Quem é responsável pelos cães que apanha ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta ago 08, 2003 11:44 am

Você apanha um cão na estrada, está em mau estado. Leva-o a um veterinário para ser observado.

Quem é responsavel pelo animal ?

Quem o apanha ou o veterinário ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta ago 08, 2003 12:06 pm

Na minha opinião é a pessoa que o apanhou.
É claro que é uma grande responsabilidade,mas temos que asumir os nossos deveres e não passar a bola a outro,que é sempre a solução mais fácil.
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 08, 2003 12:06 pm

Independentemente do fim que se queira dar ao cão - tratar para ficar com ele, ou que seja adoptado, dar a associações de defesa de animais, tentar encontrar o dono se o cão tiver perdido ou mesmo o abate do animal, caso o estado dele assim o exija - o responsável pelo cão, e consequentemente pelo seu fim (ou destino, como queiram), é sempre de quem o apanha.

Tentar passar a responsabilidade para o vet é pura irresponsabilidade da pessoa e falta de senso.

O simples facto de o apanhar implica uma tomada de responsabilidade para com o cão. Poderá ser temporária ou definitiva, mas mesmo temporária não deixa de ser responsável.

Miguel
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta ago 08, 2003 12:08 pm

Bastante oportuno este tópico!

Perante estes casos deveremos ter TODA a faculdade e racionalidade para escolher entre, o AJUDAR ou NÃO AJUDAR.

AJUDAR: ter toda e qualquer responsabilidade sobre o animal que acolhemos

NÃO AJUDAR: como Pilatos e a sua grande crueldade de "lavar as mãos", mas no entanto, é uma escolha, cruel, mas racional!

(Colocar "as nossas batatas quentes" nos outros, é que é uma mediocridade) :evil:

Bye
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 08, 2003 12:30 pm

OLá

Haverá alguém que ache que é o veterinário, o vizinho do lado, a tia ou a avó a pessoa responsável e não quem recolheu o animal?
A Cybergirl pegou muito bem neste tema. De facto, logo à partida, há uma opção a tomar. Ou se recolhe ou não. Mas a partir do momento que se pega no bicho, claro que a responsabilidade é da passoa que tomou essa atitude e de mais ninguém.
Bom, mas isto trás água no bico. Para o CasadeAnaval trazer este tópico é porque há mesmo quem ache que deve ser o veterinário a fazer a boa acção. Hummmm....
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 08, 2003 12:48 pm

nel Escreveu: Para o CasadeAnaval trazer este tópico é porque há mesmo quem ache que deve ser o veterinário a fazer a boa acção. Hummmm....
Algumas pessoas pensam que o facto de apanhar o cão e ir com ele ao vet é por si só motivo para o vet fazer um "desconto", senão mesmo dar a consulta gratis.

Devem pensar coisas no género "já que fui bonzinho e levei o cão ao vet, de certeza que vou pagar menos"

Já vi, no meu vet, casos destes. Já li, inclusivamente, coisas destas.

Acho que será isto a que o Vasco se referia, penso eu de que ;)

Miguel
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta ago 08, 2003 12:59 pm

Nel,

Existem tantos pedinchões, e falsos samaritanos neste Portugal!!!! ;)

Bye
Ordem_dos_Membros
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 8:56 pm
"NICO"lau - Labrador com 1 ano

sexta ago 08, 2003 1:48 pm

Plá pessoal.
Este é sem duvida um dos tópicos mais interessantes, que já vi neste forum.
E digo isto porque a questão é realmente pertinente.
Não apenas pela questão do veterinário, mas tambem pela decisão de ajudar o animal ou não.

Senão e apenas como exercício académico, ( Já pareço o nel ) vejamos:

O cão é atropelado, o carro não para, mas o Zé que vai a passar no local, vé o cão bastante maltratado, com uma pata partida, e retira-o do meio da rua, mas e agora o que fazer ?
Levar o cão ao veterinário, nem pensar porque a conta promete tombo, e o orçamento do Zé á muito que está em derrapagem.
Levar o cão ao veterinário e dar por terminada a sua boa acção, tambem não porque como é lógico, a clinica veterinária não é uma instituição de caridade, e o veterinário que está de serviço, está lá porque precisa de ganhar dinheiro ( como todos nós ), e não está a trabalhar para aquecer ( principalmente com este calor ).

