Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jun 24, 2009 9:57 pm

No site clickersolutions.com em

"The History and Misconceptions of Dominance Theory"

lê-se...

The information in the following article came from an interview with Dr. Ian Dunbar, who spent nine years studying the social behavior of dogs during the study mentioned below. In an earlier version of this article, Dr. L. David Mech was credited with the 30-year study. This was a mistake. The researcher who conducted the study was Dr. Frank Beach. An effort has been made to correct this error. However, if you know of a place where the original article was published, please notify the editor and request a correction.

e eu a aprtir disto fiz um artigo que coloquei no meu blog:

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... -o-co.html

Parece que houve qualquer problema com o suposto autor...
[/i]
doglover80
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:03 pm

Gypsfulvus Escreveu:Note-se que o que o dito autor dito é a opinião dele e não a biblia. :lol:
Concerteza ... mas isso é assim mesmo, depois terá de ser avaliada a qualidade do estudo.´Eu posso fazer um estudo mal feito que prova que não há dominância ou que há mas isso não prova nada.

Mas tendo em conta que é referido por bastantes autores conhecidos, que embora sejam a favor dos métodos positivos não são burros e não iam assumir algo que foi mal feito, eu diria que é uma opinião valiosa.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta jun 24, 2009 10:03 pm

[OU seja, tem estado a falar connosco baseado em factos não comprováveis... a culpa n~ºao é sua, note-se, mas sim da pessoa que andou a falar do que não sabia e a partir daí, você de boa fé o seguiu.
Gypsfulvus
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:06 pm

Quanto ao treindo do cão policia de Baltimore, acho giros os comentários das claudiaestanislau...bem como da raquel.

>Como será que um cão policia será treinado com método positivo num pais onde andam de metralhadoras
doglover80
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:08 pm

DESCULPE???? :o

Eu quando li o artigo já sabia que tinha sido feito por outra pessoa ... e está bem feito ... logo é comprovável... apenas tinha sido usurpado por outra pessoa ao autor.

:roll:
doglover80
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:13 pm

Da mesma maneira que se treina para outra coisa qualquer ... também toda a gente diz que não é possivel treinar um cão de maneira positiva para provas de cães de parar mas existem grupos onde se trocam técnicas que resultam para o fazer...

Como diz a sra Eduarda Sousa Pires no blog http://dogsports.blogspot.com/ "...Where there's a will there's a way..." ... é só isso...
Gypsfulvus
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:13 pm

Sabe um erro...podem existir outros.

E já agora abstenha-se de GRITAR sff. Perde a calma muito depressa. Sem ironias mas isso parece ser comum nos defensores do método positivo.I wonder...
Gypsfulvus
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:14 pm

Cães de guerra e cães de trabalho policial não podem ser ensinados somente por estimulos positivos. E aqui eu tenho experiência de lidar com os ditos.
doglover80
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:18 pm

Já reparei que votou na sondagem do blog ... já estava à espera que todos que forem lá por aqui votem nessa ... mas as opções não estão ao acaso ... assim sabe-se o porquê. :wink:
doglover80
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:23 pm

Gypsfulvus Escreveu:Sabe um erro...podem existir outros.

E já agora abstenha-se de GRITAR sff. Perde a calma muito depressa. Sem ironias mas isso parece ser comum nos defensores do método positivo.I wonder...
Não gritei ... foi indignação ... eu raramente grito ... mas não sou nenhum anjinho ... don't wonder to much... acha que perco a calma com muita facilidade?? Ok, toda a gente que me conhece pensa exactamente o contrario ... raramente fico nervoso ou perco a calma.

Não tenho experiência nesse tipo de treino mas hei-de ver se existem grupos de treino positivo acerca desse tipo de treino...
doglover80
Membro Veterano

quarta jun 24, 2009 10:36 pm

Esse erro também é sinal que o estudo está bem feito ... senão qual era o objectivo de se fazer passar por autor??
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta jun 25, 2009 12:32 am

texuga Escreveu:
doglover80 Escreveu:Agora coloco eu questões concretas:

Têm um cão em casa...

Ele faz as necessidades em casa o que fazem? - Limpo. Se for apanhado em flagrante é levado para a rua para acabar de fazer na rua. Se for cachorro leva recompensa, se for adulto e tiver sido um descuido de velho, como já aconteceu, não faço nada, foi um acidente, ele sabe que é na rua que se faz.
Concordo :wink: como recompensa, leva festas e falo-lhe num tom de voz entusiastico que mostre que estou contente

Ele rasga o sofá todo até à madeira o que fazem? - Respiro fundo, conto até 100 bem devagar, limpo os restos do sofá, penso várias vezes porque é que ele o fez, e por norma percebo que oerro é meu.
Se não for apanhado na hora não vale a pena fazer nada, portanto, caso ele ja o tivesse feito, faria como a Texuga limpava os restos e tentava perceber o que levou a este comportamento, se o apanhasse na hora, repreendia-o, talvez lhe desse uma palmada, pouco depois ia brincar com ele e tentava compreender a mesma o que provocou este comportamente

