Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado jul 04, 2009 7:43 pm

nicasxi Escreveu:
Fred, uma colónia controlada, não quer dizer obrigatóriamente uma praga.
Pois se está controlada... esterelizar , sim machos e femeas, mas não todos, e controlar as ninhadas...
Claro que para isso teria de haver disponibilidades de quem tem o dever disso.

Mas agora e por áparte, esta tua "raiva" súbita aos gatos deve-se a quê? Algum apanhou um dos teus bichinhos totem e tu viste? :twisted:
Mas não temos em Portugal nenhuma colónia controlada, esse é o problema... E há tanta gente com a disponibilidade e capacidade para isso, é necessário é que haja vontade politica e aceitação popular, porque os gatinhos continuam a ser "aqueles bichinhos muito queridos e fofuxos que nos livram de todos os ratos e são muito brincalhões"...

Não foi uma raiva súbita, apenas venho a maturar um pensamento há muito tempo, e ontem houve esse "click" no "chat" da Arca que me fez postar este tópico.

Ai de algum que apanhe um dos meus bichinhos totem :twisted: :lol:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

domingo jul 05, 2009 8:35 am

AlunoBioGeo Escreveu:
nicasxi Escreveu:
Pois se está controlada... esterelizar , sim machos e femeas, mas não todos, e controlar as ninhadas...

Mas agora e por áparte, esta tua "raiva" súbita aos gatos deve-se a quê? Algum apanhou um dos teus bichinhos totem e tu viste? :twisted:
Mas não temos em Portugal nenhuma colónia controlada, esse é o problema... E há tanta gente com a disponibilidade e capacidade para isso, é necessário é que haja vontade politica e aceitação popular, porque os gatinhos continuam a ser "aqueles bichinhos muito queridos e fofuxos que nos livram de todos os ratos e são muito brincalhões"...
Não entendi, temos tantas colónias controladas por esse Portugal fora, claro que são apenas um grão de areia mas temos.

Concordo consigo na parte de esterilizar gatos de rua e de casa, salvar os meigos e dar-lhes um lar, concordo ainda mais consigo que os gatos não são para andar na rua. Lembro-me muito bem de uma crónica de Tomás de Montemor, cronista do JN, falar exatamente do predador perfeito, o gato, e tudo o que ele escreveu fez muito sentido, lembro-me de ter aconselhado a pôr coleiras com guizos para alertar as presas da chegada do gatucho.

Acho que a solução passa pela esterilização :wink:
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo jul 05, 2009 11:06 am

blue2 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
nicasxi Escreveu:

Não entendi, temos tantas colónias controladas por esse Portugal fora, claro que são apenas um grão de areia mas temos.

Concordo consigo na parte de esterilizar gatos de rua e de casa, salvar os meigos e dar-lhes um lar, concordo ainda mais consigo que os gatos não são para andar na rua. Lembro-me muito bem de uma crónica de Tomás de Montemor, cronista do JN, falar exatamente do predador perfeito, o gato, e tudo o que ele escreveu fez muito sentido, lembro-me de ter aconselhado a pôr coleiras com guizos para alertar as presas da chegada do gatucho.

Acho que a solução passa pela esterilização :wink:
Exactamente. O meu namorado tem uma gata que, quando lhe mudaram a coleira, trazia todos os dias passarinhos para casa :? Sinceramente não gosto nada das coleiras com guizo mas nos gatos que saem à rua pode ser a solução.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo jul 05, 2009 11:50 am

Concordo totalmente com a esterelização e castração dos gatos/as de rua, mesmo que leve 15 anos acho que seria a maneira mais correcta de tentar controlar a tal "praga", como lhe chamaram, agora deixar de alimentá-los....Assim mesmo é que vão caçar ainda mais.
Acho que deveria sim haver leis que punissem o abandono e que hovessem ajudas para que se começasse uma "campanha" de esterelização/castração em grande escala.

Acho que o ser humano peca exactamente por querer tudo à sua maneira. Os gatos não são totalmente domesticados, não perderam ainda todos os seus instintos naturais, e será isso mesmo que queremos? Tornar esta espécie completamente diferente? Num animal que se limite a comer, dormir e a ser simpático com as visitas? Pois eu prefiro ver a minha gata a caçar moscas, melgas e os meus próprios pés, do que dizer "senta" e ela sentar, não desfazendo é claro dos nossos amigos canideos.

