Piton Regius - Novo Video - Pag 20

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta jun 26, 2009 2:28 pm

Thorgarth Escreveu:Psy se me disseres que as corns são mais fáceis, em termos genéricos, do que uma regius, até posso concordar contigo, MAS isso não quer dizer que as regius não possam, e devam, ser consideradas como adequadas para principiantes, apenas porque podem desenvolver problemas a nivel de aceitação de alimento. É de facto um factor que aumenta a dificuldade no entanto, tendo em conta que me estou a referir a animais CB e já devidamente habituados a aceitar alimento morto, acho que este factor não é, de todo, preponderante ao ponto de excluir a espécie da lista de espécies adequadas a principiantes.

Outras espécies consideradas como adequadas também têm os seus problemas (não é tudo maravilhas). Pegando no exemplo que dás das BCI´s, embora pelo que leio seja mais comum nas BCC´s, estas também podem ser afectadas pelo chamado sindrome da regurgitação, provocado principalmente pela inadequação do tamanho da presa à cobra. As lamprophis são de extremos.... ora tens exemplares que se recusam a comer como podes encontrar outras que são autênticas máquinas. As lampropeltis exigem muito mais paciência e calma na sua manutenção e sobretudo manipulação para não stressar o animal e originar outros problemas, etc....

Temos a meu ver que aprender a separar as águas e perceber que mesmo estando a falar de principiante em cobras nem todos são iguais ou têm as mesmas caracteristicas/pesonalidade. Existem pessoas que mais rapidamente ficam frustradas com o facto de não conseguirem manipular a sua cobra porque esta é agressiva ou que se debate muito, em virtude do medo ou stress que essa situação lhe provoca, do que com cobras que apresentem problemas com alimentação... O que as pessoas devem é ter consciência dos potenciais problemas que poderão enfrentar ANTES de fazerem a sua escolha E adquirir o animal.
Sim Thor, eu concordo contigo nos pontos que apontaste nas dificuldades inerentes a cada espécie, mas repara que eu nunca disse que achava que uma lamprophis era um animal bom para começar (em princípio e muito em principio, uma que coma bem e seja dócil, não desenvolverá grandes problemas, coisa que numa regius já não é bem assim, ou pelo menos, não é isso que muitas vezes acontece, quando se obtém uma que come bem e depois deixa de comer). Muitas e muitas espécies têm o seu «calcanhar de Aquiles», e realmente o problema real/potencial das regius na alimentação é um facto incontornável (talvez empolado por haver muito mais donos com regius que outra cobra sem ser corn), o que não quer dizer que outras espécies também não possam desenvolver outro tipo de problemas como referiste.

Para além disso, eu também não concordo a 100% com o termo «iniciado» apesar de o usar, porque cada um é iniciado à sua maneira e a cada um pode fazer mais confusão uma coisa ou outra. No entanto, os métodos usados para colocar uma cobra a comer são muitas vezes mais difíceis de realizar e com uma margem de sucesso bem diferente do que a manipulação de uma cobra (pronto, se o dono estiver cheio de medo que a cobra lhe morda, também será difícil :wink: ). Para além disso, se estivermos a falar de uma cobra jovem, a falta de manipulação pode acarretar uma futura agressividade contra o dono, dificultando muito o seu cativeiro...mas a falta de alimentação/regurgitação numa cobra bebé, acarreta consequências muito mais nefastas (desenvolvimento inadequado e até a morte). Em termos de hierarquização de necessidades, a fome e a sede são muito mais importantes que o conforto (em termos extremos). É apenas nesta linha de pensamento que considero a regius, na minha opinião, uma cobra com alguns problemas potenciais (o que não quer dizer que outras não os tenham, mas de outra índole), não a colocando logo no topo das cobras a ter em «iniciados» (vá, em alguns lugares abaixo). Mas claro que cada caso é um caso, e não é considerada (nem por mim) uma cobra difícil.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

sexta jun 26, 2009 2:33 pm

Boas

Hoje adquiri um tapete de aquecimento da Exo-Terra (Heat Wave Rainforest L ) mas ele não tem termoestato...

É possivel ligar um termostato desses que se compram em qualquer loja de electronica? Tipo cortar os fios do tapete e juntar ali a meio um termoestato?

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta jun 26, 2009 2:40 pm

Ainda bem que não têm já que, tendo em conta o restante material electrico, não seria de confiança...

Sim podes optar por qualquer termostato comercial que ofereça condições minimas de segurança, mas pessoalmente não cortaria o cabo do tapete... Existem já termostado prontos a receber uma ficha macho, ou caso assim não sejam poderás sempre ligar um cabo com uma fémea ao termostáto que receberá o macho da fonte de calor. É o que tenho feito com os termostatos da marca Ako que tenho comprado para os meus terrários.
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

sexta jun 26, 2009 2:43 pm

Thorgarth Escreveu:Ainda bem que não têm já que, tendo em conta o restante material electrico, não seria de confiança...

Sim podes optar por qualquer termostato comercial que ofereça condições minimas de segurança, mas pessoalmente não cortaria o cabo do tapete... Existem já termostado prontos a receber uma ficha macho, ou caso assim não sejam poderás sempre ligar um cabo com uma fémea ao termostáto que receberá o macho da fonte de calor. É o que tenho feito com os termostatos da marca Ako que tenho comprado para os meus terrários.
Optimo então, desconhecia mesmo a existencia de termoestatos prearados para receber ficha macho, assim evito de cortar o cabo e alem do mais não prejudico a garantia 8)

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

sexta jun 26, 2009 4:46 pm

Boas

De momento ja tenho montado o aquario com:

->Substrato natural
->Tapete de aquecimento
->Toca no lado quente (falta no lado frio)
->Agua do lado frio
->Termometro e Higrometro

Pois aqui reside uma duvida, tanto o termometro como o higrometro são daqueles de agulha e vem preparados com adesivo para colar no vidro do terrario, mas onde devo colar?

