Investigação sobre Lutas de Cães (Notícia)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta jun 26, 2002 3:20 pm

Espreitem esta notícia e façam o vosso comentário, no quadro que se encontra mais abaixo. Eu já fiz o meu e foi relativo ao rótulo de Raças consideradas Perigosas.

Saudações,
Paula

http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id artigo=tsf85940
Ciska
Membro Júnior
Registado: quarta jun 26, 2002 11:54 am

quarta jun 26, 2002 3:51 pm

Hoje dia 26/06 também é noticia na LUSA :

Ministério Público investiga combates de cães

O Ministério Público, em conjunto que a Polícia Judiciária (PJ), está a investigar os combates de cães, uma prática ilegal que motivou já a atenção dos Serviços de Informação e Segurança (SIS).

Segundo revelou uma fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR), o inquérito relativo a este caso encontra-se no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) para recolha de todos os indícios desta prática ilícita.

Tendo em conta o crescimento do número de combates de cães nos últimos tempos, as associações zoófilas pediram, em Março, a intervenção do procurador-geral da República.

Punida por lei, a luta de cães incorre em multas até 3.750 euros (750 contos) para os donos, já que estes "não podem proceder ao seu treino visando a participação em lutas".

Os cães de raça considerada potencialmente perigosa são as "estrelas" destes combates, nomeadamente os Pitt Bull.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 26, 2002 4:10 pm

NOTCIA TSF, CLIQUE AQUI

O Link estava incompleto, por isso decidi colocar o acesso directo aqui. ;)
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quarta jun 26, 2002 4:45 pm

O minha gente é triste que se pense assim, como sera possivel, claro que devem acabar as lutas mas chamar aos cães de perigosos assassinos ou terriveis, ja é demais, que fara o antigo primeiro ministri Cavaco Silva já que ele tem um cão que foi usado em lutas, Char Pei, que tenho uma Dobberman muito meiga e um Stafford tambem muito meigo quando os meus vizinhos ou pessoas em geral se aproveitarem da nova lei para maltratar os bo9chos, mais um,a vez os donos de cães arranjam lenha para se queimarem...pensem nisso meus amigos.

Nuno Silva
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

quarta jun 26, 2002 5:11 pm

OLÁ !

Realmente, estou contente porque é um travão para a crueldade.
Mas.. espero que os castigos, sejam aplicados a quem merece, e não andem de arma apontada aos animais que eles dizem perigosos.
É de reparar, na rapidez que os descriminam... qualquer cão pode morder. É preciso ser responsável, assumir as características de cada um deles e educar.

Sendo eu dona de um Rottweiler, vejo com preocupação que o trabalho de socialização com ele que tenho conseguido, ser deitado a perder; pela forma destrutiva que falam deles.

Até à pouco tempo, as pessoas na maioria das vezes, não tinham reações tão disparatadas para ele; várias vinham até ele, para o acarinhar, ou até diziam "O cão é tão dócil e dizem tão mal deles! ". Mas esta de "çães perigosos" parece ter vindo para ficar.

É capaz de o resultado, ser o de umas "cenas infelizes" se repetirem, como aquelas que passaram em "os animais atacam" exibido recentemente na T.V. Se na rua as pessoas temerem e fizerem cenas escândalosas ou reações de antipatia mais evidentes; só muito obedientes, eles não reagiram à agressividade que são alvo, por algumas pessoas.

Eu valorizo a obediência mas é um animal bem integrado e socialmente bem aceite, determinante para que seja calmo e seguro. Um cão tímido, encolhido e nervoso; por mais disciplina que tenha; dúvido que não arranje problemas, mais cedo ou mais tarde.

Se para um cachorro é importante que o contacto com as pessoas e com os seus congéneres seja factor determinante na sua formação;não menos importante que os primeiros cotactos seja com animais e pessoas equilibradas. Como é que se socializa bem estes cães se as pessoas estão mal informadas e mal formadas?!... reparem que não o afirmo com rigidez...mas preocupa-me que isto aconteça.

Para mim, as penas são leves para punir esses "infratores". Estas
"pessoas" tem um carácter delinquente e para viver bem só estão bem a espalhar o sofrimento, até se exibem com o que «aqueles que os critícam, chamar-lhe "carniceiros" até ficam contentes», disseram-me pessoas que infelizmente tem de os aturar. Para eles é importante esta fama; os animais são o meio cobarde tanto físico como intelectual.
A coima, o valor, a perda é medida para elas pessoas.

Um abraço,
Susana
Sentido.
Última edição por sentido em quinta jul 04, 2002 3:21 pm, editado 2 vezes no total.
agarcia
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 9:47 am

quarta jun 26, 2002 5:19 pm

Já cumpri o meu dever moral e cívico, contribuindo com o meu parecer!

Obrigado Paula.
Obrigados a todos.

Cumprimentos
Antº Garcia
Madonna
Membro Veterano

sexta jun 28, 2002 1:42 pm

RUMORES
Na sequência das investigações que vão, ou estão a ser levadas a cabo, algo como, irem a casa das pessoas, proprietárias de cães de raça considerada perigosa, com o fim de levarem o animal para ser submetido a um teste de carácter! Como obrigação do proprietário, o animal deve ter: programa de vacinação legal completo, registo na Freguesia da zona, chip e seguro.

Alguém sabe mais sobre isto? Penso que foi notícia no DN, ontem, ou anteontem.
Não acham que seria suficientemente escandaloso, fazerem-nos isso?!! Eu já estava à espera, que com a história das Lutas de Cães, quem iria sofrer primeiro, eram as pessoas responsáveis.
De qualquer maneira, pedia a quem teve acesso a essa notícia, se a podia desenvolver um bocadinho.

Saudações,
Paula
jmazevedo
Membro Júnior
Registado: terça jun 25, 2002 4:02 pm

sexta jun 28, 2002 2:16 pm

boas paula,
infelizmente paeaca-me que são mais que rumores...

"Segundo a legislação em vigor, "os espectáculos ou outras manifestações similares que envolvam lutas entre animais de companhia" constituem contra-ordenações puníveis pela Direcção-Geral de Veterinária com coima cujos montantes variam entre os 500 e os 3750 euros.

Para Gomes de Almeida, a aplicação rigorosa da lei passa pela identificação dos animais. Ou seja, um pit bull tem de ter uma licença emitida pelo município, sob parecer favorável, obrigatório, do médico veterinário municipal da área do alojamento.

O município, por seu lado, só pode outorgar a licença se o requerente for maior de idade e não estiver interdito, por decisão judicial, para gerir a sua pessoa e os seus bens.

O proprietário do animal não pode ter sido condenado por crime contra a vida ou a integridade física nem ter sido condenado por infracções em matéria de detenção dos animais. Terá ainda de apresentar um documento que certifique a formalização de um seguro de responsabilidade civil por danos a terceiros que possam ser causados pelos animais. Esta licença deve ser renovada todos os anos.

São estes preceitos legais que serão fiscalizados. Se não estiver tudo em ordem, as forças de segurança levarão o animal para o canil, onde será abatido."

esta é só a parte final da noticia,uma vez que o inicio é praticamente igual ao que gerou este tópico, e que foi publicado na tsf,de qualquer modo aqui vai o link:
http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?C ... aNoticia=2
[url][/url]
ruines
Membro
Contacto:

sexta jun 28, 2002 2:25 pm

e quem não tem dinheiro para todas estas especificações compra um cão considerado docil......que ja não tem que fazer nada disto...

Nuno SIlva
ruines
Membro
Contacto:

sexta jun 28, 2002 2:27 pm

e quem não tem dinheiro para todas estas especificações compra um cão considerado docil......que ja não tem que fazer nada disto...

Nuno SIlva
Madonna
Membro Veterano

sexta jun 28, 2002 2:57 pm

"Ou seja, um pit bull tem de ter uma licença emitida pelo município..."
<<quote>>

Pit Bull - estarão eles a concentrarem-se apenas nesta raça?!

Não sei, mas talvez até sejam boas medidas de segurança, mas as despesas, para quem já é um proprietário responsável, são completamente insustentáveis. O Estado, não oferece qualquer ajuda na comparticipação. Serão mais deveres acrescidos e assim vamos continuando, sem quaisquer direitos.

Lamento mais uma vez e lamento, o destino que terão, tantos animais inocentes!

Um abraço amigos,
Paula
jmazevedo
Membro Júnior
Registado: terça jun 25, 2002 4:02 pm

sexta jun 28, 2002 3:21 pm

boas,´
desculpem a minha ignorância mas gostaria que me explicassem como é que se faz um teste de agressividade a um cão.

cumprimentos
joão
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 28, 2002 3:42 pm

Bem.. parece-me que há aqui rumores sim senhor. Sinceramente não me parece que seja legal quem quer que seja entrar em minha casa sem ter um mandato !
Quanto à legislação em vigor..... ainda bem que eu não tenho cães "potencialmente perigosos"! Porque para o ano 2002/2003 eu já tenho as licenças dos dois e não precisei de nenhum procedimento especial pelo facto de serem dois Rottweilers (a propósito, sabiam que já não há chapas?! Agora é só uma guia e o habitual selo na carteira de Identificação).
A propósito.... a Lei em vigor não fala em nenhuma raça ( PIT BULL ou o que quer que seja)!! Fala apenas em "animais potencialmente perigosos"!! E pela 'definição' que dão na LEI deste conceito, potencialmente perigosos podem ser todos os cães, ou não ser nenhum!
Vamos lá ver o que é que sai da aguardada reapreciação do D.L. 276/2001. Espero bem que não seja uma emenda pior que o soneto.

Abraços
Paulo C.

P.S. - Mas mesmo que viesse uma 'fiscalização' nos termos desses 'rumores' eu não tinha receios. O caracter dos dois é optimo, tenho dois seguros de responsabilidade civil animal (um para cada cão), eles têm as licenças, registo e vacinas em dia e ambos têm microchip.
Sempre gostava era de saber quem será o veterinário 'ganda maluco' que vai dar um parecer favorável sobre o caracter do cão ( que é isto que se pede)!!! Se o cão por acaso até ataca alguém, depois como é? Responsabiliza-se também o veterinário, ou o parecer não acarreta nenhuma responsabilidade? Pois, pois.... isto falar só para jornal escrever é fácil... passar do papel à pratica são outros 500!!
Madonna
Membro Veterano

sexta jun 28, 2002 3:46 pm

Paulo,

Eu ainda não tenho a licença da Zhora, isto é, ainda não fui à Junta de Freguesia, tratar do registo dela.
Será que agora vou ter problemas?

Um abraço,
Paula
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta jul 03, 2002 7:42 am

Os donos e que são perigosos. Há n combates de cães aqui na amadora e tornou-se habitual os ciganos e negros andarem com cães Rotweiler e Pitt-Bull por uma questão de status-quo.

Substituem os blusões da chevignon que cada maltrapilho usava sabe-se lá com que dinheiro...

Jorge & su Pandilha
Responder

Voltar para “Cães”