Todas as opiniões são válids e bem vindas.jofelix Escreveu:Olá
LuMaria escreveu:Não é defeito! É feitio! Mas seguindo o conselho acima vou postar e continuar a discussão. Pode ser que surjam respostas, quer seja pela positiva ou negativa.Isto é um Forum de discussão ninguém se intromete num tópico. Todos temos o direito a postar e a participar. Ninguém tem de ter vergonha de não saber ou de dizer asneiras. Digo tantas, se fosse ter vergonha delas, nem me tinha inscrito por aqui. Só peço é que me corrijam para não insistir no erro e segue em frente.
As duvidas perguntam-se e tenho a certeza que alguém parará para responder.
Se calhar as suas perguntas serão iguais às de muitos tantos que ficarão agradecidos por ver a sua questão respondida.
É natural que por vezes a discussão acabe por caír em 2 ou 3 foristas. Não é menosprezar os outros é seguir uma linha de raciocinio. Se for menosprezar os outros, olha... paciência! Wink
Das trevas nasce a luz
Vamos falar de dominância e responda quem souber, porque eu, como não estudei na universidade, em livros ou outra coisa qualquer, porque não achava importante, para mim foi normal, e passo a exemplificar a situação:
Tenho uma cadela com 3 anos e um cão que chegou cá com 2 meses.
A cadela sempre dominou em tudo, desde comer, entrar para a carrinha, posicionar-se à frente para brincar ou receber carinhos, nas lutas com o cão subjugava-o (?), etc.
Há pouco tempo, ( o cão já tem 1 ano ) comecei a notar que as posições se inverteram, ou seja, de dominado passou a dominador. Será do sexo? Do instinto dominador?
Agora vamos falar de treino positivo e negativo, e segue-se uma verdadeira dor de cabeça, para mim e para o cão.
O cão tem medo de trovões e foguetes.
Já tentei tirar-lhe este medo por métodos já aqui aconselhados e que surtiram o seguinte efeito:
Não tem medo de tiros quer seja de pistola ou espingarda, rebentamento de balões, queda de panelas, etc. reage por curiosidade;
Já o sujeitei (passeei com ele) em vários momentos em que estavam a deitar foguetes, ignorei a situação umas vezes continuou a tremer e a querer refugiar-se, afaguei-o outras e a situação repete-se.
Brinquei e/ou dei-lhe de comer durante trovoadas ou foguetes e não resultou.
Como tenho lido que há vários casos, para mim é sensibilidade auditiva e para vós ?? Será medo ??
Um abraço
A situação em questão é dificil de avaliar e conseguir soluções, porque os sons são diferentes entre si e até uma trovoada no rádio (num cd de desensibilização de fobias) é diferente da real, existe a humidade, a pressão do ar, a estática, etc, e os cães sentem essas alterações.
Seja como for na minha opinião existe uma linha divisória, se começa a tremer, com aumento na frequência respiratória e cardiaca, poderá já ser uma fobia e quase impossivel de alterar, se apenas se esconde mas de vez em quando ainda consegue sair por momentos e recompor-se, seguir algumas ordens e focar-se por momentos em si poderá haver solução à vista.
O truque será não exagerar na desensibilização, ir aos poucos e secorre mal recuamos uns passos.
Por exemplo:
Faz download de uns sons de trovoadas da net e colocada baixinho, e recompensando a atitude descontraida (isto é que é importante... se recompensar a posição de medo não vai a alado nenhum), se quiser pode pedir outro comportamentos para distrair a atenção... depois disso aumente progressivamente a intensidade do som ... depois leve o som para espaços diferentes para generalizar ... e por fim quando estiver para haver foguetes ou trovoada prepare-se se possivel para fazer o mesmo na situação real. Cada vez que corre mal recue.
Isto pode não resultar porque não há receitas universais, tem que ser feita desensibilização, agora qual a forma mais adequada depende do cão ... só quero ajudar ... até pode já ter tentado isto... teria de ver como fica nessas situações.