Haverá animais com mais direitos que outros????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 30, 2009 9:16 am

marijonscp Escreveu:E eu já aprendi mais uma coisa hoje. Não fazia ideia que as colónias de gatos fossem tão nocivas para a fauna. :roll:
Calma!

Não cheguemos aos extremismos que passam a vida a criticar nos outros.

As colonias de gatos não são assim tão numerosas que deem cabo da fauna escamosa em Portugal.
E muitos outro remedio não teem senão comer as lagartixas, osgas, grilos e outras coisas que conseguem apanhar ou morrem de fome.
Tambem comem as ratazanas.

O maior predador desses animais na minha fraca opinião é mesmo o homem ao construir desenfreadamente novas urbanizações.

Por exemplo, onde está o Estadio do Benfica, havia uma enorme colonia de lagartos enormes e verdinhos.
Peço desculpa por não saber identificar o nome e a especie.
Alguem se ralou com o seu destino?

Acho que são situações diferentes de ter um gato bem alimentado que deixamos matar, apenas por brincadeira.

E ainda fiquei a pensar.
Se não se interfere com a Natureza tambem não se esteriliza os gatos? :roll: :roll: :roll:

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 30, 2009 1:11 pm

lagutrop Escreveu:(...)
Acho que são situações diferentes de ter um gato bem alimentado que deixamos matar, apenas por brincadeira.

E ainda fiquei a pensar.
Se não se interfere com a Natureza tambem não se esteriliza os gatos? :roll: :roll: :roll:
Os gatos são animais que domesticámos e já não têm lugar na natureza...para a natureza eles são uma ameaça, já não estão na cadeia alimentar de um ecossistema, sim as colónias de gatos dos ambientes urbanos ajudam no controlo dos ratos...mas não são necessários, temos meios para controlar essas pragas sem eles, e esses meios muitas vezes até fazem com que muitos gstos coitados morram envenenados.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 1:15 pm

Concordo mas eles existem e então o que fazer?
Abater tudo?

A pergunta sobre interferir com a natureza era para a forista que deixou o gato matar a cobrinha.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jun 30, 2009 1:29 pm

Lagutrop, um bom controlo para as colónias de gatos passa pela esterilização, é preciso é que para isso estas sejam identificadas e possa haver uma intervenção rápida. Penso que há pelo menos uma associação que o faz que é a Animaisderua, corrijam-me se estiver enganada.
Em relação ao facto de se interferir eu não seria capaz de assistir impavida e serenamente a um animal atacar outro sem fazer qualquer coisa, fosse um gato a atacar uma cobra ou vice-versa, estivesse o animal a meu cargo ou não. Acho que fez uma boa pergunta porque quando esterilizamos, como é óbvio, estamos a interferir com a natureza.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 1:49 pm

marijonscp Escreveu:Lagutrop, um bom controlo para as colónias de gatos passa pela esterilização, é preciso é que para isso estas sejam identificadas e possa haver uma intervenção rápida. Penso que há pelo menos uma associação que o faz que é a Animaisderua, corrijam-me se estiver enganada.
Sim.
Fazem associações e particulares deixando os animais com um corte na orelha para serem identificados aquando das recolhas da Câmara.
Coisa aqui bem perto de mim nem sempre acontece e lá tem de ir alguem buscar os animais ao canil :roll: :roll: :roll:

<p>&nbsp;</p>
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

terça jun 30, 2009 2:10 pm

Sinceramente, não sei se interferia se visse uma cobra a atacar um gato, pois o medo falaria mais alto... Talvez a minha reacção fosse ficar parado alguns segundos, devido ao pânico e só depois chamaria alguém, porque eu não era capaz de fazer alguma coisa. Até lá se calhar o gato morria... Numa situação inversa reagiria da mesma forma... Há coisas que não somos capazes de controlar, devido ao facto de não lidarmos com este tipo de animais, as cobras. É muito fácil falar e dizer que "ah sim, eu interferia em favor da cobra", mas na prática a realidade é outra... Atenção, sei que há pessoas que realmente interferiam. :wink:

