Tratamento Coccidia Isospora

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

sábado jun 27, 2009 7:22 pm

Boas malta,

Estou a fazer tratamento à Coccidia aos meus dois DB's, pois estão ambos bastante parasitados. Depois de alguma consulta, apercebi-me que,regra geral, aconselham a fazer uma limpeza/desinfecção assídua ao terrário durante a altura do tratamento, para evitar re-infecções. A minha dúvida é a seguinte, Qual o melhor produto para desinfectar o terrário??
Segundo este site, que levo bastante em consideração, http://www.beautifuldragons.503xtreme.c ... tants.html, o desinfectante mais aconselhado para combater este parasita é o Amoníaco, numa solução de 10%. Que tipo de produto comercial temos nós, que equivale a esta concentração de amoníaco?!

Aguardo a vossa ajuda..

Cump's!
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado jun 27, 2009 7:26 pm

olha eu vou comprar este parece me muito bom, e ja vi num forum dos nossos amigos espanhóis pessoal que usava

http://pet4you.net/index.php/repteis/tr ... mpeza.html
MBocke
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 11:17 pm

segunda jun 29, 2009 10:15 am

Boas, o meu DB tbm teve isso mm há um mes... eu lavei o meu terrario com lexivia e alcool... e normalmente qnd ele fazia as feses limpava logo com alcool... até agr ainda não voltou a ficar infectado.. ms este fds vou fazer outro check up pa ver se não voltou mm a ter os parasitas... convem teres cuidado com a hidratação dele porque a medicação é um pouco forte pos rins...
progressive
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 12:18 pm

Não fui tão radical com a desinfecção do terrário...apenas limpei com um desinfectante semelhante ao que o Cris17 aconselhou..e retirei todos os elementos porosos do terrário, como troncos, etc... Apenas deixei o indispensável, para facilitar a limpeza diária. Tive receio de utilizar a lixívia, já que o meu terrário é de madeira, e julgo que o cheiro e os vapores não iriam sair durante uns dias...
Quanto às fezes, tenho limpo com esse mesmo desinfectante.. segundo a mesma fonte que referi em cima, o álcool apenas com um grande tempo de contacto é efectivo. "it must be left in contact with the surface for at least 20 minutes to be effective. That's not an easy task considering how quickly it evaporates!
Resta saber se as medidas que tomei serão suficientes. Daqui a 2 semanas já sei o resultado... No entanto estranhei o facto de o veterinário nem sequer me ter alertado para os cuidados de limpeza e desinfecção do terrário, na presença deste parasita...
MBocke
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 11:17 pm

segunda jun 29, 2009 1:49 pm

Acho que devias lavar uma x com lexivia e passar bem com agua quente dps da lexivia... se vires que ainda tem cheiro a lexivia passa com mais agua... mas mistura a lexivia com agua quente para n ficar tao forte... acho q isso ser de madeira n faz mal... convem tirares tudo do terrario, troncos e plantas artificiais deves deitar no lixo... rochas deixas 1's horas em banho com lexivia, lavas bem e poes uns 15 min no forno a 200°... eles apos 15 dias n devem tar desparasitados... isospora pa desaparecer normalmente leva 1 mes... depende tambem se ja esta algum tempo com os parasitas ou não...

Convem lavares bem tambem o prato da comida e o bebedouro todos os dias, eu deixava d monho 1 pouco em alcool e dps ainda acendia para aquecer...

Cumprimentos
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jun 29, 2009 4:17 pm

Lixívia = Hipoclorito de sódio, ou seja é muito tóxico para os animais... Deve ser usada com muito cuidado!

O amoníaco é outro produto muito perigoso para os animais em geral...

Vocês depois de desinfectarem os vossos terrários com estes produtos diluidos (penso que 10% é suficiente) não devem colocar logo o animal no mesmo, uma vez que os gases tóxicos desses produtos continuam a ser libertados, principalmente com o calor...

E atenção: nada de misturar lixívia e amoníaco, os gazes libertados são muito perigosos! ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
progressive
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 6:51 pm

Sim..toda essa informação que referiu está disponível no site que citei.... :wink:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 7:38 pm

progressive Escreveu:Sim..toda essa informação que referiu está disponível no site que citei.... :wink:
Não era para si que estava a falar, mas para o MBocke, pois assustou-me o tratamento que ele dá ao terrário...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
progressive
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 7:41 pm

Mas efectivamente esses produtos são os recomendados para a desinfecção do terrário (lixívia ou amoníaco), na presença destes parasitas. O facto é que não senti grande segurança em usa-los, principalmente em superfícies porosas como a madeira...
Voltando um pouco atrás..não é preciso ser tão radical ao ponto de deitar os elementos do terrário para o lixo. Basta voltar a repetir o processo de desinfecção..e coloca-los apenas quando o tratamento terminar.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 7:46 pm

progressive Escreveu:Mas efectivamente esses produtos são os recomendados para a desinfecção do terrário (lixívia ou amoníaco), na presença destes parasitas. O facto é que não senti grande segurança em usa-los, principalmente em superfícies porosas como a madeira...
Não haverá mt problema se usares numa concentração máxima de 10% e deixares pelo menos 24h ao ar livre depois de desinfectares;)

Agora, os produtos concentrados nem pensar...

Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda jun 29, 2009 11:58 pm

Como é lógico, acho que ninguem depois de desinfectar um terrário com esses produtos, pensa em por lá o animal no dia seguinte, mas enfim...Zé acho mesmo que o teu terrário vai absorver muito quer a lexivia quer o amoníaco e terias que esperar uns dias valentes até voltares a por lá o Yang...temos mesmo é de lhe dar no teu terrário novo, vai ficar uma sarda! 8)
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”