O que se passa com os meus gerbos da mongólia?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
zide
Registado: quarta jun 24, 2009 10:44 pm

quarta jun 24, 2009 10:57 pm

Boa noite a todos.

Quero que me expliquem o que se passa com o meu casal por favor! :

Tenho uma femea Lilac (cinzenta clara) e um macho siamês (tons de creme e castanho com rabo e patas pretas). O relacionamento já dura há cerca de 1 ano e parecem gostar muito um do outro... ;p No entanto algo me está a intrigar... Em todas as ninhadas que ela já teve (cerca de 7!), as crias saiem sempre todas iguais (em todas as ninhadas!) São sempre todos pretos com as pontas dos dedos brancos... Alguém me pode explicar o que se passa aqui? Porque não saiem cinzentos, pretos, siamêses, etc?

Cada vês que os putos nascem fico com as esperança que venha um siamês, que é o que pretendo, mas não... São sempre iguais... Estou a pensar em desistir e ficar só com a femea... Portanto se alguém quiser gerbos na zona de Lisboa/Sintra que me diga algo.

Btw, eu sei que estou a sobrecarregar a pobre menina mas em breve irei meter termo ao "sofrimento" separando o casal...

Por favor ajudem-me!

Cumprimentos!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta jun 24, 2009 11:38 pm

ajudar com o quê? basta estudar um bocadinho de genetica dos gerbos.
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quarta jun 24, 2009 11:40 pm

ola,

o teu problema é uma questao de genetica.

cada membro do casal possui genes diferentes sendo que uns sao recessivos e outros dominantes. mesmo que nenhum dos pais apresente essas caracteristicas fisicamente, elas fazem parte do genotipo de um deles (os genes do individuo) e certamente esses sao os genes dominantes, que "ganham" em relação aos recessivos todos (que provavelmente até será esse padrao que tanto queria que saisse). :?

nao significa que nao venham a nascer crias siamesas, significa apeas que a probabilidade é muito baixa, pelo menos para esse casal.

acho que nao deves tentar mais, pois vais acabar por esgotar a femea com tanta ninhada seguida e provavelmente nao obtens o que querias.

podes sempre comprar uma femea siamesa e juntá la com o teu macho. talvez dê melhor resultado. :wink:
zide
Registado: quarta jun 24, 2009 10:44 pm

quinta jun 25, 2009 12:29 am

Boas amigos! Que é um "problema" genético eu sei, no entanto fico intrigado pois no total ja la vão umas 25 crias e são todas iguais ;f

Bem, vou fazer uma experiência agora... Vou meter a femea com um dos filhos e o macho com uma das filhas e ver no que dá. Eles acasalam com filhos, correcto?

Agora um pequeno off-topic:

Há um tempo que ando com uma ideia mas não sei muito bem no que dará:

Consistia em juntar um gerbo (o tal siamês que pretendia) com um hamster siberiano e ver se eles acasalavam. Claro que a minha ideia era fazer com que eles vivessem juntos desde pequenos (desde as 2 semanas +-). Também pensei meter um recém nascido siberiano no meio de uma recém chegada ninhada de gerbos e ver se a femea o adoptava! Acham que isto é viável?
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta jun 25, 2009 12:59 am

zide Escreveu:Boas amigos! Que é um "problema" genético eu sei, no entanto fico intrigado pois no total ja la vão umas 25 crias e são todas iguais ;f

Bem, vou fazer uma experiência agora... Vou meter a femea com um dos filhos e o macho com uma das filhas e ver no que dá. Eles acasalam com filhos, correcto?

Agora um pequeno off-topic:

Há um tempo que ando com uma ideia mas não sei muito bem no que dará:

Consistia em juntar um gerbo (o tal siamês que pretendia) com um hamster siberiano e ver se eles acasalavam. Claro que a minha ideia era fazer com que eles vivessem juntos desde pequenos (desde as 2 semanas +-). Também pensei meter um recém nascido siberiano no meio de uma recém chegada ninhada de gerbos e ver se a femea o adoptava! Acham que isto é viável?
Está a brincar, certo? Não pode fazer isso! Nem em relação a juntar pais com filhos, nem em relação a juntar um gerbo com um hamster. Em relação aos pais e filhos juntos, existe o problema da consanguinidade, que julgo provocar problemas não só para a mãe como também para as crias que virão.

