Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss
Moderador: mcerqueira
-
nisaa
- Membro
- Registado: domingo mai 24, 2009 12:09 am
sábado jul 04, 2009 1:53 am
Native Escreveu:Congela e começa a habitua-la a alimento morto descongelado, ou vais ter uma carga de trabalhos nos proximos 15 anos

...com cobras bebés é preciso muita paciência, evitar ao máximo o stress...depois quando for maior ja tudo é mais fácil e mesmo que faça pausas a recusar alimento, como já têm mais reservas não é tão preocupante

Penso que vai ser um bocado complicado, já que ela sempre foi alimentada por alimento vivo.
Ja lhe tentei dar ratos congelados e ela simplesmente cheira-os e não lhes liga mais.
-
Native
- Membro Veterano
- Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm
sábado jul 04, 2009 1:56 am
Fui cuscar no teu petsite e já não estamos a falar de uma bebé...a transição de vivo para morto requer paciência e persistência...mas a fome resolve esse problema

-
nisaa
- Membro
sábado jul 04, 2009 2:02 am
Native Escreveu:Fui cuscar no teu petsite e já não estamos a falar de uma bebé...a transição de vivo para morto requer paciência e persistência...mas a fome resolve esse problema

Já é grandinha, o problema é que ela ja chegou a ficar 2 a 3 semanas sem comer e dava-lhe alimento congelado, quando lhe dei alimento vivo deixou o pimkie morrer e depois comeu ( sim porq nessa altura ainda a alimentava de pimkies)

-
AlunoBioGeo
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
sábado jul 04, 2009 2:17 am
nisaa Escreveu:Native Escreveu:Fui cuscar no teu petsite e já não estamos a falar de uma bebé...a transição de vivo para morto requer paciência e persistência...mas a fome resolve esse problema

Já é grandinha, o problema é que ela ja chegou a ficar 2 a 3 semanas sem comer e dava-lhe alimento congelado, quando lhe dei alimento vivo deixou o pimkie morrer e depois comeu ( sim porq nessa altura ainda a alimentava de pimkies)

Mas tu deste o animal ainda congelado?

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
-
nisaa
- Membro
sábado jul 04, 2009 2:19 am
AlunoBioGeo Escreveu:nisaa Escreveu:Native Escreveu:Fui cuscar no teu petsite e já não estamos a falar de uma bebé...a transição de vivo para morto requer paciência e persistência...mas a fome resolve esse problema

Não, deixei-o descongelar e depois meti-o no terrário.
-
AlunoBioGeo
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
sábado jul 04, 2009 2:20 am
nisaa Escreveu:AlunoBioGeo Escreveu:nisaa Escreveu:Native Escreveu:Fui cuscar no teu petsite e já não estamos a falar de uma bebé...a transição de vivo para morto requer paciência e persistência...mas a fome resolve esse problema

Não, deixei-o descongelar e depois meti-o no terrário.
Além disso tenta aquecê-lo um pouco

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
-
limao
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm
sábado jul 04, 2009 1:16 pm
texuga Escreveu:limao Escreveu:nisaa Escreveu:A minha cobra casa africana esta a mudar de pele, e ontem onteontem pus la o rato e ela ainda nao comeu.
Quando pus la o rato fazia uma semana qe ela comeu.
A muda de pele influencia assim tanto o apetite da cobra?
cumpzz
Em algumas cobras sim, outras continuam com o apetite de sempre.
O periodo da muda pode ser algo stressante para uma cobra, dai a recusa de alimento, não te preocupes.
Há quem diga que este periodo até é bom para a cobra limpar completamente os seus intestinos, outros dizem que pode originar más mudas caso se alimente e portanto nunca oferecem alimento (mesmo a cobra aceitando ou podendo aceitar), outros defendem que se a cobra aceita não existe problema nenhum, como vês as opiniões são diferentes. Pessoalmente procuro apenas oferecer quando virifico que a realização efectiva da muda se encontra ainda distante
(minimo 2 dias até a data previstas).
Quando ela mudar, espera 1 dia e volta a oferecer um rato.
Não há "datas previstas" para as mudas, pelo menos as minhas têm uma média de tempo entre mudas, mas daí a dizer que é daqui a 2 ou 3 dias, vai uma grande distância...
A minha corn, mesmo cegueta de todo, come sempre, nem que ande de boca aberta no ar à procura do rato, só falta a bengala da ceguinha...
Já a lampro raramente come na muda, e eu quando reparo que ela está na muda ANTES de descongelar o rato, então não descongelo... se eu não reparar e já tiver descongelado o rato, tento dar-lho, mas volta e meia vai para o lixo... o rato claro
Por norma não convém alimentar na muda, mas não vem mal ao mundo se o fizermos

