Sim Thor, eu concordo contigo nos pontos que apontaste nas dificuldades inerentes a cada espécie, mas repara que eu nunca disse que achava que uma lamprophis era um animal bom para começar (em princípio e muito em principio, uma que coma bem e seja dócil, não desenvolverá grandes problemas, coisa que numa regius já não é bem assim, ou pelo menos, não é isso que muitas vezes acontece, quando se obtém uma que come bem e depois deixa de comer). Muitas e muitas espécies têm o seu «calcanhar de Aquiles», e realmente o problema real/potencial das regius na alimentação é um facto incontornável (talvez empolado por haver muito mais donos com regius que outra cobra sem ser corn), o que não quer dizer que outras espécies também não possam desenvolver outro tipo de problemas como referiste.Thorgarth Escreveu:Psy se me disseres que as corns são mais fáceis, em termos genéricos, do que uma regius, até posso concordar contigo, MAS isso não quer dizer que as regius não possam, e devam, ser consideradas como adequadas para principiantes, apenas porque podem desenvolver problemas a nivel de aceitação de alimento. É de facto um factor que aumenta a dificuldade no entanto, tendo em conta que me estou a referir a animais CB e já devidamente habituados a aceitar alimento morto, acho que este factor não é, de todo, preponderante ao ponto de excluir a espécie da lista de espécies adequadas a principiantes.
Outras espécies consideradas como adequadas também têm os seus problemas (não é tudo maravilhas). Pegando no exemplo que dás das BCI´s, embora pelo que leio seja mais comum nas BCC´s, estas também podem ser afectadas pelo chamado sindrome da regurgitação, provocado principalmente pela inadequação do tamanho da presa à cobra. As lamprophis são de extremos.... ora tens exemplares que se recusam a comer como podes encontrar outras que são autênticas máquinas. As lampropeltis exigem muito mais paciência e calma na sua manutenção e sobretudo manipulação para não stressar o animal e originar outros problemas, etc....
Temos a meu ver que aprender a separar as águas e perceber que mesmo estando a falar de principiante em cobras nem todos são iguais ou têm as mesmas caracteristicas/pesonalidade. Existem pessoas que mais rapidamente ficam frustradas com o facto de não conseguirem manipular a sua cobra porque esta é agressiva ou que se debate muito, em virtude do medo ou stress que essa situação lhe provoca, do que com cobras que apresentem problemas com alimentação... O que as pessoas devem é ter consciência dos potenciais problemas que poderão enfrentar ANTES de fazerem a sua escolha E adquirir o animal.
Para além disso, eu também não concordo a 100% com o termo «iniciado» apesar de o usar, porque cada um é iniciado à sua maneira e a cada um pode fazer mais confusão uma coisa ou outra. No entanto, os métodos usados para colocar uma cobra a comer são muitas vezes mais difíceis de realizar e com uma margem de sucesso bem diferente do que a manipulação de uma cobra (pronto, se o dono estiver cheio de medo que a cobra lhe morda, também será difícil