PDI - dicas para exercicio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

quarta jul 01, 2009 9:30 pm

Olá a todos. Tenho aqui uma questaozinha.. quanto ao exercicio do meu porquinho. Ando a notar que está a ficar gordito e muito preguiçoso ! Ele nunca foi de se mexer muito, é mais de mimos.

Eu bem que o meto no chão mas ele nunca sai do mesmo sitio :? E ja o tenho a algum tempo..

Ele só anda ,pula e salta em cima da minha cama! lol Secalhar habituei-o a muito conforto e mimo..não sei. Ja tem uma gaiola também grande e espaçosa mas faz-me impressão, se o deixo meia hora no chão ali fica meia hora tipo estátua! E para tar a mete-lo sempre na cama..bem tenho de estar sempre a limpa-la pois de vez enquando lá larga um presente.. :evil: :?

Que posso fazer para ele se mexer ? lol É que fico preocupada se ele fica obeso..se é que isso é possivel.
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

quarta jul 01, 2009 9:45 pm

ola novamente

Quando o soltas costumas estar ao pé dele? se sim, não fiques... ele precisa de ganhar confiança no sitio onde está e saber que não há perigo. Para isso, o melhor é pô-lo num sitio seguro, sem fios, etc, e deixá-lo à vontade aí uns 20 minutos (de vez em quando espreitas). Os meus também nunca saiam do mesmo sitio e a partir do momento em que os deixei sozinhos começaram logo a correr por todo o lado. Se tiveres um espaço exterior, nem que seja uma varanda, ajuda muito, especialmente se tiver plantas. Eu tenho uma varanda cheia de plantas aromáticas e eles passam-se da cabeça só de verem a porta a abrir! ficam lá horas a cheirar tudo! E é engraçado que eles adoram vento... lol tipo... estão à porta parados quase a dormir... assim que sentem uma brisa levantam o focinho e vão logo a correr para a rua e viram-se para o lado do vento para o sentir no focinho! :lol:

O importante é deixá-los explorar... como sabes eles são muito curiosos
Quanto mais o puseres na cama mais calão ele fica :lol:
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quinta jul 02, 2009 11:02 am

boa ideia live, é verdade, eles são tão espertos, que aprendem logo quando é a hora do recreio,ou hora de brincadeira e mimos, a minha gaiola é grande um metro e 19 centímetros, estou a pensar em fazer um patamar, porque é uma gaiola para coelhos é alta,um modelo novo, fica muito espaço desperdiçado, como é que posso por aqui imagens da minha gaiola? :D
bom, mas adiante, tenho um jardim e costumo levar o coelho anão lá para fora, não é necessário trela, mas estou a pensar em comprar uma pró pdi, porque se ele me escapa, não o vejo mais, até agora nunca aconteceu, mas sabe-se lá uma distração...
se tiveres espaço poe uns tubos ou uma casinha com rampa, ou só rampinhas, não sei, há tanta coisa.

é mesmo um bichinho curioso, o meu veio para minha casa e era muito assustadiço, mas mesmo assim bastava mexer com os dedos, que a curiosidade deles é tanta que arriscam se aproximar para ver o que temos dentro da mão, acho um piadão!! :lol:
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

quinta jul 02, 2009 1:54 pm

so um acrescento os meus porquinhos da india odeia a trela e o peitoral , nao andam mesmo , o que eu tenho e um cercado que meto no jardim e vou soltanto eles alternadamente .

Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
duqueema
Membro
Registado: domingo jan 25, 2009 9:30 am

quinta jul 02, 2009 4:33 pm

lobosentado Escreveu:boa ideia live, é verdade, eles são tão espertos, que aprendem logo quando é a hora do recreio,ou hora de brincadeira e mimos, a minha gaiola é grande um metro e 19 centímetros, estou a pensar em fazer um patamar, porque é uma gaiola para coelhos é alta,um modelo novo, fica muito espaço desperdiçado, como é que posso por aqui imagens da minha gaiola? :D
bom, mas adiante, tenho um jardim e costumo levar o coelho anão lá para fora, não é necessário trela, mas estou a pensar em comprar uma pró pdi, porque se ele me escapa, não o vejo mais, até agora nunca aconteceu, mas sabe-se lá uma distração...
se tiveres espaço poe uns tubos ou uma casinha com rampa, ou só rampinhas, não sei, há tanta coisa.

