Haverá animais com mais direitos que outros????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda jun 29, 2009 3:45 pm

Completamente absurdo????
Não deve estar a ler o mesmo tópico que eu de certeza.
A mim está até a ser bastante revelador.

Ou quando a balança tomba para o lado contrário do seu, isto já não tem tanta piada.

há pouco falou que não o comeu. Matou por matar. Nos exemplos que dá fala num instinto primordial de alimentação e de instrução das crias efectuado por animais adultos.

Neste caso (e não conhecendo todos os pontos) partindo daquilo que nos descreveu, o que aconteceu muito friamente, foi que deixou que um animal matasse outro por prazer. Deixou o "seu gatito" matar a cobra minúscula(repare na conotação que você dá aos dois animais).

Lá está. É o que a Nicas diz. Se fosse um cão, a brincar com o gato e matá-lo aposto que a reacção seria diferente.
É exactamente isto que estamos a discutir num tópico "absurdo", só porque lhe contrapomos algumas equações às quais a Charlie não quer responder (e sinceramente não é obrigada a fazê-lo, isto é um local público).

Para me sentir uno com a Natureza, EU tenho de sentir que trato TODOS os animais da mesma forma. Lhes proporciono as mesmas oportunidades e os defendo da mesma maneira.
EU não sou capaz de o fazer. Porquê? Simples. Tenho um pavor de morte a osgas. Sei que não fazem mal nenhum a ninguém, são até benéficas, mas não lhes consigo "dar" as mesmas oportunidades que dou a outro animal qualquer (repare que assinalei, para que fique bem visível a palavra "EU"., ou seja é a MINHA opinião...).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 29, 2009 5:22 pm

Charlie, sabia que em certos locais do mundo os gatos já foram responsáveis por extinções de espécies de aves e têm sido abatidos para preservar a fauna local, a exemplo do que se está a fazer com as cabras nas ilhas galápagos?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jun 29, 2009 9:27 pm

A Charlie quis defender um ponto de vista e meteu a "pata na poça". Quis contrapor argumentos porque eu disse que há quem atropele propositadamente cobras, (assim como há quem lhes dê pauladas, que as mate com enxadas, etc., etc., etc.,) e como tal teve a infelicidade de falar no gatinho, que com 7 mêses é absolutamente independente e não está a aprender rigorosamente nada. Não interferiu porque não interfere com a natureza, espero que também não interfira quando um cão grande for instintivamente brincar com o seu gatito.

Aliás esta frase :
E por favor, não me venha com a treta de que a cobra foi ali parar acidentalmente e que era um bicho completamente selvagem,
ilustra bem o conhecimento que a Charlie tem dos animais da nossa fauna. Acha que alguém tem uma cobra como pet e vai dar ao gato para brincar?

Sabe o que lhe desejo? A si e a todos os que matam e deixam matar animais da nossa fauna? Uma valente praga de ratos e nessa altura irão ver a falta que fazem os predadores naturais.
dinodane Escreveu:Charlie, sabia que em certos locais do mundo os gatos já foram responsáveis por extinções de espécies de aves e têm sido abatidos para preservar a fauna local, a exemplo do que se está a fazer com as cabras nas ilhas galápagos?
Mas há lá praga maior para toda a nossa fauna que o gato dino? Enquanto uma cobra por exemplo mata para comer um gato mata única e simplesmente por matar e enquanto existirem colónias como as que para aí se veêm a praga vai continuar, é que ao invés de se fazerem peditórios para esterilizar, fazem-se para tratar animais a maior parte das vezes inviáveis.
Última edição por kitten em terça jun 30, 2009 7:35 am, editado 1 vez no total.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jun 29, 2009 10:07 pm

E eu já aprendi mais uma coisa hoje. Não fazia ideia que as colónias de gatos fossem tão nocivas para a fauna. :roll:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
kitten
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 10:18 pm

São sim João. Matam tudo o que lhes aparece pela frente e a maior parte das vezes só mesmo por matar, nem sequer comem.
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 29, 2009 11:02 pm