Esta é a minha modesta opinião. Deixo de gostar de animais por causa deste facto? Claro que não! :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 30, 2009 2:22 pm

Ainda sobre o assunto e para quem tiver paciência para ler, deixo este estudo americano:

http://www.abcbirds.org/newsandreports/NFWF.pdf

Um pequeno excerto:
Domesticated in Egypt more than 4,000 years ago, Felis catus is a descendant of the European and African wild cats. Thanks to explorers who took cats with them on their travels, the domestic cat may be the most widespread alien predator in the world—with devastating consequences. Domestic cats are considered
primarily responsible for the extinction of 33 bird species since the 1600s. In New Zealand alone, cats were primarily responsible for the extinction of eight bird species and the eradication of 41 others from islands.
Como vê, Charlie, não é nada natural permitir que os gatos predem animais da nossa fauna...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 30, 2009 2:27 pm

lagutrop Escreveu:
marijonscp Escreveu:E eu já aprendi mais uma coisa hoje. Não fazia ideia que as colónias de gatos fossem tão nocivas para a fauna. :roll:
Calma!

Não cheguemos aos extremismos que passam a vida a criticar nos outros.

As colonias de gatos não são assim tão numerosas que deem cabo da fauna escamosa em Portugal.
E muitos outro remedio não teem senão comer as lagartixas, osgas, grilos e outras coisas que conseguem apanhar ou morrem de fome.
Tambem comem as ratazanas.

O maior predador desses animais na minha fraca opinião é mesmo o homem ao construir desenfreadamente novas urbanizações.

Por exemplo, onde está o Estadio do Benfica, havia uma enorme colonia de lagartos enormes e verdinhos.

E ainda fiquei a pensar.
Felizmente Bart que a nossa fauna não é só constituída pelos escamosos, sabes tão bem como eu que um gato tanto mata uma cobra, como destrói ninhos de aves e de outros pequenos mamíferos, quanto ao matarem ratazanas aí acho muito mais eficaz a cobra que o gato, posso garantir-te, eu quando falo de fauna, falo de toda ela não só as cobras e os lagartos.

A solução será a exterminação? claro que não, mas que passa especialmente pela castração isso não há dúvida.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 2:45 pm

Sim Madalena, eu concordo contigo como já disse atrás embora continue a afirmar que muitas colonias infelizmente não teem mesmo mais nada para se alimentar senão aquilo que conseguem apanhar.

Tu até sabes que eu não só na associação como particularmente tenho uma parte muito activa em esterilizações, tanto felinas como caninas no terreno.

E tambem te digo que tenho um grande jardim cheio de arvores em frente da minha casa.
Nelas há ninhos de pardais, pintassilgos, gaios, piscos, melros e rolas e há dezenas de predadores de 2 pernas que destroem os ninhos.
Farto-me de reclamar para a Cãmara para que o vigilante tome conta do caso, grito á janela todos os dias com os consequentes riscos nos carros e continua tudo igual.
Um dia passo-me e não sei o que acontecerá....

<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 30, 2009 2:54 pm

Sim, isso já todos nós sabemos, não há pior predador que o bicho homem, daí a "discussão" ter começado quando eu disse que há quem atropele de propósito cobras, mas sabes bem que as conversas são como as cerejas ...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 30, 2009 3:36 pm

lagutrop Escreveu: Por exemplo, onde está o Estadio do Benfica, havia uma enorme colonia de lagartos enormes e verdinhos.
Um offtopic pequenino:
:lol: :lol: :lol:
Como é que para os lados do Benfica se iam preocupar com o destino dos lagartos ?????? :lol: :lol:

Reentrando no assunto:
A mim parece-me realmente que um bom começo seria precisamente na escola.
Mas, Kitten e Jota, se a escola não vai ao encontro das associações , porque não vão as associações ao encontro da escola?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 3:50 pm

Mas há associações que vão ás escolas.
Não a todas porque há paizinhos que dizem que os meninos são alergicos.
Se isso acontece com os quiduxos e fofuxos imaginem o que seria levar uma cobra.

