Haverá animais com mais direitos que outros????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jun 23, 2009 11:07 am

Desconhecia essa realidade Jp...

Pensei que eram esporádicos e que não houvesse um tão grande nº de animais nessas condições.

Já agora vou ''xingar'' o meu concelho para saber o que está a ser feito nesse sentido...
Só por curiosidade :wink:

jpmf Escreveu: Eu creio que hoje em dia, nos deveríamos unir todos e apostar em campanhas de sensibilização para a manutenção de qualquer tipo de animal.
Completamente de acordo!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 23, 2009 11:27 am

imarcelo Escreveu:Desconhecia essa realidade Jp...

Pensei que eram esporádicos e que não houvesse um tão grande nº de animais nessas condições.

Já agora vou ''xingar'' o meu concelho para saber o que está a ser feito nesse sentido...
Só por curiosidade :wink:
Isabel, as pessoas por vezes vêm as tartarugas nos lagos e nem sequer pensam porque é que elas foram lá postas.
Muitas delas foram para lá atiradas.
Porque é que acham que foi decretada uma proibição relativamente à manutenção de tartarugas aquáticas? simples. Elas crescem muito, deixam de ser aquele animal engraçadote e como já não cabem no aquario deita-se ali no lago para crescer e ser feliz.
Ainda na 6ª feira num colégio uma miúda com os seus 4/5 anitos me disse toda contente que teve uma tartaruga, mas que como ficou muito grande a deitaram no lago do parque da cidade.

Como temos vindo a defender, os animais que os "maluquinhos dos répteis" mantém, são e devem ser considerados como animais de estimação, exactamente como o cão ou o gato.
Não são mais nem menos, só por haver uma opinião muito errada sobre eles.
A mesma força que se põe para defender os peludinhos deve ser posta para defender os escamosos. Pena é, que isso seja difícil de acontecer.

(Pareço o padre da freguesia a pregar).
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça jun 23, 2009 11:51 am

A verdade é que há animais com mais direitos que outros, basta pensar no caso já falado de cobras mortas na estrada e ninguém se preocupa ou fica com pena.
Eu respeito todos os animais e todos merecem o direito de viver , apesar de saber que nunca irei ter uma cobra como animal de estimação porque é uma opção pessoal e porque não me fascina ter uma em casa, mas respeito quem as tenha e respeito o animal em si.
O problema dos abandonos acontece com todos os animais que foram escolhidos para serem de estimação, é claro que no caso de cães e gatos o facto é mais evidente pois vemos nas ruas, existem canis/ gatis e associações em sua defesa, os répteis vão deixa los no mato ou em zonas que as pessoas nem sequer suspeitam que vão lá abandonar os animais.
A solução para este problema dos abandonos é a sensibilização do que é ter um animal de estimação e que cuidados devem ter com eles.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 23, 2009 12:12 pm

Sabem que mais...estou satisfeito por num tópico estarmos todos de acordo e com um rumo de conversação normal, que afinal mesmo com divergências de opiniões todos amamos os animais ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jun 23, 2009 12:18 pm

Alguma vez duvidou? :o :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 23, 2009 12:51 pm

@jmpf: Eu não desconheço completamente o habitat das cobras. Sinceramente apenas dei a minha opinião pelo que vi das fotos, mas se sabe que tem os seus animais em boas condições e o diz com fundamento óptimo, prefiro saber que estou errada e que os animais estão realmente em boas mãos :)
Quanto ao facto dos exóticos não serem tão protegidos como animais como cães e gatos, ou não gozarem da mesma mediatização, chamemos-lhe assim, para mim a resposta é relativamente simples e não tem a ver com o desconhecimento das pessoas, mas sim com o facto dos cães e gatos serem, na minha opinião, vistos desde sempre como pets, e só recentemente se ter vindo a prestar atenção aos exóticos, sobretudo aos répteis, anfíbios e aracnídeos. Acho que passa um pouco pelo facto de ser uma espécie de «moda» ter e reproduzir estes animais há menos tempo que é, por exemplo, ter um cão ou um gato. Daí que as associações não se encontrem preparadas para responder a um problema com o qual nunca lidaram nem com a mesma frequência nem com a mesma quantidade que o dos cães e gatos. Se as pessoas não estão preparadas para lidar com um problema na minha opinião é natural que recusem lidar com ele. Ao mesmo tempo acho que não podemos esperar que associações que albergam cães e gatos de repente passem a ter condições para albergar iguanas e cobras, entre outros.
Acho que deve partir dos VERDADEIROS amantes destes animais, assim como partiu dos amantes de cães, gatos etc., a iniciativa de se juntarem e se mobilizarem para criar associações e quiçá instituições que alberguem e tratem estes animais. Afinal é assim que funciona com cães e gatos, e se somos tantos a gostar de todo o tipo de animais, tneho a certeza que encontraremos uma situação viável :D
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 23, 2009 1:18 pm

