Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jun 21, 2009 9:29 pm

Desculpem entrar na conversa mas tenho uma questão para os "apoiantes " do método reforço positivo....
Como muitos sabem fui buscar o Simão , um dogue alemão a um canil... Estava para abate , uma das razões era a sua agressividade.
Veio mais tarde a verificar-se que era uma falsa razão.... ou não , não sei....
Certo, certo é que trouxe para casa um cão supostamente agressivo, de grande porte.
Quando , uns dias , poucos, mais tarde o Simão rosnou à minha filha mais nova que tipo de reforço positivo era o que seria suposto eu dar-lhe ?
Devo desde já dizer que assumo que lhe dei uma valente bofetada no focinho.... era isso ou deixá-lo talvez morder na miuda....
Não digo que foi pela chapada, não foi obviamente, mas tenho sorte, ele revelou-se diferente daquilo que o pintavam e hoje compreendo-o melhor... mas se voltasse a rosnar.... era chapada certa.... assumo ....
Ah! E tenho-o comigo há 6 meses, já engordou,mas melhor que isso.... revela uma confiança quase cega em todos os elementos da familia, ao ponto de estar sempre pronto para brincar... seja com quem for....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo jun 21, 2009 10:15 pm

De fato faria e faço o mesmo.

Uma que levantei em outro tópico. Como treinar um cão para rejeitar comida de estranhos na ausência dos donos? Não conheço método digamos, indolor ao mesmo.

Para agility vai bem o positivo, para obediência, os dois métodos, mas para certas desordens, não tem outro que não a bofetada.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 21, 2009 10:22 pm

Comparar cães e lobos é tão exacto como comparar chimpanzés e pessoas, é o mesmo grau de parentesco, e em algumas coisas seremos iguais mas noutras somos diferentes.
Eu sei que já venho tarde e que esta afirmação já foi contraposta, mas é impossível manter um nível elevado de discussão com tiradas destas e como a outra do canis lupus e canis familiaris... até a maioria de nós que de cientistas ou estudiosos nada temos sabemos serem afirmações erradas... peço desculpa pela franqueza.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo jun 21, 2009 10:52 pm

Já admiti a minha ignorância em relação ao cão ser sub-espécie do lobo. Bem mas à parte disso continuo aberto à discussão nunca fugi de nenhum ponto de vista na minha vida, sempre usei as discuss~es de ideias para evoluir em termos de conhecimentos e realmente para ter esta discussão precisaria de estar mais bem preparado. Com isto não estou a dizer que não tenho razão, estou a dizer que não domino todos os assuntos que se geram a partir dai.
Bem seja como for não sou vegetariano nem vou ser, embora seja defensor dos direitos dos animais, nunca fui fundamentalista, agora se me é dada hipotese de não bater no meu cão para o ensinar seja o que for onde for eu prefiro assim, a dominância exista ou não, estamos ainda por esclarecer... quais os estudos mais relevantes... eu não a tenho em conta no meio treino e não é por isso que não consigo treinar e obter resultados... em agressividade, ou o que for ... próxima paragem treino de cães de parar.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 21, 2009 11:28 pm

doglover80 Escreveu: ... a dominância exista ou não, estamos ainda por esclarecer...
Então agradecia que me explicasse porque formam os meus cães uma hierarquia dentro da matilha e "mandam" uns no outros, desde o que manda em todos até àquele que não manda nada.
E porque razão recorrem à agressividade em lutas terríveis quando o que "manda" menos quer vir a ter mais regalias do que outro que "manda" mais?
Isto a todos os níveis, desde alimentação, cios, locais de repouso, etc.
Apenas ficam de fora os cachorros de tenra idade (até aos 4 meses), que são tolerados sem haver agressividade consumada (embora seja hábito a rosnadela com simulação de mordida, por parte da mãe e restantes elementos da matilha).

Até porque este tópico apareceu, não para colocar em causa reforços positivos no treino, mas sim pela afirmação de que dominância não passa de um... mito!