<p>&nbsp;</p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça jun 30, 2009 4:01 pm

U206 Escreveu:Sinceramente, não sei se interferia se visse uma cobra a atacar um gato, pois o medo falaria mais alto... Talvez a minha reacção fosse ficar parado alguns segundos, devido ao pânico e só depois chamaria alguém, porque eu não era capaz de fazer alguma coisa. Até lá se calhar o gato morria... Numa situação inversa reagiria da mesma forma... Há coisas que não somos capazes de controlar, devido ao facto de não lidarmos com este tipo de animais, as cobras. É muito fácil falar e dizer que "ah sim, eu interferia em favor da cobra", mas na prática a realidade é outra... Atenção, sei que há pessoas que realmente interferiam. :wink:

Esta é a minha modesta opinião. Deixo de gostar de animais por causa deste facto? Claro que não! :wink:
Wow, calma! Lá está, sem querer mostras-te mais uma prova do preconceito que existe em relação aos répteis, quando se fale em cobra vs gato está-se a falar no gato caçar e matar a cobra e não o contrário! Não temos na nossa fauna cobras capazes de caçar e comer um gato, é exactamente o contrário.

Quanto à desculpa infeliz da Charlie2, de que nada fez porque não quis interferir com a Natureza, não passou disso mesmo, uma desculpa infeliz, de quem se está nas tintas por ser uma cobra a morrer, e gostava que respondesse à questão cão vs gato. Dizer que não quis interferir com a natureza, tendo em conta que o gato doméstico é uma espécie criada pelo homem, nem faz sentido... Se nada fez, das duas uma, ou estava de facto nas tintas por ser uma cobra, e aí dá toda a razão a quem fez este tópico, ou tem medo de cobras, e aí é mais compreensível, mas continua a mostrar que está mal informada e com preconceitos para com estes animais magnificos, e extremamente úteis para os ecossistemas.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jun 30, 2009 5:09 pm

Este é mesmo um problema de preconceito só resolvido com consciencialização e informação desde a infância. Não sei se costumam ver os episódios do Animal Hospital da BBC que passa na SicMulher, mas já lá tenho visto alguns casos bem interessantes como por exemplo um empregado de um armazém que recepcionou uma encomenda vinda do estrangeiro onde estava uma Viuva Negra, e o que fez ele? Chamou os oficiais da RSPCA para a recolherem (não a esmagou) que a encaminharam para quem pudesse tratar dela. Ou por exemplo um turista que chegou de férias em Espanha e reparou que estava um Louva-a-Deus na sua mala e também não o esmagou, chamou a RSPCA que o encaminhou para um local onde alojam insectos. E como estes há imensos casos. Eu sei que não temos RSPCA em Portugal, mas nota-se que em Inglaterra há a consciência, entre as pessoas comuns, de que são todos animais que merecem ser alojados e ter uma hipotese.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 30, 2009 5:30 pm

Penso que a solução tambem passaria por uma maior informação sobre as várias especies e a sua utilidade ( admito que eu por exemplo não vejo utilidadezinha nenhuma nas moscas e nas melgas :evil: ). Porque todos contribuem à sua maneira para o equilibrio natural.
E neste campo, o nosso exemplo, o de cada um de nós, talvez sirva para alguma coisa.
Há uns tempos atrás os meus vizinhos, no Alentejo, matavam tudo o que lhes aparecia à frente fosse cobra,sapo, salamandra, morcegos, etc... Bastou-me explicar que estes animais contribuiam para o controle da população de ratos e insectos, tipo melgas ( :evil: ).
Pelo menos já não aparecem mortos como antes.... :D
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”