gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
liasofia
Membro Júnior
Registado: terça ago 05, 2003 4:58 pm

terça ago 05, 2003 5:10 pm

Olá.
Adorava k me ajudassem.
Tenho uma gata siamesa k quando pariu pela 1ª vez abandonou os gatinhos e eu obriguei-a a tratá-los mas a gata matou-os, agora pariu pela 2ª vez ela já quis os gatinhos mas desde k os gatinhos abriram os olhos,há uma semana, ela voltou a abandona-los.
Eu adoro os gatinhos já estamos afeiçoados a eles e é triste não saber o k fazer pra eles não morrerem á fome.
Como já andam ,têm os olhos abertos mas ainda veêm mal,são tão pequeninos k não sei o k fazer.........
Será k eu posso tratá-los..? Como...?E com quê...?
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

terça ago 05, 2003 5:27 pm

Ola....

eu tb tenho uma gata q qdo pariu pela 1ª vez n só rejeitou os filhos como acabou por come-los....foi horrivel....

no entanto já teve a segunda ninhada, e foi uma mãe maravilhosa...

eu acho q n vai ser dificil amamenta-los q leite especial p gatinhos...uma vez q eles até já tem os olhos abertos e andam....e com certeza aqui no forum alguem lhe sabera indicar o melhor leite pk ha pessoas q já passaram pela mm situação...

Felicidades p os bebes...

Susana
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça ago 05, 2003 8:38 pm

Olá,

Dê biberão aos bebés o mais rápido possível, utilize Royal Canin baby milk, quanquer loja boa de centro comercial o terá, siga as instruções e verá como terá muitas alegrias ao amentá-los a biberão, são um encanto a mamarem. Felicidades e actue rapidamente. Diga os resultados

Mai-mai
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta ago 07, 2003 1:55 am

Tentei escrever ontem mas o fórum travou, desculpe, pois parece q vc está muito preocupada. Olha, vc tem q dar mamadeira de 3 em 3 hrs mais ou menos e conforme os dias vão passando, o tempo entre mamadas vai se espaçando. Tem q arrumar um biberão de bico pequeno, apropriado, e fazer um furo bem grande. Vc pode usar esses leites aí q a Mai-mai indicou mas como não tinha desses aqui no Brasil e leite pra desmame de gato era absurdamente caro, a alternativa q me indicaram foi leite em pó pra bebês recém-nascidos da Nestlé (Aquis e chama NAN1). Eu fazia um mingau de arroz cozido em água, batido no liquidificador e adicionava a medida do leite (segundo o rótulo do leite) a esse mingau. Fazia um por dia e deixava na geladeira aí na hora de dar é só dar uma requentada. Assim como não se pode dar gelado, não se pode dar muito quente pra não queimar a boquinha do gatinho. E tb geralmente, esses leites em pó, não se pode ferver pois pode ocorrer alguma alteração química, sei lá. Depois de um tempo, fomos adicionando coisas como caldo de peito de frango cozido sem sal e sem gordura, 1 colherinha de gema de ovo, etc, pra dar mais sustância, mesmo pq com o tempo, os gatinhos passam a não se contentar muito só com o leite. Tb, com o tempo, o arroz deu um pouco de prisão de ventre. A solução foi substituir o arroz por mingau de aveia. O ideal mesmo, é vc pedir ajuda de um vet pra te orientar de acordo com a idade dos gatinhos e a disponibilidade de produtos do lugar onde vc mora.
Vc tb vai ter q fazer coisas pra substituir os atos da mãe deles, como massagear a barriguinha perto das partes, pra estimular q eles façam xixi e cocô, pois a mãe os lambe pra fazer isso. Vc deve tb fazer um ninho pra eles e de preferência isolá-los da mãe pra não correr o risco dela os machucar. Deve colocar uma bolsa de água quente, dessas q se coloca nas costas e tal, com água bem quentinha, mas cuidado pra não ser muito quente pra não queimar. E colocar debaixo de uma toalha ou pano no ninho dos gatos. Eles sempre depois de mamar, vão dormir sobre a bolsa. Deve trocar a água sempre q ficar fria. Como aí é verão, é melhor só colocar a bolsa de noite, de dia não tem necessidade.
O q eu fiz e q foi perfeito foi arrumar uma caixona de papelão onde veio um fogão (grande mesmo) forrada com jornal e lá dentro pus uma caixa menor deitada (ninho) forrada com toalha, a bandeja de areia com um degrau pra eles subirem e tal. Oq vc pode fazer é separar um quartinho ou banheiro fechado só pra eles. Forre com jornal e desde já ponha a bandeja com areia pra eles irem se habituando. Os meus aprenderam sozinhos. Aí é só colocar o cocô e xixi deles na areia pra eles aprenderem. Sempre q vc for dar a mamadeira, brinque um pouco com eles, eles tem essa necessidade. Dê a o leite um por um e depois repita, até eles recusarem. Eles tomam várias vezes até se encherem totalmente e irem dormir. Conforme vão passando os dias, eles ficam cada vez mais ativos, brincam mais e dormem menos. Vc tem q saber com um vet o nome e a dosagem certa de um vermífugo pra dar pra eles tb. E tb pra saber quando é a hora se introduzir a ração de lata.
Não sei se estou me esquecendo de mais alguma coisa mas qualquer coisa, me pergunte.. E conte oq aconteceu.. Boa sorte! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”