esterilização antes ou depois do primeiro cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cassildinha
Membro Júnior
Registado: segunda mai 18, 2009 9:04 pm

sábado jul 04, 2009 2:23 pm

olá a todos. a minha miki vai ser esterilizada. a veterinária disse para deixarmos a miki ter o primeiro cio e que a operaria depois... sinceramente não vejo vantagem nenhuma, por isso vos pergunto: há alguma vantagem? não seria melhor operá-la já? ela tem cerca de 4 meses (começou a mudar os dentes há cerca de duas semanqas) e é de porte médio, com algumas características de labrador. agradeço os vossos comentários.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado jul 04, 2009 2:38 pm

É assim devia ter posto essa questão à Veterinária....
Aquilo que sei é que as fêmeas devem ser esterilizadas a partir dos 6 meses... e que, as fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio têm uma probabilidade praticamente nula de desenvolverem tumores mamários. Enquanto que as fêmeas esterilizadas depois do primeiro cio têm 0,3% de probabilidade de desenvolverem tumores mamários.

Pelo que já li e aprendi, vejo melhores vantagens na esterilização de uma cadela antes do primeiro cio...
cassildinha
Membro Júnior
Registado: segunda mai 18, 2009 9:04 pm

sábado jul 04, 2009 2:45 pm

n3ka Escreveu:É assim devia ter posto essa questão à Veterinária...
obrigada, é o que vou fazer amanhã. não o fiz de imediato porque quis saber mais acerca do assunto antes...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado jul 04, 2009 3:03 pm

Também estou com a mesma duvida. Tenho uma cadela de porte mini e a veterinária dela disse que o ideal era ser antes do 1º cio.
A minha cadela vai fazer agora 7 meses e ainda não teve o 1º cio, por isso deve ter em breve... Ela é tão pequenina que tenho receio de que algo corra mal, nomeadamente com a anestesia, pois a minha cadela já fez 2 reacções a vacinas, não sei se poderá também fazer quando for operada...
Gostaria de saber a vossa opinião!

Obrigada desde já.

cassildinha, deixo-lhe aqui um link para visitar e tirar algumas das duvidas...

http://www.esteriliza-me.org/
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado jul 04, 2009 3:50 pm

Normalmente um Medico Veterinário aconselha a esterilização de uma cadela após o 1º cio pois normalmente as cadelas que virão a ser de grande porte atingem a maturidade mais tarde... Cadelas de porte pequeno atingem a maturidade mais cedo, daí fazer a esterilização mais cedo....

Acho que esse é o único motivo para tal aconselhamento...
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sábado jul 04, 2009 8:43 pm

Olá, posso falar sobre minha cadela. Passei por todas as dúvidas possíveis, apenas tinha uma certeza, ela seria castrada. :wink:

Ela foi castrada há 2 meses, quando completou 6 meses e antes do primeiro cio. Meu veterinário sempre fez assim, antes do cio, praticamente anula qualquer chance de tumor, e convenhamos elimina o cio, algo muito desagradável, ainda mais aqui que possuo um cão.

Quanto a anestesia, a inalatória tem a vantagem de poder ser controlada e o vet provavelmente deixará a cadela no soro para prevenir qualquer atraso em caso da necessidade de intervenção.

Converse melhor com o veterinário. :wink:

Hoje a cadela está ótima, será ótimo para a sua. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
kadafi
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 10:15 am

sábado jul 04, 2009 8:53 pm

Boas, eu esterelizei a minha Weimar. aos 5 meses antes do 1º cio, com 2 cães em casa seria impensável passar por um cio :o mas é claro que o nosso Vet. tb recomendou antes do 1º cio...e foi a melhor opção q fizemos :D
<p><strong></strong></p>
<p><a href="http://www.12patas.blogspot.com"><strong>www.12patas.blogspot.com</strong></a></p>
VanesIsa
Membro Veterano

sábado jul 04, 2009 8:59 pm

O tópico não é meu, mas vou agradecer na mesma as vossas respostas!

Realmente será melhor antes do 1º cio! Vou entretanto falar com a veterinária, para me esclarecer melhor as duvidas. :wink:
Carpeju
Membro Veterano

sábado jul 04, 2009 9:08 pm

Legal, converse com a vet, é bem tranquilo, a operação é rápida, coisa de 1 hora - 1,5 h. Depois é seguir com a medicação e o colar. Acredite, nós donos sofremos mais que os cães, com 2 dias eles se acostumam com o colar. :wink:

Conforme Kadafi, estou certo que fiz a melhor opção. :wink:

Boa sorte!
kadafi
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 10:15 am

sábado jul 04, 2009 9:29 pm

Carpeju Escreveu:Legal, converse com a vet, é bem tranquilo, a operação é rápida, coisa de 1 hora - 1,5 h. Depois é seguir com a medicação e o colar. Acredite, nós donos sofremos mais que os cães, com 2 dias eles se acostumam com o colar. :wink:

Conforme Kadafi, estou certo que fiz a melhor opção. :wink:

Boa sorte!

