Tartaruga não come...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

nram
Registado: segunda jun 29, 2009 6:46 am

segunda jun 29, 2009 6:50 am

Bom dia,
Comprei recentemente uma tartaruga aquática para a minha irmã. Entretanto apercebi-me que ela não come nada... Nem 1 daqueles camarõezinhos, nem nada... Já está assim há 3/4 dias... é motivos para preocupação?

Quanto ao habitat dela, fui a 3 casas de animais, e perguntei se aqueles tradicionais aquários com palmeirinha era aconselhável e eles disseram que sim, que não havia problema, o máximo que poderia acontecer era hibernar, mas já vi por aqui muitas opiniões sobre isso! ... Entretanto não gosto que ela ande num cúbiculo, acho que vou comprar algo maior.

Neste momento está-me a preocupar bastante o facto de não se alimentar.
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

segunda jun 29, 2009 8:26 am

Pode estar stressada com a nova casa, pode estar doente devido ás más condições.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jun 29, 2009 9:56 am

Hibernar no verão?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nram

segunda jun 29, 2009 11:11 am

o que devo fazer?
bmg-pego
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2004 9:36 pm

segunda jun 29, 2009 12:03 pm

Não sou entendido, mas do pouco que sei posso dizer-te que para começar deves mudar de loja pois se te dizem que essa "coisa" a que chamam aquário é adequado, não são bons profissionais!

Na minha opinião deverias optar por algo com mais condições para o animal, podes sempre optar por algo "home-made" que consegue-se certamente coisas engraçadas.. Na nova casa deverão existir as tradicionais lâmpadas e filtro.. :wink:

P.S - Se puderes coloca fotos do bicho, assim ajudas os entendidos a identificarem a espécie e possíveis causas do problema. :wink:
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

segunda jun 29, 2009 12:06 pm

nram Escreveu:o que devo fazer?
Arranjar rapidamente as condições necessarias para que a tartaruga não morra em breve.
Visto ser pequena um aquaterrário de 40/60 litros chegará, enche-o com bastante água e compra uma plataforma flutuante/com ventosas para a tarta ter o espaço todo que o aquario oferece para nadar.
Aqui fica uma ideia economica:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Depois tens de arranjar um termostato para aquecer a água, o preço ronda os 15/20 euros e compra um cujo os Watts sejam equivalentes ou quase (nunca menos) ao numero de litros que o aquario terá (aquario com 60litros termostato com 60/80 Watts). A tarta preciso que a sua água esteja no minimo a 25 graus.

Filtro, se limpar uma mini taparuer é facil isso já não se passa num aquario em condições, terás de arranjar um filtro com a capacidade de filtragem 5x a do aquario.

Luz UVB, sim as tartas precisam de uma lampada especial de modo a conseguirem sintetizar o cálcio. O que terás de comprar é uma lampada exoterra reptiglo UVB 5.0 e uma compacta apontada a parte seca do aquaterrário chega bem, essas lampadas enrroscam num candeeiro normal.

Comida, os camarõesinhos podes mandalos para o lixo que isso não presta (não tem valor nutricional quase nenhum), terás de comprar sticks, que é ração indicada para tartas, normalmente os grandes supermercados tipo continente vendem uns tetrafauna reptomin que são muito bons (segundo o que tenho lido são os melhores no mercado)

Toquei em alguns pontos mas não em todos, passa uns tempinhos a ler este link para que tudo corra pelo melhor:
http://www.infotortuga.com/
limao
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 12:11 pm

bmg-pego Escreveu:Não sou entendido, mas do pouco que sei posso dizer-te que para começar deves mudar de loja pois se te dizem que essa "coisa" a que chamam aquário é adequado, não são bons profissionais!
Na minha opinião deverias optar por algo com mais condições para o animal, podes sempre optar por algo "home-made" que consegue-se certamente coisas engraçadas.. Na nova casa deverão existir as tradicionais lâmpadas e filtro.. :wink:

