meu cão não pode levar vacina............

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jul 04, 2009 1:20 pm

patanisca123 Escreveu:
texuga Escreveu::o :o
A texuga como sabe o que se passa nem comenta.
Como só ela sabe tentarei explicar-me melhor.

O meu fofucho, está a fazer, como já referi, um tratamento que irá manter-se até final do ano. E não convém levar as vacinas. Não convém mesmo, estou esclarecida quanto a isso.

Para a licença eles exigem o boletim das vacinas em dia, sem isso não renovam e ponto final, assim me foi dito.

Liguei para a clínica, expus o assunto, tendo-me sido dito que teria que se tirar a vinheta e colá-la e que teria que se deitar fora a vacina (pois que sem a vinheta não serve de nada, logo teria que a pagar.

A minha pergunta é a seguinte: não será obrigada a junta a aceitar um atestado do vet alegando que o animal não pode, por motivos de saúde, levar as vacinas?
É que ter que pagar vacinas sem serem aplicadas para não ter multa na junta é dose.

Alguém que me elucide por favor
Obrigada
patanisca

Tal como já disse em privado à Patanisca, a solução passa pelo que disse o PauloSantos :wink:

E já sabe Patanisca, sem stress :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado jul 04, 2009 3:29 pm

patanisca123 Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:Mais um aparte

[b]Parece que algumas Juntas de fregusia ainda não perceberem muito bem qual o objectivo do registo.[/b]

O registo na junta não tem como objectivo atestar que o cão está vacinado, mas sim, efectuar um controlo efectivo dos animais que existem na sua área de jurisdição.

Pode indicar-me onde isso está escrito?
Agradecia imenso.
patanisca
Não está escrito, mas deveria ser do senso comum.

O registo deve, como é óbvio, obedecer a determinas regras. A vacinação é uma delas.

No entanto, pode acontecer que, em caso de excepção, essa regra não ser observada, sem que isso transforme o cão em marginal aos olhos da Lei.

O caso em concreto é o exemplo disso mesmo.

Se o cão não pode ser vacinado no momento por motivos de saúde, não deverá por esse facto, passar a estar fora da Lei.

É por este e por outros motivos, que o registo de cães e gatos nas juntas de freguesia, é algo que ainda está muito longe de ser um hábito adquirido.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sábado jul 04, 2009 3:43 pm

PaulloSantos Escreveu:
patanisca123 Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:Mais um aparte

[b]Parece que algumas Juntas de fregusia ainda não perceberem muito bem qual o objectivo do registo.[/b]

O registo na junta não tem como objectivo atestar que o cão está vacinado, mas sim, efectuar um controlo efectivo dos animais que existem na sua área de jurisdição.

Pode indicar-me onde isso está escrito?
Agradecia imenso.
patanisca
Não está escrito, mas deveria ser do senso comum.

O registo deve, como é óbvio, obedecer a determinas regras. A vacinação é uma delas.

No entanto, pode acontecer que, em caso de excepção, essa regra não ser observada, sem que isso transforme o cão em marginal aos olhos da Lei.

O caso em concreto é o exemplo disso mesmo.

Se o cão não pode ser vacinado no momento por motivos de saúde, não deverá por esse facto, passar a estar fora da Lei.

É por este e por outros motivos, que o registo de cães e gatos nas juntas de freguesia, é algo que ainda está muito longe de ser um hábito adquirido.

É isso mesmo
Mto obrigada a todos
patanisca
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

sábado jul 04, 2009 4:29 pm

Patanisca ainda bem que ja esta esclarecida :)

