gata nervosa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

domingo jun 21, 2009 5:36 pm

Tenho uma gata com 3 anos muito magra (embora seja comprida pesa apenas 2,2kgs), e após várias análises e exames, tendo em conta outros "sintomas", chegou-se á conclusão que se tratava de ansiedade...

O vet. receitou-lhe uma benzodiazepina, (1/4 do comp. diariamente mas decidimos apenas dar dia sim dia não, pois ficava muito "grogue"), mas eu queria pedir informações se alguém sabe de algum tratamento ou suplemento natural que se lhe possa dar para estimular o apetite, que neste momento é o problema que queremos "tratar" (visto os outros sintomas apenas se reflecirem quando a gata se encontra fora do seu ambiente natural, p.e. quando sai de casa hiperventila, quando há visitas treme, hiperventila, foge, etc.)...

É que queremos evitar ao máximo dar o medicamento à bichana porque ela fica muito sedada...

Cumprimentos *** :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jun 21, 2009 5:41 pm

que horror :roll: porque não a leva a outro vet?
o gaspar era super nervoso. mesmo quando o mudava de sala, entrava num stress medonho. mas nunca precisou de ser sedado. e comia normalmente
anjjazul
mbm1986
Membro

domingo jun 21, 2009 5:46 pm

Onde moro, a clínica onde vou é onde estão todos os vets. de confiança daqui... O sedar é mesmo o último recurso, porque ela não come, só lambe os húmidos e o granulado come um ou dois pedaços e vai-se logo embora (embora tenhamos vários granulados à disposição, incluindo júnior por ser mais calórico).

O que é certo é que desde 6f (dia em que começou o tratamento) já comeu mais que nas duas últimas semanas, mas não queremos ter uma gata sedada só para que fique mais gordinha... :(

mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

domingo jun 21, 2009 6:01 pm

Não conheço nenhum medicamento, mas uma vez que confia no seu vet, deve seguir o tratamento prescrito, embora ache que uma segunda opinião não faria mal com certeza.
Podia também confinar a gata a uma divisão da casa em que se sentisse segura e assim evitar ver a agitação das visitas e barulhos do resto da casa. Se gosta de brincar arranje-lhe bastantes brinquedos para que ela "alivie o stress".
Realmente esta é uma situação estranha, pode ser que alguém mais experiente o possa aconselhar melhor.
Quanto mais conheço as pessoas, mais amo os animais
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo jun 21, 2009 11:33 pm

Também acho que deve seguir os conselhos do seu vet... aliás, foi para isso que lá foi, né? :wink:

O facto de lhe estar a dar sedativos, pode ser apenas temporário... até que ela esqueça algum trauma que memorizou...

Eu penso que lhe está a dar esses sedativos, não para que ela coma mais e fique mais gordinha... mas sim para resolver o problema que origina a falta de apetite e outros mais... e pelos vistos já notou alguma diferença, e por isso não deve pensar assim! :wink:

As melhoras
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jun 22, 2009 9:30 am

já experimentou dar-lhe outro alimento como o peixe? pode não gostar da raçao. não significa que mude. é apenas uma experiência
anjjazul
mbm1986
Membro

segunda jun 22, 2009 9:58 am

Eu vou continuar com a medicação... Nós antes já lhe haviamos dado suplementos alimentares também prescritos pelo vet., mas que não deram em nada... E sim, a medicação não é só para estimular o apetite, mas em grande parte foi esse um dos principais motivos que levaram tanto o vet. como eu a considerar as benzodiazepinas...

Em relação a dar-lhe peixe, como tenho três gatas, e uma se recusa a comer granulado, não só temos sempre granulado á disposição, como diariamente lhe damos latas de húmidos de diferentes sabores, assim como tentamos que diariamente tomem uma refeição de peixe, geralmente pescada cozida...

anjjazul, acredite, o ela não comer não é por falta de diversidade de alimentação à disposição, é mesmo por falta de apetite... lol...

pathelen
Membro Veterano

segunda jun 22, 2009 10:28 am

Olá..

Agora já vi que tem mais 3 gatas... é que eu ía precisamente aconselhar a arranjar uma companhia felina para essa gatinha deprimida... :wink:

Sabe, eu também acho que tanta variedade de comida à disposição acaba por gerar um pouco de dúvida, na quantidade que eles podem ou não consumir... se fosse eu, deixava sempre à disposição, a ração... mas de uma só marca (não sei se é isso que faz...) embora possa variar os sabores sem ser todos os dias, para se aperceber de qual eles gostam mais... depois, os humidos ou a pescada, não lhes deixava à disposição... mas só lhes daria por exemplo ao fim do dia... para que pudesse ter ideia, do que eles comem da ração...

A água sempre à disposição, claro... :wink:

Para essa gatinha deprimida, vai ter que ter muita paciência... e continuar a fazer isso que o vet lhe recomendou.. penso que seja realmente de continuar a medicação e ver a evolução.

Vá dando noticias... as melhoras!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 22, 2009 1:34 pm

mbm1986 Escreveu:
É que queremos evitar ao máximo dar o medicamento à bichana porque ela fica muito sedada...

