Ajuda - Gata baba-se contantemente.
Moderador: mcerqueira
Olá a todos,
Desde há dois anos que dou comer a uma gata de rua adulta que me apareceu no quintal e que é muito selvagem, pois até hoje nunca deixa chegar ao pé nem tocar. Já foi até apanhada por cães e foi operada no veterinário, o qual lhe fez o teste do FIV (Sida dos Gatos) porque tem um problema na boca e na língua, baba-se constantemente e tem algumas feridas dentro da boca. Entretanto o vet deu-lhe naquela altura antibióticos para 15 dias, mas como é selvagem nunca lhe consegui fazer mais nada. Só se consegue apanhar com armadilha do tipo gaiola com comida lá dentro.
Entretanto decorrido este tempo a gata tem continuado estável, mas uns dias come muito e há dias que não come nada. Está é sempre com ponta de lingua de fora e baba-se às vezes muito outras vezes quase nada.
Entretanto teve 4 gatinhos há um mês os quais estão aparentemente bem de saúde tirando pequenas inflamações nos olhos, pois já os levei ao vet.
A minha questão é a seguinte: o sintoma desta gata (baba constante e ponta da língua de fora) é o da Sida dos Gatos (FIV) ou será outra doença e será ou não contagiosa para os outros gatos que eu e minha vizinha temos e que estão todos castrados ? É que tenho muito receio do contágio e estou a pensar apanhá-la para levar ao vet na próxima semana para ver se há tratamento.
Já vi gatos com FIV e estão muito piores que esta gata cheios de feridas..
Agradeço ajuda e comentem o que souberem relativo a estes sintomas.
Desde há dois anos que dou comer a uma gata de rua adulta que me apareceu no quintal e que é muito selvagem, pois até hoje nunca deixa chegar ao pé nem tocar. Já foi até apanhada por cães e foi operada no veterinário, o qual lhe fez o teste do FIV (Sida dos Gatos) porque tem um problema na boca e na língua, baba-se constantemente e tem algumas feridas dentro da boca. Entretanto o vet deu-lhe naquela altura antibióticos para 15 dias, mas como é selvagem nunca lhe consegui fazer mais nada. Só se consegue apanhar com armadilha do tipo gaiola com comida lá dentro.
Entretanto decorrido este tempo a gata tem continuado estável, mas uns dias come muito e há dias que não come nada. Está é sempre com ponta de lingua de fora e baba-se às vezes muito outras vezes quase nada.
Entretanto teve 4 gatinhos há um mês os quais estão aparentemente bem de saúde tirando pequenas inflamações nos olhos, pois já os levei ao vet.
A minha questão é a seguinte: o sintoma desta gata (baba constante e ponta da língua de fora) é o da Sida dos Gatos (FIV) ou será outra doença e será ou não contagiosa para os outros gatos que eu e minha vizinha temos e que estão todos castrados ? É que tenho muito receio do contágio e estou a pensar apanhá-la para levar ao vet na próxima semana para ver se há tratamento.
Já vi gatos com FIV e estão muito piores que esta gata cheios de feridas..
Agradeço ajuda e comentem o que souberem relativo a estes sintomas.
Esse vet testou a gata, viu que tinha FIV e não sugeriu a sua esterilização?
Os gatinhos estão bem?
Devem estar optimos e com FIV tambem.
Os seus gatos andam soltos?
Os gatinhos estão bem?
Devem estar optimos e com FIV tambem.
Os seus gatos andam soltos?
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
Olá
Esqueci-me de dizer que o teste do FIV que o vet fez foi há um ano e deu negativo e não esterilizou provavelmente porque nesse dia a gata foi operada de urgência por ter sido apanhada por cães. Nãqo morreu por que não calhou. Entretanto como a gata é selvagem não se deixa apanhar, só vem pela comida, nunca mais a levei ao vet, porque tenho que pedir uma gaiola armadilha emprestada para a apanhar.
Sim os meu gato e os da minha vizinha andam à solta no quintal mas estão todos castrados e raramente lutam. Ouvi e li que a FIV só se transmite pelas relações sexuais e pelas lutas.
Portanto a minha pergunta é: se o teste FIV deu negativo será que os sintomas da baba constante e ponta da lingua de fora é sinal de outra doença qualquer ou o teste pode ter falhado ?
Esqueci-me de dizer que o teste do FIV que o vet fez foi há um ano e deu negativo e não esterilizou provavelmente porque nesse dia a gata foi operada de urgência por ter sido apanhada por cães. Nãqo morreu por que não calhou. Entretanto como a gata é selvagem não se deixa apanhar, só vem pela comida, nunca mais a levei ao vet, porque tenho que pedir uma gaiola armadilha emprestada para a apanhar.
