"Red Rottweilers"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 07, 2003 1:18 pm

Olá,
Já tive oportunidade de falar acerca de Rottweilers castanhos aqui no forum, e do erro que é alguém sequer pensar em seguir uma linha com estes cães. Seja porque são fruto de 'erros genéticos' ou de cruzamentos fora da raça, um Rottweiler castanho e os seus progenitores e irmãos não deverão ser usados para reprodução.
Encontrei recentemente uma foto na net de uma ninhada onde nasceram alguns rottweilers castanhos. Se se derem ao trabalho de ler o comentários que as acompanham, vão perceber que as fotos foram enviadas para um site por uma criadora que até achou lindo que nascessem aqueles Rottweilers. Garante que são puros, e ficou mesmo com duas fêmeas....sabe-se lá para quê!!!
Em pequeninos até que dá para a acreditar que se tratam de cachorros rottweiler puros com problemas genéticos de pigmentação....mas vejam depois a foto das duas cadelas com que eles ficaram ( já grandinhas) e digam lá se isto são Rottweielers com o minimo de qualidade!!
Fotos da ninhada com 16 dias:
http://www.geocities.com/Petsburgh/6851 ... index.html
Fotos das cadelas que ficaram no ""criador"", já grandes: http://www.geocities.com/Petsburgh/6851 ... index.html

Estes americanos são doidos, mesmo!!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta ago 07, 2003 1:48 pm

Paulo:

É corrente o aparecimento de cachorros castanhos numa ninhada? Quero dizer, pode dever-se à existência de un gene recessivo de que seja portador um dos pais, apesar de não ter essa característica?
Se é assim, o caso é análogo ao dos pastores alemães de pelo comprido e serão relamente rotts puros, não devendo, no entanto, reproduzir.
Sabe se, para além da côr, esse tipo de rotts apresenta algum outro desvio do estalão, físico ou comportamental?

Cumprimentos

José Carlos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 2:03 pm

Olá,
Embora não seja comum, acontece de facto que possam nascer numa ninhada a partir de pais puros rottweilers de pelo comprido ou Rottweilers castanhos. No entanto, acontecem ttambém muitas situações em que cães com estas características são fruto da infidelidade de algum dos seus ancestrais.
Tal como você diz, mesmo quando são puros, este cães não devem ser usados para reprodução. Tal como eles, também os respectivos pais, por serem portadores do gene, também não devem voltar a ser utilizados. Os irmãos de cor normal podem ter o gene ou não, por isso é um risco usá-los também.
Associado a este gene, têm-se verificado problemas de pele, problemas oculares e também problemas coronários.
Tal como eu disse noutro tópico, tenho um artigo sobre Rottweilers 'raros', gentilmente cedido pelo autor e traduzido para português no meu site ( mas está com o servidor em baixo de momento).
Pode encontrar alguma informação, em inglês, sobre o 'Red Rottweiler' aqui: http://www.amrottclub.org/redrotts.htm

Cumprimentos
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 2:28 pm

Olá Paulo,

Não consegui aceder aos links com as fotos. Seria possivel confirmar se estão correctos?
Há conhecimento de Rottweilers de pelo comprido ou Red Rotts em Portugal? As ninhadas são registadas? Se sim, não poderia o registo ficar pendente até prova de esterilização da cadela ou cão?
Ocorreu-me agora (e de certeza que não devo ser a primeira :oops: ) que essa seria uma forma de prevenir futuros cruzamentos...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 2:28 pm

Ok, Paulo, fiquei esclarecido.
Como estou fora dos Rotts e o que sei sobre eles é quase nada, esclareça-me só mais uma coisa: O Clube da Raça interfere de algum modo nesse tipo de cruzamentos indesejáveis? É que como sabemos pelo CPC desde que tenham pedigree está tudo Ok.

Cumprimentos

José Carlos
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta ago 07, 2003 2:39 pm

Também não consegui aceder aos links, Paulo! :?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 2:46 pm

jcsousa Escreveu: Ok, Paulo, fiquei esclarecido.
Como estou fora dos Rotts e o que sei sobre eles é quase nada, esclareça-me só mais uma coisa O Clube da Raça interfere de algum modo nesse tipo de cruzamentos indesejáveis? É que como sabemos pelo CPC desde que tenham pedigree está tudo Ok.

Cumprimentos

José Carlos
Olá,
Não tive conhecimento pessoal de nenhum nascimento que tenha ocorrido cá em Portugal. No entanto, já vi há uns anos uma cadela com o pelo bastante mais comprido que o normalmente aceitável e estava registada!
Talvez alguém ligado à criação ou ao RCP lhe possa dar uma resposta concreta!
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quinta ago 07, 2003 3:20 pm

Olá Paulo

Senão me engano já tinha mostrado estas fotos antes, pelo menos eu já as tinha visto.

Enquanto estava a ler o texto reparei num comentário da "criadora":
Just wanted to show you what came out of my last litter of pups. The pups are not inbred, in fact, I got the bitch in Oklahoma and the stud in Arkansas. I have no idea what happened and I don't care really.
É por estas e por outras que algumas raças são o que são hoje em dia...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 3:34 pm

Olá Nuria,
Estas fotos não, porque eu só as vi recentemente. Mas já tinha mostrado outras ;).
Eu também reparei nesse comentário, realmente pouco feliz e completamente irresponsável.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 07, 2003 4:58 pm

Desculpe, Paulo, mas neste assunto eu ponho algumas reticências....
Há, realmente, algum problema em termos de carácter, capacidade de trabalho ou desempenho nos red rott ?

É que, pe, os boxers brancos parece que têm efectivamente problemas de saúde, donde que seja admissível a sua expurga do standart da raça.