Sim. Os gatos tem o instinto predatório muito " á pele". Isso associado ao excelente "jeito" para caçar, faz deles um predador implacavel para muitas especies. ( basicamente tudo o que mexa e seja mais pequeno que eles )
Eu observo isso na minha gata. Contrariando as teorias de gato " esterelizado = gato calmo", não é raro o dia em que tenho de lhe tirar da boca ou das garras algum animal .
Está no instinto dela, eu sei,mas como a comida não lhe falta na taça, brinquedos tambem não, (andam espalhados pela casa),sobrepõem-se os meus "instintos" e se chego a tempo, resgato sempre os desgraçados dos distraídos. Estou a interferir na natureza? Talvez... mas sinto-me bem com a "minha" natureza... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marijonscp
Membro Veterano

segunda jun 29, 2009 11:10 pm

Sim eu sabia que os gatos são caçadores, o que desconhecia é que caçavam mesmo sem ser por fome.

Sofia, acho que faz muito bem em seguir essa sua natureza "verde". :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda jun 29, 2009 11:29 pm

marijonscp Escreveu:Sim eu sabia que os gatos são caçadores, o que desconhecia é que caçavam mesmo sem ser por fome.

Tenho um bom exemplo. è necessário saber dos ninhos de andorinha em casa porque o Sócrates anda sempre a tentar apanhar as avezitas... e fome é coisa que aquele gato não passa.

Choca-me também que se ache piada a quem um gato mate uma lagartixa ou uma cobra, mas já se diga " que horror" quando um cão mata um gato...ser´por a cobra não ser fofucha ? Defende-se os vegetarianos da versão taliban, etc...mas o gatito tadinho até poe matar a cobra ou a lagartixa...afinal é um animal selvagem...afastem-se da arriba fóssil, ou com essa fora de pensar ainda apedrejam aguias de bonelli por serem selvagens... :roll:

Já vi que devo ser anormal comparado com alguns "amigos de animais" pois sempre que vejo cobras, lagartos prefiro fotografar a atropelar ou deixar que o meu gato brinque...

Marioncp...quando se anda a dizer que os gatos não devem andar pela rua é não só pelos riscos para eles...é para evitar desiquilibrios na fauna e na saude publica.
Última edição por Gypsfulvus em segunda jun 29, 2009 11:30 pm, editado 1 vez no total.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 29, 2009 11:30 pm

marijonscp Escreveu:Sim eu sabia que os gatos são caçadores, o que desconhecia é que caçavam mesmo sem ser por fome.

Acho que lhes basta que mexa....Não é à toa que só se consegue a atenção de um gato ( para brincar) com alguma coisa em movimento.

Ah, comigo ninguem faz mal à "lagartagem". :lol:
Já com a Kitten.....( nem sei como é que ela consegue ter dragões :o barbudos) :lol: :lol: :lol:
Jotinha, desculpa, lá fui eu outra vez para fora... :oops: :oops: :oops:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
kitten
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 7:35 am

Ah! mas a minha db tem garras e estou a começar a ensiná-la a voar. Está águia não tarda 8) :lol: :lol:
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 7:46 am

Gypsfulvus Escreveu:

Tenho um bom exemplo. è necessário saber dos ninhos de andorinha em casa porque o Sócrates anda sempre a tentar apanhar as avezitas... e fome é coisa que aquele gato não passa.

Choca-me também que se ache piada a quem um gato mate uma lagartixa ou uma cobra, mas já se diga " que horror" quando um cão mata um gato...ser´por a cobra não ser fofucha ? Defende-se os vegetarianos da versão taliban, etc...mas o gatito tadinho até poe matar a cobra ou a lagartixa...afinal é um animal selvagem...afastem-se da arriba fóssil, ou com essa fora de pensar ainda apedrejam aguias de bonelli por serem selvagens... :roll:

Já vi que devo ser anormal comparado com alguns "amigos de animais" pois sempre que vejo cobras, lagartos prefiro fotografar a atropelar ou deixar que o meu gato brinque...

Marioncp...quando se anda a dizer que os gatos não devem andar pela rua é não só pelos riscos para eles...é para evitar desiquilibrios na fauna e na saude publica.
Pois Gypsfulvus, aqui novamente se verifica a máxima de que todos os animais são iguais, mas há uns mais iguais que outros ...

