jcsousa Escreveu:Em termos hierárquicos, òbviamente estabelecem, isto é, sabem quem manda e aceitam-no como líder. O certo é que estamos de acordo em que um cão bem treinado obedece ao dono mesmo que não queira... se o amigo acha que chamar a essa relação dominância lhe fere a sua sensibilidade, pode utilizar outra palavra mais soft, mas a verdade, verdadinha, é que você manda e o cão obedece, portanto, você domina a relação.
Eu não fico com a sensibilidade ferida.rsrsrsrs
Não tenho problemas em comandar.
Porem para mim se o cão responde é porquê o condicionei. E durante esse processo houve uma troca...ele fazia o que eu queria, e por minha vez, eu lhe dava algo em troca. E mesmo depois a troca continua.
Vou lhe contar sobre um resgate que ajudei a realizar outro dia...
Era logo cedo, estava voltando do meu passeio com a minha Fila. Quando estava quase em casa vi um Rott "atacando" uma lixeira - estava morrendo de fome.
Tentei fazer contato, e mesmo a minha Fila "jogando todo o seu chame", o Rott não deu a menor confiança.
Fui para casa, contactei o veterinário e voltei com um pedaço de queijo.
Quando cheguei onde ele estava, um sr. já o alimentava e lhe deu água.
Fiquei conversando com esse sr. enquanto ele se alimentava e quando ele terminou fiz contato usando pedacinhos do queijo, brinquei um pouco com ele, induzi um "senta"...
Do nada, o Rott começou a avançar em todos que passavam na rua (ainda bem que era bem cedo)...eu chamava a sua atenção, ele voltava, avançava em outro...por bem não mordeu ninguém.
Bem, o jeito foi ficar distraindo o "menino" enquanto o veterinário não chegava.
Já agora, que dominância eu poderia ter sobre esse cão?