Estes temas que movimetam paixões são sempres interessantes... por um lado parece consensual que as associações estão vocacionadas para cães e gatos porque estes são os mais populares e por consequencia os frequentemente mais abandonados. Por outro lado a moda dos exoticos pode ( como ja foi referido, e nomeados vários exemplos ) seguir o mesmo trajecto. De facto parece-me que é muito mais simples uma associação manter animais como cobras, do que cães, sem dúvida... é só uma questão de aparecer alguem que saiba cuidar destes animais e se dedique a esta causa ( ou um grupo de pessoas).
Mas a questão ainda persiste... afinal há mesmo animais com mais direitos que os outros, não há? Falou-se aqui de cães, gatos, cobras e ratazanas, iguanos e tartarugas... Mas, exceptuando uma referencia às coelhas pouco ou nada se disse sobre os direitos dos animais que nós comemos.

Volta e meia surge nas noticias casos de abandono de manadas de vacas, que acabam poe morrer à fome e à sede, porcos e cavalos, ovelhas... Casos extremos que culminam quase sempre com a morte por negligencia deste animais. E os culpados destes sofrimentos atrozes são punidos?
Quem se preocupa se o borrego servido na ceia de natal foi abatido após uma correcta insensibilização? que foi transportado e mantido com todos os cuidados por forma a minorar o seu stress?
E o leite que bebemos... quantas pessoas se lembram que para que nos possamos consumi-lo um bezerro foi separado da mãe à nasceça? e que por cada 100 bezerrinhos nascidos talves 1/4 morra antes da idade adulta??? Que grupos de 5/6 galinhas vivem em gaiolas com menos de 1m2 toda a sua vida produtiva, com as patas deformadas por estarem sempre em cima de rede, para produzirem ovos?

Eu como carne e bebo leite, mas questiono-me muitas vezes sobre as condições de vida dos animais que sacrificamos para a nossa alimentação. Penso que estes animais não devem ser esquecidos, pelo contrario mereciam muito mais a nossa atenção tendo em conta o que nos dão...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 23, 2009 1:55 pm

tarasofia Escreveu:Estes temas que movimetam paixões são sempres interessantes... por um lado parece consensual que as associações estão vocacionadas para cães e gatos porque estes são os mais populares e por consequencia os frequentemente mais abandonados. Por outro lado a moda dos exoticos pode ( como ja foi referido, e nomeados vários exemplos ) seguir o mesmo trajecto. De facto parece-me que é muito mais simples uma associação manter animais como cobras, do que cães, sem dúvida... é só uma questão de aparecer alguem que saiba cuidar destes animais e se dedique a esta causa ( ou um grupo de pessoas).
Mas a questão ainda persiste... afinal há mesmo animais com mais direitos que os outros, não há? Falou-se aqui de cães, gatos, cobras e ratazanas, iguanos e tartarugas... Mas, exceptuando uma referencia às coelhas pouco ou nada se disse sobre os direitos dos animais que nós comemos.

Volta e meia surge nas noticias casos de abandono de manadas de vacas, que acabam poe morrer à fome e à sede, porcos e cavalos, ovelhas... Casos extremos que culminam quase sempre com a morte por negligencia deste animais. E os culpados destes sofrimentos atrozes são punidos?
Quem se preocupa se o borrego servido na ceia de natal foi abatido após uma correcta insensibilização? que foi transportado e mantido com todos os cuidados por forma a minorar o seu stress?
E o leite que bebemos... quantas pessoas se lembram que para que nos possamos consumi-lo um bezerro foi separado da mãe à nasceça? e que por cada 100 bezerrinhos nascidos talves 1/4 morra antes da idade adulta??? Que grupos de 5/6 galinhas vivem em gaiolas com menos de 1m2 toda a sua vida produtiva, com as patas deformadas por estarem sempre em cima de rede, para produzirem ovos?