Há uns anos, uma amiga minha que também é user daqui da arca, telefonou-me chorando convulsivamente, estava na altura a viver no algarve e assistiu a um grupo de retardados a atropelarem propositadamente uma cobra, já adulta é que não satisfeitos por lhe terem passado com o rodado por cima uma vez, deram a volta e passaram segunda.
É claro que também há quem o faça a gatos e cães, malucos há para todos os gostos, mas o que é um facto é que há quem tenha um gosto especial em matar répteis.
Talvez o problema maior seja a falta de sensibilização para a "causa", para mim é mais a falta de sensibilidade.
Infelizmente ainda há quem ache que é verdade a "estoria" da osga que caiu na cafeteira do café e matou a família toda, da cobra que mama na mãe e mete a cauda na boca do bebé, dos sardões que perseguem mulheres menstruadas, enfim poderia estar aqui o resto da manhã, tais são as histórias e a maior parte das pessoas, por via das dúvidas mata ou deixa matar.
Madalena Marques
marijonscp
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 8:13 am

Madalena, estou completamente de acordo consigo quando fala em sensibilização para a causa. No meu caso desde pequena que gosto de repteis e nunca me meteram qualquer tipo de impressão, mas nunca tive nenhuma informação sobre repteis tirando a que eu própria procurava. Ou seja, nas escolas deve-se também promover a sensibilização das crianças para as várias espécies de animais bem como a sua protecção e bem estar.
E claro há muitas mais formas de a fazer, como panfletos nas clínicas veterinárias, foruns dedicados à temática animal etc.
Infelizmente ainda há muito preconceito e falta de informação.

Editei porque me lembrei que aqui há uns anos faziam um show de cobras no Zoo de Lisboa ao qual levei o meu filho algumas vezes e onde as crianças aprendiam noções básicas sobre cobras e podiam até tocar-lhes. Talvez seja por isso que o meu filhote também não tem medo delas. 8)
Este tipo de iniciativas também são boas para sensibilizar crianças.
kitten
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 8:38 am

Sem dúvida que sim, aliás temos que começar por sensibilizar as crianças, eu vi, assisti e tenho essa experiência tanto em casa com os filhos e os netos, como nas exposições que tenho ajudado a fazer. A minha neta com 2 anos adora fazer "tinhas as cobas" :lol:
Nas crianças normalmente nota-se a curiosidade de verem como é, de mexerem, nos adultos (alguns) a repulsa e o medo, mesmo vendo que se o animal pudesse eventualmente morder a alguém não estaria ali na nossa mão para ser mexido.
Vou dar-lhe um exemplo de falta de educação e de vontade de ensinar as crianças. No ano passado (2008) estivemos (eu e um grupo de doidos) na AVISAN em Santarém com uma exposição de répteis. No 1º. dia de exposição que tinha entrada gratuita às escolas e infantários, nem uma só escola ou infantário parou perto da zona dos répteis que estava mais que bem identificada, motivo? As Educadoras e professoras tinham medo de répteis.
8)
Madalena Marques
marijonscp
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 8:52 am

kitten Escreveu: No 1º. dia de exposição que tinha entrada gratuita às escolas e infantários, nem uma só escola ou infantário parou perto da zona dos répteis que estava mais que bem identificada, motivo? As Educadoras e professoras tinham medo de répteis.
8)
E esta é sem dúvida uma óptima iniciativa para as escolas, mas lá está tem de haver interesse por parte dos educadores. Às vezes são mesmo os adultos que têm ideias pré-concebidas e travam o conhecimento por parte das crianças. O meu marido por exemplo, tem perfeito pavor de repteis, não se consegue aproximar e foge a sete pés quando vê um, nem consegue explicar porquê.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jun 30, 2009 8:58 am

Esse é o grande problema. O medo!

A maior parte das pessoas por ignorância têm medo e por isso nem se aproximam.
Há uma ideia generalizada que as cobras têm veneno e matam. Depois há a cultura religiosa que dá como exemplo a cobra como simbolo do mal, tudo isto ligado à falta de conhecimento leva as pessoas a terem um medo irracional.

Penso que daqui a uns tempos as coisas mudem, porque não é por acaso que algumas pessoas as têm já como animais de estimação :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”