Agora haja alguem capaz de ajudar o Zé a resolver o problema.
<p>Bem ajam e haja ordem na ordem.</p>
<p>L.G.</p>
AnaPinto
Membro
Registado: quarta abr 02, 2003 2:57 pm
Localização: cão_ retriever labrador e yorkshire terrier, peixe beta

sexta ago 08, 2003 1:57 pm

aconteceu-me uma situaçao dessas; encontrei um cao abandonado e levei-o ao veterinario, para lhe dar um banho, desparazitar e ver se estava bem de saude, ele estava fraquinho mas estava nao tunha qualquer problema. A primeira coisa que o veterinario me disse quando o deixei la foi que, a responsabilidade era minha.
Portanto, acho que quando acontece uma situaçao destas a responsabilidade e nossa, porque para os veterinarios o caes sao nossos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta ago 08, 2003 2:23 pm

Bem trazia de facto àgua no bico.

Mas não se refere somente a veterinários.

Se formos ver pelo ponto um, de facto muitas vezes quem apanha e vai ao veterinário pode apresentar um número grande de atitudes.

Pela experiência wue tenho de saber dessas situações ( Não se tratam de dados estatisticos mas somente experiênia pessoal)

O maior numero de casos é de pessoas que apanham o cão e desejam deixá-lo no veterinário ( assim tão simples).

Segue-se quem vai ao veterinário e espera conparticipação do mesmo nos gastos por ser um animal abandonado.

Depois segue-se quem trata o animal mas deixa-o novamente na rua.

Finalmente temos que trata a suas expensas e arranja dono.

Ora, tendo em vista o tipo de pessoas que frequentam o fórum lógicamente que pensaria ( como se verifica) que a hipótese que vejo menos ( responsabilização total) na vida real seria exactamente a mas numerosa.

Deixava a ideia de quem recorre ao apoio, de que o que para si é um gato que precisa de ajuda pode ser para o veterinário um d ecentenas de pedidos que ele recebe num ano. Daí que haja um limite a partir do qual a ajuda não é possivel , pois os veterinários também pagam contas e os fornecedores estão nisso pelo dinheiro e não se compadecem.

Pensar-se-ia que isto acabaria por aqui e a mensagem vai longa.

Mas não. As lojas de animais e os criadores também são abordados por estas pessoas.

As primeiras porque as lojas de animais devem ter um papel social ( :o ) pois os donos das mesmas também gostam de animais e devem adoptar os bichos...

Os cnadores porque têm canis... e canil quer dizer que recebem animais abandonados.

Portanto, existe uma cultura de desresponsabilização no nosso país ?

A mim parece-me que sim.

P.S

Este tópcio ocorreu-me depois de recebermos uma chamada para adoptarmos uma ninhada de cães que estava na rua em ÉVORA e já agora para irmos buscar.

Não sabia que tinhamos fundado um canil de abrigo. Ando mesmo distraído.

:o :o :o :o :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 08, 2003 3:00 pm

Ordem_dos_Membros Escreveu:Agora haja alguem capaz de ajudar o Zé a resolver o problema.
Eu não tinha considerado esta hipótese e acho que é bastante pertinente. O Zé tem mesmo bom coração mas está teso como um carapau (nos tempos que correm não é assim tão invulgar como isso).
Como é? Deixa ficar o animal a sofrer no local? Chama alguém, de preferência que tenha bom coração mas com umas notitas à disposição?
Ó bastonário, isso é mesmo uma daquelas perguntas de algibeira...
Preso por salvar o cão e preso por não o salvar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta ago 08, 2003 3:08 pm

De facto esta é uma situação que pode ocorrer a qualquer um e que é um problema.

