Claro que essa atitude é voluntária se o animal é submisso e não pretende confronto (e é o que normalmente se passa quando a hierarquia está bem establecida e estável).aisd Escreveu:
há uma coisa, no seu blog, com que eu não estou de acordo.
Quando dizeu vivi, com o Calvin, uma experiência que o contradiz."alpha rolls", que é o acto de um cão forçar um outro a deitar-se de costas e mostrar a sua zona genital em submissão...Trata-se de facto um ritual de apaziguamento realizado pelo animal submisso de forma voluntária. Não é forçado.
O Calvin, num passeio, encontrou um cão agressivo.
Houve uma luta que terminou na posição que descreve.
O Calvin por cima, com as patas assentes nos ombros do outro, que se calou.
Aí, o Calvin largou o adversário.
Penso que tinha mostrado a sua superioridade, esta tinha sido reconhecida e o Calvin fastou-se.
Caso haja confronto, pode ser coisa simples, desde que um dos intervenientes opte pela postura de submissão e o confronto pára logo, pois essa postura inibe a agressividade e consequentemente se verifica paragem por parte do dominante .
Ou então pode ser uma coisa feia, caso nenhum dos intervenientes opte pela submissão. É claro que um deles irá ceder e tomar atitude submissa. Mas entretanto já houve derramamento de sangue e algumas cicatrizes para recordação.
É isso que tenho vindo a constatar ao longo destes anos com os meus cães.
Portanto, nem sempre é voluntário.