Haverá animais com mais direitos que outros????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 22, 2009 10:07 pm

Charlie2 Escreveu:(...)
acho que uma cobra nessa ambiente fica um bocado.... «bastante» condiconada.... Várias cobras? A monte?
A única cobra que vi como pet e me pareceu um animal relativamente feliz é uma que está num terrário enorme, com lâmpadas de aquecimento, ramos, folhagem e algumas rochas par se esconder. E está sozinha.
Se não têm terrários «pipis» não deviam ter os animais. Eu gostava imenso de ter um cavalo, mas como não tenho um estábulo nem dinheiro para construir um, não tenho cavalo.
Charlie, cobras nao devem ser mantidas juntas ;)
Eu gosto de terrarios pipis, mas para elas não faz a minima diferença, são animais muito basicos, só respondem ao instinto, desde que tenham temperatura adequada, esconderijos onde se sintam seguras, agua fresca e alimento, não precisam de mais...a parte do pipis é mais importante para os donos que para elas.. mas dá-me mais prazer olhar para elas num terrario mais pipi.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jun 22, 2009 10:07 pm

nicasxi Escreveu: Eu por mim vou lutar pelos direitos dos leões ou lagartos.... :lol:
Conta comigo :wink: :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 22, 2009 10:09 pm

marijonscp Escreveu:
jpmf Escreveu: @marijonscp
E porque raio têm as ratazanas de ser "discriminadas"? porque se chamam ratazanas e vivem com o estigma que sempre lhe foi atribuido?
Sabe por acaso que as ratazanas (nos EUA chamam-lhes Fancy Rats) são o PET mais mantido?
Sabe que desde que habituados dão EXCELENTES animais de estimação e podem ser educados como os cães e gatos?
Jpmf.Por acaso sei e não só nos Estados Unidos como também em Inglaterra, mas quando falei em direitos de animais foi em relação a Portugal e não aos outros países. Em Portugal os animais não têm todos os mesmos direitos. Vá lá tentar sensibilizar uma pessoa para ajudar um cão ou uma ratazana e vai ver qual o animal que essa pessoa vai ajudar.
Não me diga a mim...
Passei os últimos 2 anos metido em feiras a nível nacional tentando desmistificar a manutenção das cobras e outros exóticos como animais de estimação. sei muitíssimo bem o que isso é.

@charlie
Tendo em consideração o tamanho da cobra, deixo-lhe aqui um exemplo do que eu lhe disse, ou melhor do que quis dizer.
Mais uma vez, algum desconhecimento não só em termos de manutenção, como de necessidades dos animais em causa
Mas isso são outros 500. fica a imagem.
Imagem
Nesta simples estantes podem viver cerca de 10 cobras com cerca de 100cms em cada caixa.
Consegue acondicionar em condições o mesmo nº de cães no mesmo espaço?
Pois...
O maior inimigo de todos os amantes de animais, sejam eles quais forem é sem a mínima dúvida a falta de informação, bem como a mentalidade do século passado relativamente a certos animais.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jun 22, 2009 10:17 pm

vai-me desculpar mas isso não me parecem condições para um animal como a cobra. E penso que está acusar-me erradamente de falta de informação. Mas pronto, já vi que lançar acusações aqui é relativamente comum.
e em lado nenhum me lembro de ter comparado o espaço que uma cobra ocupa com o espaço que um cão ocupa. Está a confundir os users :wink: e afazer comparações que não lembram a ninguém.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jun 22, 2009 10:20 pm

Não tenho dúvidas que a falta de informação é o maior inimigo destes animais. E é graças a pessoas como o Jpmf que as coisas podem começar a mudar. Mas também não tenho dúvidas que se não forem os amantes de exóticos, repteis ou qualquer outra espécie a unir-se e formar associações ou santuários, a situação fica exactamente na mesma.
Não me parece que associações formatadas para alojar cães e gatos possam ter voluntários habilitados para tratar por exemplo de outras espécies que necessitam de cuidados diferentes.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 22, 2009 10:20 pm

Agora respondendo à tua pergunta Jota e depois de ver a foto....
Tu tambem abusas.... :evil:
Então tu dás gelado às tuas cobras ? Carte d´Or ? Claro que assim fico a pensar que os teus têm mais direitos que os meus.... Eu só lhe dou ratinhos.... e uma vez por semana.... :evil:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda jun 22, 2009 10:21 pm

jpmf Escreveu:
LucNun Escreveu:Os responsáveis pela Quinta das Águias vão com certeza ficar muito felizes quando começarem a despejar-lhe ao portão tudo o que é pet que enjoou os donos... As publicidades como a deste mail costumam dar belos efeitos nesse aspecto. :?