PS: Já agora, para perceber as bases das suas afirmações, poderia responder às perguntas que foram colocadas lá mais para trás...??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 21, 2009 11:39 pm

Até porque este tópico apareceu, não para colocar em causa reforços positivos no treino, mas sim pela afirmação de que dominância não passa de um... mito!
Pois é Fang, isso já o disse, andamos aqui no rola rola com os métodos positivos quando a questão proposta pelo tópico e a afirmação do artigo citado é:

DOMINÂNCIA: FALÁCIA OU REALIDADE

Ainda há dúvidas que o artigo é incorrecto?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jun 21, 2009 11:59 pm

E como é de hierarquias e dominancias que se fala gostaria tambem que me ajudassem a perceber porque é que sendo o meu dogue um cão muito maior e muito mais possante ( sem sombra de duvidas ) que o bobtail, porque raio é que o bobtail é que "manda" ? É por ser mais velho? Por já lá estar quando chegou o outro?
É que eles defeniram entre eles claramente essa hierarquia... ou vão dizer que o Simão o permite porque não está para se chatear ? E como não se quer enervar submeteu-se ao velho, naquela " ah , deixa lá, já duras pouco... é melhor deixar que te sintas o chefe " ?????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

segunda jun 22, 2009 12:15 am

Bem, antes de mais nada creio que existe dominância.

Agora é comum ouvir e ler que existem raças mais dominantes, certo? Raças que convivem bem com outros cães e outras sem este instinto de matilha, por exemplo os terriers. Então este aprimoramento não modificou também alguns conceitos?

Meu springer sempre foi dominante com outros cães machos, e fez o que pode com minha cadela, passado 4 meses, ele tornou-se submisso, foi só o tempo dela crescer. A idade conta sim, no meu caso foi o contrário, ele com 10 anos, sempre sozinho, acatou numa boa a "ditadura" da cadela. A mesma é mestiça de akita (considerado raça dominante), não sei o que pensar. :|
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jun 22, 2009 6:53 am

Doglover, quanto `dominância o seu discurso está a mudar um bocado: uma coisa é dizer que ela é um mito (o que no meu entender é uma estupidez) outra muito diferente é dizer, como você diz, que não a tem em conta quando treina um cão...
agora se me é dada hipotese de não bater no meu cão para o ensinar seja o que for onde for eu prefiro assim
Pois, também eu... mas bater no cão não é o tal famoso "método tradicional". Para não estarmos aqui sem nos entendermos, diga-me a que se refere quando fala em método tradicional. É que eu penso que não estamos a falar da mesma coisa.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jun 22, 2009 8:36 am

Acho que todos os possuidores de cães gostariam de nunca ter que utilizar a punição para com o seu animal, acho que ninguém pune de ânimo leve, tomara eu nunca ter que dar um estalo a nenhuma das minhas cadelas.

Em relação à dominância acho que só a põe em duvida quem só tem 1 cão. Quem como eu tem 4 e constata que a mais pequena é a que manda vê a dominância a funcionar todos os dias.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 22, 2009 12:23 pm