Os 2 na parte fria um ao lado do outro?
Os 2 na parte quente?
Um na quente e outro na fria?
É indiferente??

Help me please :oops:

Assim vou ja monitorizando temperaturas durante uns dias para que esteja tudo ok na hora da verdade :)

Cumprimentos
Thorgarth
Membro Veterano

sexta jun 26, 2009 7:36 pm

Como no lado quente irás receber info da temperatura através da sonda do termostato lá colocado (partindo do pressuposto que tem sonda e te dá leitura) deves colocar o termometro no lado frio, quanto ao higrómetro podes colocar mais ou menos no centro do terrário para te dar uma média aproximada...
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

sexta jun 26, 2009 10:32 pm

Boas

Ora aqui em terra de nuestros hermanos são precisamente 00h30, a noite nesta época é quente, e o terrário com o tapete desligado marca 70% humidade e 33º de temperatura!!

Poderá esta ser uma temperatura demasiado elevada para a Regius??
Sendo assim, devo deixar o tapete desligado durante o verão.

Que soluçoes e dicas voces me recomendam?

Cumps
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta jun 26, 2009 11:41 pm

Zeuzito Escreveu:Boas

Ora aqui em terra de nuestros hermanos são precisamente 00h30, a noite nesta época é quente, e o terrário com o tapete desligado marca 70% humidade e 33º de temperatura!!

Cumps
Temperaturas diurnas entre os 26º e os 32º , nocturnas 22\23º. pesquisa um pouco, umas care sheets.

A minha já não tem tapete nesta altura do ano.

corn
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

sexta jun 26, 2009 11:43 pm

bem visro isso tar quante , aconselho. como já aconselharam aqui no forum, a por uma pedra de marmore ou xiste numa zona do terrario
<p><strong></strong></p>
Thorgarth
Membro Veterano

sexta jun 26, 2009 11:52 pm

Nazgul93 Escreveu:

Cumps
Temperaturas diurnas entre os 26º e os 32º , nocturnas 22\23º. pesquisa um pouco, umas care sheets.

corn
Nuno não terás aí um erro nas temperaturas nocturnas?!?! Tendo em conta a zona de onde são originárias e as multiplas care sheets que se podem encontrar, esses 22º ou 23º deverão ser o mínimo no lado frio, mantendo-se entre uns 27º e uns 29º no lado quente.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado jun 27, 2009 12:11 pm

Thorgarth Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:

Cumps

corn
Nuno não terás aí um erro nas temperaturas nocturnas?!?! Tendo em conta a zona de onde são originárias e as multiplas care sheets que se podem encontrar, esses 22º ou 23º deverão ser o mínimo no lado frio, mantendo-se entre uns 27º e uns 29º no lado quente.
Agreed.
Baixa muito a temperatura e depois para comer ainda deve ser pior. A noite no interior de Espanha é quente, mas 33º deve ser erro...aconselho a comprar um termómetro daqueles electrónico...os outros «de agulha» dão muitos erros e são muito imprecisos. Ou esse valor é do termómetro do termostato? Pode colocar uma placa de mármore por baixo de uma toca e ter uma tina de água grande para que ela se possa banhar.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

sábado jun 27, 2009 12:46 pm

Psynapse Escreveu:
Agreed.
Baixa muito a temperatura e depois para comer ainda deve ser pior. A noite no interior de Espanha é quente, mas 33º deve ser erro...aconselho a comprar um termómetro daqueles electrónico...os outros «de agulha» dão muitos erros e são muito imprecisos. Ou esse valor é do termómetro do termostato? Pode colocar uma placa de mármore por baixo de uma toca e ter uma tina de água grande para que ela se possa banhar.
O termometro é dos de agulha, talvez daí seja impreciso (e nem foi nada barato 9€ numa loja de animais :evil: ). Vou procurar um digital para ter mais exactidão na temperatura. Neste momento até o tapete tenho desligado, isto porque a casa apanha sol todo o dia e fica muito quente.

Irei experimentar o truque da marmore debaixo da toca.

Obrigado
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado jun 27, 2009 2:58 pm

Thorgarth Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:

Cumps

corn
Alex, tens toda a razão nao especifiquei mais nada para além das temps (lados e min\max) perfeitamente de acordo, as care sheets que vi estavam em Fahrenheit e não sou o melhor a fazer a conversão, e como não especifiquei o resto da info, deu neste emaranhado de temps :D.
Obrigado pela correcção :wink:

Os analógicos são péssimos em precisão.

Zeuzito arranja um destes (mas termometro com higrometro que também há mas nao encontro, as temps têm em Fahrenheit e Celsius):

Imagem
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

sábado jun 27, 2009 5:08 pm

Hoje corri 4 lojas de animais a procura de termometros digitais.

Conclusão: Da exo-terra como da foto NADA de NADA...
Vi um a 10.50€ digital que me pareceu regular e de uma marca branca.

No Leroy Merlin por 30€ vendem Termometro digital + Higrometro, pareceu-me interessante, não comprei pois queria aconselhar-me aqui 1º sobre o valor do mesmo se acham caro ou barato...

Cumps
Zeuzito
Membro Veterano
Piton Regius

domingo jun 28, 2009 8:42 pm

Boas

Amanha vou adquirir o meu exemplar de Piton Regius (Piton Bola).
Não tenho preferencia entre macho ou femea, apenas vou trazer uma que coma um pinkie :wink:

Não me esquecerei das fotos :)

Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”