É verdade, aquela cara de quem recupera duma anestesia e tão novinhas derrete qq um q adora os seus cães :wink:
<p><strong></strong></p>
<p><a href="http://www.12patas.blogspot.com"><strong>www.12patas.blogspot.com</strong></a></p>
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

sábado jul 04, 2009 10:53 pm

Tava mesmo a precisar de um tópico destes, pois também vou esterelizar a minha! :wink:
Já falei com a vet e só falta marcar a data!
Uma perguntinha....
Vocês ficaram com a cadela até ela adormecer na anestesia?
VanesIsa
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 12:31 am

Amigos, tenho tanto medoooo!!! :(

Se for possível estar com ela até adormecer, não vou poder ficar, com muita pena minha, pois ela ainda fica mais nervosa comigo ao pé... Quando foi para colocar o chip tiveram de ser as veterinárias sozinhas, pois comigo ao pé a minha Suki arma-se em esperta. Acho que o facto de eu estar lá ao pé ainda a vai deixar mais nervosa! Nem quero pensar...
Carpeju
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 1:48 am

Amigos Escreveu:Tava mesmo a precisar de um tópico destes, pois também vou esterelizar a minha! :wink:
Uma perguntinha....
Olá, na época eu coloquei um tópico aqui sobre a castração. E sim, eu fiquei com a cadela até adormecer, e mais, o vet em conversa comigo disse que se fosse minha vontade eu poderia acompanhar a cirurgia. Decidi não acompanhar por motivos pessoais, não gosto de cirurgias... :?

E creio eu, que o vet ficaria mais a vontade sem minha presença, pelo menos sou assim na minha profissão.

VanesIsa, pode ficar sim, a cadela vai ficando mole, adormecendo rapidinho, em questão de minutos. Claro que você conhece a sua, como a minha é muito arisca e desconfiada, preferi ficar por perto auxiliando o vet até a Kira adormecer, depois voltei de tarde para buscá-la.

É Kadafi, a cirurgia é de menos, dá pena vê-los com o colar. Mas um conselho que provavelmente o vet dará, não tenha coração mole, em dois dias o animal estará normal, é incrível a capacidade que o animal tem de adaptação e senso espacial. :wink:
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

domingo jul 05, 2009 8:26 am

Carpeju Escreveu:
Amigos Escreveu:Tava mesmo a precisar de um tópico destes, pois também vou esterelizar a minha! :wink:
Uma perguntinha....
Olá, na época eu coloquei um tópico aqui sobre a castração. E sim, eu fiquei com a cadela até adormecer, e mais, o vet em conversa comigo disse que se fosse minha vontade eu poderia acompanhar a cirurgia. Decidi não acompanhar por motivos pessoais, não gosto de cirurgias... :?

E creio eu, que o vet ficaria mais a vontade sem minha presença, pelo menos sou assim na minha profissão.

VanesIsa, pode ficar sim, a cadela vai ficando mole, adormecendo rapidinho, em questão de minutos. Claro que você conhece a sua, como a minha é muito arisca e desconfiada, preferi ficar por perto auxiliando o vet até a Kira adormecer, depois voltei de tarde para buscá-la.

É Kadafi, a cirurgia é de menos, dá pena vê-los com o colar. Mas um conselho que provavelmente o vet dará, não tenha coração mole, em dois dias o animal estará normal, é incrível a capacidade que o animal tem de adaptação e senso espacial. :wink:
Carpeju:

A minha é igual! Mas, mais "perigosa" na medida que se eu a deixar antes de ela adormecer vai desatar aos berros e pode mesmo ferrar a vet. Uma ocasião só a deixei por 5 min na clinica para ir levantar dinheiro ao multibanco e ela entrou logo em panico, berrava, esperniava e ainda rosnava à vet que a tentava acalmar. Só quando me viu acalmou e já nem parecia a mesma! :( :|
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo jul 05, 2009 5:37 pm

Os meus profs de cirúrgia têm razão... Os vets descuram o facto da OVH ser uma cirúrgia interna, tem sempre riscos derivados não só da anestesia mas da própria cirurgia, já estou farta de ouvir "É só uma OVH". Se não fosse muito grande e secante até metia aqui o paper que fiz para a disciplina sobre OVH.

Quanto antes ou depois do 1º cio, o risco de tumores mamários aumenta para 8% depois do primeiro cio, 26% passados 2, e depois do terceiro já não vale a pena fazer OVH quanto a esse propósito.
Se for efectuado antes do primeiro cio a incidência é de 0,5%. Isto depois varia consoante autores...
Responder

Voltar para “Cães”