Mas a dica de apresentar o caso á OMV n deveria ser esquecido, para cortar de vez com essas intrujices :wink:
Janucajunior
Membro Júnior
Registado: terça jun 02, 2009 11:10 am

sábado jul 04, 2009 7:21 pm

Concordo com a Fitinhas, tem que apresentar o caso à OMV e à DGV.
Algumas queixas comerciais também poderão ser apresentadas à ASAE.
Falta de afixação de preço
Falta de rotulagem em língua portuguesa
Não cumprimento de horário de funcionamento do estabelecimento
Falta de higiene na área da restauração
Venda de produtos com prazo de validade ultrapassado
Falta de afixação de letreiro informando da existência de Livro de Reclamações.
Se não reclamarmos não existe evolução.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado jul 04, 2009 9:08 pm

estão a falar em vacinas mas para o registo da junta de freguesia apenas é preciso a da raiva. pergunte ao mv se a da raiva interfere com o tratamento que ele esta a fazer

fora isso, acho que a solução da declaração médica é a melhor opção ;) e a junta só tem de aceitar

por exemplo, aqui uma cadela pp não pode ser esterilizada por razões de saúde, o mv passou a declaração que explicava isso, onde estipulava um prazo máximo para que a cirurgia fosse feita. a cadela foi resgistada, e assim que a situação se alterou, ou seja, assim que fez a ovh, a situação dela foi regularizada.
phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

sábado jul 04, 2009 9:32 pm

patanisca123 Escreveu:Boa tarde

O meu cão, devido a um tratamento prolongado, não pode levar vacinas este ano. Acontece que tenho que renovar a licença camarária.
Alguém me sabe informar como poderei resolver este assunto sem que tenha que pagar vacinas que não leva?
Hoje liguei para a clínica tendo-me sido dito que teria que pagar as vacinas para que sejam colocadas as vinhetas na caderneta. Será assim?

Obrigada
patanisca
Peça uma declaração ao vet, que ateste que o seu cão não pode levar as vacinas porque....
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

domingo jul 05, 2009 7:45 am

Portaria n.o 421/2004
de 24 de Abril

Anexo
REGULAMENTO DE REGISTO, CLASSIFICAÇÃO E LICENCIAMENTO
DE CÃES E GATOS

(...)
Artigo 4.o
Licenciamento

1 — A mera detenção, posse e circulação de cães carece de licença, sujeita a renovações anuais, que tem de ser requerida nas juntas de freguesia, aquando do registo do animal.

2 — A licença deve ser renovada todos os anos, sob pena de caducar.

3 — As licenças e as suas renovações anuais só são emitidas mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Boletim sanitário de cães e gatos;
b) Prova de identificação electrónica, quando seja obrigatória, comprovada pela etiqueta com o número de identificação;
c) Prova da realização dos actos de profilaxia médica declarados obrigatórios para esse ano, comprovada pelas respectivas vinhetas oficiais, ou atestado de isenção dos actos de profilaxia médica emitido por médico veterinário;
d) Exibição da carta de caçador actualizada, no
caso dos cães de caça;
e) Declaração dos bens a guardar, assinada pelo
detentor ou pelos seus representantes, no caso
dos cães de guarda.

(...)
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

domingo jul 05, 2009 9:57 am

-Tambor- Escreveu:Portaria n.o 421/2004
de 24 de Abril

Anexo
REGULAMENTO DE REGISTO, CLASSIFICAÇÃO E LICENCIAMENTO
DE CÃES E GATOS

(...)
Artigo 4.o
Licenciamento

1 — A mera detenção, posse e circulação de cães carece de licença, sujeita a renovações anuais, que tem de ser requerida nas juntas de freguesia, aquando do registo do animal.

2 — A licença deve ser renovada todos os anos, sob pena de caducar.

3 — As licenças e as suas renovações anuais só são emitidas mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Boletim sanitário de cães e gatos;
b) Prova de identificação electrónica, quando seja obrigatória, comprovada pela etiqueta com o número de identificação;
c) Prova da realização dos actos de profilaxia médica declarados obrigatórios para esse ano, comprovada pelas respectivas vinhetas oficiais, ou atestado de isenção dos actos de profilaxia médica emitido por médico veterinário;
d) Exibição da carta de caçador actualizada, no
caso dos cães de caça;
e) Declaração dos bens a guardar, assinada pelo
detentor ou pelos seus representantes, no caso
dos cães de guarda.