Ele puxa na trela no passeio o que fazem? - Corrijo com toques na trela e de preferência com a coleira bem colocada. Demora pouco a resolver.
Faria o mesmo :wink:

Ele rosna a outros cães no passeio o que fazem? - Corrijo com a trela com toques ligeiros e acompanhado de um SHHHT, é o suficiente para que ele olhe para mim. Tenho um cão que ERA assim.
Faria o mesmo :wink:

Ele rosna às visitas o que fazem? - Nunca tive um cão a rosnar às visitas, nunca ficam deseducados a esse ponto.Largava logo um "não" em tom de desaprovação e depois tentava arranjar maneira de fazer com que ele associasse as visitas a algo positivo :wink:

Ele lambe as visitas até à morte o que fazem? - Mando o cão/cadela sair da sala ou de onde estiver, se não sair com o comando de voz, sai pela coleira.
Acho que o mandava deitar por um bocado para que se acalmasse, se ele não deitasse eu forçava-o a deitar, quando me parecesse calmo brincava com ele...Não o prendia nem o isolava para que ele não associasse visitas ao facto de ser preso, o que podia não dar bom resultado com as proximas visitas...

Ele rosna quando passam ao pé do prato de comida enquanto come o que fazem? - Nunca nenhum me fez isso... aliás, fez um que recolhi da rua e me rosnou quando lambia um pacote de manteiga que tinha roubado de cima da bancada. Levou um biqueiro na fronha, nunca mais rosnou... Ah, era um Pastor Alemão de 45kg
Depende, se fosse um cachorro, com o rosnar dele podia eu bem, mexia na comida até ele parar de rosnar e só quando parasse de rosnar é que levava festas, e depois juntava a comida algo apetitoso para ele perceber que o dono mexer na comida é bom :D Se fosse adulto, já teria que me proteger de alguma forma, mas faria basicamente o mesmo...Já li algures uma tecnica que consistia em prender o prato da comida com um fio, e quando o cão rosnasse, puxava-se o prato para longe dele para lhe podermos pegar e com uma bisnaga atirava-se um pouco de agua ao cão para o assustar e evitar que ataque, depois faz-se do mesmo modo, devolve-se a comida com algo ainda mais apetitoso...se resulta ou não isso não sei, espero nunca ter problemas de comida com um cão adulto...

Ele não vem quando o chamam e vocês tão à pressa o que fazem? - Vou buscá-lo...
Exacto, faria o mesmo, se me fugisse, eu caminhava na direcção contraria pois eles geralmente vêm atras, ou entao escondia-me um pouco (sem o perder de vista) para ele ficar um pouco aflito por não me ver, e quando ele me estivesse a procurar aparecia para ele vir ter comigo...Costuma resultar, mas como ja aqui disseram, cada caso é um caso...Mas nada melhor que um bom treino de vir a chamada...

Ele salta para cima de vocês num dia em que estão vestidos com roupas para ir assistir à opera e ficam todas sujas o que fazem? - Cães meus não saltam para cima das pessoas, não tenho cães a pilhas, e quando o faziam, a técnica do joelho funciona sempre.
Tecnica do joelho tambem, acompanhada de um "não" :wink: e que remedio tinha senão mudar de roupa :lol:

Ele derruba uma criança que vai a vossa casa com a euforia o que fazem? - Primeiro vou ver a criança, depois mando o cão estar quieto, agarro na coleira e mando sentar, mesmo sem recompensa, costuma resultar.
Eu faria o mesmo mas mandava deitar...acho que depois de fazerem asneira por estarem excitados acalmam melhor deitados :wink: Será por ser uma posição mais submissa? 8)

Ele salta desenfreadamente quando vê a trela na vossa mão antecipando o passeio e nem a conseguem colocar, o que fazem? - Não coloco a trela nem ele vai ao passeio enquanto não parar de saltar... eles também costumam perceber rápido, não são burros...Mando sentar, quando estiver calminho e sentadinho a minha frente ponho a trela, se quando for a sair voltar a excitação senta-se mais um bocadinho até se comportar...quando estiver calmo, festinhas e falo em tom de aprovação :wink:

Uff, já me doi a mão ... depois pergunto mais umas coisas
Já me dói o braço... 8)
Aviso já que sou inexperiente, estou aberto a correcções :wink:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 25, 2009 6:06 am

doglover80,

há uma coisa, no seu blog, com que eu não estou de acordo.
Quando diz
"alpha rolls", que é o acto de um cão forçar um outro a deitar-se de costas e mostrar a sua zona genital em submissão...Trata-se de facto um ritual de apaziguamento realizado pelo animal submisso de forma voluntária. Não é forçado.
eu vivi, com o Calvin, uma experiência que o contradiz.
O Calvin, num passeio, encontrou um cão agressivo.
Houve uma luta que terminou na posição que descreve.
O Calvin por cima, com as patas assentes nos ombros do outro, que se calou.
Aí, o Calvin largou o adversário.
Penso que tinha mostrado a sua superioridade, esta tinha sido reconhecida e o Calvin fastou-se.

