhos, tosquias, etc. No entanto não podia, nem posso e é até impensável gastar 1500 € na chegada de um novo membro á família. É Muito dinheiro para dar por um cão. Tenho dois cães de raça que por acaso não comprei e os gastos quando os trouxe para casa já foram elevados. Isto tudo para dizer que é perfeitamente normal a maioria das pessoas não adquirirem um animal assim, ou quando têem muita vontade o comprem a prestações isso não quer dizer que depois não se lhes dê tudo quanto precisarem. A minha Dayse quando veio para casa teve 15 dias seguidos a ir ao vet porque vinha doente...não olhei ao que gastei apenas queria que ficasse boa, e só a título de exemplo na altura até estava desempregada e fui todos os dias ao vet com ela. ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda ago 04, 2003 3:04 pm

De facto, na sociedade injusta em que vivemos, o direito ao cão, ao filho, à saúde e à própria vida não é para qualquer um.
Quando referi os casos de "abandono" dos cães fechados em casa ou mesmo num jardim durante horas a fio não estava a generalizar, embora o número de situações dessas seja muito elevado. E nestes casos, muito sinceramente, duvido que os cães sejam felizes.
eu não duvido, tenho a certeza. basta ouvir o cão do meu vizinho. lá voltou ao cativeiro. há dias em que ladra 24 horas por dia. não deve ser de felicidade. restos, dão-lhe quando calha. eu costumo atirar-lhe ração. agora até tenho posto óleo de milho e vitaminas, porque o pelo mete nojo. água, tem às vezes. tiram-lhe o recipiente para eu não o encher. imagine-se como o animal não está com o calor que tem feito. de vez em quando, atiro umas mangueiradas para refrescar. mas sempre a medo. até parece que sou eu que estou a proceder mal.
no outro dia, telefonei para a polícia. não conseguia dormir com o barulho. também tinha esperança que o soltassem. as aa acham que há outros que estão piores :o :o se adoecer e morrer , vai para o lixo. e gostam muito dele. mas entre carros, carrinhos e motorizadas... está tudo bem resguardado para não apanhar chuva. nunca lhes vi a conta bancária, mas custa dinheiro soltá-lo? claro, lá vai ele espalhar tudo pelo quintal. quando os "donos" se tentam aproximar, ele fica eufórico. é logo corrido. francamente :o :o e ninguém lhes dá com um pau bem assente :p :p
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda ago 04, 2003 5:42 pm

na minha opinião depende dos donos. há donos pobres (como já fui) que arriscam tudo pelo seu cão se ele precisar, até preferem passar um pouco de fome do que abater o animal. há outros que não, ou abatem o cão para o filho ter tudo, ou porque aquele nem era o cão preferido... entendem o meu ponto de vista? para mim, todos os que vivem comigo são família e como tal, arrisco-me eu pela minha família. não ponho ninguém à frente nem ninguém atrás. estamos um pouco mal de dinheiro? é azar, havemos de ficar melhor, entretanto ninguém vai desistir aqui ;) ;) ;) ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 04, 2003 5:53 pm

Minhas alminhas, quem está a falar em animais de raça ?

Puxa, já escrevi aqui isto n vezes...
sojo Escreveu: Apenas o investimento inicial escusa de ser todo de uma vez. Por exemplo uma esterilização custa cerca de 150€, uma ida de rotina ao vet 20/25 €, o que pode ser facilmente comportado como despesa extra para um família, mas a entrada de um cachorrinho acompanhada de uma despesa de 1500 € para além de acessórios comida vet pode ser impensável ..... será razão para essas pessoas não concretizarem o seu sonho de ter um cachorro de determinada raça??????????????????????
Concordo inteiramente consigo, eu considero que levo uma vida normal, pago casa, carro, trabalho o meu marido também tenho o que comer mas não tenho luxos, no entanto tenho dois cães que trato bem. Dou-lhe uma boa ração, trato bem deles, dou-lhes as vacinas e todos os cuidados de higiéne necessários, banhos, tosquias, etc. No entanto não podia, nem posso e é até impensável gastar 1500 € na chegada de um novo membro á família. É Muito dinheiro para dar por um cão. Tenho dois cães de raça que por acaso não comprei e os gastos quando os trouxe para casa já foram elevados. Isto tudo para dizer que é perfeitamente normal a maioria das pessoas não adquirirem um animal assim, ou quando têem muita vontade o comprem a prestações isso não quer dizer que depois não se lhes dê tudo quanto precisarem. A minha Dayse quando veio para casa teve 15 dias seguidos a ir ao vet porque vinha doente...não olhei ao que gastei apenas queria que ficasse boa, e só a título de exemplo na altura até estava desempregada e fui todos os dias ao vet com ela. ;)
[/quote]
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 04, 2003 6:36 pm

Eu, nisto como noutras coisas, acho que tudo depende da pessoa em si.

Alguém disse aqui que o mais importante para um cão é sentir-se amado.
Plenamente de acordo.

Conheço gente mais modesta e gente rica.
E digo-vos que os cães (eram vários) de um pobre que aqui andava (ia à padaria acompanhado pela matilha) eram animais felizes.
Quando digo um pobre, digo mesmo pobre, como já não se vê por aí.

Quando digo que os cães eram felizes, digo felizes a sério.
Passavam o dia com o dono, dormiam com ele.
Aos cães não lhes fazia impressão o mau aspecto ou o cheiro.

(que terá acontecido ao homem ? Nunca mais o vi)
Mas, prosseguindo, eram mais felizes que outros mais "burgueses", a comerem ração, a irem ao vet, a serem tosquiados, que mal veêm os respectivos donos, que nunca têm tempo para eles !

É como as crianças : se pensam que uma criança rica é mais feliz que uma pobre - think again !

Depende dos pais.

Como dizia um colega meu "mais vale pobre e feliz, que rico e infeliz" ao que outro respondeu "mais vale rico e feliz, que pobre e infeliz".

Não há soluções pré-compradas.
A generalização no que respeita a sentimentos, é um grande erro !
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

segunda ago 04, 2003 7:08 pm

Não sei como funciona nos canis municipais, mas nas associações, o processo de adopção não é assim tão simples, os voluntários não andam propriamente com 5 cães debaixo do braço tipo folhetos de publicidade, que se vai tentando dar a quem passa!

Aparte- Já ouviram falar do "meio termo"? Se quiserem apresento-vos! Ah... normalmente vem acompanhado do "respeito pela opinião e (in)experiência dos outros"... Still interested?

Maria
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 04, 2003 7:46 pm

mmcoelho Escreveu: Não sei como funciona nos canis municipais, mas nas associações, o processo de adopção não é assim tão simples, os voluntários não andam propriamente com 5 cães debaixo do braço tipo folhetos de publicidade, que se vai tentando dar a quem passa!
Sim ? Nunca li em Portugal nenhgum questionário que inclua a situação económica dos adoptantes.

Meio termo sim, não exagere.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

segunda ago 04, 2003 10:21 pm

CasadeAnaval Escreveu:
mmcoelho Escreveu: Não sei como funciona nos canis municipais, mas nas associações, o processo de adopção não é assim tão simples, os voluntários não andam propriamente com 5 cães debaixo do braço tipo folhetos de publicidade, que se vai tentando dar a quem passa!
Sim ? Nunca li em Portugal nenhgum questionário que inclua a situação económica dos adoptantes.

Vou falar pelo q apenas sei da associação onde estou!!!

No papel realmente tem razão não existe, mas existe na "conversa" que se tem com a pessoa que vai adoptar o cão e é visitada a casa, instalações, etc etc. Claro que isto não invalida que algumas vezes sejam recolhidos alguns cães que já estavam dados, mas evita.
E para quem quiser o vet é mais barato para cães adoptados (nesta associação, as outras não sei como funciona!!)

Mas por mais que se tente há sempre situações em que o cão não é devidamente tratado... podemos tentar evitar com perguntas e mais perguntas, com visitas regulares e etc mas existe sempre um senão de vez em quando!
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

segunda ago 04, 2003 10:29 pm

MaryLuna Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:

Vou falar pelo q apenas sei da associação onde estou!!!

No papel realmente tem razão não existe, mas existe na "conversa" que se tem com a pessoa que vai adoptar o cão e é visitada a casa, instalações, etc etc. Claro que isto não invalida que algumas vezes sejam recolhidos alguns cães que já estavam dados, mas evita.
E para quem quiser o vet é mais barato para cães adoptados (nesta associação, as outras não sei como funciona!!)