Na maioria das vezes consigo saber o dia em que a cobra mudará de pele (isto quando ando mais atento). No caso da minha costuma ser 1 semana depois do inicio da pré muda, se ela ainda está naquele estado meio baço eu dou normalmente o rato, se ela já se encontra no estado em que parece que já realizou a muda (quando as tonalidades da bicha estão como sempre) mas ainda não a fez não dou.
-
cris17
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
sábado jul 04, 2009 1:19 pm
é como eu limao. a minha na 2ª feira estava na pré muda, com olhos baços e a parte de baixo mais clarinha. Alimentei-a e desde entao ainda nao saiu para defecar nem para nada e penso que se deve manter assim ate amanha ou depois
-
Psynapse
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm
sábado jul 04, 2009 3:54 pm
limao Escreveu:
Pessoalmente procuro apenas oferecer quando virifico que a realização efectiva da muda se encontra ainda distante (minimo 2 dias até a data previstas).
Quanto á parte de apenas oferecer quando a realização da muda ainda se encontra distante, concordo, não concordo é o suposto distante ser apenas de «2dias» quando há cobras que demoram uma semana em todo o processo e este não ser apenas «a muda visível».
Podemos ainda ter o caso de uma cobra que sempre aceitou comida, tivesse ou não na muda, e de um momento para o outro (crescimento, maiores depósitos de gordura, não sei), começa a recusar comida na pré-muda (é o que me está a acontecer com uma agora).
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
sábado jul 04, 2009 4:58 pm
limao Escreveu:texuga Escreveu:limao Escreveu:nisaa Escreveu:A minha cobra casa africana esta a mudar de pele, e ontem onteontem pus la o rato e ela ainda nao comeu.
Quando pus la o rato fazia uma semana qe ela comeu.
A muda de pele influencia assim tanto o apetite da cobra?
cumpzz
Em algumas cobras sim, outras continuam com o apetite de sempre.
O periodo da muda pode ser algo stressante para uma cobra, dai a recusa de alimento, não te preocupes.
Há quem diga que este periodo até é bom para a cobra limpar completamente os seus intestinos, outros dizem que pode originar más mudas caso se alimente e portanto nunca oferecem alimento (mesmo a cobra aceitando ou podendo aceitar), outros defendem que se a cobra aceita não existe problema nenhum, como vês as opiniões são diferentes. Pessoalmente procuro apenas oferecer quando virifico que a realização efectiva da muda se encontra ainda distante
(minimo 2 dias até a data previstas).
Não há "datas previstas" para as mudas, pelo menos as minhas têm uma média de tempo entre mudas, mas daí a dizer que é daqui a 2 ou 3 dias, vai uma grande distância...
A minha corn, mesmo cegueta de todo, come sempre, nem que ande de boca aberta no ar à procura do rato, só falta a bengala da ceguinha...
Já a lampro raramente come na muda, e eu quando reparo que ela está na muda ANTES de descongelar o rato, então não descongelo... se eu não reparar e já tiver descongelado o rato, tento dar-lho, mas volta e meia vai para o lixo... o rato claro
Por norma não convém alimentar na muda, mas não vem mal ao mundo se o fizermos

