Água fria !!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Nicole
Membro
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm

terça ago 05, 2003 1:04 pm

Olá !!!! :)

Fui à secção de peixes e a única raça que se consegue adaptar à água fria é o peixe dourado. Se não for incómodo, gostava que me indicassem outras raças de água fria.

Obrigada !!!!
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

terça ago 05, 2003 2:25 pm

outra espécie típica de água fria são as carpas...ainda há outra (creio que se chama notropis), que parece uma versão azul-violeta do peixe dourado. Os limpa-vidros também se adaptam facilmente a água fria..Depois disto, existem muitos peixes que se dão bem em água não aquecida desde que o aquario esteja dentro de casa, especialmente nos sitios mais frequentados, pois são esses os sítios aquecidos no inverno...resumindo: desde que a temperatura da água não desça abaixo dos 15º, dão se bem sem aquecimento os tanictis ou neons chineses, as carpas chinesas (que têm uma bossa nas costas), uns peixes em forma de raia que se colam aos vidros (não me recordo agora do nome) e os peixes do paraiso. com as temperaturas minimas da agua um puco mais acima (cerca de 18º-19º) já se dão bem as tesouras, os peixes zebra ou danios-zebra, o coridora bronzeado mais comumente chamado limpa-fundos eo coridora pimenta.

agora depende se a casa é aquecida no inverno e do clima da região...de facto, uma vez o meu aquecedor ficou desligado durante uma semana no inverno (a mulher a dias desligou-o para ligar o aspirador) e nenhum peixe morreu....
Galendil
Membro Veterano
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

terça ago 05, 2003 2:26 pm

outra espécie típica de água fria são as carpas...ainda há outra (creio que se chama notropis), que parece uma versão azul-violeta do peixe dourado. Os limpa-vidros também se adaptam facilmente a água fria..Depois disto, existem muitos peixes que se dão bem em água não aquecida desde que o aquario esteja dentro de casa, especialmente nos sitios mais frequentados, pois são esses os sítios aquecidos no inverno...resumindo: desde que a temperatura da água não desça abaixo dos 15º, dão se bem sem aquecimento os tanictis ou neons chineses, as carpas chinesas (que têm uma bossa nas costas), uns peixes em forma de raia que se colam aos vidros (não me recordo agora do nome) e os peixes do paraiso. com as temperaturas minimas da agua um puco mais acima (cerca de 18º-19º) já se dão bem as tesouras, os peixes zebra ou danios-zebra, o coridora bronzeado mais comumente chamado limpa-fundos eo coridora pimenta.

agora depende se a casa é aquecida no inverno e do clima da região...de facto, uma vez o meu aquecedor ficou desligado durante uma semana no inverno (a mulher a dias desligou-o para ligar o aspirador) e nenhum peixe morreu....
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça ago 05, 2003 7:39 pm

não se esqueçam dos telescópios, com uns grandes olhos e todos pretos!

Já tive um...
Galendil
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 9:23 pm

os telescopios são uma variedade do peixe vermelho(carassius arautos - acho que é assim...)...uma entre muitas outras variedades: cometas, cometas sarasa, orandas, pimpao olhos de bolha, peixe vermelho leao (não sei se é assim que lhe chamam), etc...
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

terça ago 05, 2003 9:54 pm

Carassius auratus sao os "peixes vermelhos", que incluem orandas, telescopios, ... ... ... ...
Um peixe que normalmente e do agrado geral e se da bem em temperaturas entre os 18 e os 26 graus e o Guppy.
Galendil
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 11:36 pm

exacto....a espécie carassius arautos tem inumeras variedades, mas são todos da mm espécie....e vdd! tinha-me esquecido dos guppys, dos espadas e dos platys!
eduardo_msc_gomes
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta ago 06, 2003 9:01 am

E já agora tb não nos podemos esquecer do Beta (combatente)que, sem sombra de duvida se dá bem em água fria (embora o seu desenvolvimento seja mais lento)
Joaocb
Registado: quinta dez 20, 2001 4:16 pm

domingo ago 17, 2003 11:34 pm

BlowFish Escreveu:Um peixe que normalmente e do agrado geral e se da bem em temperaturas entre os 18 e os 26 graus e o Guppy.
Eu não iria tão abaixo na temperatura dos guppies... 20º no mínimo, abaixo disso não é recomendável! Claro que aguentam os 18º e talvez até temperaturas ainda mais baixas, mas devemos tentar recriar o seu habitat dentro do possível, e não sujeitá-los a outras condições muito diferentes. O ideal será mantê-los entre os 22º e os 26º, se bem que nesta altura do ano os desgraçados devem estar muito perto dos 30... mas aqui pouco há a fazer... Caso se queira incentivar a reprodução então deve-se optar por um intervalo entre os 25º e os 27º.

Já agora aproveito para dizer, na sequência do parágrafo anterior, que nem os guppies, nem as mollies, espadas e outros peixes semelhantes podem ser considerados peixes de água fria. São peixes de água doce tropical! Tentar mantê-los a temperaturas muito baixas é certo que mais cedo ou mais tarde apanham doenças, sendo que o ictio (doenças dos pontos brancos) será a primeira a surgir e pouco tempo depois morrem.

E se algum dia tiverem peixes com ictio, e estiver ainda no início, não coloquem nenhum medicamento no aquário, simplesmente aumentem a temperatura para os 26º durante uns 3 a 5 dias. Caso não haja melhoras ao fim do primeiro dia então aumentem a temperatura de 2 em 2 graus (por dia) até aos 30º (mas não deve ser necessário).
Joaocb
Registado: quinta dez 20, 2001 4:16 pm

segunda ago 18, 2003 8:49 pm

Um colega do Fórum de Aquariofilia criou um tópico muito bom com fotos de alguns peixes de água fria. Espero que ajude a identificar algumas das espécies que existem.

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/v ... =4187#4187
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça ago 19, 2003 9:44 pm

inflizmente cá em portugal não se encontram no mercado mtas variedades de peixas de água fria. Mas há varias espécias de peixes de água fria que pelo menos em inglaterra (é o que tenho mais conhecimento)há á venda varias especies como esturjões, vairões, percas e alguns tipos de peixe gato mas lá para ter certas especies é necessario ter licença
Responder

Voltar para “Peixes”