Qustão sobre a "Limpeza de Lingua"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lamotta
Registado: sexta nov 07, 2008 6:10 pm

quarta jun 24, 2009 8:09 am

Bom dia,

Gostaria de expôr a seguinte situação:

Adoptei muito recentemente um gato siamês de 3 meses. Foi separado da progenitora á cinco dias e tenho acompanhado na sua adaptação à nova casa.
Verifico que não realiza a habitual limpeza ou lavagem de "lingua" pelo pêlo que é normal nos gatos e que até à cinco dias era realizada pela sua progenitora.

- Este comportamento é-lhe incutido pela progenitora ou é institivo?

- É possível que seja só uma fase e que adopte a limpeza?

- Deverei escova-lo visto não ter o cuidado desejado com o pêlo?

Agradeço a vossa ajuda.

TVE
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 24, 2009 9:02 am

Esse é um dos comportamentos que eles aprendem com a mãe, ou a observar outros gatos e com 3 meses ele já o deveria saber fazer... até porque também faz parte do instindo deles, limparem-se, os gatos limpam-se a toda a hora...

Já experimentaram obrigá-lo a limpar-se??
Agora, que até está calor, podem mandar-lhe umas gotinhas de água para cima, ver se ele se sente incomodado e limpa a zona molhada... :? Além disso, um gato que não é limpo à 5 dias, não se deve sentir muito confortável...

Com 3 meses já deve ter ído ao vet... Ele não viu nem disse nada?? Não lhe falaram da situação??

Quanto ao pêlo... e isto aplica-se a todos os gatos...
O pêlo deve ser escovado, de preferência, todos os dias, para retirar os pêlos mortos e impedir que eles engulam tanto pêlo... e também serve para detectar a presença de parasitas...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

quarta jun 24, 2009 9:55 am

Estranho...

Se teve ate essa idade com a progenitora devia de se lavar... A minha com 1 mes q veio pa casa ja se lavava, la esticava a linguinha e fartava.se de cair pois nao tinha equilibrio.

Mas conheci no outro dia um gato la na veterinaria (gato adoptado por elas) q é o gato seboso, ela ate disse para nao lhe fazer festas, um gatinho adulto que nao se lavava pois nunca tinha aprendido... todos os dias elas tinham de o escovar, pois o gato por ele proprio nao o fazia... :o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 26, 2009 10:50 pm

Interessante aperceber-me que tenho uma gata "prodígio", porque como a minha Leo NUNCA foi criada pela Progenitora nem NUNCA esteve em contacto com felinos, até aos 3 meses de idade, isto desde as 48 horas de nascida, com 3 semanas já se lavava :wink:

Isto, é-lhes nato! Obviamente que poderá haver gatos que são preguiçosos e não se lavam e há até os que não se lavam por serem obesos ou por estarem doentes mas isso já são outros quejandos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”