Carpir mágoas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta ago 07, 2003 4:16 pm

Perdoe-me pauloc o meu post anterior era dirigido ao jcsousa :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta ago 07, 2003 4:46 pm

Está a ver, jcsousa? Valeu a pena lançar o tópico. Isto dá sempre pano para mangas.

Eu há pouco utilizei uma expressão que foi assim: "nem tanto ao mar nem tanto à terra" ou, se preferirem, "nem oito nem oitenta".
Isto a propósito de uma certa intolerância de que são acusadas as pessoas especialmente dedicadas à protecção de animais através de associações ou quaiquer outras iniciativas.
Eu me confesso, aliás já não é a primeira vez que o faço. Eu estou no polo oposto. Não tenho qualquer acção em associações ou movimentos do género, talvez porque sou um comodista. Quando raramente ajudo é monetariamente e reconheço que isso, só por si, não serve de nada. Por isso respeito e admiro as pessoas que se empenham nessas causas e se são intolerantes, radicais e tudo o mais, eu tolero-as.

Onde eu quero chegar é a este ponto. Não é pacificamente que as pessoas conseguem levar a cabo um determinado movimento de solidariedade para com os animais. Isto por um lado. Por outro, não podemos nem devemos exigir que essas pessoas sejam perfeitas. É que nem sequer temos esse direito. Por outro lado ainda, muitas delas até poderão ter que sujeitar-se à desconfiança em relação às suas intenções.
Realmente não é pacífico, dá trabalho e, no final, deve ser muito mas mesmo muito frustrante.

Voltamos ao mesmo. Mas então vamos deixar que essas pessoas convertam o fórum num veículo ou num instrumento de apoio a essas associações? Não, claro que não, mas...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta ago 07, 2003 4:54 pm

jcsousa Escreveu: Ao fim e ao cabo, o meu lema nos foruns em que participo é muito simples - não me interessa, não intervenho.
Quem me dera que a grande parte dos foristas pensasse o mesmo!
Eu acrescento outro lema, o meu: se um forista acha que só há preto e branco, porque havemos de perder tempo a tentar provar a existência de milhares de tons de cinzento?!

Isto porque tantas vezes estamos à procura de alguém que se identifique com o que estamos a falar, que dê ideias, que partilhe experiências mas no meio do post aparece A, B ou C, cuja perspectiva já conhecemos e que tem como objectivo dizer "isso não é assim, ponto final" o que acaba por gerar uma dissussão e consequente afastamento do tópico inicial.

Às vezes dá-me vontade de escrever tópicos e incluir neles que X, Y, H e Z estão proibidos de interferir no tópico que coloquei... claro que nunca o farei incluindo nicks mas já pensei em dizer "se não concorda, se não percebe, se não lhe interessa, abstenha-se de participar".

Maria
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 5:03 pm

jcsousa Escreveu: Agora o que não concordo é levantar questóes de abstractas que todos lamentamos mas sabemos que não podemos passar daí, quer dizer, estamos umas dezenas de mensagens a "partir pedra" e depois não surge nenhuma ideia para resolver o problema.
Eu aqui não estou totalmente de acordo. Aliás já o referi antes.
Não me parece que seja obrigatório que do debate de um tema surja necessariamente uma solução prática qualquer. Acho que o "assentar ideias" ou o "formular juizos" é um dos objectivos do fórum. Se daí resultar uma solução prática, pois muito bem. Mas antes o assunto deve ser debatido.
Eu julgo compreender o alcance que pretende dar ao colocar este aspecto do problema. Realmente, se o debate não passar do confronto de ideias, de pouco interessará "filosofar". Isto é, a gente espreme, espreme e não sai nada :lol:
De qualquer modo, esta é a minha opinião que de modo algum estou a impor, julgo que o debate "em abstracto" é muito útil.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

quinta ago 07, 2003 5:16 pm

Quem me dera que a grande parte dos foristas pensasse o mesmo!
Eu acrescento outro lema, o meu: se um forista acha que só há preto e branco, porque havemos de perder tempo a tentar provar a existência de milhares de tons de cinzento?!

Isto porque tantas vezes estamos à procura de alguém que se identifique com o que estamos a falar, que dê ideias, que partilhe experiências mas no meio do post aparece A, B ou C, cuja perspectiva já conhecemos e que tem como objectivo dizer "isso não é assim, ponto final" o que acaba por gerar uma dissussão e consequente afastamento do tópico inicial.

Às vezes dá-me vontade de escrever tópicos e incluir neles que X, Y, H e Z estão proibidos de interferir no tópico que coloquei... claro que nunca o farei incluindo nicks mas já pensei em dizer "se não concorda, se não percebe, se não lhe interessa, abstenha-se de participar".

Maria
Não podia estar mais de acordo ;)
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta ago 07, 2003 5:20 pm

jcsousa Escreveu: Olá a todos.

