Todas as opiniões são válids e bem vindas.jofelix Escreveu:Olá
LuMaria escreveu:Não é defeito! É feitio! Mas seguindo o conselho acima vou postar e continuar a discussão. Pode ser que surjam respostas, quer seja pela positiva ou negativa.Isto é um Forum de discussão ninguém se intromete num tópico. Todos temos o direito a postar e a participar. Ninguém tem de ter vergonha de não saber ou de dizer asneiras. Digo tantas, se fosse ter vergonha delas, nem me tinha inscrito por aqui. Só peço é que me corrijam para não insistir no erro e segue em frente.
As duvidas perguntam-se e tenho a certeza que alguém parará para responder.
Se calhar as suas perguntas serão iguais às de muitos tantos que ficarão agradecidos por ver a sua questão respondida.
É natural que por vezes a discussão acabe por caír em 2 ou 3 foristas. Não é menosprezar os outros é seguir uma linha de raciocinio. Se for menosprezar os outros, olha... paciência! Wink
Das trevas nasce a luz
Vamos falar de dominância e responda quem souber, porque eu, como não estudei na universidade, em livros ou outra coisa qualquer, porque não achava importante, para mim foi normal, e passo a exemplificar a situação:
Tenho uma cadela com 3 anos e um cão que chegou cá com 2 meses.
A cadela sempre dominou em tudo, desde comer, entrar para a carrinha, posicionar-se à frente para brincar ou receber carinhos, nas lutas com o cão subjugava-o (?), etc.
Há pouco tempo, ( o cão já tem 1 ano ) comecei a notar que as posições se inverteram, ou seja, de dominado passou a dominador. Será do sexo? Do instinto dominador?
Agora vamos falar de treino positivo e negativo, e segue-se uma verdadeira dor de cabeça, para mim e para o cão.
O cão tem medo de trovões e foguetes.
Já tentei tirar-lhe este medo por métodos já aqui aconselhados e que surtiram o seguinte efeito:
Não tem medo de tiros quer seja de pistola ou espingarda, rebentamento de balões, queda de panelas, etc. reage por curiosidade;
Já o sujeitei (passeei com ele) em vários momentos em que estavam a deitar foguetes, ignorei a situação umas vezes continuou a tremer e a querer refugiar-se, afaguei-o outras e a situação repete-se.
Brinquei e/ou dei-lhe de comer durante trovoadas ou foguetes e não resultou.
Como tenho lido que há vários casos, para mim é sensibilidade auditiva e para vós ?? Será medo ??
Um abraço
A situação em questão é dificil de avaliar e conseguir soluções, porque os sons são diferentes entre si e até uma trovoada no rádio (num cd de desensibilização de fobias) é diferente da real, existe a humidade, a pressão do ar, a estática, etc, e os cães sentem essas alterações.
Seja como for na minha opinião existe uma linha divisória, se começa a tremer, com aumento na frequência respiratória e cardiaca, poderá já ser uma fobia e quase impossivel de alterar, se apenas se esconde mas de vez em quando ainda consegue sair por momentos e recompor-se, seguir algumas ordens e focar-se por momentos em si poderá haver solução à vista.
O truque será não exagerar na desensibilização, ir aos poucos e secorre mal recuamos uns passos.
Por exemplo:
Faz download de uns sons de trovoadas da net e colocada baixinho, e recompensando a atitude descontraida (isto é que é importante... se recompensar a posição de medo não vai a alado nenhum), se quiser pode pedir outro comportamentos para distrair a atenção... depois disso aumente progressivamente a intensidade do som ... depois leve o som para espaços diferentes para generalizar ... e por fim quando estiver para haver foguetes ou trovoada prepare-se se possivel para fazer o mesmo na situação real. Cada vez que corre mal recue.
Isto pode não resultar porque não há receitas universais, tem que ser feita desensibilização, agora qual a forma mais adequada depende do cão ... só quero ajudar ... até pode já ter tentado isto... teria de ver como fica nessas situações.
 ... saber de todas as modalidades de treino de cães, quero trabalhar em obediência e cães de parar (onde quero começar a treinar cães para provas de santo huberto através do método positivo ... novidade em portugal mas já muito usado noutros paises). Sei que estão a começar grupos de treino positivo de schutzhund po exemplo (não tenho tempo para procurar tudo) ... mas estão ainda no inicio ... estou associado a um para perceber mais disso ... por causa da nossa discussão ... agora já existem pessoas a treinar assim... a usar clicker por exemplo nesta  modalidade há bastantes.
 ... saber de todas as modalidades de treino de cães, quero trabalhar em obediência e cães de parar (onde quero começar a treinar cães para provas de santo huberto através do método positivo ... novidade em portugal mas já muito usado noutros paises). Sei que estão a começar grupos de treino positivo de schutzhund po exemplo (não tenho tempo para procurar tudo) ... mas estão ainda no inicio ... estou associado a um para perceber mais disso ... por causa da nossa discussão ... agora já existem pessoas a treinar assim... a usar clicker por exemplo nesta  modalidade há bastantes.
 Ma perché? Cosa ho fatto?
 Ma perché? Cosa ho fatto? (neste teclado nao tenho acentos, nem com a ajuda da "Breve lista de acentos ortograficos, diacriticos e varios simbolos, em portugues e nao, a usar num computador equiparado com um IBM." )
  (neste teclado nao tenho acentos, nem com a ajuda da "Breve lista de acentos ortograficos, diacriticos e varios simbolos, em portugues e nao, a usar num computador equiparado com um IBM." )