Sim os meu gato e os da minha vizinha andam à solta no quintal mas estão todos castrados e raramente lutam. Ouvi e li que a FIV só se transmite pelas relações sexuais e pelas lutas.
Portanto a minha pergunta é: se o teste FIV deu negativo será que os sintomas da baba constante e ponta da lingua de fora é sinal de outra doença qualquer ou o teste pode ter falhado ?
Eu não sou vet nem tenho aspirações a tal portanto, as respostas que lhe darei teem como fundamento a minha experiencia pessoal.
Eu tinha percebido que a gata tinha sido testada e dado positivo o teste.
Não sendo FIV, deve ter uma enorme gengivite provocada por alguma outra coisa ou até um granuloma.
Atenção que isto, como eu disse, são apenas suposições minhas.
Se ela tivesse começado a babar-se, de repente, poderia ser sintoma de envenenamento.
Mas, o melhor mesmo, é pedir uma armadilha e, quando os bebés estiverem desmamados, esterilizar a gatinha.
Procure socializar os pequeninos, pegando-lhes ao colo, para os poder mais tarde castrar/esterilizar tambem senão daqui a 6 meses estão tambem a reproduzir-se e pode tornar-se uma situação bastante desagradavel.
Se for gengivite cronica ou granuloma não é contagioso para os outros gatos mas a gatinha deve precisar de tirar dentes e ser tratada em condições porque deve estar em grande sofrimento.
Eu tinha percebido que a gata tinha sido testada e dado positivo o teste.
Não sendo FIV, deve ter uma enorme gengivite provocada por alguma outra coisa ou até um granuloma.
Atenção que isto, como eu disse, são apenas suposições minhas.
Se ela tivesse começado a babar-se, de repente, poderia ser sintoma de envenenamento.
Mas, o melhor mesmo, é pedir uma armadilha e, quando os bebés estiverem desmamados, esterilizar a gatinha.
Procure socializar os pequeninos, pegando-lhes ao colo, para os poder mais tarde castrar/esterilizar tambem senão daqui a 6 meses estão tambem a reproduzir-se e pode tornar-se uma situação bastante desagradavel.
Se for gengivite cronica ou granuloma não é contagioso para os outros gatos mas a gatinha deve precisar de tirar dentes e ser tratada em condições porque deve estar em grande sofrimento.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
Obrigado pela resposta.
Sim deve estar em grande sofrimento, pelo que vejo, custa a engolir e engasga-se com a própria saliva e até parece estar um pouco constipada, pois também espirra por vezes.
Entretanto vou ver se a consigo apanhar coma a armadilha e levá-la ao vet para fazer novo teste de FIV e tentar um tratamento caso este dê novamente negativo.
Entretanto os 4 pequenos já comem sozinhos sem a mãe e já estão sociáveis.
A gata como é óbvio ficou muito abalada (só mia e come quase nada) por os ter retirado dela mas tinha que ser assim senão iria ter um problema maior.
Sim deve estar em grande sofrimento, pelo que vejo, custa a engolir e engasga-se com a própria saliva e até parece estar um pouco constipada, pois também espirra por vezes.
Entretanto vou ver se a consigo apanhar coma a armadilha e levá-la ao vet para fazer novo teste de FIV e tentar um tratamento caso este dê novamente negativo.
Entretanto os 4 pequenos já comem sozinhos sem a mãe e já estão sociáveis.
A gata como é óbvio ficou muito abalada (só mia e come quase nada) por os ter retirado dela mas tinha que ser assim senão iria ter um problema maior.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Pode ser calicivírus. Provoca aftas e dores nas articulações. Os gatos babam-se e deixam de comer.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
se uma pessoa se mete aqui a especular... Também pode ser Encefalopatia Hepática, derivada da tão comum estase biliar em gatos... Faz os gatos se babarem, e como disse, umas vezes têm grande apetite, outras nem tocam na comida.
Ela por acaso passou grande período de fome???
-
- Membro Veterano
A pergunta da forista foi se seria contagioso. Eu só tentei ajudar: se for calicivírus, por exemplo, é contagioso, sim. Claro que diagnósticos... só no veterinário.leoa_nova_ Escreveu:se uma pessoa se mete aqui a especular... Também pode ser Encefalopatia Hepática, derivada da tão comum estase biliar em gatos...
A forista fez uma pergunta simples e tentámos dar uma resposta com os parcos conhecimentos que temos como leigos.leoa_nova_ Escreveu:se uma pessoa se mete aqui a especular...