P.S - Se puderes coloca fotos do bicho, assim ajudas os entendidos a identificarem a espécie e possíveis causas do problema. :wink:
No dia que encontrares uma loja que não diga isso avisa-me que eu quero visitar.
Nunca se dá ouvidos aos senhores das lojas de animais, eles querem é vender e não percebem nada dos animais que lá têm.
nram

segunda jun 29, 2009 12:19 pm

Obrigado pelas opiniões!!
Vou hoje mesmo tratar do assunto. Vou arranjar condições para a manter em bom estado!! Está-me a custar deixa-la assim...

O problema vai ser mesmo arranjar aquário!!! Pois os maiores que vi, nem 7Litros de água levam!!! Se calhar vou ter mesmo que recorrer a 2 grandes taparwares!!!

Só existe 3 casas de animais, a mais perto a 10KM, e em todas elas disseram que não era preciso muita coisa para a tartaruga!! Infelizmente já não há respeito pelos animais... Nem pelo próprio cliente!

Obrigado!
limao
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 12:28 pm

nram Escreveu:Obrigado pelas opiniões!!
Vou hoje mesmo tratar do assunto. Vou arranjar condições para a manter em bom estado!! Está-me a custar deixa-la assim...

O problema vai ser mesmo arranjar aquário!!! Pois os maiores que vi, nem 7Litros de água levam!!! Se calhar vou ter mesmo que recorrer a 2 grandes taparwares!!!

Só existe 3 casas de animais, a mais perto a 10KM, e em todas elas disseram que não era preciso muita coisa para a tartaruga!! Infelizmente já não há respeito pelos animais... Nem pelo próprio cliente!

Obrigado!
Seguem lojas em que podes encomendar as coisas online por mensagem privada.
limao
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 12:37 pm

Lembre-se que essa tartaruga vai crescer muito, daqui a 5/7 anos se for bem tratada atingirá a sua maturidade sexual e por essa altura poderá ter 25cm de carapaça ou mais (são uns pequenos monstros) nessa altura o aquario terá de ter no minimo uns 100 litros de água com parte seca á parte.
Se aderir á ideia das caixas de arrumações saiba que há algumas com 120litros de capacidade bem baratinhas :wink:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 29, 2009 12:56 pm

limao Escreveu:
No dia que encontrares uma loja que não diga isso avisa-me que eu quero visitar.
Nunca se dá ouvidos aos senhores das lojas de animais, eles querem é vender e não percebem nada dos animais que lá têm.
Mentira...

Vais à F*sh P*anet e acredita que sais de lá bastante bem informado, especialmente no que toca a répteis e peixes :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
limao
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 1:46 pm

texuga Escreveu:
limao Escreveu:
Mentira...

Vais à F*sh P*anet e acredita que sais de lá bastante bem informado, especialmente no que toca a répteis e peixes :wink:
Vou lá muitas vezes, é uma excepção que foge á regra.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda jun 29, 2009 3:08 pm

kitten Escreveu:Hibernar no verão?
Sim, "Sono estival".
Não sei se é isso que ele quer dizer ou não, mas hibernar no verão é sono estival.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

segunda jun 29, 2009 5:49 pm

mas não para todas as especies :wink:
<p>&nbsp;<strong>Quanto mais r&aacute;pido cresce, mais r&aacute;pido morre</strong></p>
nram

segunda jun 29, 2009 6:18 pm

é assim...

Comprei:
- espaço para a tartaruga...
- cálcio para meter na áqua
- comida (tetrafauna reptomin baby)...

O que ainda não comprei:
- Termostato
- filtros
- luz uvb 5.0

// mesmo com estas mudanças, penso que ela não está muito bem...

O que me foi dito nas lojas que fui:
- elas não precisam de termostato, porque hibernam no inverno, o facto de não comer deve-se ao facto do tempo...
- se ela morrer que me dão uma tartaruga nova...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”