O que quero dizer é que é a própria "felinidade" destes felinos que os faz animais espetaculares.
Su
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo jul 05, 2009 12:11 pm

Ah e já agora se tiver alguma ideia para acabar com os ratos, eu alinho :wink:
Su
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 05, 2009 12:56 pm

Eu tenho, cobras.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jul 05, 2009 1:11 pm

kitten Escreveu:Eu tenho, cobras.
E depois para acabar com as cobras, quando tambem elas se tornarem uma praga.... gatos????? :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 05, 2009 1:19 pm

Dificilmente as cobras se tornam pragas. Se não tiverem alimento ali vão-se embora à procura 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 1:32 pm

Sei disso... estava a ver se dava a volta... :twisted:
Mas volto a dizer, sobre o tópico, o gato assilvestrado é uma praga , sim.
Mas a meu ver a solução não passa por exterminá-lo e reduzi-lo a simplesmente doméstico.
Já aqui se falou em controle de colonias... pode ser que as novas "fornadas" de biologos e engenheiros do ambiente , olhem para este problema e façam alguma pressão junto de quem tem o dever de aplicar os dinheiros que descontamos, em coisas que realmente são necessárias... :)

Fred chamaste ao gato, libertino.... eu chamar-lhe -ia antes : orgulhosamente independente.... :D
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo jul 05, 2009 2:40 pm

Ouvi falar em guizos... Um gato que ataque um ninho (porque é aí que fazem muitas das suas caçadas) com crias, o instinto dos pais é defender a sua prole o que acontece? morte dos progenitores e das crias, porque ninguém as alimenta... E agora? O guizo interferiu alguma coisa? Não, apenas alertou para o perigo que vinha, mas a consequência é a mesma... Não é solução, apenas sossega os menos informados!

Sim, as cobras são grandes controladores dos roedores, só que infelizmente o agricultor ou cidadão que vê uma o que faz? Mata-a, na maioria das vezes! Assim como as Corujas e outras rapinas! Os gatos são apenas uma pequena parte da equação e que neste momento são um problema no equilibrio da mesma...

Sim, chamei libertino porque a sua independência orgulhosa (que admiro) subverteu-se devido ao seu grande número e consequências disso;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 06, 2009 5:47 pm

Pela observação que faço aqui na "minha" colónia de gatos bem alimentados e tratados, ignoram na totalidade pássaros e ratos. Ou seja, são inúteis. Refastelam-se numa vida ociosa à espera do horário da comida.

Mais pardelhos caça a minha cadela do que a colónia inteira.

É triste que por erros Humanos, sejam os desgraçados a pagar com a vida. Nunca mais vai ter fim :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda jul 06, 2009 6:26 pm

Suzana1 Escreveu:Ah e já agora se tiver alguma ideia para acabar com os ratos, eu alinho :wink:
Desratizações feitas pelo município, já existem, são feitas muitas vezes e também matam muitos gatos intencionalmente ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nicasxi
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 8:40 pm

LuMaria Escreveu:Pela observação que faço aqui na "minha" colónia de gatos bem alimentados e tratados, ignoram na totalidade pássaros e ratos. Ou seja, são inúteis. Refastelam-se numa vida ociosa à espera do horário da comida.

É triste que por erros Humanos, sejam os desgraçados a pagar com a vida. Nunca mais vai ter fim :roll:
Não quererás insinuar que a minha caçadora profissional ande esfomeada , pois não? :evil:
Olha...BZIIIIIC!
:lol: :lol: :lol:

— Emily Dickinson

AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jul 06, 2009 9:13 pm

LuMaria Escreveu:Pela observação que faço aqui na "minha" colónia de gatos bem alimentados e tratados, ignoram na totalidade pássaros e ratos. Ou seja, são inúteis. Refastelam-se numa vida ociosa à espera do horário da comida.

Eles andam soltos na rua durante a tarde? Suponho que assim sendo não controle assim tanto os seus gatos por observação... Eu não falei em comer esses animais (podem ocasionalmente comer mesmo), mas caçar pelo prazer de caçar...

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda jul 06, 2009 10:42 pm

Mas não serão todos os animais caçadores natos...?!

Sejam eles domesticados ou não?
Bloqueado

Voltar para “Gatos”