Se há animais com mais direitos do que outros? Não, não há. Mas os cães e os gatos sempre foram entre nós um grande problema em termos numéricos, por isso não é de admirar que constituam o sujeito preferencial de associações e particulares preocupados com o abandono de animais. Os efeitos perversos dessa preocupação são por demais conhecidos de todos nós: excesso de lotação, más condições de alojamento e cuidados, etc., etc.

Mas com a entrada em moda dos exóticos surgem e surgirão muitos outros problemas, e não há associação que consiga dotar-se de instalações adequadas para albergar e manter répteis, guaxinins, esquilos, etc. Não tenhamos ilusões: as associações nunca poderão recolher uma única cobra nem um único iguana, um só esquilo, ratazana ou furão que seja. Para já não falar de tarântulas. O resultado vai ser aquele que já se começa a ver: a introdução forçada de espécies estranhas nos nossos ecossitemas e o consequente desequilíbrio ecológico.

Falou-se aqui do caso da Inglaterra, que está a começar a ter sérios problemas com os exóticos. É verdade, embora lá haja alguma coisa mais do que entre nós em termos de estruturas, a realidade é que esses animais abandonados são recebidos por particulares interessados e dedicados às espécies.
ao ler este seu comentario só lhe posso dizer que demostra um grande desconhecimenta da "minha causa".
Alojar uma cobra, aliás 100 cobras é bem mais fácil que alojar o mesmo nº de cães. Dá 10 vezes menos trabalho e poupava uma pipa de massa em contas.
Vejamos:
A cobra come 1 vez por semana, a cobra só precisa que lhe mudem o substrato sujo que é facilmente mudado, a cobra precisa de pequenas quantidades de água (comparativamente aos cães e gatos), o aquecimento pode ser feito através dum simples aquecedor e guardam-se em caixas, ou pensam que na maioria das nossas casas as cobras têm terrarios "pipis"?

...
Sim, eu desconheço de todo aquilo a que chama a sua causa. É uma verdade. Portanto, e se calhar não me expressei bem, não estava a discuti-la, mas sim a registar que as associações não têm capacidade nem conhecimentos (o que poderia ser mais facilmente remediado) para albergarem répteis abandonados. Para já não falar dos restantes animais que não cães nem gatos.

Não fiz nem faço quaisquer juízos de valor a respeito da sua causa, que respeito como a todas as outras. Para mim, tanto vale uma humilde lagartixa como um cão com um pedigree do tamanho do meu braço, são ambos animais com quem partilho o Mundo. Mas realidades são realidades.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jun 22, 2009 10:22 pm

Native Escreveu:
acho que uma cobra nessa ambiente fica um bocado.... «bastante» condiconada.... Várias cobras? A monte?
A única cobra que vi como pet e me pareceu um animal relativamente feliz é uma que está num terrário enorme, com lâmpadas de aquecimento, ramos, folhagem e algumas rochas par se esconder. E está sozinha.
Se não têm terrários «pipis» não deviam ter os animais. Eu gostava imenso de ter um cavalo, mas como não tenho um estábulo nem dinheiro para construir um, não tenho cavalo.
Eu gosto de terrarios pipis, mas para elas não faz a minima diferença, são animais muito basicos, só respondem ao instinto, desde que tenham temperatura adequada, esconderijos onde se sintam seguras, agua fresca e alimento, não precisam de mais...a parte do pipis é mais importante para os donos que para elas.. mas dá-me mais prazer olhar para elas num terrario mais pipi.

