jofelix Escreveu:Olá,
Método positivo:
Joãozinho, quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?;quantos são 2+2?; São 4! Finalmente (mas de vez em quando esquece).
Método tradicional:
Joãozinho, quantos são 2+2? Não sei!
São 4, acompanhado de sapatada;
Quantos são 2+2? São 4, (e nunca mais esquece).
Resumindo:
Nós, humanos, aprendemos assim!
O método tradicional é mais doloroso, mas mais eficaz, quando aquilo que se deseja não pode esperar muito ou quando se pretende uma execução rápida, eficaz e sem hesitações - caso de cães policia, de competição ou equiparados.
Já nos cães de companhia pode ser utilizado o método positivo, porque não há metas estabelecidas, tem muito tempo para aprender.
A propósito e a título de exemplo!?
Ontem passeava o meu cão quando me cruzei com o cão do vizinho, dogue argentino, que ladrou ao meu dentro de muros, o meu ladrou e atirou-se a ele, puxei-o e ele caiu mal, ficou a mancar (nada grave - fui ao vet!), hoje passei pelo mesmo sitio, o outro ladrou e o meu olhou e continuou a andar (não se esqueceu do que lhe fiz ontem).
Por aqui me fico,
Um abraço
P.S. - De todos os cães com que nos cruzamos - nos dias de passeio - só aquele é que provoca(va) aquela reacção no meu cão - como não percebo linguagem canina não sei o que diziam um ao outro.
Mas se não usa o método positivo como é que pode exemplificar seja de que maneira for???? É que eu já usei o tradicional...
Método positivo:
Joãozinho quanto são 2+2? Não sei! Pensa lá, tens duas coisas, juntas mais duas e dá......? 4! BOA JOÃO, podes ir brincar. (o joãozinho confia em mim e sabe que eu só o quero ajudar a atingir o sucesso, sabe que quando tiver duvidas não lhe vou tirar o tapete debaixo dos pés)
Método tradicional:
Conforme disse, com a excepção de que nunca mais esquece e de que não confia em si porque quando tiver duvidas não pode confiar em si para o ajudar.
Nós aprendemos assim como diz e por isso é que temos dificuldade em fazer de outra maneira, não é mais eficaz nem é favorável às relações entre pessoas, por isso é que os funcionários de qualquer empresa cumprem o que lhes e pedido à risca e mais nada. Só são punidos se não o fizerem, não são recompensados se se esforçarem ... olhe que leio muito sobre liderança e a liderança eficaz que se faz hoje tem muito a ver com motivação e muito pouco a ver com autoridade (dominância).
Se acha que o seu cão está treinado solte-o um pouco antes do portão do outro e fique a ver, ele sabe é que tem a trela posta, não quer ficar coxo, ter a dona aos berros e ir ao vet. Mas não lhe deve faltar vontade de ladrar ao outro.... é apenas a minha opinião...