Esterilização de gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SCRMD
Registado: sábado jul 04, 2009 12:52 am

sábado jul 04, 2009 1:09 am

Olá :D ,
Dei com este fórum nas minhas andanças pela net e aproveito para vos colocar uma questão.

Sou uma dona "babada" de 4 gatos (2 fêmeas e 2 machos). A minha Fofinha não está castrada e tem 8 anos (vai fazer 9 anitos em Agosto) e gostaria que me dessem a vossa opinião se devo castrá-la ou não (atendendo à idade).

Estive para castrá-la o ano passado mas, a médica sugeriu fazer-lhe análises e quando fui lá com ela ao tentarem-lhe tirar sangue da veia no pescoço a gata desmaiou...foi um susto tão grande que me dissuadiu de a submeter a uma cirurgia...

Sei que idealmente ela já deveria ter sido castrada entre os 6 meses - 1 ano mas na altura como não tinha outros gatos nem me lembrei...e só recentemente tenho ouvido falar de que em termos de tumores mamários e do útero é benéfico castrar as gatas (será assim tendo ela praticamente 9 anos?)

Provavelmente a minha veterinária vai aconselhar castrá-la mas gostava das vossas opiniões, já que às vezes a experiência é a melhor conselheira.

Obrigada
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado jul 04, 2009 7:50 am

Bom dia!

Se está disposta a castrá-la, castre sim...
Não quer dizer que vá acontecer, nem todas as gatas têm tumores mamários, ou cancro no útero... Mas, quando são afectadas por isso, a operação atempada pode dar-lhe mais uns aninhos de vida, ou impedir que elas sofram e dar-lhes uma melhor qualidade de vida... E conforme a gata vai envelhecendo, a anestesia torna-se um risco cada vez maior... Por isso, mais vale prevenir!

Fale com a vet, diga que pretende esterilizar a gatinha... E ela examina-a e vê se tem condições de o fazer :wink:

Aconselho a ler o artigo de LeonildeCarvalho :!:
:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68776
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”