Mas por mais que se tente há sempre situações em que o cão não é devidamente tratado... podemos tentar evitar com perguntas e mais perguntas, com visitas regulares e etc mas existe sempre um senão de vez em quando!
Esqueci de acrescentar que o cão pode sempre ser devolvido à associação... talvez não seja muito bom, mas é uma maneira de evitar que seja reabandonado ou abatido por falta de recursos!
anjaazul
Membro Veterano

segunda ago 04, 2003 10:40 pm

conheço bairros de barracas que estão a abarrotar de cães e gatos. mas também de crianças. ora se não têm dinheiro para comer :o :o mas o que é grave é que um destes bairros fica perto da base americana. muitos desses animais são dados pelos americanos aos ds barracas. não saberão em que condições estes vivem?
Ordem_dos_Membros
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 8:56 pm
"NICO"lau - Labrador com 1 ano

terça ago 05, 2003 12:39 am

Olá pessoal.

Se eu fosse cão, o dono que gostaría de ter, seria mais do tipo:

Pobre.

Sem dinheiro para ração, mas que reservassem uns restinhos cá para o cachorro ( porra, já viram aqueles com donos da classe média, que tem que comer aquela mistela todos os dias ).
Ter que ir á junta de freguesia uma vez por ano apanhar a vacina, ( sim porque há maneiras de ter as vacinas em dia sem gastar no veterinário ).

É claro que:
Traria comigo sempre umas carraçasitas e umas pulgasitas ( sim, porque quando ficam grandes são fáceis de apanhar com os dentes ).
Mas isso não é por os meus donos não terem dinheiro para desparasitante, porque eu não acredito que haja algum, que aguente tanta ida á mata, para brincar aos veterinários com as minhas amigas, sabem como é... começo logo por medir a temperatura, (elas dizem-me que eles metem noutro sitio, mas aqui, o vet sou eu :p ).
Claro que nem sempre é na mata ( ontem foi mesmo em frente á casa onde costumo apanhar a vacina, mas o presidente da junta viu-nos, e bolas, a minha amiga fugiu, mas... com o termómetro lá preso !!! :o :oops: :evil:
Isto é que é vida !!!

Eu até já tenho pensado varias vezes nos cães da classe média como será que eles brincam, se estão todo o dia presos nos apartamentos ou vivendas com grades muito altas, e se saem á rua, é sempre algemados a algum dos donos.

Bom. Isto dava pano para mangas mas devido ao adiantar da hora fico por aqui.
<p>Bem ajam e haja ordem na ordem.</p>
<p>L.G.</p>
anjaazul
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 1:25 am

Eu até já tenho pensado varias vezes nos cães da classe média como será que eles brincam, se estão todo o dia presos nos apartamentos ou vivendas com grades muito altas, e se saem á rua, é sempre algemados a algum dos donos.

Bom. Isto dava pano para mangas mas devido ao adiantar da hora fico por aqui.
então e o seu como é? é dos que têm umas carraças ou estão metidos numa jaula de betão?
Zoscar
Registado: sexta jun 06, 2003 9:20 am

terça ago 05, 2003 10:42 am

Que giro, descobri agora que só podem ter cães os ricos.

Nem sequer os pobres "classe média" têm condições para ter canitos ?

E o que são ricos? Serão os milionários? Ou aqueles que se pensam acima dos outros ?

Os animais, tal como as pessoas, não têm todos a mesma "sorte". Todos procuramos viver e estar cada vez melhor mas, infelizmente, há muitos que o não conseguem.

Será que aquele meu vizinho, que está sempre acompanhado o seu cão (um rafeiro alentejano sem LOP nem pedigree, mas sempre um rafeiro alentejano), que lhe dá restos (sim os restos da sua comida), mas que o pega no colo, lhe faz festas e nunca o deixa sozinho, não tem direito a ter o seu cão ?

Tenho dois cães, comem racão de "boa marca". Fazem todas as vacinas e frequentam regularmente o vet são mais felizes que o cão do meu vizinho ?

:?:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 05, 2003 10:59 am

Zoscar Escreveu: Que giro, descobri agora que só podem ter cães os ricos.

Nem sequer os pobres "classe média" têm condições para ter canitos ?

E o que são ricos? Serão os milionários? Ou aqueles que se pensam acima dos outros ?

?
:?: :?: :?: Quer parecer-me que não apanhou o sentido do tópico...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Ordem_dos_Membros
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 8:56 pm
"NICO"lau - Labrador com 1 ano

terça ago 05, 2003 11:22 am

anjaazul Escreveu: então e o seu como é? é dos que têm umas carraças ou estão metidos numa jaula de betão?
Nem um nem outro.

O figo è dos que não saem para fora do gradeamento, e a brincadeira preferida dele é fazer alterações ao relvado. :x
<p>Bem ajam e haja ordem na ordem.</p>
<p>L.G.</p>
Responder

Voltar para “Cães”