Sei que esta mensagem não vai aumentar em nada a minha popularidade neste fórum. No entanto, já há bastante tempo que andava para a colocar, e hoje resolvi-me a fazê-lo, frisando desde já que não é minha intenção ferir susceptibilidades de ninguém.

Concretizo

Vários tópicos se referem sucessivamente a abandono de animais, razões que ditam esse abandono, anuncios chocantes nos jornais, inconsciência dos donos, enfim, situações que reflectem a triste situação cultural do nosso país e que todos deploramos.

Na sequência, assistimos a posts em que todos lamentamos a situação, emitimos opiniões mais ou menos piedosas, e invariàvelmente nos envolvemos em uma ou outra polémica, mais ou menos escaldante, ao ponto de a última mensagem já nada ter a ver com a mensagem inicial (mea culpa pela parte que me toca...)

A questão é que não vejo que surjam dessas discussões, por vezes acaloradas, qualquer tipo de solução para as situações invocadas. Não nos caberia tentar contribuir para a sua resolução em vez de, na prática, apenas deixarmos a nossa lagrimazinha piedosa?

E se não temos soluções a apontar, valerá a pena continuarmos com este tipo de tópicos? Vocês desculpem, eu próprio sou o primeiro a reconhecer que nestes casos tenho sido pouco prático.

Qual é a vossa opinião?

Cumprimentos

José Carlos

JCSousa, muito sinceramente, tenho gostado de ler aquilo que tem escrito. Especialmente pelo facto de não se achar dono da verdade e por admitir, quando necessário, que, como humano que é, pode falhar. Garanto-lhe que esta sua atitude faz toda a diferença!

Creio que aqui no fórum, podemos ver 2 (ou mais?) tipos de foristas:

aqueles que acham que vale a pena um esforço, mesmo que individual, para tentar ajudar os cães abandonados e aqueles que, por motivos diversos, acham que é um esforço em vão.

Alguns dos últimos, tentam convencer os 1.ºs que não vale a pena, que não têm experiência, etc quando muitas vezes os conhecimentos que possuem poderiam ser bastante úteis para os 1.ºs.

Nos meus posts, até agora só recebi uma pm de uma pessoa que, apesar de não concordar comigo, decidiu partilhar os seus conhecimentos. Normalmente em vez de informações recebo ironias e críticas, o que não é nada agradável. E tenho reparado, que não sou só eu a recebe-las...enfim.

conclusão: eu estaria perfeitamente disposta a passar da teoria à prática, desde que quem estivesse também envolvido respeitasse as minhas ideias, por mais parvas e ingénuas que lhes pareça. Porque eu posso não concordar com as ideias dos outros, mas pelo menos não gozo com elas e tento respeitá-las.

Ah, já agora, outra coisa que me incomoda aqui no fórum dos cães: quando aparece alguém que é inexperiente ou que faz perguntas um bocado ingénuas, em vez de lhe explicarem ou ajudarem, caem-lhe em cima e gozam com ela... para mim não faz sentido porque afasta a pessoa inexperiente e perdemos a oportunidade de partilhar informações. Por outras palavras, em vez de aproveitarmos para educá-la, damos-lhe uma corrida tal que a pessoa nunca mais cá aparece ou se aparece, nem abre a boca para não ser gozado.

Às vezes o fórum dos cães parece uma sala de aulas: se um colega não sabe a tabuada, os outros desatam-se a rir e a dizer "o X não sabe quanto são 4x2", "o X é burro", "o X é mau aluno", em vez de lhe dizerem quantos são e explicarem como se faz a conta.

Gostava de ver isto mudar...

Maria
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta ago 07, 2003 5:25 pm

Olá

Bom vamos lá dar uma ajuda na defesa dos bobis abandonados, teima-se em utilizar esta expressão , o que de todo não é correta, já que uma grande maioria são animais vagabundos, errantes ou assilvestrados, ou seja são animais já nascidos na rua ou pelo menos a viverem "da" rua há imensos anos.

Mas para o caso tanto faz , organizem e contem comigo e com alguns meios, nomeadamente posso disponibilizar um dos carros no transporte de animais vadios.

Isto claro se " É" mesmo para ajudar a irradicar o problema destes animais.

Não há nada como a dita "sociedade civil" organizar-se, para em conjunto com as autoridaes, trabalharem numa perfeita comunhão de esforços, na resolução dos problemas da nossa terra.

Contem comigo!
Um abra&ccedil;o
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta ago 07, 2003 5:36 pm

Penso que o Gary sintetizou muito bem a minha posição.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 07, 2003 5:37 pm

De qualquer modo, esta é a minha opinião que de modo algum estou a impor, julgo que o debate "em abstracto" é muito útil.
Ás vezes serve, pelo menos, para expremer os neurónios.
O que, em si, é muito útil !