Quanto a juntar um gerbo com um hamster... simplesmente não é normal! Seria o mesmo que juntar um homem com... sei lá, uma vaca!

Não se esqueça que são seres vivos que aí tem.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta jun 25, 2009 1:12 am

:lol: :lol: :lol:
nem que tenha 20 ninhadas se a carga genetica dos pais é essa, esse será o resultado...quanto juntar um hamster com um gerbo...só se for para ver qual morre primeiro...este tópico só pode ser gozo :twisted:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quinta jun 25, 2009 1:45 am

Ai santa paciência... :o

Mas por que raio insiste em juntar a fêmea essas vezes todas só para obter siameses, a sua vida depende disso?! É que se dependesse estava a fazer um trabalho muito mau para a conservar. PRIMEIRO estuda-se a genética dos bichos e só depois é que se faz um cruzamento devidamente planeado e aí já se pode rezar para ter sorte (porque mesmo nos planeados pode não haver plena certeza, além de que as proporções são teóricas).

E essa do hamster siberiano com o gerbo era para quê mesmo? Qual a intenção por detrás dessa ideia mirabolante?
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jun 25, 2009 3:02 am

Oi? :o
Essa do gerbo e do hamster é a brincar, certo?
Qual é a finalidade? E pensar nos animais, não? Ou a curiosidade ultrapassa essa questão?

Enfim...
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jun 25, 2009 3:44 am

Isto não será "aquela" pessoa outra vez a gozar com a nossa cara?
Com mais outro nick?... Com tantos tópicos absurdos, é a primeira coisa que me vem à cabeça... :?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jun 25, 2009 8:01 am

25 crias? Só? Só deve funcionar a partir das 80 crias. 8)

Juntar um hamster com um gerbo? bela ideia, eu apostaria no gerbo, especialmente se o gerbo for fêmea. Se gosta de sangue junte, ah! e quando eles estiverem a brigar a sério meta lá a mão para os separar, que eles aos donos não mordem 8)
GSfanatic Escreveu:Em relação aos pais e filhos juntos, existe o problema da consanguinidade, que julgo provocar problemas não só para a mãe como também para as crias que virão.
Esta é para rir? Para a mãe traz que tipo de problemas? psicológicos pelo incesto? Como é que acha que se isolam determinadas caracter´siticas nos animais? Exactamente com a cruza entre mãe e filho ou pai e filha. Ou avô e neta, ou avó e neto.

Sendo o pai siamês é bem provável que se juntar com uma das filhas nasça alguma cria siamesa, atenção que eu disse provável, não quer dizer que aconteça.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jun 25, 2009 9:49 am

marianamar Escreveu:Isto não será "aquela" pessoa outra vez a gozar com a nossa cara?
Com mais outro nick?... Com tantos tópicos absurdos, é a primeira coisa que me vem à cabeça... :?
não não é
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
kitten
Membro Veterano

quinta jun 25, 2009 10:05 am

marianamar Escreveu:Isto não será "aquela" pessoa outra vez a gozar com a nossa cara?
Qual pessoa?
Madalena Marques
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jun 25, 2009 10:22 am

kitten Escreveu:
Qual pessoa?
na volta tava se a referir a mim
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
kitten
Membro Veterano

quinta jun 25, 2009 10:23 am

A ti? Vê-se mesmo que não te conhece, mas enfim ... Era o mesmo que achar que era eu.
Madalena Marques
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta jun 25, 2009 11:09 am

Eu ainda continuo azul com a ideia de crusar duas especies distintas, faz-me lembrar a mistura de pinto com coelho 8) :twisted:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Exóticos”