Na maioria das vezes consigo saber o dia em que a cobra mudará de pele (isto quando ando mais atento). No caso da minha costuma ser 1 semana depois do inicio da pré muda, se ela ainda está naquele estado meio baço eu dou normalmente o rato, se ela já se encontra no estado em que parece que já realizou a muda (quando as tonalidades da bicha estão como sempre) mas ainda não a fez não dou.
Da pré muda à muda também consigo prever, mas não consigo prever desde uma muda até à próxima, era a isso que me estava a referir

-
Psynapse
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm
sábado jul 04, 2009 5:15 pm
texuga Escreveu:
Da pré muda à muda também consigo prever, mas não consigo prever desde uma muda até à próxima, era a isso que me estava a referir

Na minha opinião, depende de vários factores: idade da cobra, tipo de alimentação, regularidade/irregularidade, peso/desenvolvimento adequado ou não, etc. Considero ser mais fácil ter uma noção de muda numa cobra mais jovem (eu consigo dizer quase o dia no calendário que irá fazer a muda completa, errando num dia ou 2 numa das minhas que é muito regular) do que numa cobra adulta que não é tão regular. Para além disso, depende também do próprio animal e do seu comportamento face à alimentação como referi.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
pavlo
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
sábado jul 04, 2009 6:10 pm
Eu não alimento na muda apenas se for no ínicio mesmo, de resto aproveito e faço um jejum e as refeições que ela falhar...... não as come.
Acho que elas em liberdade recolhem a um abrigo e deixam de se alimentar, talvez comam mas só se cair do céu aos trambolhões.
-
Native
- Membro Veterano
- Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm
sábado jul 04, 2009 6:19 pm
pavlo Escreveu:Eu não alimento na muda apenas se for no ínicio mesmo, de resto aproveito e faço um jejum e as refeições que ela falhar...... não as come.
Acho que elas em liberdade recolhem a um abrigo e deixam de se alimentar, talvez comam mas só se cair do céu aos trambolhões.
Eu penso exactamente do mesmo modo, e gosto de respeitar isso, não tenho pressa em faze-las crescer e fomeca limpa o sistema digestivo todo e só faz bem

-
Thorgarth
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
sábado jul 04, 2009 10:10 pm
Nem sei por onde começar....
As Lamprophis PODEM ser cobras muito manhosas no que toca à alimentação, e se caímos no erro de lhe fazer as vontades (leia-se dar alimento vivo), é o fim dos tempos... só dá trabalho e é um risco real para a cobra. Só por curiosidade que tipo e dimensão de presa lhe dás.
Elas parecem particularmente sensiveis no que toca à alimentação e pré-muda, e mesmo após a muda.
No caso da minha teve um periodo que após cada muda só aceitava alimento cerca de 15 dias depois. Essa fase já lá vai mas para veres fez uma muda se não estou em erro na 3ª feira, não aceitou nem nesse dia nem no seguinte, mas como eu já conheço as manias da menina não estranhei... no 3º dia já estava recomposta e atacou a desgraçada da ratz tão fortemente que foi cair dentro do recipiente de água e tive de os sacar de lá que ela nem se mexia para não perder a presa.
Por outro lado estás a falar numa cobra que terá dois anos.... ficares preocupada porque ela não come há uma semana revela um desconhecimento preocupante sobre o metabolismo e comportamento destes animais.... em condições normais 1 semana é perfeitamente irrelevante!!!
Sinceramente o pessoal stressa mais que as cobras.... as cobras são sobreviventes natas, muito adaptáveis e se é verdade que algumas espécies são de facto mais sensiveis que outras mas não exageremos...
Em género de conclusão não te preocupes, deixa-a fazer a muda descansada, que não lhe faz mal absolutamente nenhum falhar um refeição por uns dias ou uma semana.