Olá a todos.
Apanhei a semana passada 2 melros ainda sem penas e que mal abriam os olhos, que foram rejeitados pelos pais. Aliás, da minha janela via à distancia a mãe a chocálos, e depois vi quando sairam do ovo, e dois dias depois estranhei não ver a mãe a ir dar comida.
Ao fim do dia decidi ir lá eu ver se os bichos tinham morrido e por momentos pensei que sim, estavam frios e imóveis e já com formigas a passear neles.
vi que ainda respiravam e trouxe-os de imediato para casa, juntamente com o ninho, para que não estranhassem.
Aqueci-os e, quando já se mexiam um pouco, alimentei-os com comida para pintos misturada com água. Usei um recipiente tipo biberão para lhes dar a comida, e eles comeram lindamente.
A mãe costumava vir comer a fruta que tenho no quintal, mas nunca mais apareceu, deve ter morrido. O pai nunca o vi, nem antes nem depois de apanhar os pequenos.
Eles têm comido bem, e crescido a olhos vistos, mas deparo-me com um dilema, eles já saíram do ninho e querem aprender a voar, até aqui tudo bem, estão num local com muito espaço para o fazerem em segurança, mas não sei se, e como, os devo ensinar a comer sem ser a dar directamente no bico.
Eles têm duas semanas, talvez até uns dias a menos que isso, e só comem dando no bico com o tal biberão. Já lhes pus comida á disposição mas nem lhe ligaram. Pus também um recipiente baixinho com água, não sei se eles gostam de se molhar com o calor que está... não há perigo de se afogarem, é mesmo baixinho.
Sei que é proíbido ter melros em casa, mas eles não tiveram nem terão nunca a educação necessária á sobrevivência na rua, por isso pretendo mante-los por cá. Eles são muito meigos e assim que veêm alguém sobem logo para a mão, não estão mesmo aptos á vida selvagem.
Bom, mas o que eu queria mesmo saber era técnicas para os ensinar a comer sozinhos, se algém puder ajudar, desde já agradeço.
Melros
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Os melros são pássaros insectívoros, e precisam de alimento vivo (tenébrios, por exemplo), e papa própria para insectívoros.
Os pássaros, quando estão aptos a comer, não é preciso fazer nada. Eles simplesmente comem, desde que haja comida à disposição.
Pássaros com 15 dias, penso eu que mesmo sendo melros, não estão ainda aptos a comerem sozinhos.
Eu já criei canários e canários de moçambique, e eles sempre aprenderam a comer sozinhos, quando bem entenderam (os canários, por volta dos 30 dias, e os moçambiques, por volta dos 50), não foi preciso ensiná-los, mas apenas deixar comida à disposição. De início dava-lhes maçã e papa de criação seca e eles logo começavam a debicar. Depois iam para as sementes.
Eu nãopercebo nada de melros, e não sei quando começam a comer sozinhos, mas desde que tenham comida à disposição, eles comerão sozinhos quando for a hora.
Também pode fazer o que disse o Paulo C. e entregá-los a entidades que podem cuidar deles. Em Monsanto há uma.
Boa sorte para os pequenos.
Os pássaros, quando estão aptos a comer, não é preciso fazer nada. Eles simplesmente comem, desde que haja comida à disposição.
Pássaros com 15 dias, penso eu que mesmo sendo melros, não estão ainda aptos a comerem sozinhos.
Eu já criei canários e canários de moçambique, e eles sempre aprenderam a comer sozinhos, quando bem entenderam (os canários, por volta dos 30 dias, e os moçambiques, por volta dos 50), não foi preciso ensiná-los, mas apenas deixar comida à disposição. De início dava-lhes maçã e papa de criação seca e eles logo começavam a debicar. Depois iam para as sementes.
Eu nãopercebo nada de melros, e não sei quando começam a comer sozinhos, mas desde que tenham comida à disposição, eles comerão sozinhos quando for a hora.
Também pode fazer o que disse o Paulo C. e entregá-los a entidades que podem cuidar deles. Em Monsanto há uma.
Boa sorte para os pequenos.

<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
Ola
Eu ja vi serem criados melros, e eles so começam a comer sozinhos por volta das 2semanas 3semanas.
Ja vi serem criados melros, e o sr. dava uma papa propria para melros, desfeita em agua, tinha um pau fininho com a forma de um bico, e davamos a papa quando abriam o bico a pedir comer, quando começam a querer e a conseguir voarem sozinhos, ai mais dia menos dia começam a comer sozinhos.