Bom dia

Muito útil esta informação e que me irá resolver a situação.

Obrigada
patanisca

(...)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo jul 05, 2009 5:15 pm

Eu penso que para se completar essa ISENÇÃO seja necessário a quantificação sorológica de anticorpos contra o vírus da raiva, que é o que todos os donos deveriam fazer quanto às outras vacinas anuais, mas como entra mais dinheiro para as clínicas vacinar...
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo jul 05, 2009 6:40 pm

leoa_nova_ Escreveu:Eu penso que para se completar essa ISENÇÃO seja necessário a quantificação sorológica de anticorpos contra o vírus da raiva, que é o que todos os donos deveriam fazer quanto às outras vacinas anuais, mas como entra mais dinheiro para as clínicas vacinar...
Estamos a falar de uma situação clinica em que o animal NÃO é vacinado...onde é que está a entrar mais dinheiro para as clinicas..é exactamente o contrário... e se continuar a falarde titulações olhe que o custo das mesmas é mais elevado com a vacinação...antes de mandar a boca..conheça o mercado.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo jul 05, 2009 6:50 pm

Gypsfulvus Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu:Eu penso que para se completar essa ISENÇÃO seja necessário a quantificação sorológica de anticorpos contra o vírus da raiva, que é o que todos os donos deveriam fazer quanto às outras vacinas anuais, mas como entra mais dinheiro para as clínicas vacinar...
Estamos a falar de uma situação clinica em que o animal NÃO é vacinado...onde é que está a entrar mais dinheiro para as clinicas..é exactamente o contrário... e se continuar a falarde titulações olhe que o custo das mesmas é mais elevado com a vacinação...antes de mandar a boca..conheça o mercado.
Olha só quem voltou 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 05, 2009 8:24 pm

a mim tb. me aconteceu uma engraçada. em dezembro levei a estrela para ser vacinada. com tb. levei um animal para ser eutanasiado, nem perguntei nada sobre as vacinas. em março, fui a outro vet para que a estrela levasse a vacina da raiva. qual é o meu espanto quando este me diz que a da raiva tinho sido dada mas faltavam as outras.
nesse entretanto, fui à junta para renovar o registo. como tenho estado fora da minha residência, deixei lá a caderneta de vacinas. fui lá buscá-la há poucos dias. disseram-me que não passavam a licença porque a cadela não tinha a vacina em dia. então esta não é anual? se me passassem a licença até dezembro, eu percebia. assim :o
anjjazul
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 06, 2009 8:09 pm

Gypsfulvus Escreveu:
Quem renova a licença camarária é porque já tem pelo menos uma vacina da raiva dada!! E entra mais dinheiro para as clínicas pois as titulações são feitas em laboratórios para o efeito, não em clínicas ou mesmo nos hospitais veterinários, para além de que a precentagem de lucro é "mais de muito" para as vacinações. Sabe quanto custa 1 dose vacinal para a raiva... cerca de 1 euro (0,75cêntimos se não estou em erro) é isso que paga???
As titulações são caras porque nos cães ainda não aconteceu como nos gatos, os fibrossarcomas associados à vacinação para o Felv... Mas está-se a estudar quais os efeitos possivelmente nocivos de uma hiperimunização desnecessária.

Antes de mandar esse tipo de bocas, leia um pouco de imunologia (quer os meus apontamentos?? :roll: 8) )
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda jul 06, 2009 8:50 pm

leoa_nova_ Escreveu:
Antes de mandar esse tipo de bocas, leia um pouco de imunologia (quer os meus apontamentos?? :roll: 8) )
Não, senão corro o risco de ficar burro. Não vejo em que os seus apontamentos de imunologia que devem ser tão maus como a sua ortografia têm a ver com os preços de titulações, que para mais você mesma reconhece que são feitas e pagas a laboratórios em não em clinicas. 8) ..uma pessoa fala de alhos e a garota responde com bugalhos...
Bloqueado

Voltar para “Cães”