Se não fosse com a gata á vet, eu nem escreveria nada mas ela já o fez e vai voltar a fazê-lo portanto, não vejo mal em responder.
Não veio á procura de respostas de veterinários penso eu.
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Eu disse que não era???Butterfly_21 Escreveu:se for calicivírus, por exemplo, é contagioso, sim. Claro que diagnósticos... só no veterinário.
Simplesmente para responder a essas perguntas é melhor o veterinário né?? Assim como medidas preventivas para evitar o contágio em caso de cada doença.
Mas como é que vocês com uma simples pergunta, da qual apenas pretendo uma resposta de opinião e não obrigo ninguém a fazê-lo, começam logo com esta confusão toda ? Penso que não devemos entrar por aí. Penso que o forum existe para cada um expressar o que acha e cada um só acredita no que quiser, ou então não vale a pena fazer perguntas e mais vale fechar o forum (sem ofensa aos administradores, claro).
Bom mas deixando isso, já tentei apanhar a gata mas até agora sem sucesso, e respondendo ao colega forense anterior, posso dizer que a gata come por vezes muito bem, outros dias menos bem e já tem estado um dia sem comer, portanto o apetite é mesmo muito é variável. Também bebe com a mesma vontade. Muito, pouco e por vezes, nada.
Relativamente à baba, por vezes não se baba quase nada, outras vezes corre de fio, mas a pontinha da lingua é que está praticamente sempre à vista e por vezes chega a ter quase metade da língua fora.
Portanto a minha questão inicial foi: será isto sintoma de sida felina ? É porque tenho mais gatos saudáveis castrados mas que também andam no quintal.
Já obtive algumas respostas as quais muito agradeço, mas sei que terei de apanhá-la e ir ao vet.
Obrigado.
Bom mas deixando isso, já tentei apanhar a gata mas até agora sem sucesso, e respondendo ao colega forense anterior, posso dizer que a gata come por vezes muito bem, outros dias menos bem e já tem estado um dia sem comer, portanto o apetite é mesmo muito é variável. Também bebe com a mesma vontade. Muito, pouco e por vezes, nada.
Relativamente à baba, por vezes não se baba quase nada, outras vezes corre de fio, mas a pontinha da lingua é que está praticamente sempre à vista e por vezes chega a ter quase metade da língua fora.
Portanto a minha questão inicial foi: será isto sintoma de sida felina ? É porque tenho mais gatos saudáveis castrados mas que também andam no quintal.
Já obtive algumas respostas as quais muito agradeço, mas sei que terei de apanhá-la e ir ao vet.
Obrigado.
Acho que já lhe respondi lá atras que nos dias que não come nem bebe deve ter dores.
Tem aqui um link sobre fiv e os respectivos sintomas
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=358
Tem aqui um link sobre fiv e os respectivos sintomas
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=358
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Infelizmente, neste fórum alguns utilizadores são assim. Se a pessoa ainda não foi ao vet e pede uma opinião, leva logo com "vá-ao-vet-vá-ao-vet-vá-ao-vet". Se a pessoa comenta que já foi ao veterinário, perguntam-lhe o que quer e dizem que ninguém a pode ajudar. Resumindo e concluindo, às vezes nem dá para abrir um tópico.rmdp Escreveu:Mas como é que vocês com uma simples pergunta, da qual apenas pretendo uma resposta de opinião e não obrigo ninguém a fazê-lo, começam logo com esta confusão toda ? Penso que não devemos entrar por aí. Penso que o forum existe para cada um expressar o que acha e cada um só acredita no que quiser, ou então não vale a pena fazer perguntas e mais vale fechar o forum (sem ofensa aos administradores, claro).
Boa sorte com a gatinha.
-
- Registado: segunda ago 10, 2009 9:58 pm
Estou a ter o mesmo problema com a minha gata. Baba-se constantemente e já reparei a pontinha da língua de fora mas isso é mais raro. Pensei que fosse do stress do novo ambiente pois adoptei-a à apenas 2 semanas, mas noto também um mau cheiro que às vezes é insuportável e então achei melhor ser vista. O problema é que ainda não consigo agarrá-la (a minha outra gata tá a dificultar a adaptação). Já fui falar com o vet a ver o que se podia fazer e disse-me que primeiro tenho que conseguir agarrá-la, quer para que ele a possa observar quer para eu conseguir dar-lhe depois o tratamento, se necessário. Disse para eu tentar ver se ela tem feridas na boca e que no mínimo seria gengivite mas também disse que poderia ser apenas do stress do novo ambiente mas deu-me a entender que o mau cheiro não é normal e logo o mais certo ser algum mal físico.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Isso é simples de detectar