Eu como carne e bebo leite, mas questiono-me muitas vezes sobre as condições de vida dos animais que sacrificamos para a nossa alimentação. Penso que estes animais não devem ser esquecidos, pelo contrario mereciam muito mais a nossa atenção tendo em conta o que nos dão...
O intuito deste tópico é e será contrapor os animais exóticos relativamente aos "peludinhos" e não debater as condições de vida dos animais que comemos.
Se o quiser fazer abra, por favor, um novo tópico e terei todo o prazer de lhe dar a minha opinião.

Aqui não o farei e agradecia que não o fizesse também.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 23, 2009 1:57 pm

tarasofia Escreveu:Estes temas que movimetam paixões são sempres interessantes... por um lado parece consensual que as associações estão vocacionadas para cães e gatos porque estes são os mais populares e por consequencia os frequentemente mais abandonados. Por outro lado a moda dos exoticos pode ( como ja foi referido, e nomeados vários exemplos ) seguir o mesmo trajecto. De facto parece-me que é muito mais simples uma associação manter animais como cobras, do que cães, sem dúvida... é só uma questão de aparecer alguem que saiba cuidar destes animais e se dedique a esta causa ( ou um grupo de pessoas).

óptimo comentário Sofia.
Na verdade começo a ver alguma esperança para o problema que aqui expôs, pelo menos na minha área de residência existem já duas mercearias com produtos de origem biológica. Os ovos e vegetais que consumo são de origem biológica, mas quando falamos de carne, por exemplo, a coisa muda de figura.
A carne de origem biológica é sempre mais cara que a de aviário, e neste momento o país atravessa uma crise (e estou incluída nela) em que é muito difícil suportar as custas de uma alimentação 100% biológica que iria, obviamente, beneficiar os animais de consumo humano.
Acho que é difícil sensibilizar os responsáveis pelo abate de animais em massa porque eles somos nós, e com isto refiro-me á grande maioria (eu incluída) que compra carne em grandes superfícies, onde os animais carecem quer de uma vida ou morte digna.
Sempre que posso, sobretudo nas carnes vermelhas, tento comprar de origem biológica, pois além de serem melhores o próprio sabor é MUITO melhor, mas enquanto não houver um consenso entre preço qualidade tenho de me render ao inevitável.
tarasofia
Membro Veterano

terça jun 23, 2009 2:17 pm

jpmf Escreveu:
tarasofia Escreveu:Estes temas que movimetam paixões são sempres interessantes... por um lado parece consensual que as associações estão vocacionadas para cães e gatos porque estes são os mais populares e por consequencia os frequentemente mais abandonados. Por outro lado a moda dos exoticos pode ( como ja foi referido, e nomeados vários exemplos ) seguir o mesmo trajecto. De facto parece-me que é muito mais simples uma associação manter animais como cobras, do que cães, sem dúvida... é só uma questão de aparecer alguem que saiba cuidar destes animais e se dedique a esta causa ( ou um grupo de pessoas).Mas a questão ainda persiste... afinal há mesmo animais com mais direitos que os outros, não há? Falou-se aqui de cães, gatos, cobras e ratazanas, iguanos e tartarugas... Mas, exceptuando uma referencia às coelhas pouco ou nada se disse sobre os direitos dos animais que nós comemos.

O intuito deste tópico é e será contrapor os animais exóticos relativamente aos "peludinhos" e não debater as condições de vida dos animais que comemos.
Se o quiser fazer abra, por favor, um novo tópico e terei todo o prazer de lhe dar a minha opinião.

Aqui não o farei e agradecia que não o fizesse também.
Pensei que o tema fosse mesmo "haverá animais com mais direitos que os outros"... não retive a ideia que era peludos Vs exóticos ( ou seja animais de companhia)... e referi-me aos direitos dos animais de especies pecuárias e não às suas condições de vida... desculpe então, pois o off topic não foi intencional. De qualquer forma o titulo induz em erro, pois deveria ser igualmente retrito tal como o que pretende ver aqui debatido.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 23, 2009 4:22 pm

Tem razão não deixam de ser animais e de ter os seus direitos.
No entanto tenho de discordar nalgumas coisas que a tara afirma serem verdade, que não o são, tal como por exemplo retirarem o vitelo da mãe para nós termos leite.
Nunca visitou uma quinta, ou uma exploração agrícola deste tipo em Portugal, pois não?
tarasofia
Membro Veterano

terça jun 23, 2009 4:35 pm

Infelizmente não so ja visitei como já trabalhei com explorações que se dedicam exclusivamente a cria e engorda deste tipo de vitelos.