Às vezes pergunto: se achar um cão atropelado o que faço??? Levar o cão ao Veterinário é uma certeza, mas e depois???? e as despesas????? onde fica o cão?????

felizmente ainda não me aconteceu algo parecido com cães, mas com os gatos tem sido uma constante. As despesas são suportadas por mim e a recuperação tambem fica a meu cargo. Nunca me passou pela cabeça passar as responsabilidades para o veterinário mas tenho a sorte de o meu veterinário apenas cobrar as despesas com o material, nos animais de rua, se não não sei o que faria!

Acho que deve haver uma certa tolerância nos preços praticados nos animais encontrados feridos e em situação de emergência. Tudo é feito pelo bem do animal...

Miau
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta ago 08, 2003 3:41 pm

Este tópico é de facto pertinente e leva-me a ponderar algumas coisas...
É óbvio que a responsabilidade nunca poderia ser do veterinário, mas deveria haver alguma ajuda ( não pelo próprio, está claro), mas pelo próprio Estado.
Por exemplo, tenho uma tia que vive em França e pelo que ela me conta, existem muitas mais facilidades para quem encontra um animal abandonado que precise de cuidados, não levando dinheiro nenhum pelos tratamentos. Até mesmo as próprias Câmaras Municipais, criam espaços em jardins públicos para acolher alguns destes animais ( estou, neste caso concreto a falar de gatos), que são devidamente vacinados, esterilizados, alimentados e prestam um serviço à comunidade: o de acabar com ratos e ratazanas.
Sei que as coisas não são tão simples e lineares como parecem, mas a verdade é que no país que referi, a organização é outra. Nota-se nestas acções e nestas preocupações.
Penso que nos dias que correm, deveria haver também uma preocupação ou um olhar mais atento da parte do Estado para estas situações... mas perante outras situações bem mais urgentes que ainda estão por resolver, não estou a ver soluções nenhumas....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta ago 08, 2003 3:49 pm

jcachorro Escreveu: Este tópico é de facto pertinente e leva-me a ponderar algumas coisas...
É óbvio que a responsabilidade nunca poderia ser do veterinário, mas deveria haver alguma ajuda ( não pelo próprio, está claro), mas pelo próprio Estado.
Por exemplo, tenho uma tia que vive em França e pelo que ela me conta, existem muitas mais facilidades para quem encontra um animal abandonado que precise de cuidados, não levando dinheiro nenhum pelos tratamentos. Até mesmo as próprias Câmaras Municipais, criam espaços em jardins públicos para acolher alguns destes animais ( estou, neste caso concreto a falar de gatos), que são devidamente vacinados, esterilizados, alimentados e prestam um serviço à comunidade: o de acabar com ratos e ratazanas.
Sei que as coisas não são tão simples e lineares como parecem, mas a verdade é que no país que referi, a organização é outra. Nota-se nestas acções e nestas preocupações.
Penso que nos dias que correm, deveria haver também uma preocupação ou um olhar mais atento da parte do Estado para estas situações... mas perante outras situações bem mais urgentes que ainda estão por resolver, não estou a ver soluções nenhumas....
Esta é uma grande verdade. Em Inglaterra os recibos dos Veterinários entram no IRS. se o estado ajudasse mais não teriamos tantos problemas. O nosso é realmente um país retrogrado! A saude animal passa pelo exito da saude pública!

É uma vergonha

Miau
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta ago 08, 2003 4:16 pm

Olá

miau e Jcachorro, partilho a vossa opinião. Mas sendo este o país que temos...

Acho que a responsabilidade é obviamente de quem apanha o animal e o resolve tratar. O veterinário pode ou não colaborar, mas não tem obrigação, aquela é a sua profissãoe é dela que tira o seu sustento. Infelizmente julgo que ainda não existe nenhum Hospital Veterinário público em Portugal.
Se a pessoa está numa situação em que não tem dinheiro, pode tentar pedir ajuda a uma associação de animais (uma vez que estas costumam ter vets), ou pedir ajuda ao veterinário para o pagamento faseado da conta.

Acho que quando encontramos um animal em situação de risco preocupamo-nos em ajudar e não pensamos no que vamos fazer quando ele ficar bom. O ideal é tentarmos encontrar um dono para ele e não entregar o animal a uma instituição. Mas temos de nos lembrar que há pessoas que não têm possibilidade de acolher um animal mesmo que temporariamente.

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Cães”