fang Escreveu:Quem não se sente não é filho de boa gente. E não discuto com paranoicos nem comento textos escritos pelos mesmos.
Não “me sinto” com quem não conheço e isso não faz de mim filha de “má gente”.
Achei o texto interessante. :wink:
fang Escreveu:Então não andou a ler sobre dingos? Quer melhor exemplo? 4 000 anos de assilvestramento não chegam?
Ainda vou nos mabecos Fang. 2 ou 3 textos não chegam. Ou corro o risco de dizer que os mabecos pertencem ao género Lycaon. Mas hoje já vou aos dingos.
4000 anos já não é assilvestramento. São animais selvagens. Errado?
fang Escreveu:
texuga Escreveu:
Lumaria Escreveu:No fundo é uma vida mais "selvagem" que vai de encontro ao seu instinto natural de sobrevivência. Além disso percebem que dependem do dono para comer e para sua protecção, como tal existe uma harmonia natural.
Uma vida mais "selvagem"? Mas os cães não foram domesticados? Mais selvagem como? Porque dormem na rua?
Percebem que dependem do dono para comer e sua protecção? E os nossos não percebem porque?
Eu creio que a texuga pretendia dizer que este cães levam uma vida mais natural na relação com humanos, onde a disputa hierárquica dificilmente será posta em causa. Trata-se de uma espécie de comensalismo. O mesmo que motivou os primeiros lobos mais submissos e oportunistas a aliar-se ao homem e a hoje termos cães.
O que vi na forma como se relacionavam foi o oposto das “sensatas” regras que nos são incutidas. O animal não partilha os espaços importantes da casa “cama”, “sofá”. O animal não partilha o alimento do dono. O que vi, foi uma partilha de recursos Homem/cão e não uma “luta” de recursos. Para já não falar da convivência 24 sobre 24 horas.
texuga Escreveu:Antes do mais acho da maior relevância tirar conclusões dos antepassados dos cães, os lobos, pois está mais do que provado, e não precisa de ciência, que os cães, quando assilvestrados, têm um comportamento em tudo igual aos seus antepassados... portanto as diferenças somos nós que as fazemos, pois o instinto está todo lá.
Podes indicar-me um estudo sobre matilhas de cães assilvestradas? Gostaria de ler.
Nicasxi Escreveu:Desculpem entrar na conversa mas tenho uma questão para os "apoiantes " do método reforço positivo....
Como muitos sabem fui buscar o Simão , um dogue alemão a um canil... Estava para abate , uma das razões era a sua agressividade.
Veio mais tarde a verificar-se que era uma falsa razão.... ou não , não sei....
Certo, certo é que trouxe para casa um cão supostamente agressivo, de grande porte.
Quando , uns dias , poucos, mais tarde o Simão rosnou à minha filha mais nova que tipo de reforço positivo era o que seria suposto eu dar-lhe ?
Devo desde já dizer que assumo que lhe dei uma valente bofetada no focinho.... era isso ou deixá-lo talvez morder na miuda....
Muito honestamente Nicas… acho que tiveste muita sorte. Em primeiro, um cão que nos dizem ser agressivo, não é um cão para qualquer um. É um cão para quem sabe. Em 2º, bater num animal supostamente agressivo é o mesmo que brincar com o fogo. Portanto Nicas, tiveste muita sorte, na realidade, neste momento poderias estar a escrever com uma mão só.

Vou aos Dingos! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda jun 22, 2009 12:32 pm

LuMaria Escreveu: Portanto Nicas, tiveste muita sorte, na realidade, neste momento poderias estar a escrever com uma mão só.
:? Eu escrevo sempre com uma mão só :? Com as duas não me dá jeito... :roll:

8)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 22, 2009 12:36 pm

MDogster Escreveu:
LuMaria Escreveu: Portanto Nicas, tiveste muita sorte, na realidade, neste momento poderias estar a escrever com uma mão só.
:? Eu escrevo sempre com uma mão só :? Com as duas não me dá jeito... :roll:

8)
:lol: Ai M... por isso escreve pouco! Eu escrevo com as duas e com os dedos todos. Até com 2 canetas uma em cada mão consigo escrever. Se tiver duas janelas abertas, respondo a dois tópicos ao mesmo tempo. Só assim consegui coleccionar o nº horroroso de mensagens que tenho...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

segunda jun 22, 2009 12:47 pm

Ola

Nicas em relação a agressividade do Simão tal como tinha uma doença fatal que o ia levar a morte ... disseram tanta coisa para o cao nao sair de la, se o dono o la deixou para abate nao deve ter sido so por ser agressivo ou possivel agressivo porque o estado de magreza e falta de cuidados eram muito.
Ele teve de se habituar a novos donos novas regras novas pessoas, depois sem se saber os traumas que teve e de como foi tratado.

Dominancia para mim nao é um mito, tenho um cao dominante e nao vai la so positivismo, claro que ajuda e tal, ele senta deita da a pata metade das vezes por interesse por recompensa, mas se nao lhe apetecer nem a recompensa liga ai a modos que tenho de dar uma prdem um falar diferente e ele ja o faz. é um pequeno exemplo, mas cada cao +e um cao e nem todos sao dominanes e ao contrario.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 22, 2009 1:14 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:Antes do mais acho da maior relevância tirar conclusões dos antepassados dos cães, os lobos, pois está mais do que provado, e não precisa de ciência, que os cães, quando assilvestrados, têm um comportamento em tudo igual aos seus antepassados... portanto as diferenças somos nós que as fazemos, pois o instinto está todo lá.
Podes indicar-me um estudo sobre matilhas de cães assilvestradas? Gostaria de ler.
Que estudo??? Não te chega observar as N matilhas que existem compostas por cães abandonados??? :roll: Se quiseres apresento-te algumas...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bloqueado

Voltar para “Cães”