Depois de ter comparado mais fotos entre as duas também estou mais inclinado para a Coronella austriaca, a risca que vai do olho até á escama rostral apareceu-me sempre nas austriaca e nunca nas girondica. Nem sei se é critéro de destinção entre as duas, mas como foi recorrente aparecer-me nas fotos... De qualquer maneira o que interessa é que a cobra seja solta.AlunoBioGeo Escreveu:Sim, mas pelas foto é mesmo difícil identificar com precisão... Embora se reparares, o focinho de uma C. girondica é mais "quadrado" que a C. austriaca que é "triangular", ponteaguda...JaimeSousa Escreveu:Parece-me uma cobra-lisa-meridional (Coronella girondica), destingue-se da Coronella austriaca, (não só), pela escama rostral mais arredondada do que pontiaguda, mas pelas fotos é dificil dar certezas. Para além de ser ilegal mante-la em cativeiro, ela não vai aceitar alimento e vai acabar por morrer, sê sensato e liberta-a onde a apanhaste. Cumps
Só mesmo uma foto a ver-se a escama rostral com clareza teríamos a certeza... uma vez que na C. austriaca a escama rostral é triangular e penetra claramente entre as internasais.
Mas o que gostaria de ter a certeza é que o animal é colocado na natureza
ajuda urgente!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Última edição por JaimeSousa em sexta jul 03, 2009 12:57 am, editado 1 vez no total.
Pois... mas como me pareceu que tivesse aparecido dentro do que julgo ser uma garagem ou algo parecido....daí dizer para a soltar mais longe...
Mas tens razão, a " casa" dela deve ser algures por ali.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Epá, eu não sei onde a cobra foi capturada, mas penso que a garagem ou lá o que é na foto foi para onde o user a levou... Mas caso tenha encontrado o animal dentro de casa, seria bom encontrar um local de mato ou bosque...nicasxi Escreveu:Pois... mas como me pareceu que tivesse aparecido dentro do que julgo ser uma garagem ou algo parecido....daí dizer para a soltar mais longe...
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
-
- Membro Veterano
Infelizmente, ainda não estou suficientemente calejado nestas duas espécies para saber se essa é uma característica identificativa ou não... O fang agora fazia falta com a esperiência dele...JaimeSousa Escreveu:Depois de ter comparado mais fotos entre as duas também estou mais inclinado para a Coronella austriaca, a risca que vai do olho até á escama rostral apareceu-me sempre nas austriaca e nunca nas girondica. Nem sei se é critéro de destinção entre as duas, mas como foi recorrente aparecer-me nas fotos... De qualquer maneira o que interessa é que a cobra seja solta.AlunoBioGeo Escreveu:Sim, mas pelas foto é mesmo difícil identificar com precisão... Embora se reparares, o focinho de uma C. girondica é mais "quadrado" que a C. austriaca que é "triangular", ponteaguda...JaimeSousa Escreveu:Parece-me uma cobra-lisa-meridional (Coronella girondica), destingue-se da Coronella austriaca, (não só), pela escama rostral mais arredondada do que pontiaguda, mas pelas fotos é dificil dar certezas. Para além de ser ilegal mante-la em cativeiro, ela não vai aceitar alimento e vai acabar por morrer, sê sensato e liberta-a onde a apanhaste. Cumps
Só mesmo uma foto a ver-se a escama rostral com clareza teríamos a certeza... uma vez que na C. austriaca a escama rostral é triangular e penetra claramente entre as internasais.
Oh fang, dá uma ajudinha aqui

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
AlunoBioGeo Escreveu:Infelizmente, ainda não estou suficientemente calejado nestas duas espécies para saber se essa é uma característica identificativa ou não... O fang agora fazia falta com a esperiência dele...JaimeSousa Escreveu:Depois de ter comparado mais fotos entre as duas também estou mais inclinado para a Coronella austriaca, a risca que vai do olho até á escama rostral apareceu-me sempre nas austriaca e nunca nas girondica. Nem sei se é critéro de destinção entre as duas, mas como foi recorrente aparecer-me nas fotos... De qualquer maneira o que interessa é que a cobra seja solta.AlunoBioGeo Escreveu:Sim, mas pelas foto é mesmo difícil identificar com precisão... Embora se reparares, o focinho de uma C. girondica é mais "quadrado" que a C. austriaca que é "triangular", ponteaguda...JaimeSousa Escreveu:Parece-me uma cobra-lisa-meridional (Coronella girondica), destingue-se da Coronella austriaca, (não só), pela escama rostral mais arredondada do que pontiaguda, mas pelas fotos é dificil dar certezas. Para além de ser ilegal mante-la em cativeiro, ela não vai aceitar alimento e vai acabar por morrer, sê sensato e liberta-a onde a apanhaste. Cumps
Oh fang, dá uma ajudinha aqui![]()
![]()

Gabriel, já devolveu a cobra á natureza?
Espero que sim
Espero que sim

-
- Registado: quinta jul 02, 2009 11:43 pm
sim cobra libertada
libertei a num lugar perto d onde a encontri mas nao perto da estrada
nao gostaria que voltase a aconteser isto
Fizeste muito bem, se gostas de cobras, neste momento estão anascer crias de varias especies faceis de manter em cativeiro e costumam ter bons preços, e ja adaptadas a cativeiro devido a varias gerações em cativo, as selvagens, quase nunca sobrevivem quando presas...gabrielbtc Escreveu:sim cobra libertada
Bem hajas

"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
-
- Membro Veterano
x2... e ajudamos-te a ter tudo em ordem para a receber e saberes como as tratares;)Native Escreveu:Fizeste muito bem, se gostas de cobras, neste momento estão anascer crias de varias especies faceis de manter em cativeiro e costumam ter bons preços, e ja adaptadas a cativeiro devido a varias gerações em cativo, as selvagens, quase nunca sobrevivem quando presas...gabrielbtc Escreveu:sim cobra libertada
Bem hajas
-
- Registado: quinta jul 02, 2009 11:43 pm
sim realmente fiquei com vontade de ter uma
se poderem ajudar
gostaria de informacao sobre precos e conselho
muito abigado
se poderem ajudar
gostaria de informacao sobre precos e conselho
muito abigado
gabrielbtc Escreveu:sim cobra libertada

Roubadinho da Tia Xuga

Boa!!

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Naz, da próxima é a pagar 

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
gabrielbtc Escreveu:sim cobra libertada

Roubadinho ao ti Naz

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson