Madeira vs Vidro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

sábado jun 27, 2009 8:53 pm

Para quem quer fazer uma nova casa para o animal, ficam alguns prós e contras do material, caso se lembrem de mais algum não hesitem em falar.

Terrario de madeira:

Ocupante: Chamaeleo Calyptratus
(inacabado)
Prós:
-Evita em grande parte o reflexo do animal, que pode causar stress;
-Conserva energia calorifica eficazmente
-Evita que o animal esteja exposto a todo o tipo de movimento que o rodeia;

Contras:
-Durabilidade (MDF) não é extraordinária, mais tarde ou mais cedo irão haver problemas com a humidade (será boa ideia optar por contraplacado marítimo, o investimento inicial será maior, mas é certo que perdura para toda a vida do animal);
-Relativamente ao trabalho e tempo que é necessário dedicar, seria de pensar que o terrario de madeira, com um pouco de jeito para a bricolage não precisasse de muitas horas para se concluir, mas de facto, este terrario levou-me ums 7/9 horas com duas pessoas;

Imagem

Imagem

O bicho que o cal me trouxe de Espanha 8)

Terrario de vidro:

Ocupante: Pogona Vitticeps

Prós:
-Facílimo de desinfectar (mais higiénico);
-Ângulo de visão mais amplo;
-Fácil construção, ao contrario do terrario de madeira, 2 horas bastaram para concluir o terrario de vidro, sozinho;

Contras:

-Fica pesadíssimo;
-Pouco resistente a impactos (um pequeno acidente e podemos magoar nos e magoar o animal;
-Conserva pouca energia calorifica;
-Mesmo com bastante ventilação, cria bolsas de humidade;

Imagem

Agora quanto aos valores monetários, o terrario de madeira ficou por cerca de 60€, e o de vidro, aproximadamente 100€ (sem lâmpadas/ aquecimento)

<strong />
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado jun 27, 2009 9:06 pm

bom tópico, mas o terrario do camaleao nao ta um pouco vazio?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado jun 27, 2009 9:29 pm

Sim mais uns ramos para ele poder aproveitar mais o espaço de cima e ter acesso aos raios UVB
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado jun 27, 2009 9:53 pm

Não sei se o tópico também pretende ser de sugestões ou não...Se não for, nem leia...

Primeiro, os terrários parecem bastante bem feitos, parabéns, principalmente o de vidro.

Quanto ao terrário do camaleão, deveria ter colocado uma GRANDE desvantagem, especialmente para um camaleão, que é a óbvia falta de ventilação...a madeira já aguenta melhor o calor, mas sem ventilação, agora percebo porque diz que o vidro aguenta muito menos (apesar de estar correcto, aguenta menos). Se vi bem, só tem mesmo um respirador frontal e mesmo que tenha outro no fundo, sem um tecto de rede, não chega. Suponho que sabe o que isso pode acarretar. Colocaria também outro tipo de vegetação, com mais ramos e não folhas grandes, pois adequa-se mais a outros tipos de animais.

Quanto ao DB, assim por alto, a ventilação faz-se pelo tecto, certo? Pergunto porque estará a água no centro do terrário? Pretende mais humidade assim? Ou tem outra tina na zona fria? Colocaria também outro tronco na diagonal mas para o lado direito, de modo a complexificar um bocadinho mais o ambiente.

ps - o camaleão está na muda? está com uma coloração estranha.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo jun 28, 2009 10:54 am

É da imagem ou esse comilão está maior? :wink:
Ricardo Leitão
Calsonic
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

domingo jun 28, 2009 2:21 pm

Psynapse fizeste muito bem em dar a tua opinião e por isso obrigado :wink:

O terrario do camaleão tem dois respiradores, um deles passivo e outro "activo" com duas fan's de PC a extrair no respirador de cima, por isso penso que posso dispensar o topo em rede, mas tem um mal, as ventoinhas acabam por baixar a humidade em demasia por vezes.

Sim tens razão Psynapse quando dizes que para um camaleão, o terrario de madeira tem essa GRANDE desvantagem de não permitir uma boa circulação de ar, mas não queria direccionar as desvantagens para os animais que eu la coloquei mas sim generalizar os aspectos mais importantes.

Native e Cris, sim o terrario do camaleão esta muito despido, pus umas varas para desenrascar, quero ver se faço um background jeitoso, vou finaliza-lo neste inicio de mês, o orçamento acaba por apertar sempre um bocadinho :lol:

O camaleão estava na muda na imagem!

Com o terrario do DB passa-se o mesmo, mas aí tenho entrada de ar activa e extracção também, por isso ponho a tina a meio do terrario, pois a humidade por vezes chega aos 30%

Quanto ao conferir um pouco mais de complexidade, nunca tinha pensado no assunto, sou capaz de tirar uma das rochas, e colocar o dito ramo da diagonal.

Cal o bicho deu um pulo enorme mesmo 8)

<strong />
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo jun 28, 2009 3:42 pm

Souzza Escreveu:Psynapse fizeste muito bem em dar a tua opinião e por isso obrigado :wink:

O terrario do camaleão tem dois respiradores, um deles passivo e outro "activo" com duas fan's de PC a extrair no respirador de cima, por isso penso que posso dispensar o topo em rede, mas tem um mal, as ventoinhas acabam por baixar a humidade em demasia por vezes.

Sim tens razão Psynapse quando dizes que para um camaleão, o terrario de madeira tem essa GRANDE desvantagem de não permitir uma boa circulação de ar, mas não queria direccionar as desvantagens para os animais que eu la coloquei mas sim generalizar os aspectos mais importantes.

Native e Cris, sim o terrario do camaleão esta muito despido, pus umas varas para desenrascar, quero ver se faço um background jeitoso, vou finaliza-lo neste inicio de mês, o orçamento acaba por apertar sempre um bocadinho :lol:

O camaleão estava na muda na imagem!

Com o terrario do DB passa-se o mesmo, mas aí tenho entrada de ar activa e extracção também, por isso ponho a tina a meio do terrario, pois a humidade por vezes chega aos 30%

Quanto ao conferir um pouco mais de complexidade, nunca tinha pensado no assunto, sou capaz de tirar uma das rochas, e colocar o dito ramo da diagonal.
Ok, se a ventilação está a ser feita de modo activo, então não será um grande problema. Agora é sincronizar a coisa para manter uma humidade no mínimo a 50% no camaleo. Acho sinceramente que os ramos são bem mais importantes que um background bonito, que poderá ficar para quando tiver mais tempo. Os ramos influenciam bem mais o seu bem-estar. Trata de o/a engordar mais um pouco 8)

Quanto ao DB, não será necessária grande alteração. Basta adequar a humidade que também não se pretende muito elevada e as coisas que referi.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
trend
Registado: sábado ago 18, 2012 1:47 pm

sábado ago 18, 2012 1:58 pm

Boass :)
eu queria fazer um terrario parecido ao seu,oque tenho de fazer? :|
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado ago 18, 2012 7:30 pm

Tb gostei de ler está interessante.
Só faltava falar nos de acrílico que é mais caro e risca-se facilmente mas é mais leve e conserva melhor o calor que o vidro.

O vidro fica sempre mais barato, encontra-se tanto junto dos vidrões que só se gasta no silicone.
PS: Tb gostei da furgoneta Volkswagen na prateleira. É brinquedo nacional?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”