anao russo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Marguij
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 3:10 pm

quinta jun 25, 2009 12:40 pm

Boa Tarde.
Estou com dificuldades a interagir com o meu hamster. (é o primeiro hamster).
Alguem me poderá indicar algumas formas de começar a interagir com ele?
obrigado
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

quinta jun 25, 2009 5:09 pm

ola,

ha quanto tempo tens o teu hamster?
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jun 25, 2009 5:18 pm

Marguij Escreveu:Boa Tarde.
Estou com dificuldades a interagir com o meu hamster. (é o primeiro hamster).
Alguem me poderá indicar algumas formas de começar a interagir com ele?
obrigado
Dificuldades em que aspecto? Em lhe pegar?

É normal o hamster querer fugir e até morder, nos primeiros contactos com as mãos, principalmente se não está habituado... por isso deve ter muito cuidado para não o deixar cair....

Pegue-lhe sempre com as duas mãos, uma por baixo da outra para que se ele tentar trepar, você poder trocar a mão de baixo para cima e fazer assim como que uma escada...

Se ele tiver tendência em morder, pegue-lhe com uma toalhinha e vá falando com ele e fazendo festas... é normal ele defecar na sua mão se estiver com muito medo... é uma defesa! :wink: Se mesmo assim for dificil... faça como se faz aos gatinhos pequeninos, pegue-o pelo cachaço... mas vá sempre falando, porque ele vai reconhecer a sua voz!

E tenha atenção aos saltos que ele pode dar da sua mão... pode cair e magoar-se por isso faça-o sempre com uma mesa ou algo por baixo, como protecção...

De resto... nada mais é dificil!

É tratar e mimar... :wink:
Marguij
Membro

quinta jun 25, 2009 6:36 pm

tenho-o desde segunda feira.
o meu problema é agarrar nele sem que me morda e/ou guinche...
Marguij
Membro

quinta jun 25, 2009 6:37 pm

é desaconselhavel usar luvas nas primeiras tentativas?
SofiaCM
Membro

quinta jun 25, 2009 6:50 pm

entao isso faz 3dias que o tem, é perfeitamente normal que ele tenha essa atitude. ainda nao esta habituado a si nem á nova casa é normal sentir se assustado.
nao o tente agarrar para já, coloque a mao dentro da gaiola sem fazer movimentos bruscos nem tentar agarra lo para ele se habituar a si.
podes tambem tentar dar lhe comida á mao (eu costumava por a comida junto á grade, nao metia a mao dentro da gaiola), por exemplo pedaços de fruta ou de queijo (este apenas como guloseima a fruta e vegetais deves dar com frequencia). se ele vier comer optimo, senao nao lhe deixe a goluseima na gaiola. pode tentar 1 ou 2 vezes por dia para ele ganhar confiança consigo.

penso que podes agarra lo com luvas, mas como te disse ainda é muito cedo para tentares agarra lo, vais estar a assuta lo e assim ele demora mais a acostumar-se a ti.´mas é apenas a minha opiniao. :wink:
Marguij
Membro

quinta jun 25, 2009 7:00 pm

muito obrigado sofia !
é que como é a minha primeira hamster , pronto...
e sinceramente tenho um pouco de medo de levar uma dentada daquelas valentes , faz parte não é. :lol: ja ouvi dizer que doi muito.

ela parece-me interessada em conhecer-me porque quando me aproximo ela vem á janela, desce o tubinho e olha-me pelas grades muito seriamente. Tambem me parece que anda muito á vontade com a nova casa.
espero que todas estas aparencias sejam sinais positivos :wink:
SofiaCM
Membro

quinta jun 25, 2009 7:09 pm

sim isso é bom. :D

e podes sempre aproveitar quando ela vem visitar te á grade para lhe dares um pedacinho de fruta (a minha adora cereja :lol: ), tambem ja lhe dei cenoura, brocolos ela tambem gosta bastante, mas isso é algo que tens de descobrir o que a tua prefere.

quanto ao comportamento dela nao tenhas medo que é normal. e quanto as dentadas podem ser bastante desagradaveis sim, é apenas uma questao de teres cuidado. se quando o tentas agarrar ele se virar meio de barriga para cima com a boca aberta é muito mau sinal para ti. :lol:

com alguma paciencia daqui a uns tempos ele ja vai estar habituado a ti e deixa te pegar lhe sem problema. :D
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

quinta jun 25, 2009 7:15 pm

cuidado a passar os dedos pelas grades os roedores adoram trincar dedos pelas grades por mais manssos que sejam
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
Marguij
Membro

quinta jun 25, 2009 7:39 pm

as femeas têm tendencia a ser menos sociaveis com os donos?
SofiaCM
Membro

quinta jun 25, 2009 7:44 pm

que eu saiba nao.

tenho uma femea (apesar de ser uma siria) muito meiga, nunca me mordeu, ja chegou a tentar mas apenas quando se assusta.

e a que tive antes que é a que tenho na foto tambem era muito meiga.

mas isso tambem depende de cada hamster, uns sao mais meigos que outros.
Marguij
Membro

quinta jun 25, 2009 7:56 pm

pelo que ja pesquisei, de facto os sirios são mais calmos em todos os aspectos e mais tolerantes.
e os anoes russos sao os que têm mais tendencia em morder (quando se sentem ameaçados).

bem, agora estou á espera que a Ema se decida a sair do quentinho para vir comer o queijinhos, pelas grades dado por mim, como a sofia me indicou eheheh :lol:
SofiaCM
Membro

quinta jun 25, 2009 8:05 pm

pois eu sei, mas geralmente isso que viu dos sirios foi explicado por serem os maiores dos hamsters e nao se cansarem tao rapido. :wink:

mas nao fique com medo de ter uma hamster agressiva, ela está apenas desconfiada, ainda esta a adapatar-se.

faça isso, eu sempre dei queijo aos meus hamsters (geralmente uma ou outra casca do queijo), e eles adoram. mas como deve ter visto nas suas pesquisas nao é aconselhavel dar, mas se for em pouca quantidade nao fará mal. :wink:

fico á espera para saber como correu. :D
Marguij
Membro

quinta jun 25, 2009 8:12 pm

pois é, ela ignorou-me xD começou a lavar-se, veio dar uma trinquinha insignificavel e virou-me costas (grande lata)
enquanto ela se lavava, tive serias duvidas acerca do seu sexo ... :?
SofiaCM
Membro

quinta jun 25, 2009 8:21 pm

deixe la, a minha as vezes tambem faz isso, sai da roda vem cheirar e depois vira costas e volta para a roda como se nada fosse. :lol:

ficou com duvidas porque? ela ainda é pequenina? é que quando sao pequenos é dificil distinguir os sexos, a minha cotonete foi o meu cotonete nos primeiros tempos, mas depois la vimos que a senhora na loja se tinha enganado no sexo dela. :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”