Este ano quando andavamos a cortar umas acacias em Sao Jacinto e cairam 3 melros do ninho, troucemos os 3, alimentamos, 2 deles mal comiam ozinhos nem do pau acabaram por morrer, o outro era mais pequenino comeu sempre bem do pau, esse viveu e ta grande e saudavel.
Depois la são soltos e iandam la pela quinta hehehe felizes, este ano teve uma melra que fez o ninho mesmo no caminho a beira da ria onde é costume estarmos a pescar, ela nunca abandonou o ninho heheh, digo isto porque é dificil os melros fazerem ninhos a vista das pessoas, e quando o fazem se sentirem pessoas podem acabar por abandonar os ninhos, la deve ter sido alguma melra solta por nós e nao nos tem como ameaça
Eu ja vi serem criados melros, e eles so começam a comer sozinhos por volta das 2semanas 3semanas.
Ja vi serem criados melros, e o sr. dava uma papa propria para melros, desfeita em agua, tinha um pau fininho com a forma de um bico, e davamos a papa quando abriam o bico a pedir comer, quando começam a querer e a conseguir voarem sozinhos, ai mais dia menos dia começam a comer sozinhos.
Este ano quando andavamos a cortar umas acacias em Sao Jacinto e cairam 3 melros do ninho, troucemos os 3, alimentamos, 2 deles mal comiam ozinhos nem do pau acabaram por morrer, o outro era mais pequenino comeu sempre bem do pau, esse viveu e ta grande e saudavel.
Depois la são soltos e iandam la pela quinta hehehe felizes, este ano teve uma melra que fez o ninho mesmo no caminho a beira da ria onde é costume estarmos a pescar, ela nunca abandonou o ninho heheh, digo isto porque é dificil os melros fazerem ninhos a vista das pessoas, e quando o fazem se sentirem pessoas podem acabar por abandonar os ninhos, la deve ter sido alguma melra solta por nós e nao nos tem como ameaça

<p><strong>Visitem - </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
ja que os estas a criar da a papa dos pintos varias vezes ao dia e metes granulado e agua á disposiçao. o instinto falará mais alto e começam a comer. depois podes ir dando uns bicharocos e quando vires que voam e comem bem soltas. foi assim que fiz e correu tudo bem
-
- Membro Veterano
isso do pau é muito relativo, eu sempre alimentei com a parte de tras de uma colher de café e sempre na boamistik Escreveu:Ola
Boas!
Hoje o meu gato trouxe-me para casa um melro, reparei que o melro ja quer tentar voar porque dá bem as asas....mas infelizmente não encontro nenhum ninho por perto tirando o facto que, anda um melro aqui em redor um pouco aflito....
Não sei se o mais certo será alimentá-lo por casa, mas arrisquei em colocar o melro numa cesta de palha com algum algodão, pendurado numa árvore proximo de onde anda o outro melro aflito....
Tenho um certo receio que outros gatos o tentem apanhar (o meu está preso em casa)....mas de qualquer das formas o tal melro aflito anda de redor da árvore....
Será que o irá alimentar?? Ou deverei traze-lo para casa e alimentá-lo eu??
Reparei que ele tb abre muito a boca a pedir de comer (suponho) e a chamar pela mãe....por isso arrisquei colocá-lo lá fora....
Hoje o meu gato trouxe-me para casa um melro, reparei que o melro ja quer tentar voar porque dá bem as asas....mas infelizmente não encontro nenhum ninho por perto tirando o facto que, anda um melro aqui em redor um pouco aflito....
Não sei se o mais certo será alimentá-lo por casa, mas arrisquei em colocar o melro numa cesta de palha com algum algodão, pendurado numa árvore proximo de onde anda o outro melro aflito....
Tenho um certo receio que outros gatos o tentem apanhar (o meu está preso em casa)....mas de qualquer das formas o tal melro aflito anda de redor da árvore....
Será que o irá alimentar?? Ou deverei traze-lo para casa e alimentá-lo eu??
Reparei que ele tb abre muito a boca a pedir de comer (suponho) e a chamar pela mãe....por isso arrisquei colocá-lo lá fora....
-
- Membro Veterano
empapa farinha dos pintos em agua e espera um pouco porque aqilo vai inchar. e depois é so dar varias vezes ao dia. eu ate misturava umas vitaminas mas se nao ouver é relativojmag1983 Escreveu:o problema é que aqui é dificil arranjar alimento próprio para melros!!
isto por aqui é tipo aldeia....
só se for mesmo a vizinha pedir-lhe farinha de pintos (ela faz criação, pode ser que tenha)