Conheço razoavelmente a forma de exploração de bovinos de leite, e não conheço nenhuma que deixe os vitelos junto da progenitora mais de 48h, sendo que a maioria retiram mesmo os vitelos à nascença.

As explorações de vacas leiteiras por regra não se dedicam às fases seguintes dos vitelos e vende-nos o mais breve que possivel.

Gostava de ignorar estas situações e como você diz nunca ter posto os meus pezinhos em locais desses...
Native
Membro Veterano

terça jun 23, 2009 4:53 pm

tarasofia Escreveu:(...)
Conheço razoavelmente a forma de exploração de bovinos de leite, e não conheço nenhuma que deixe os vitelos junto da progenitora mais de 48h, sendo que a maioria retiram mesmo os vitelos à nascença.

As explorações de vacas leiteiras por regra não se dedicam às fases seguintes dos vitelos e vende-nos o mais breve que possivel.

(...)
Não queria desviar o topico, mas acho que não o fazem para nós termos leite, fazem para criar os vitelos num ambiente á parte e mais protegido...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

tarasofia
Membro Veterano

terça jun 23, 2009 5:24 pm

Native Escreveu:Não queria desviar o topico, mas acho que não o fazem para nós termos leite, fazem para criar os vitelos num ambiente á parte e mais protegido...
Antes assim fosse. Essa visão é muito cor de rosa... e muito confortável.

Idealmente os vitelos deveriam ficar com as progenitoras durante os primeiros dias de vida para poderem mamar o colostro ( que não pode ser aproveitado para vender como leite), isso seriam uns 3 dias... mas não por várias razões, maioritáriamente sem sentido os vitelos são retirados antes às progenitoras, e vão ou para viteleiros de cria onde são confinados em boxes ( e se for para serem abatidos como vitela branca, nem a luz do dia têm direito :S), ou vão para uns mini cercados com umas casotinhas... e são todos alimentados com leite artificial em baldes ( quando idealmente deveriam ter acesso ao leite por tetinas satisfazendo a sua necessidade natural de sucção...). Ora imunologicamente frágeis em locais onde existe grandes concentrações destes pequenotes é certo e sabido que proliferam bacterias e afins, que os levam pro outro lado... Por mim chega de off topic, o topico é sobre uns animais terem mais direito que outros e não sobre os sistemas de exploração. Foi unicamente no âmbito da angustia e stress que os vitelos de leite são sujeitos que os referi na minha primeira introdução.

jpmf, prometo que foi o ultimo off topic mesmo... e so o fiz porque você sujeriu que eu tinha vindo aqui largar larachas, e contar falacias... infelizmente são realidade. No entanto fico contente de saber que conhece outras realidades, e talvés me possa até indicar onde se situam essas quintas que fala. É do meu total interesse divulgar esses exemplos, quem sabe consigo alguns seguidores ;)
Native
Membro Veterano

terça jun 23, 2009 6:07 pm

Obrigado por responder ao que eu disse, não os retiram da mãe para nós termos leite como referiu e eu questionei...retiram da mãe para os proteger da luz e do que tornaria a sua carne escura dando menos lucro ao produtor, protegido neste caso não é proteger o seu bem estar mas proteger a qualidade ou garantir um tipo de produto ;) a minha visão não é cor de rosa ;) o destino deles é mesmo ser vendidos como vitelo em toda a europa a carne de vitelo é branca, vitelo de mama, e até á bem pouco tempo nós não produzíamos nem conhecíamos isso, o mais cedo que abatíamos eram os novilhos que é o animal de 1 a 6 meses de idade...essa moda veio dos países "civilizados" a famosa e antiga clássica "wiener schnitzel" original de Viena/Áustria é feita com vitelo de leite o que os ingleses chamam desde sempre veal ou calf é o vitelo de leite ;) tendo dito tudo isto não quer dizer que concorde minimamente com o método até pelo contrario ;)

E até acho que não estamos a fugir ao tópico o bem estar do animais de consumo é um direito pelo qual devemos zelar como de todos os outros...
( Denis Diderot )

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”