Mas no texto relativo a rott que dispõs, não acontece nada do género.
Diz-se que
may possibly be linked to a higher incidence of eye problems
e outras que tais (nomeadamente problemas cardiacos, dizem).
Nada confirmado, nada seguro.

Eu, pessoalmente, gosto mais do habitual nesta raça, o que não impede de haver quem goste mais dos castanhos !
Gostaria de saber se há alguma razão realmente forte para a exclusão desta variedade (e não só pura especulação).
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 07, 2003 5:18 pm

Olá

Eu vou meter aqui o bedelho sem estar muito seguro. :oops:
O que vale é que já sou velhinho e ninguém me bate.
(Assim espero. Sabe-se lá... :lol: )

A observação da aisd não terá muito cabimento. Acho que se trata de uma questão de princípio, ou seja, de estalão. Se a cor do rottweiler deve obedecer a determinadas características, por muito bonita ou invulgar que seja outra qualquer, não poderá ser aceite.

Por exemplo, na raça whippet não existe essa limitação. Quer dizer, se porventura um dia nascer um com as cores do mabeco, tudo bem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
yakov
Membro Veterano

quinta ago 07, 2003 5:41 pm

O AKC (American Kennel Club) tem algumas regras estranhas, isto é, de acordo com o seu "Code of Ethics" o criador é obrigado a registar todos os animais provenientes de uma ninhada em que ambos os pais sejam registados, ou seja, não podem fazer uma "selecção" destes animais.

No entanto, a maioria dos Clubes de raça proíbe o registo de animais contra o Estalão, o que dá grandes contradições principalmente em casos como o Boxer, onde nascem muitos brancos, que não podem ser registados pelos sócios do ABC (American Boxer Club) mas têm de ser obrigatoriamente registados no AKC... :roll:

Assim sendo, como é que a maioria dos criadores se defende? Com contratos de venda, em que estipulam as regras a que os compradores ficam obrigados, e que na maioria das vezes incluem a esterelização dos "pet quality".

Acontece que, entretanto surgem as já famosas "puppy mills" que furando o esquema, produzem quantidades apreciaveis e cães com registo no AKC, e sem qualidade, a maioria dos quais vão parar às mãos de particulares que acham "piada" fazer uma ninhada. E, se essa ninhada calhar ser com um Campeão, ou com um cão premiado (a grande maioria dos Criadores não aceita cadelas de "origens desconhecidas", mas há sempre um ou outro que precisa de uns dólares extra 8) ) não tarda nada temos "filhos de Campeão" com caracteristicas pouco conformes ao standard - Rotts vermelhos, Collies brancos, Dobermanns brancos, etc :o

E então, aparecem os "comerciantes de raridades", a vender por um preço bem mais caro, aqueles bichos que só eles têm...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 07, 2003 5:43 pm

Pois, Nel, mas eu quero lá saber do estalão !

O estalão tem por objectivo manter a pureza da raça que, nos finalmente, é a sua capacidade de trabalho, comportamento e carácter.

Defender o estalão porque é estalão sem atender aos seus objectivos, parece-me uma posição tipo "a Terra fica no centro do universo" porque a Igreija assim o diz.
Ora eu, pessoalmente, gosto de Galileus.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 5:51 pm

Eu vou arriscar-me a estabelecer algumas comparações com o PA de pelo comprido, embora como, repito, não sei praticamente nada de Rotts, se calhar vou dizer alguma bacorada. Confio em que o Paulo, conhecedor da raça, aqui estará para o devido puxão de orelhas, se fôr o caso:

1. A côr no standard das raças, como todas as outras características, deve ter obedecido a uma razão determinada,não deve lá ter sido posta apenas por questões estéticas;

2. O PA de pelo comprido é produto da activação de um gene recessivo, oriundo das raças de pastores utilizadas no "fabrico" do PA; não deixa por isso de ser um pastor alemão, e como tal pode ser inscrito no LOP, simplesmente esta característica é indesejável, porque os PA s peludos não têm subpelo, factor que os torna menos imunes a temperaturas extremas. Por isso é indesejável que reproduza, e nos Clubes que levam a coisa a sério é mesmo proibido fazê-lo (as crias não seriam inscritas):

3. Se com o Red Rott acontece um processo parecido, creio que a solução deveria passar pelo mesmo caminho, isto é, são realmente Rotts, podem ser inscritos como tal, mas não deve ser autorizada a sua reprodução;

4. Se, como diz o Paulo, os "reds" têm propensão para determinado tipo de doenças, acho uma boa razão para se aplicarem tais medidas;

5. Como a aisd disse, gostava também de saber em que é que a côr pode estar associada a alguma malformação comportamental, o que, a acontecer, ainda agravaria mais o problema.

7. Mas no meu entender acho que não devem ser impedidos de se registar como Rotts, porque na verdade são-no.

Desculpem lá estar para aqui a mandar palpites sobre uma raça que não conheçp, mas realmente o post do Paulo colocou-me dúvidas em que ainda nem sequer tinha pensado.

Cumprimentos

José Carlos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 07, 2003 7:05 pm

aisd Escreveu: Pois, Nel, mas eu quero lá saber do estalão !
Eu também não. Mas aqui não se trata do meu gosto pessoal. Eu até poderia usar aqui aquela expressão muito em voga no fórum: um SRD é um cão tão cão como um de raça.
O problema não é este. O estalão é uma referência. No Brasil até se usa a designação Padrão. É um modelo que serve para aferir as características de uma raça. Ora não creio que isto tenha discussão. É assim...

Em relação a registar um cão que não corresponde ao estalão, mas na condição de ele não poder ser cruzado, pergunto: quem vai controlar isso? Que garantias tem o CPC ou qualquer outra entidade de que ele não vai mesmo ser cruzado?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”