Também não percebi o que quer dizer com
a partir dai os cães que estão no meio da cadeia hierárquica torturam psicologicamente os cachorros
Importa-se de exemplificar ?
Eu nunca tive cachorros a cargo e gostava de saber o que é tortura psicológica para um cão...

Não penso que seja negativo o uso de castigos - essencial é que sejam justos e que o cão os compreenda.
Se um cão está proíbido de fazer qualquer ,e sabe-o, pela repetição da proibição e volta a fazer, uma palmada (ou mais) não é, de todo, descabida.
Aliás, o importante é que o cão reconheça a desaprovação do dono.
Com a minha, uso a palmada (que ela mal sente mas sabe o que significa).

É importante, isso sim, ser-se justo e ser-se entendido.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jun 25, 2009 7:23 am

LuMaria Escreveu:
Fang Escreveu:
LuMaria Escreveu:4000 anos já não é assilvestramento. São animais selvagens. Errado?
Tecnicamente são selvagens, pois já estableceram identidade morfológica e comportamental a nivel de um todo. Mas a população partiu de exemplares domésticos, logo para mim, este caso será a máxima do assilvestramento! Quantas mais populações tem em estado selvagem, oriundas de populações domésticas com 4000 anos???
Nenhuma?...não sei...
Pois... nenhuma! As restantes populações ferais de animais domésticos são muito recentes.

LuMaria Escreveu: Resta saber a que "sensatas regras" se refere...

Já que foram buscar o Dr. Bruce Fogle, ele diz que os maiores problemas comportamentais nos cães, aqueles que levam ao abandono e à eutanásia são, solidão, tédio e violência injustificada da parte do dono. Isto, é o que mais acontece aos nossos cães de cidade e nem sequer passa por treino positivo, negativo ou ausente. Não tem nada a ver com vida "independente" ou mais natural, vida ao ar livre ou dentro do apartamento. Solidão não é para o cão. Para mim acho um crime ter um animal fechado numa casa, sózinho, a maior parte do dia. E que depois ainda leva um piparote porque mijou o chão ou estragou o chinelo. Que treino combate a solidão de horas atrás de horas?
Os cães dos sem abrigo não sofrem de solidão, de tédio e é como disse atrás, nunca vi sequer falar de forma alterada para o animal. Os donos dependem daquele animal, como da tigela de sopa que lhes é levada. Aliado a isso, partilham de toda uma rotina, que os cães tanto apreciam e os sem abrigo também. Vivem de rotinas religiosamente cumpridas ao longo do dia.
Eu falei em dependência livre ;)

E concordo com o que coloquei a bold: Solidão não é para cão. Trata-se de um animal social.
Não é por acaso que lobos que fiquem solitários têm vida curta...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jun 25, 2009 7:32 am

doglover80 Escreveu:
fang Escreveu:
doglover80 Escreveu:Tenho impressão que foi esse o estudo e que não foi ele a fazê-lo como veio a ser confirmado.
Não percebi... Assinou um estudo que não foi ele que fez?...

Então mas não foi com os estudos deste cientista que acabaram por formar a "opinião" de que a dominância não existe??

Estou baralhado... :roll:

PS: Já leu os links que lhe deixei sobre genética e classificação dos cães?

Ainda acha comparável cães versus lobos com homens versus chimpanzés???

E já agora estas 2 raças, são o quê em termos de espécie...?
O autor do artigo diz...
"Attempting to aplly information about the behavior of assemblages of unrelated captive wolves to the familial structure of natural packs has resulted in considerable confusion. Such an approach is analogous to trying to draw inferences about human family dynamics by studying humans in refugee camps. The concept of the alpha wolf as a "top dog" ruling a group of similar-aged compatriots (...) is particularly misleading."(Mech 2000)

Isto alerta para as comparações que se fazem entre diferentes animais em diferentes ambientes ...
Claro que sim. Mas onde é que isto nega a existencia de dominância?

E como referi lá atrás, os nossos cães não vivem em ambiente mais ou menos controlado e com elementos da mesma espécie não parentais?
Decerto não é a mesma coisa que viverem em grupos familiares em assilvestramento. Que é a única analogia com os estudos de Mech para alcateias simples.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Bloqueado

Voltar para “Cães”