é mesmo um bichinho curioso, o meu veio para minha casa e era muito assustadiço, mas mesmo assim bastava mexer com os dedos, que a curiosidade deles é tanta que arriscam se aproximar para ver o que temos dentro da mão, acho um piadão!! :lol:

aki tens este topico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=67981
ShyFairy
Membro Veterano

quinta jul 02, 2009 5:35 pm

eu tambem vou fazer um patamar para a gaiola nova, que também é para coelhos e é bastante alta, logo ha muito espaço desperdiçado. Live obrigada pela dica, vou solta-lo mas deixa-lo sosinho num espaço sem perigo para ele andar a vontade. É que a unica forma que ele faz exercicio é em cima da minha cama mesmo, adora , assim que o meto lá mete-se a correr e a saltar e a derrubar almofadas ih... lol o pior é mesmo os pelos né, e os respectivos presentes de vez enquando.. :S

Estou a espera também de outro porquinho (o Ernesto) e espero que o Eurico assim até "brinque" mais e que seja mais activo. Pois quanto tive cá um porquinho com ele, eles andavam sempre de um lado para o outro. Secalhar o Eurico pode estar e sentir-se muito solitário..tadinho, mas já nao é por muito tempo.
ShyFairy
Membro Veterano

sexta jul 03, 2009 10:21 pm

Fiz o teste de deixar o meu porquinho sosinho durante um bocado de tempo, mais de meia hora. A unica alteraçao que ele fez foi andar meio metro para se meter em cima de uma manta q tinha caido para o chao..e ali ficou como uma estatua lol ja nao sei q fazer.. assim que o meti na cama vá de pular e correr ! Acho que o habituei a demasiado conforto :S
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo jul 05, 2009 6:25 pm

ShyFairy Escreveu:Olá a todos. Tenho aqui uma questaozinha.. quanto ao exercicio do meu porquinho. Ando a notar que está a ficar gordito e muito preguiçoso !
olá,

Em relação ao estar gordinho, deves ter em atenção a alimentação... Por exemplo, ração... só se deve dar um comedouro por dia. Fruta também engorda muito e em demasia faz-lhe mal, devido ao excesso de açucar... Cuidado, por ex, com a maçã.
ShyFairy Escreveu:Ele nunca foi de se mexer muito, é mais de mimos.
Eu bem que o meto no chão mas ele nunca sai do mesmo sitio :? E ja o tenho a algum tempo..
Que posso fazer para ele se mexer ? lol É que fico preocupada se ele fica obeso..se é que isso é possivel.
No chão não sai do mesmo sítio... o típico "freeze" dos Pdi's :lol:
É por não se sentir seguro, sente medo. Vai insistindo com ele, mas num local seguro e tranquilo, sem grandes barulhos nem gestos bruscos. Ele habituando-se à hora do recreio e sentindo-se seguro, começa a explorar aos poucos e poucos, vais ver :wink:
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
ShyFairy
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 8:14 pm

Eu tenho tentado todos os dias ,pelo menos 2 vezes solta-lo no chao.. ate ja o deixo sosinho para nao se sentir observado mas nada. Ainda ontem, quando o fui para tirar, estava todo molhado de urina e com fezes por baixo :?

Só mesmo na minha cama é que ele farta-se de correr e pular .. lol
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo jul 05, 2009 9:12 pm

ShyFairy Escreveu: Ainda ontem, quando o fui para tirar, estava todo molhado de urina e com fezes por baixo
Isso acontece quando eles ficam mesmo parados muito tempo no mesmo sítio :|
Tenta que ele perca o medo, fica com ele, faz festas... podes dar também um pedaço de algo que ele goste... :)
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”