Bem já estamos fartos de falar da individualidade de cada cão ... por isso soluções por internet generalistas não são concerteza eficazes.Maline Escreveu:Nao me referia a si, naturalmente, porque nunca estive 20 minutos à conversa consigo...penso. A questão é que a defesa dos métodos adoptados tem uma relação directa com o desprezo dos métodos adoptados por outros e não consigo ignorar a presunção de omnipotência no discurso de um treinador (principalmente quando comenta o trabalho dos outros).doglover80 Escreveu:Não quero ser deus, nem conseguiria saber tudo sobre cães, foi esse o motivo também que me levou a procurar outras coisas e deparei-me com o método positivo.Maline Escreveu:O que realmente me incomoda e me afasta do "ambiente profissional" é que estou com treinadores, conceituados ou nao, durante 20 minutos e saio com a sensaçao que estive à conversa com Deus...Estou ainda a tentar perceber se é mal nacional ou se se estende ao resto do mundo...
Desculpe...apesar de eu por vezes parecer um nadinha inteligente e informada, a verdade é que sou ignorante quanto baste...a sério. Gostaria que me explicasse que recursos controlava, que comportamentos pedia.doglover80 Escreveu:Maline Escreveu:...o que faria com um cao dominante, agressivo e sem controle? Nao, nao é uma provocaçao: é simples curiosidade e interesse em perceber como poderia resolver o problema, seguindo este metodo positivo.
Considerando que o cão podesse ser dominante comigo controlava os recursos e pedia alguns comportamentos antes de lhe disponibilizar esses recursos. Em relação à agressividade depende para onde é direccionada e porque surge. O descontrole é muitas vezes confundido com agressividade e pode ser modificado através de uma exposição progressiva ao foco da excitação, fazendo contra-condicionamento. Aliás fiz isso com dois rough collies que ficavam descontrolados em frente a todos os portões por onde passeavam e que tinham outros cães. Mordiam-se um ao outro, a dona, era uma festa. Agora já passam descontraidos, sem qualquer manifestação corporal, em frente a esses portões ... um passeio muito mais agradável.
No exemplo falava de cão agressivo E sem controle, não fiz confusão alguma. Não é muito dificil perceber para quê ou para quem pode ser direccionada a agressividade de um cão, mas penso que concorda comigo se disser que nem sempre temos à nossa disposição todos os dados necessários para resolver o problema principal: porque surge a agressividade?
Relativamente a algumas disciplinas, posso assegurar-lhe (gosto de fazer de Deus, de vez em quando) que o método positivo não é eficaz, de todo.
Pelo menos sabe-se em que situação a agressividade acontece, coloca-se o cão a uma distância onde a agressividade ainda começa a surgir (sabe o que quero dizer) pede-se um comportamento qualquer e reforça-se a capacidade de se focar em si e no que é pedido, a partir dai vamos encurtando a distância. (mais uma receita ... mais logo tenho um programa de culinária na rtp2 ...

Não insulte a minha inteligência dizendo que é ignorante quanto baste porque mesmo não tendo estado 20 minutos consigo sei que é mentira ...