quando disse «pipi» foi em ironia, obviamente que não vamos comprar um castelo para um animal e viver em caixotes, mas acho que quando se faz criação se deve ter um certo espaço, mas é a minha opinião. Pelas fotos que vi não fiquei muito convencida. A cobra pode ser um «animal básico»,mas não é por isso que deve ser confinada a um espaço que me parece tão pequeno.
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

segunda jun 22, 2009 10:23 pm

Boa Noite! :wink:

Antes de mais, parabéns pelo tópico, pois foca realmente um ponto que já questionava há algum tempo. A minha resposta é sim, há animais com mais direitos que outros, nomeadamente, os cães e os gatos. O número de associações que sai em defesa dos mesmos é exurbitante, o que é bom por um lado, mas por outro cai-se no campo da discriminação para com os outros animais. A sociedade criou o estereótipo de que ter animais de estimação, significa ter um cão ou um gato. Eu sei que há pessoas que pensam diferente, mas poucos, muito poucos. :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 22, 2009 10:35 pm

Charlie2 Escreveu:
Native Escreveu:

quando disse «pipi» foi em ironia, obviamente que não vamos comprar um castelo para um animal e viver em caixotes, mas acho que quando se faz criação se deve ter um certo espaço, mas é a minha opinião. Pelas fotos que vi não fiquei muito convencida. A cobra pode ser um «animal básico»,mas não é por isso que deve ser confinada a um espaço que me parece tão pequeno.
Charlie não estou a acusá-la de nada. Você é que teima que sim.
Estou só a demonstrar a sua falta de conhecimentos relativamente à manutenção de cobras.
Sabe por acaso o tamanho das cobras, das caixas ou da estrutura que lhe mostrei? Devia era ter-me perguntado o tamnho de tudo e naõ dizer que "não me parecem condições para um animal como a cobra." (palavras suas não minhas).
Contrariamente ao senso comum as cobras sentem-se mais à vontade em espaços mais pequenos do que em grandes espaço, que lhe provocam stress.
Cada caixa que lhe mostrei está perfeitamente adaptada para o habitante que tem dentro. Mas isso discute-se diariamente no subforum dos Repteis e Anfíbios. Passe por lá.

Voltando ao tema.
Há por aí um grupo de "malucos" que tenta a todo custo mudar certas mentalidades e tem sido complicadote, acreditem. Mas algumas vão mudando...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jun 22, 2009 11:00 pm

quando disse «pipi» foi em ironia, obviamente que não vamos comprar um castelo para um animal e viver em caixotes, (...)
Eu não entendi pipi como castelo, entendi como um espaço decorado com folhagem e ramos no caso de ser um animal semi arboricula por exemplo, ou algo aproximado ao seu habitat natural, mas no caso de ser um animal semi arboricula, para elas desde que tenha uns tubos de pvc para trepar e fazer exercicio é lhes igual a ter uns troncos naturais...isso do ambiente o mais natural=pipi é importante para nós com a mania das decorações para elas e no caso de terem de ser alojadas em associações por os donos se fartarem é lhes igualmente saudável, estarem em caixas de plástico de tamanho adequado, nunca demasiado grandes para evitar o stress, e muito mais faceis de alojar dezenas de cobras num espaço onde seria impensável alojar o mesmo numero de cães ou gatos ;)

O maior problema do abandono, é em relação a todos os tipos de animais é toda a gente gostar de animais, mas na maior parte das vezes não ter a mínima ideia do que é ter um animal e do que isso implica até ter um...há que educar a quem quer ter seja qual for o tipo de animal para se informar sobre tudo antes de o ter, o adquirir por impulso é uma das piores causas, não fazem ideia do tempo de vida normal do animal, das despesas, do trabalho e do que isso nos limita ou nos faz abdicar de fazer no nosso dia a dia para lhes dar um mínimo de qualidade de vida. O que see stá a discutir é o que fazer com os despejados nas associações e devemos é prevenir isso, adopção com consciência evita o abandono ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 23, 2009 8:02 am