Pois... mas entre o que se possa pensar e o que é adequado para eles, recomendado pelos Vets que os possam seguir, vai uma grande diferença! E, se o Vet vê que a gatinha necessita da medicação para acalmar, até para que, por detrás dessa ansiedade não se espoletem outras doenças que, pode muito bem acontecer, como p.e. uma cistite, acho que devia seguir as instruções do Vet. Se por alguma razão não está satisfeita com esse, siga para uma segunda opinião.
Já agora, para que não restem dúvidas por parte de alguém que interprete as coisas de forma errada, as benzodiazepinas, não se devem parar abruptamente e o paciente; neste caso um animal, deve SEMPRE ser acompanhado pelo Médico Veterinário durante o período de tratamento.

A magreza nunca foi, por si só, sinal de doença. Mais vale um gato magro que demasiado gordo ou obeso! Tal e qual como nas crianças e até "nós" :wink:

Como vai a desparasitação da bichana? tem sido desparasitada com regularidade?

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mbm1986
Membro

terça jun 23, 2009 8:52 am

Relativamente à alimentação, para esclarecer pormenores, enquanto estão sozinhas as gatas têm à disposição 2 granulados (um para adultos e outro júnior, pela situação calórica que acima referi), e apenas de manhã, final da tarde e nosso deitar é que lhes damos os húmidos (claro que durante a noite a Brize lá nos acorda para comer uma latinha, ehehe)...

Em relação ao tratamento, conheço muito bem o tratamento feito com benzodiazepinas, trabalho na área da saúde, e também não estou a contar parar abruptamente uma medicação, das que mais causam não só dependência, como podem causar desequilíbrios a nível electroquímico...

E algo que talvez deveria ter esclarecido desde o ínicio, o tratamento medicamentoso, embora tenha sido prescrito pelo veterinário, não quer dizer que tenha sido por ele o recomendar como primeira opção de tratamento, ele apenas considerou a utilização das bzd após eu lhe ter falado numa medida de acção um pouco mais extrema para lidar com o caso... Não contava era com uma acção tão traumática (para mim) na gata... Conheço os efeitos das bzd no organismo humano, não conhecia no organismo de gatos, e ver a gata literalmente a deslizar, ir contra coisas, não se conseguir levantar, saltar para sofás, cair de costas e não se mexer, admitamos que não é mesmo nada engraçado, pelo contrário, para mim é bastante constrangedor...

E agora estão-se a revelar comportamentos desinibidos, como consequência da medicação, o que não é de todo mau, mas para dar uma idéia, na primeira toma da medicação, sendo esta uma gata imensamente nervosa, que nem às janelas se aproximava, decidiu às 2h ir visitar a vizinha (morando eu num apartamento, e sendo ela magríssima, conseguiu esgueirar-se pela pequena fresta que estava aberta na varanda e ir-se meter na cama com a vizinha, a espertalhona)...

Enfim... A medicação continua, mas de qualquer modo o tema do tópico mantém-se, se alguém souber de algo natural que possa estimular o apetite, agradecia a partilha... E assim como há chás calmantes para nós, pode dar-se o caso de que também exista algo natural para acalmar a minha bichaneca...A todos obrigado pelo apoio...Cumprimentos ***  :D
pathelen
Membro Veterano

terça jun 23, 2009 9:16 am

Bom dia...

Gostei da sua explicação e concordo com ela.

Achei muita graça ao facto da gatinha ir passar a noite na cama da vizinha.. :lol: :lol: acho que vai ter que arranjar uma protecção para as janelas, não vá ela cair...

Agora pergunto... não seria caso de reduzir um pouco a quantidade da bzd...?

De qualquer maneira, penso que a medicação está a ajudar, verdade?

Quanto à sua questão sobre o produto natural, eu sei que já li por aqui em algum lado, algo sobre isso, mas não sei qual foi o tópico... :| pode ser que alguém se recorde e lhe dê uma ajuda... ou então faça uma pesquisa aqui pelo fórum, pode ser que ajude...

Vá dando noticias...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 23, 2009 6:00 pm

Olá,

Essa anorexia será sempre sintoma de outro problema qualquer. Em principio não o vai resolver com produtos que abram o apetite. Se já estão excluidos problemas de saúde, resta o stress e o nervoso e vai ter de ser medicada. Terá de ver como ela reage.

Já agora, como foram excluidos os problemas fisicos de saúde?
O veterinário não lhe receitou nenhum suplemento alimentar?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta jun 24, 2009 1:01 pm

Bem não sei se ajudará, mas dê uma vista de olhos neste tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... orais+bach.
Pesquise um pouco sobre os florais ou informe-se com o Vet!
Su
pathelen
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 2:27 pm

Olá! :P

Era isso mesmo Suzana... os florais! :wink:
mbm1986
Membro

quinta jun 25, 2009 10:27 am

Respondendo ao forista LuMaria, para além do hemograma completo e "aprofundado", foram feitos outros exames físicos (p.e. tiradas radiografias)...

E quanto aos suplementos, em cima referi que ela já andava a tomar um suplemento, e que continua a tomá-lo, e a sorte da bichana é que o suplemento é acima de tudo nutritivo, o que se reflectiu nas análises. Pois, apesar de não se alimentar em condições, não se encontrava subnutrida (segundo as análises)...

Suzana1, obrigado pela sua dica... Tentarei encontrar o máximo de informação sobre o tema...

Responder

Voltar para “Gatos”