A mim, os temas científicos cansam-me.
Como, pe, aquele dos cruzamentos de labradores e as cores prevísiveis dos rebentos.
Como não tenciono procriar e, muito menos, fazer dinheiro com essa actividade, compreende-se, não ?

Mas acho que tem lugar aqui.
E pode-se aprender qualquer coisa...
Agora, percebo muito bem que o Paulo e outros (incluindo eu) se aborreçam quando um forista desata a despejar "eu pûs aqui um canito para adopção e você não fez nada !!!".

Como se, por colaborar no fórum, tivesse alguma obrigação !

Ou quando atacam foristas (cujo nome não digo, mas penso que muitos reconhecem) com "eu faço, eu aconteço e você - seu autoconvencido pretensioso (subentende-se) - que faz pelos cães ?

Ninguém, mas ninguém, têm obrigação de ajudar os cães vadios !!
Só tem obrigação de velar pelos seus porque são seus.
Se todos assumissem esta obrigação, não haveria vadios, right ?

Depois é aborrecido (e de gosto duvidoso) que algumas pessoas se achem santas porque lá ajudaram um abandonado e que venham, para aqui, pedir louvores e pavonearem-se !

Quanto aos temas muito genéricos, como aquele dos abandonados em Lisboa que usou como exemplo, também têm o seu lugar.
Abre portas a discussões mais concretas como - alimentar os vadios , cães da comunidade, canis e associações, lei sobre abandonados e vadios, etc.

Na verdade, eu acho que tudo tem lugar aqui, à excepção dos própios dos classificados (venda, matrimónios, etc) e mesmo assim...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 07, 2003 7:16 pm

Eu concordo com o jcsousa.

Não percebo certos tópicos. Aqueles em que fulano ajuda um cão e depois vem aqui fazer uma grande festa do facto, os em que temos um pedido de ajuda e depois vinte pessoas a dissertar " coitadinho do bichinho, espero que melhore, eu não posso ajudar mas sou solidário, patati,patatá."

Mas os piores são de facto, como disse bem a Aisd, os que por ajudarem um animal se tomam ares de grandes pessoas.

Mas é assim.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sexta ago 08, 2003 12:34 am

nel Escreveu: Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Muito gosto eu de provérbios! A Sealords também. É verdade, que é feito dessa senhora? Bem, deve estar de férias.
Nããã...
SeaLords Escreveu: Ah, e se gostam de ser ignorantes, é com vocês. Não sei mesmo porque é que me chateio a lidar com gente idiota com a mania da perseguição.

Passem muito bem, que eu não voltarei nem a este Fórum nem a mais nenhum da Arca de Noé.

Grosses bises
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta ago 08, 2003 12:45 am

Agora o que não concordo é levantar questóes de abstractas que todos lamentamos mas sabemos que não podemos passar daí, quer dizer, estamos umas dezenas de mensagens a "partir pedra" e depois não surge nenhuma ideia para resolver o problema.
aqui temos uma atitude muito conhecida e profícua que se chama PUXAR. para que serve? puxar por puxar, chorar por chorar, elogiar por elogiar, denegrir.... etc. são apenas palavras. e estas leva-as o vento.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta ago 08, 2003 4:14 am

anjaazul Escreveu: [
aqui temos uma atitude muito conhecida e profícua que se chama PUXAR. para que serve? puxar por puxar, chorar por chorar, elogiar por elogiar, denegrir.... etc. são apenas palavras. e estas leva-as o vento.
Nem mais. Tivemos uma época infernal em que a maioria dos tópicos era de pedidos de ajuda, muitos deles retirados da net com um grupo de pessoas que só sabia dizer que tinha muita pena e se punha a PUXAR dia após dia as mesmas coisas.

Não digo que não se possa ajudar. Mas ajudar é como indicou bem o Gary, fazer algo mesmo e não andar a usar o teclado a expôr mensagens na esperança de que alguém passe e adopte...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 08, 2003 8:07 am

Olá

Eu concordo inteiramente com o exposto nestas duas últimas mensagens da anjaazul e do CasadeAnaval.
Quando me referia que aqui no fórum também cabem temas respeitantes ao apoio de animais, não defendia esses aspectos mais folclóricos.
Aliás, julgo que isso não está em dúvida.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta ago 08, 2003 8:46 am

Olá,

Depois de 3 tentativas, em que 2 falharam e uma ficou em "standby",(e as razões não importam), as acções de ajuda prática no Forum, não funcionam (estou a falar das tentativas de formar grupos organizados de acção, etc)

Tenho a certeza que muitos foristas ajudam, (individualmente ou em organizações) mas tal como disseram, não vêm para aqui "apregoar" e pedir salvas por isso.

Era realmente espectacular, que juntos pudessemos avançar um pouco mais, mas por enquanto o Forum está bem melhor, (em todos os aspectos) ........! :lol: ;)

.....talvez se consiga algo mais.....e grão a grão............!!!

Bye ;)
Responder

Voltar para “Cães”