Ao me parece que a questão aqui esteja na facilidade ou dificuldade de manter um réptil, a questão aqui passa pela IMPOSSIBILIDADE que 99% das Associações tem de manter outro tipo de animais que não o gato ou o cão, o que convenhamos é compreensível.
Tal como o jpmf e outros participantes na arca de noé, também eu tenho tentado mentalizar quem não conhece, que os outros animais não fofinhos, são um pet como qualquer outro, o que não invalida que nos dia 10 de Junho, ao fazer uma caminhada numa estrada com outro user da arca, termos encontrado num espaço de menos de 1 km, 3 cobras atropeladas. Se alguém daqui vir um gato ou um cão a serem propositadamente atropelados cai o Carmo e a Trindade, no entanto é para a maioria das pessoas normal ver uma cobra atropelada.
O hobby dos exóticos é relativamente recente em Portugal é por isso normal que a maior parte das pessoas não o conheça nem sequer tenha compreenda o gozo que pode dar manter uma cobra, um lagarto ou uma ratazana, por exemplo, para não falar de artropodes (aranhas ou escorpiões).
Mais uma vez a charlie2 manifesta um completo desconhecimento das coisas que se estão a discutir, as cobras não são animais sociais, como tal não são mantidas a monte, são animais territoriais que só se juntam na altura da reprodução.
Eu não mantenho cobras em racks, porque não gosto, porque as tenho no escritório perto de mim e gosto de olhar para elas dentro dos terrários, mas é uma questão de gosto pessoal, não quer dizer que eu por as manter em terrário as tenha em melhores condições que quem as mantém em rack.

Charlie2, continuo à espera da tal legislação que proíbe a venda de animais sem registo e que diz que quem o faz incorre em crime de burla.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jun 23, 2009 10:13 am

Não tenho nada contra o facto de algumas pessoas gostarem e de terem exóticos. :wink:

E se há abandonos de cães e gatos, porque não de outras espécies?

O que me preocupa mesmo é a falta de responsabilidade de algumas pessoas que por variadissimas razões se vêm livres deles, provocando desiquilibrios no ecosistema onde são ''despejados'' e /ou provocando a morte do próprio animal, já que a maioria e falando nos nosso País não se dão com o nosso clima.

Estou a lembrar-me de um problema num dos estados dos EUA, onde os responsáveis são chamados vezes sem conta para apanhar cobras de tamanho considerável (penso que constritoras) abandonadas e que depois invadem casas e espaços públicos, assustando pessoas e matando animais de estimação.
Já para não falar dos aligátores nas piscinas...

Na minha opinião não são nem mais nem menos animais em relação aos cães e gatos, mas neste momento o seu nº ainda é algo reduzido. Se a continuar a paixão por exóticos, não me admira que daqui por uns tempos tenham que ser criados espaços para acolher algumas espécies, que irresponsáveis atirem para a rua...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 23, 2009 10:54 am

Isabel
Sejam ou não répteis, o abandono é sempre uma falta de responsabilidade.
Não se iludam, o flagelo do abandono afecta qualquer animal, seja ele qual for.

Eu creio que hoje em dia, nos deveríamos unir todos e apostar em campanhas de sensibilização para a manutenção de qualquer tipo de animal.
Não há só peludinhos abandonados e o problema dos répteis abandonados é maior do que se pensa.
Exemplo disso é o que se passa no parque da cidade no Barreiro, onde existem centenas de tartarugas que foram lá abandonadas pelos donos e agora são um problema muito grande.
Reproduzem-se em grande nº e chegam a matar os patos e peixes do lago.
Em cascais passa-se o mesmo. Em Sintra as iguanas já fazem parte da fauna local, bem como alguns papagaios e piriquitos.
O problema é só dos peludinhos? Não não é. É de todos, tenham eles escamas, penas ou pêlos.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 23, 2009 11:03 am

jpmf Escreveu: Eu creio que hoje em dia, nos deveríamos unir todos e apostar em campanhas de sensibilização para a manutenção de qualquer tipo de animal.
.......
O problema é só dos peludinhos? Não não é. É de todos, tenham eles escamas, penas ou pêlos.
100% de acordo

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”