jcsousa Escreveu:
Olá de novo, Cristina.
Daí que eu seja partidário de "cães no canil"... outro tema que dá pano para mangas!
?? Desculpe mas pode aprofundar? Fiquei curiosa pois não estou a ver ao que se está a referir
jcsousa Escreveu:
Qaunto ao que referiu da "luta", repare que estamos a falar de um cachorro de4 ou 5 meses - a esta idade não começou a "treinar"! E mesmo em situação de treino - onde já tem instintos potenciados, há um comando que se ensina e se chama "auss" - larga!
Acho que me expliquei realmente mal, o que eu queria dizer com a luta é no fundo brincadeira. A Shiva já começou efectivamente a treinar embora seja um treino muito leve dado a sua idade. Contudo, ela é extremamente dominante - caracteristica que num Rott pode dar vários problemas se não for "dominada" ou "moldada" (o Paulo e o Claudio podem dar aqui uma achegazita) - e a verdade é que o treino é tanto para ela como para mim, ensinando-me a lidar com ela da melhor forma.
A brincadeira após algo bem feito (tão simples como o sentar, ou o junto) é a recompensa, tal como o deixar ela ganhar o brinquedo (fica toda contente e confiante).
Contudo, como ela é extremamente dominante, não a deixo ganhar noutras situações: se por exemplo no meio da brincadeira ela rosna ou tenta morder, ou se não me deixa tirar a comida ou mexer na comida.
Estas duas situações estão hoje ultrapassadas, pois ela rapidamente percebeu que não o podia fazer.
jcsousa Escreveu:
Eu de qualquer modo não sou partidário de me afirmar como dominante à custa do instinto de presa do cão - mas, nisto, como em tudo na vida, cada cabeça sua sentença, não é verdade?
No entanto, para mim a dominância é uma virtude e a submissão um defeito. O dono não deve ser o Alfa da matilha, mas sim o Super-Alfa acima dela (mais uma afirmação polémica...) Pode crer que mesmo os dominantes percebem isso!Um abraço
José Carlos
Caramba

Temos que ter mais "conversas" sobre isto. É que sinto-me muito inclinada a pensar assim. Prefiro mil vezes a Shiva com todos os seus traços de dominância e um caracter muito bem vincado, do que um cão submisso, medroso, ou com falta de confiança.
Penso que ela vai sempre dominar (o futuro o dirá) através da sua autoconfiança e orgulho, e não da força ou agressividade.
Mas eu sou a Super-Alfa - sempre.